E se não houver sinal na TV?
O que fazer se não houver sinal na TV, por que não passa da antena, os canais digitais pararam de funcionar - com essas dúvidas, os donos de aparelhos de TV modernos costumam entrar em contato com as centrais de atendimento. Na verdade, a maioria dos problemas é bastante fácil de resolver por conta própria. Vale a pena falar mais detalhadamente de como fazer isso e não prejudicar a TV.
Como posso determinar a causa do problema?
A falta de sinal de TV é um problema bastante comum que os proprietários de Smart TVs modernas e os proprietários de modelos analógicos enfrentam. Aqui você precisa esclarecer a fonte dos dados. Por exemplo, mostra um dispositivo de uma antena ou uma antena parabólica, ou talvez esteja conectado a redes de cabo. Além disso, vale esclarecer se o receptor funciona, se está instalado, se o cabo é fixo.
Entre os motivos comuns pelos quais não há sinal na TV, vários podem ser citados.
- Instalação incorreta da "placa"... Neste caso, o receptor pode transmitir um sinal muito fraco ou não transmiti-lo de todo. Pode haver canais separados, aparecem e desaparecem. Além disso, a qualidade do sinal é influenciada pelas condições de operação: o "pires" de gelo sempre funciona pior.
- Cabo danificado... Isso acontece com frequência principalmente quando a fonte do sinal está localizada ao ar livre. Neste caso, pode passar, mas de forma muito fraca. Na maioria das vezes, a tela da TV mostrará simplesmente a inscrição "Sem sinal".
- O receptor embutido ou set-top box externo está quebrado. Os especialistas do centro de serviço podem diagnosticar com mais precisão a avaria. Tentativas independentes de desmontar um dispositivo eletrônico complexo podem resultar em seu fracasso total.
- Não mostra TV via satélite ou a cabo. Normalmente, o problema aparece apenas em determinadas horas, sem quaisquer "sintomas" preliminares de deterioração do sinal. Vale a pena conferir os dados no site da operadora - a prestadora de serviços. Durante a manutenção, a recepção do sinal de TV não estará disponível. Os dados do trabalho também podem estar no menu do receptor, na seção de configurações do decodificador.
- O prefixo está congelado, o sinal desapareceu. Este é um problema comum com repetidores de TV a cabo. Uma reinicialização banal com desconexão do dispositivo da rede por 30-60 segundos ajudará a resolver o problema.
- O sinal da antena parabólica foi perdido devido a razões externas. Isso geralmente é devido ao aparecimento de interferência ou uma mudança na direção da antena. Por exemplo, ele pode ser deslocado por um vento forte, granizo, um pássaro pousado no topo. E também um novo prédio em áreas vizinhas pode estar no caminho de recepção estável. Encontrar uma posição melhor para a antena ajudará a resolver o problema.
- A versão da Smart TV está desatualizada. Se o sistema operacional antigo não for mais compatível, o sinal da TV desaparecerá. Você precisa baixar a atualização e instalá-la de uma unidade USB ou conectar o dispositivo ao Wi-Fi. Os decodificadores geralmente são atualizados automaticamente.
Esses são os principais problemas, cujas causas o usuário pode identificar por conta própria por meio de um exame superficial do problema. Se precisar de diagnósticos mais aprofundados, primeiro você deve dar uma olhada mais de perto na aparência exata da tela após o carregamento, quais funções de TV estão disponíveis.
Problemas típicos
É sempre necessário considerar os problemas que surgem com o fornecimento de um sinal de televisão estável em combinação. Se todas as causas externas forem excluídas ou não puderem ser estabelecidas de forma confiável, vale a pena prestar muita atenção aos fatores que o acompanham. Por exemplo, a presença de qualquer imagem, inscrições na tela. Todos esses dados ajudarão a compreender melhor a origem do mau funcionamento.
A tela está faltando
O desaparecimento total ou parcial da imagem geralmente diz sobre problemas técnicos na própria TV... Um "diagnóstico" mais preciso dependerá do que puder ser estabelecido no decorrer do autodiagnóstico.
Fundo azul
Na maioria das vezes, quando o usuário fala sobre a ausência de uma imagem, ele se refere a um fundo azul que aparece em vez da imagem transmitida. Se estamos falando sobre CRT TV, podemos falar sobre interrupções de memória ou quebra do amplificador de vídeo responsável por este tom. Em uma tela de plasma, a origem deste problema é avaria da unidade de processamento de sinal. São vários, é possível estabelecer exatamente qual módulo está com defeito apenas na oficina.
Se uma tela azul aparecer em uma TV LED ou tela LCD, o problema é na matriz. Ele precisa de uma substituição completa, comparável ao custo do próprio dispositivo. Uma tela azul, na qual há uma imagem - números de canais, itens de menu, aparece quando não há sinal. O motivo pode estar na antena ou no cabo, bem como no modo de operação selecionado incorretamente do dispositivo.
A imagem desapareceu após ligar
Se a tela inicial com o nome da marca ou sistema operacional em uma TV LCD moderna carregar normalmente e depois a imagem desaparecer, vale a pena procurar uma repartição. no campo da conexão do cabo, sintonizador. O contato com a fonte do sinal pode ter se deteriorado devido a um fio que caiu do soquete. Não haverá imagem, talvez a razão esteja em desligar a transmissão da imagem do controle remoto... Ao mesmo tempo, o som é transmitido normalmente, os canais são trocados. Resta pressionar o botão que cancela o modo de operação sem imagem.
Tela preta ou parcialmente preta
A total falta de reação ao ligar, a cor preta da tela geralmente indica que a avaria é bastante grave. Existem várias razões prováveis que devem ser observadas.
- Retroiluminação com defeito. Nesse caso, a TV retém todas as funções, exceto o ajuste do brilho da tela. Ao direcionar uma lanterna para ele, você pode ver a imagem. A substituição da retroiluminação LED é efectuada no centro de assistência. Se você realizar o trabalho por conta própria, poderá danificar a matriz ou outras peças.
- A TV não liga, há um cheiro perceptível de queimado ao redor. Provavelmente, o motivo é um pico na tensão da rede elétrica. É necessário desenergizar o dispositivo, entre em contato com um especialista em reparos.
- Tela preta com uma faixa horizontal de luz ou cor brilhante. O motivo é a varredura de quadros. O problema é encontrado principalmente em TVs CRT, ele é resolvido substituindo o aparelho. A barra vertical indica uma avaria do transformador na unidade de varredura de linha.
- A TV liga, a tela desliga imediatamente. Provavelmente, o problema está no fornecimento de energia deficiente da rede elétrica. É necessário verificar o fio e a alimentação, a tomada, a presença de tensão em todo o apartamento.
- Não há som ou imagem, o visor está ligado. O processador de vídeo provavelmente está quebrado.
Essas são apenas algumas das razões pelas quais a imagem na tela pode desaparecer. Se a pane for séria, é melhor não deixar o aparelho conectado, você deve tentar ligar para o mestre o mais rápido possível.
Sem canais digitais
O problema com a transição para um sinal de TV totalmente digital gerou muitas perguntas por parte dos consumidores. Se sua TV tiver uma conexão a cabo, a instabilidade dos dados recebidos pode estar associada a muitos fatores. Por exemplo, com a influência de interferência externa: sistemas de ignição em carros, pássaros, baixa qualidade do amplificador de sinal geral da casa. Não presuma que sua TV ou set-top box está quebrado.Às vezes, devido ao trabalho de manutenção em andamento e até mesmo ao mau tempo, pode ser muito difícil captar um sinal.
Para minimizar a perda na qualidade da transmissão de dados DVB-T2, você precisa posicionar corretamente o cabo através do qual ele está conectado. Quanto mais alto for o fio, mais interferência afetará o sinal. Além disso, sua distância do próprio decodificador também é importante - um receptor externo ou unidade de TV embutida.
Canais digitais perdidos podem estar relacionados às condições meteorológicas: A recepção será melhor no inverno do que em climas quentes no verão. A presença de folhagem densa nas árvores durante os períodos quentes do ano pode filtrar o sinal da antena instalada no exterior. Se o problema persistir por muito tempo, faz sentido comprar um amplificador. Ele é colocado próximo à antena, o mais próximo possível. A recepção do canal ficará mais confiável.
A conexão através de um receptor externo - set-top box, pode ser interrompida devido à interrupção do contato do plugue com a tomada da TV ou do próprio receptor. Isso acontece com frequência principalmente se os dispositivos foram movidos ou deslocados. O menor esforço ou sacudida fará com que o SCART ou "tulipa" pare de transmitir a imagem. Além disso, pode ocorrer rompimento do cabo: vale a pena comprar um novo e testá-lo em funcionamento.
Importante! Se nem todos, mas apenas alguns dos canais desaparecerem, o problema pode estar na recepção de sinais de várias fontes. A configuração manual do STB ajudará a resolver o problema.
O que significa a inscrição?
Normalmente, a TV informa sobre a ausência de sinal no monitor quando este é ligado ou durante o funcionamento do equipamento. As Smart TVs modernas emitem essa carta de sistema com prompts. Por exemplo, a mensagem pode conter informações sobre a localização da causa da perda: não há contato com o cabo de rede. Essas dicas informativas podem ser muito úteis para um usuário inexperiente que deseja apenas assistir a uma série de TV favorita ou um sucesso de bilheteria há muito aguardado na TV.
O sinal “Sem Sinal” não precisa ser exibido permanentemente. Às vezes, ela interrompe a transmissão e depois desaparece. Tal a interferência de curto prazo geralmente está associada à passagem de veículos, efeito de rajadas de vento na antena. A inscrição "Sem sinal" também aparece antes de a TV ser desligada devido a uma queda na tensão da rede elétrica. Em todo caso, os motivos do desaparecimento não estão na própria TV, mas é preciso procurá-los nas fontes de conexão externa.
De que depende o nível do sinal?
A qualidade de um sinal de TV, mesmo em formato digital, é um conceito bastante instável. Pode ser influenciado por condições climáticas: nebulosidade, força do vento e outros distúrbios externos. Se a TV mostrasse mal de manhã e à noite parasse de captar o sinal, certifique-se de que essas fontes de problemas não apareçam repentinamente. Por exemplo, em caso de forte nebulosidade, durante uma queda de neve, a TV pode mostrar uma tela em branco até que o ruído desapareça.
O aparecimento de uma barreira mecânica: um novo edifício, estrutura, pode se tornar um problema sério para a transmissão de um sinal de televisão. Nesse caso, encontre o ponto de recepção ideal movendo a antena. O nível de sinal em TVs que funcionam com DVB-T2 varia de 60 a 84 dBμV - esses são os valores padrão. Quanto mais ruidosa for a imagem, mais difícil será o ajuste. Este indicador será diferente para cada frequência. O uso de cabos coaxiais ajuda a reduzir a influência do ruído externo.
Como consertar?
Às vezes, muito pouco é necessário para eliminar as falhas que surgiram durante a transmissão do sinal. Por exemplo, se os canais digitais desaparecerem parcialmente de uma antena parabólica, antena interna ou externa, eles podem ser reativados por meio da sintonização manual do sintonizador. Isto se faz do seguinte modo:
- especificar o número de canais multiplex para uma região específica;
- definir manualmente as configurações para cada um deles.
Ruído de impulso, causando uma interrupção temporária do sinal, estão associados ao arranque dos sistemas de ignição dos veículos motorizados. Eles também podem ser atenuados substituindo o cabo convencional por um cabo coaxial de blindagem dupla ou movendo a antena mais alto.
É quase impossível consertar uma TV, cuja avaria está associada a avarias técnicas do próprio aparelho, em casa. Claro, um radioamador com um workshop completo vai lidar com essa tarefa. Mas, para um proprietário despreparado, é melhor não abrir a caixa do dispositivo por conta própria, pois mesmo a tensão residual em suas peças é muito perigosa para a saúde.
Um sinal AV ausente pode ser devido a uma mudança de modo forçada. Usando o botão Fonte ou AV / TV no controle remoto, você precisa verificar quais parâmetros estão definidos. Se outro modo for selecionado, você precisará retornar aos valores padrão. Em uma nova TV, a marca “Sem sinal” indica que você precisa conectar a antena e sintonizar os canais.
O que fazer se não houver sinal na TV Tricolor, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.