Características do reparo da TV Panasonic
O conserto da TV Panasonic sempre começa com um diagnóstico completo de seus defeitos - é ela quem ajuda a determinar de forma precisa e correta a natureza e a localização do problema. Nem todas as unidades de tecnologia moderna estão sujeitas a auto-reparo, no entanto, é bem possível reconhecer a fonte do problema sem entrar em contato com uma oficina. Quando a TV de plasma não liga, há som, mas não há imagem, um indicador no case pisca, há outras avarias - é hora de estudar mais detalhadamente o que exatamente está errado.
Causas comuns de mau funcionamento
Panasonic é uma marca respeitada e altamente valorizada por rádios amadores e usuários comuns. O plasma moderno por ela produzido não é inferior em sua classe aos produtos de outros líderes de mercado. Além disso, em alguns parâmetros eles permanecem entre os melhores e, mesmo após a descontinuação dos modelos, não perdem sua relevância. Mas a TV de plasma sempre quebra inesperadamente e pode ser difícil descobrir o motivo de sua falha. Os "culpados" mais comuns são os problemas a seguir.
- Curto circuito... Picos de energia ainda são a principal fonte de problemas. Pode estar associado a um mau funcionamento do sistema de alimentação ou ao excesso do nível de carga permitido. Por exemplo, se você conectar vários dispositivos em uma tomada por meio de um "tee", pode simplesmente não ser capaz de suportar.
- Fatores externos. Uma quebra de tubo, um abismo de vizinhos - a entrada de umidade no gabinete ainda está incluída na lista de fontes de perigo para as TVs modernas. Além disso, em caso de instalação inadequada, manuseio descuidado, o plasma pode cair, recebendo danos mecânicos óbvios ou ocultos.
- Adaptador de alimentação com defeito. A unidade por meio da qual o dispositivo está conectado à rede pode falhar devido a um curto-circuito, fios quebrados, mau contato ou mau funcionamento da tomada.
- Fusível queimado. Geralmente, protege o equipamento de picos de energia. Se este elemento funcionou, não será possível ligar a TV antes de substituí-lo.
- Cabo de alimentação danificado. Pode ser espremido por móveis ou arrancado de outra forma.
- Luz de fundo da tela com defeito. Nesse caso, o sinal passará, mas a imagem não aparecerá.
- Erros de software. O firmware com falha é um dos motivos mais comuns para os proprietários de TVs de plasma entrarem em contato com os centros de serviço. Vale a pena considerar que este fator não pode ser chamado de bastante típico - as avarias são diferentes, mas não é recomendável corrigi-las por conta própria em nenhum caso. O software a ser reinstalado deve corresponder à marca e modelo do equipamento, ano de seu lançamento.
Esta é apenas uma pequena parte do que os proprietários de TVs Panasonic vão para uma oficina. Felizmente, a qualidade do equipamento desta marca raramente levanta qualquer crítica, não pode ser atribuída a muitas vezes quebras.
Diagnosticar problemas e corrigi-los
Se a TV quebrar, não responder ao controle remoto e botões de comando, você precisa investigar todas as fontes possíveis de problemas. O diagnóstico geralmente consiste na verificação de nós que podem afetar o funcionamento do equipamento de TV.
TV não liga
Quando os indicadores na caixa da TV não acendem quando ligada à rede, é fundamental determinar com precisão a origem dos problemas. O procedimento será o seguinte.
- Verifique a disponibilidade de energia elétrica no quarto, em toda a casa ou apartamento. Se não estiver lá, verifique se as "máquinas automáticas" do painel funcionaram.
- Verifique se a tomada elétrica está funcionando corretamente, conectando outro aparelho elétrico a ela. Nesse caso, substitua o elemento com falha.
- Verifique o adaptador de energia. Se houver um indicador nele, ele deve estar aceso após conectar o dispositivo à rede. Se não houver indicação, você pode verificar a presença de tensão de rede usando um multímetro.
- Inspecione visualmente o cabo. Danos ou quebra podem indicar a causa do problema.
- Se a TV não ligar, não entre em pânico... Talvez o dispositivo simplesmente não esteja conectado à rede.
Às vezes, o motivo pelo qual a TV não liga é o controle remoto. Na presença de energia, o indicador no próprio dispositivo acenderá. Ao mesmo tempo, ele não reage aos sinais do controle remoto. A instalação incorreta das baterias pode ser a causa de problemas na primeira inicialização. É necessário verificar a localização das baterias em relação aos contatos, se necessário corrigi-la. Às vezes, as baterias precisam ser substituídas - antes da venda da TV ou durante a operação, elas perdem a carga.
O controle remoto também pode não funcionar por motivos objetivos. Por exemplo, se o ponto para o qual seu sinal é direcionado estiver em um local para o qual uma fonte brilhante de luz natural ou artificial é direcionada.
Além disso, o controle remoto tem um alcance operacional limitado - não mais do que 7 m.
Indicador pisca em vermelho
Em TVs Panasonic, o piscar do indicador faz parte do sistema de autodiagnóstico do equipamento. Se for detectado um mau funcionamento, o técnico inicia a busca de erros por conta própria. Isso acontece quando o comando para ligar é recebido. Se o sistema achar que a TV está quebrada, ele informará. Você só precisa decifrar corretamente os sinais indicadores - geralmente eles estão listados nas instruções em anexo, você só precisa contar o número de repetições.
Além disso, ao entrar no modo de hibernação quando conectado a um PC no modo monitor, após ligar, a TV também emitirá um bipe curto, estabelecendo a conexão. Isso é normal e não é um defeito. Basta retirar o equipamento do modo Stand by.
Há som, mas nenhuma imagem
Se a imagem na tela estiver parcialmente ausente, com o som preservado, isso pode ser devido a um mau funcionamento da matriz (ela não pode ser reparada) ou da luz de fundo. Se for LED, basta substituir os elementos defeituosos. Mudar a matriz não é muito mais barato do que comprar uma nova TV. A conveniência e possibilidade de reparo serão mais bem avaliadas por um especialista do centro de serviço.
Não vê USB
Dispositivo USB possivelmente formatado não é compatível com os parâmetros da porta. Além disso, nem todas as TVs oferecem suporte a sistemas de arquivos específicos. Normalmente, o problema é resolvido com a reformatação, que permite adaptar a unidade flash para funcionar com a TV. Vale a pena considerar e possível dano à própria mídia externa. Se a unidade USB não puder ser aberta no PC, não é a TV.
De outros
As avarias comuns incluem o seguinte.
- Fusíveis queimados. Para encontrá-los, basta abrir a parte traseira da TV. Vale a pena considerar que uma violação independente dos selos estabelecidos leva ao encerramento das obrigações de garantia do fabricante. Antes de expirar o prazo estabelecido pela empresa, é aconselhável entrar em contato com a central de atendimento de avarias.
- Condensador inchado... Quando conectado à rede com tal falha, a TV interna emitirá um estalo ou guincho. O mau funcionamento é "tratado" com a substituição da peça.
- A tela desliga espontaneamente... Quando ligado, ele acende, mas apaga quase imediatamente. A causa dos problemas é a luz de fundo em forma de lâmpadas, depois de substituída tudo voltará ao normal.
- Sons estranhos nos alto-falantes. O som é interrompido. Um codec de áudio ou amplificador de áudio pode ser a origem do problema.
- Metade da tela está iluminada, a segunda parte permanece escura. Se a falha for horizontal, a causa é a luz de fundo.Com a posição vertical da tira, podemos falar sobre problemas com a matriz.
- A TV não vê o conector HDMI... É necessário verificar a facilidade de manutenção do próprio soquete e do cabo de conexão. A largura de banda do fio pode não corresponder à taxa de transmissão.
- O YouTube não abre. Pode haver muitas razões para o problema. Por exemplo, um modelo específico de TV está desatualizado e não atende mais aos requisitos de serviço de software. Além disso, as violações podem estar associadas a um erro do sistema ou falha técnica em uma das partes.
- A TV entra em modo de emergência, não responde aos comandos... A causa do mau funcionamento é uma quebra do transistor do estabilizador. Depois de substituí-lo, você pode usar o plasma novamente no formato usual.
- As configurações não são salvas, os comandos do operador são ignorados. Isso geralmente acontece se a tecnologia apresentar uma falha de software. Precisa ser reinstalado, é melhor fazê-lo com as mãos dos especialistas do centro de serviço.
Isso não esgota a lista de possíveis problemas de funcionamento. Em caso de avarias mais complexas ou raras, é melhor procurar ajuda dos especialistas do centro de serviço.
Dicas de Reparo
Algumas avarias das TVs de plasma Panasonic pode ser eliminado manualmente... Obviamente, nem todo artesão doméstico decidirá consertar a luz de fundo ou substituir a matriz. Mas mesmo um não profissional pode substituir as baterias ou limpar os contatos.
Quando o sinal de TV terrestre desaparece
Na maioria dos casos, essa falha pode ser tratada sem assistência. Basta ter certeza de que o provedor não realiza trabalho, e não há modo de manutenção preventiva nos canais de TVe. Se apenas alguns dos produtos de transmissão de TV estiverem faltando, pode ser devido a uma interrupção completa da transmissão. Se não houver sinal algum, vale a pena verificar se o cabo de entrada está no lugar. Se estiver conectado à tomada, vale a pena desligar a TV por 30 segundos e ligá-la novamente.
Se a fonte de alimentação quebrar
Esta parte é geralmente produzida como um elemento separado, mas em alguns modelos de equipamento ela acaba sendo embutida no caso de um dispositivo de TV. O conserto da fonte de alimentação deve ser feito por conta própria somente se você tiver conhecimentos e habilidades básicas, caso contrário existe um grande risco de agravar a pane, aumentando sua escala. O procedimento na maioria dos casos será o seguinte.
- Desconecte o equipamento da rede.
- Descarregue o capacitor de alta tensão, observando as normas de segurança elétrica.
- Remova a placa da fonte de alimentação para um diagnóstico visual e prático.
- Realize a inspeção. Se forem encontradas rachaduras, lascas, falhas ou áreas defeituosas, estabeleça sua localização.
- Usando um multímetro, faça diagnósticos instrumentais.
- Quando um resistor com defeito é detectado, a tensão através dele será 0 ou indicada como infinita. Um capacitor quebrado ficará inchado e pode ser facilmente identificado visualmente. Todas as peças com falha são soldadas e substituídas por outras semelhantes.
Em caso de quebra da lâmpada
Em TVs LCD com retroiluminação por lâmpada LED, a queima dos elementos responsáveis pelo brilho do brilho da tela é bastante comum. Normalmente, se uma lâmpada se apaga, o resto continua a brilhar. Mas o inversor irá forçá-los a desligar para compensar a má qualidade da imagem. O espectro de cores mudará para tons de vermelho, a imagem na tela ficará indistinta, sem brilho.
A substituição de lâmpadas LED que não funcionam por conta própria requer alguns cuidados. O módulo LCD deverá ser retirado da caixa da TV, após desconectar todos os cabos e o painel traseiro com o controlador.
Além disso, o módulo LCD é desmontado em componentes, a matriz deve ser removida com luvas.
Após a desmontagem de todas as peças desnecessárias, será aberto o acesso ao painel com guias de luz e filtros. Os elementos queimados são geralmente fáceis de reconhecer por descoloração e fuligem por dentro. Eles precisam ser removidos e substituídos por outros que possam ser reparados.
Sobre o conserto de TVs Panasonic TC-21FG20TSV, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.