O que é Miracast e como funciona?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como é diferente de outras tecnologias?
  3. Como conectar?
  4. Como configurar?
  5. Como usar?
  6. Possíveis problemas

No dia a dia, muitas vezes nos deparamos com dispositivos multimídia que têm suporte para uma função chamada Miracast. Vamos tentar entender o que é essa tecnologia, que oportunidades ela oferece ao comprador de dispositivos multimídia e como funciona.

O que é isso?

Se falarmos sobre o que é uma tecnologia chamada Miracast, então podemos notar que ela foi projetada para a transmissão sem fio de imagens de vídeo. Seu uso dá a uma TV ou monitor a capacidade de receber uma imagem da tela de um smartphone ou tablet. Será baseado no sistema Wi-Fi Direct, que foi adotado pela Wi-Fi Alliance. Miracast não pode ser usado através de um roteador devido ao fato de que a conexão vai diretamente entre 2 dispositivos.

Esta vantagem é a principal vantagem em comparação com os análogos. Por exemplo, o mesmo AirPlay, que não pode ser usado sem um roteador Wi-Fi. O Miracast permite que você transfira arquivos de mídia no formato H. 264, cuja vantagem será a capacidade não apenas de exibir arquivos de vídeo em um dispositivo conectado, mas também de clonar imagens para outro gadget.

Além disso, é possível organizar a transmissão reversa da imagem. Por exemplo, de uma TV a um computador, laptop ou telefone.

Curiosamente, a resolução do vídeo pode ser de até Full HD. E para transmissão de som, um dos 3 formatos geralmente é usado:

  • LPCM de 2 canais;
  • 5.1 canais Dolby AC3;
  • AAC.

Como é diferente de outras tecnologias?

Existem outras tecnologias semelhantes: Chromecast, DLNA, AirPlay, WiDi, LAN e outras. Vamos tentar entender qual a diferença entre eles e como escolher a melhor solução. DLNA destina-se à transmissão de materiais de foto, vídeo e áudio em uma rede local, formada em uma LAN. Uma característica distintiva dessa tecnologia será que não há possibilidade de iniciar o espelhamento de tela. Apenas um arquivo específico pode ser exibido.

Uma tecnologia chamada AirPlay é usada para transmitir sinais de multimídia sem fio. Mas essa tecnologia é suportada apenas por dispositivos produzidos pela Apple. Ou seja, essa é exatamente a tecnologia proprietária. Para receber a imagem e o som aqui e enviá-los para a TV, você precisa de um receptor especial - o decodificador Apple TV.

É verdade que recentemente surgiram informações de que dispositivos de outras marcas também suportam esse padrão, mas ainda não há especificidade.

Não será supérfluo fornecer uma lista de algumas das vantagens do Miracast sobre soluções semelhantes:

  • O Miracast torna possível receber uma imagem estável sem atrasos e fora de sincronia;
  • não há necessidade de roteador Wi-Fi, o que permite ampliar o alcance dessa tecnologia;
  • é baseado no uso de wi-fi, o que permite não aumentar o consumo de bateria dos aparelhos;
  • há suporte para conteúdo 3D e DRM;
  • a imagem que está sendo transmitida é protegida de estranhos usando a tecnologia WPA2;
  • Miracast é um padrão que foi adotado pela Wi-Fi Alliance;
  • a transmissão de dados é realizada por meio de uma rede sem fio que possui o padrão IEEE 802.11n;
  • fornecendo fácil detecção e conexão de dispositivos que transmitem e recebem imagens.

Como conectar?

Vamos tentar descobrir como conectar o Miracast em vários casos. Mas antes de examinar as etapas específicas, deve-se observar que o equipamento habilitado para Miracast deve atender a certos requisitos.

  • Se a tecnologia precisar ser ativada em um laptop ou usar uma conexão para um PC, o sistema operacional Windows deve ser instalado pelo menos a versão 8.1. É verdade que ele pode ser ativado no Windows 7 se você usar o Wi-Fi Direct. Se o OS Linux estiver instalado no dispositivo, é possível implementar o uso da tecnologia usando o programa MiracleCast.
  • Os smartphones e tablets devem executar o sistema operacional Android 4.2 e superior, sistema operacional BlackBerry ou Windows Phone 8.1. Os gadgets IOS só podem usar o AirPlay.
  • Se falamos de TVs, então elas deveriam ter uma tela LCD e estar equipadas com uma porta HDMI. Aqui você precisará conectar um adaptador especial que ajudará a transferir a imagem.

É muito provável que a TV suporte a tecnologia em questão se a Smart TV estiver presente. Por exemplo, nas Smart TVs Samsung, todos os modelos são compatíveis com Miracast, porque o módulo correspondente é integrado a eles desde o início.

Sistema operacional Android

Para saber se a tecnologia é suportada por um gadget no sistema operacional Android, basta abrir as configurações e procurar o item "Monitor Wireless" lá. Se este item estiver presente, o dispositivo é compatível com a tecnologia. Se você precisa fazer uma conexão Miracast em seu smartphone, você precisa se conectar à mesma rede Wi-Fi com a qual você estabelecerá comunicação usando Miracast. Em seguida, você precisa ativar o item "Tela sem fio".

Quando uma lista de gadgets disponíveis para conexão for exibida, você precisará selecionar o que você precisa. Em seguida, o processo de sincronização começará. Você deve esperar que ele seja concluído.

Deve-se acrescentar que os nomes dos itens podem diferir ligeiramente em dispositivos de marcas diferentes. Por exemplo, Xiaomi, Samsung ou Sony.

IOS OS

Conforme declarado, nenhum dispositivo móvel iOS tem suporte para Miracast. Você precisará usar o AirPlay aqui. Para fazer uma conexão aqui com a sincronização subsequente, você precisará fazer o seguinte.

  • Conecte o dispositivo a uma rede Wi-Fi à qual o equipamento está conectado para formar uma conexão.
  • Faça login na seção chamada AirPlay.
  • Agora você precisa selecionar uma tela para transferência de dados.
  • Lançamos a função chamada "Video replay". O algoritmo de handshake deve começar agora. Você precisa aguardar seu término, após o qual a conexão será concluída.

Para tv

Para conectar o Miracast à sua TV, você precisa de:

  • ativar uma função que faça essa tecnologia funcionar;
  • selecione o dispositivo necessário;
  • aguarde a conclusão da sincronização.

Na guia "Parâmetros", você precisa encontrar o item "Dispositivos", e dentro dele - "Dispositivos conectados". Lá você verá uma opção chamada "Adicionar dispositivo". Na lista que aparece, você precisa selecionar o gadget com o qual deseja estabelecer uma conexão. Deve ser adicionado aqui que em modelos de TV de marcas diferentes, os nomes dos itens e menus podem ser ligeiramente diferentes. Por exemplo, nas TVs LG, tudo o que você precisa deve ser procurado no item denominado "Rede". Em TVs Samsung, a função é ativada pressionando a tecla Source localizada no controle remoto. Na janela que aparece, você precisará selecionar o item Screen Mirroring.

Windows 10

A conexão Miracast em dispositivos com Windows 10 é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  • você precisa se conectar ao Wi-Fi e ambos os dispositivos devem estar conectados à mesma rede;
  • insira os parâmetros do sistema;
  • encontre o item "Dispositivos conectados" e entre nele;
  • pressione o botão para adicionar um novo dispositivo;
  • selecione uma tela ou receptor da lista que aparecerá na tela;
  • espere que a sincronização termine.

Após sua conclusão, a imagem geralmente aparece automaticamente. Mas às vezes também precisa ser exibido manualmente. Isso pode ser feito através das teclas de atalho Win + P, após o que, em uma nova janela, pressione o botão para conectar ao monitor sem fio e selecione a tela onde será realizada a projeção.

Como configurar?

Agora vamos tentar descobrir como o Miracast está configurado. Acrescentamos que este processo é extremamente simples e consiste em conectar os dispositivos suportados. A TV precisa habilitar um recurso que pode ser denominado Miracast, WiDi ou Display Mirroring em diferentes modelos. Se essa configuração estiver ausente, então, provavelmente, ela está ativa por padrão.

Se você precisar configurar o Miracast no Windows 8.1 ou 10, isso pode ser feito usando a combinação de botões Win + P. Depois de clicar neles, você precisará selecionar um item chamado "Conectar a uma tela sem fio". Além disso, você pode usar a guia "Dispositivos" nas configurações para adicionar novos equipamentos sem fio. O computador fará a pesquisa e, em seguida, você poderá se conectar ao dispositivo.

Se estamos falando sobre como configurar um computador ou laptop com Windows 7, aqui para configurar o Miracast você precisará baixar e instalar o programa WiDi da Intel. Depois disso, você precisa seguir as instruções que aparecerão em sua janela. Normalmente, você só precisa selecionar uma tela e pressionar a tecla correspondente para se conectar a ela. Mas esse método é adequado para os modelos de PCs e laptops que atendem a determinados requisitos de sistema.

Configurar a tecnologia Miracast em seu smartphone é fácil. Nas configurações, você precisa encontrar um item chamado "Conexões" e selecionar a opção "Tela de espelho". Também pode ter um nome diferente. Depois de iniciá-lo, resta selecionar o nome da TV.

Como usar?

Como você pode ver acima, conectar e configurar a tecnologia em questão não é o processo mais difícil. Mas daremos uma pequena instrução de uso, que permitirá que você entenda como você precisa usar essa tecnologia. Como exemplo, mostraremos como conectar uma TV a um smartphone com sistema operacional Android. Você precisará inserir as configurações da TV, encontrar o item Miracast e colocá-lo no modo ativo. Agora você deve entrar nas configurações do smartphone e encontrar o item "Tela sem fio" ou "Monitor sem fio". Normalmente, este item está localizado em seções como "Tela", "Rede sem fio" ou Wi-Fi. Mas aqui tudo vai depender do modelo específico do smartphone.

Opcionalmente, você pode usar a pesquisa de dispositivo. Quando a seção correspondente de configurações for aberta, você precisará entrar no menu e ativar a função Miracast. Agora, o smartphone vai começar a procurar por gadgets, onde pode tecnicamente transmitir uma imagem. Quando um dispositivo adequado for encontrado, você precisa ativar a transferência. Depois disso, a sincronização ocorrerá.

Normalmente, esse processo leva alguns segundos, após os quais você pode ver a imagem do seu smartphone na tela da TV.

Possíveis problemas

Deve-se dizer que o Miracast apareceu há relativamente pouco tempo e essa tecnologia está em constante aperfeiçoamento. No entanto, às vezes os usuários têm certos problemas e dificuldades em usá-lo. Vamos considerar algumas das dificuldades e descrever como você pode resolver esses problemas.

  • Miracast não inicia. Aqui você deve verificar se a conexão está ativada no dispositivo receptor. Apesar da banalidade desta solução, muitas vezes resolve o problema.
  • Miracast não conecta. Aqui você precisa reiniciar o PC e desligar a TV por alguns minutos. Às vezes acontece que a conexão não é estabelecida na primeira tentativa. Você também pode tentar colocar os dispositivos mais próximos um do outro. Outra opção é atualizar a placa gráfica e os drivers de Wi-Fi. Em alguns casos, desabilitar uma das placas de vídeo por meio do gerenciador de dispositivos pode ajudar. A última dica só será relevante para laptops. A propósito, outro motivo pode ser que o dispositivo simplesmente não oferece suporte a essa tecnologia. Então você precisa comprar um adaptador especial com um conector HDMI ou usar um cabo.
  • Miracast "fica mais lento". Se a imagem for transmitida com algum atraso ou, suponha que não haja som ou seja intermitente, é muito provável que haja problemas de funcionamento nos módulos de rádio ou algum tipo de interferência de rádio. Aqui você pode reinstalar os drivers ou reduzir a distância entre os equipamentos.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário