TVs OLED: o que é, uma visão geral dos modelos, critérios de seleção

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Modelos populares
  5. Diferença de LED
  6. Critérios de escolha
  7. Visão geral da revisão

A TV é um dos aparelhos eletrônicos mais populares e não perdeu sua relevância por muitas décadas. Desde a venda da primeira cópia do mundo, datada de 3 de julho de 1928, o receptor de televisão foi modernizado várias vezes e passou por várias mudanças sérias de design. O mais novo desenvolvimento até agora é OLED é uma tecnologia que revolucionou a visão moderna da qualidade de imagem e rapidamente ganhou reconhecimento em todo o mundo.

O que é isso?

A história da introdução de matrizes OLED em TVs modernas começou em 2012, quando duas gigantes mundiais LG e Samsung introduziram vários designs inovadores no mercado. A tecnologia OLED (Organic Light Emitting Diode) era tão popular entre o consumidor que, alguns anos depois, Sony, Panasonic e Toshiba começaram a produzir superexibições.

O princípio de funcionamento das TVs OLED é baseado no uso de uma matriz especial composta por LEDs, cada um dos quais feito de materiais orgânicos e dotado da capacidade de brilhar de forma independente. Graças à iluminação autônoma de cada LED, a tela da televisão não necessita de retroiluminação geral e a imagem não desfoca nem congela, como acontece com os modelos de cristal líquido devido à rápida mudança de imagem.

O uso de cristais orgânicos proporciona mudança instantânea de imagem devido à sua alta velocidade de mudança de cor.

Devido à iluminação independente de cada pixel, a imagem não perde seu brilho e clareza de nenhum ângulo de visão, e os LEDs de carbono formam sombras perfeitas e transmitem a profundidade contrastante do preto. Pixels autoilumináveis ​​trabalham juntos usando técnicas de combinação de fósforo para produzir mais de um bilhão de tons que nenhum outro sistema é capaz hoje. A maioria dos modelos modernos vem em resolução 4K e tecnologia HDR, e algumas das TVs são tão finas que podem ser simplesmente coladas na parede ou enroladas.

A maioria das TVs OLED tem uma vida útil média de 30.000 horas. Isso significa que mesmo com uma visualização diária de 6 horas, o aparelho é capaz de funcionar adequadamente por 14 anos. No entanto, isso não significa que, após o uso do recurso, a TV parará de funcionar. O fato é que a matriz de um dispositivo OLED consiste em pixels de três cores - azul, vermelho e verde, enquanto a durabilidade do azul é de 15.000 horas, do vermelho - 50.000 e do verde - 130.000.

Assim, os LEDs azuis são os primeiros a perder brilho, enquanto os vermelhos e verdes continuam funcionando no mesmo modo. Isso pode causar uma deterioração na qualidade da imagem, uma violação da gama de cores e perda parcial de contraste, mas a própria TV não para de funcionar a partir disso.

Você pode estender a vida útil do dispositivo definindo um limite de brilho baixo, como resultado, a vida útil dos LEDs será muito mais lenta.

Vantagens e desvantagens

A alta demanda dos consumidores por TVs OLED se deve a uma série de vantagens indiscutíveis desses aparelhos modernos.

  • As principais vantagens do sistema de pixel autoiluminado são a qualidade de imagem perfeita., o mais alto nível de contraste, amplo ângulo de visão e reprodução de cores perfeita. O brilho dos modelos OLED chega a 100.000 cd / m2, o que nenhuma outra tecnologia pode se orgulhar.
  • Em comparação com outras TVs Os receptores OLED são considerados os mais ecológicos e bastante econômicos. O consumo de energia de tal dispositivo é 40% menor do que, por exemplo, dispositivos de plasma que não possuem sistema de LED.
  • Devido ao fato de que a tela é baseada no melhor plexiglassAs TVs OLED são leves e finas. Isso permite a produção de modelos estilizados como um adesivo na parede ou papel de parede, bem como espécimes de formas curvas e displays enrolados em rolo.
  • As TVs têm uma aparência elegante e cabem facilmente em todos os interiores modernos.
  • O ângulo de visão de tais modelos chega a 178 graus., que permite assisti-los de qualquer lugar da sala sem perder a qualidade da imagem.
  • Os modelos OLED são caracterizados pelo menor tempo de resposta, que é 0,1 ms versus 7 ms para outras TVs. Este parâmetro afeta a qualidade da imagem quando a cor muda rapidamente em cenas vivas e espetaculares.

Além de muitas vantagens óbvias, as TVs OLED ainda apresentam desvantagens, e a mais significativa delas é o preço. O fato é que a criação de tais monitores requer custos elevados, razão pela qual o custo das TVs OLED é muito maior do que o custo dos dispositivos com matrizes LED e varia de 80.000 a 1.500.000 rublos. As desvantagens incluem a alta sensibilidade dos dispositivos à umidade, quando ela entra no dispositivo quebra instantaneamente.

E também deve ser observada a vida útil limitada dos LEDs azuis, razão pela qual, depois de alguns anos, as cores na tela começam a ser exibidas incorretamente.

Variedades

No momento, existem vários tipos de monitores feitos com base na tecnologia OLED.

  • Tela FALHADA é considerada a mais flexível de toda a família OLED e é uma placa de metal ou plástico com células hermeticamente fechadas colocadas sobre ela, que estão em um filme protetor especial. Graças a este design, a tela é o mais leve e fina possível.
  • Tela PHOLED construída sobre uma tecnologia baseada no princípio da eletrofosforescência, cuja essência é converter em luz toda a eletricidade que entra na matriz. Monitores desse tipo são usados ​​para produzir TVs de grande porte e monitores de parede gigantes usados ​​em grandes corporações e espaços públicos.
  • Monitores SOLED possuem uma resolução superior, que se caracteriza pelo maior nível de detalhe na construção da imagem. A excelente qualidade da imagem se deve ao arranjo vertical dos subpixels, cada um dos quais é um elemento completamente independente.
  • Tecnologia TOLED ele é usado para criar displays transparentes que encontraram aplicação em vitrines, vidros de carros e óculos de simulação que simulam a realidade virtual.
  • Telas AMOLED são o sistema mais simples e comum de células orgânicas que formam as cores verde, azul e vermelho, que são a base de uma matriz OLED. Este tipo de tela é amplamente utilizado em smartphones e outros gadgets.

Modelos populares

O mercado moderno oferece um número suficiente de TVs OLED de fabricantes conhecidos. Abaixo estão os modelos mais populares, mencionados com mais frequência na Internet.

  • LG OLED55C9P 54,6 '' TV 2019 ano de fabricação tem diagonal de 139 cm e formato de tela de 16: 9. O modelo 3840x2160 é equipado com som estéreo e função Smart TV. As características distintivas do dispositivo são um grande ângulo de visão de 178 graus e memória interna com capacidade de 8 GB. O modelo tem a opção de proteção contra crianças, pode ser controlado tanto por controle remoto quanto por voz, e é equipado com função de nivelamento automático de volume. O dispositivo é capaz de funcionar em um sistema de “casa inteligente”, está disponível nos tamanhos 122,8x70,6x4,7 cm, pesa 18,9 kg e custa 93.300 rublos.
  • TV Samsung QE55Q7CAMUX 55 '' a cor prata tem uma diagonal de tela de 139,7 cm, um sistema de áudio de 40 W e uma resolução de 3840x2160 4K UHD. O modelo vem equipado com suporte de parede VESA de 7,5 x 7,5 cm, tem display curvo e conta com Smart TV e funções wi-fi. O dispositivo é fabricado nas dimensões de 122,4x70,4x9,1 cm (sem pedestal) e pesa 18,4 kg. O custo da TV é de 104.880 rublos.
  • OLED TV Sony KD-65AG9 pertence à classe premium e custa 315.650 rublos. A diagonal da tela é 65'', resolução - 3840x2160, formato - 16: 9. O dispositivo possui um sistema operacional Android, Smart TV, funções Wi-Fi e Bluetooth, e o tamanho da memória interna é de 16 GB.

A TV pode ser colocada tanto na parede quanto na mesa, é produzida nas dimensões 144,7x83,4x4 cm (sem pedestal) e pesa 21,2 kg.

Diferença de LED

Para entender a diferença entre TVs LED e OLED, é necessário olhar mais de perto as características da primeira tecnologia e compará-las com as características da segunda.

Então, Os dispositivos LED são um tipo de painel de cristal líquido equipado com retroiluminação LED. A principal função dos LEDs localizados nas bordas do painel (versão Edge LED) ou imediatamente atrás dos cristais (Direct LED) é iluminar a matriz LCD, que ajusta de forma independente o nível de luz transmitida e simula a imagem na tela . Essa é justamente a principal diferença entre as tecnologias, já que nos sistemas OLED, os LEDs fazem parte dessa mesma matriz e emitem luz por conta própria.

A diferença de tecnologia acarreta uma série de diferenças que o consumidor deve focar ao escolher um determinado modelo de TV.

  • Nitidez da imagem, brilho das cores e seu contraste Os monitores OLED são muito melhores do que os LEDs. Isso se deve à natureza orgânica dos LEDs e à peculiaridade do preto de construção. Nas matrizes OLED, ao transmitir uma imagem com elementos pretos, os pixels são simplesmente desligados, formando assim uma cor preta perfeita, enquanto nos modelos LED a matriz é iluminada continuamente. Em termos de uniformidade da luminescência da tela, as amostras OLED ganham, uma vez que a iluminação do contorno da matriz nas amostras de LED não é capaz de iluminar uniformemente toda a área de exibição, e quando o painel está completamente escurecido em torno de seu perímetro, as áreas iluminadas são visíveis, o que é especialmente perceptível à noite.
  • Ângulo de visão também é a marca registrada dos sistemas OLED. E se em dispositivos LED é de 170 graus, então na maioria dos modelos OLED é perto de 178.
  • Tempo de resposta de pixel Os sistemas OLED e LED também diferem. Em modelos de cristal líquido, com uma mudança brusca na cor, um "rastro" quase imperceptível geralmente ocorre - um fenômeno no qual os pixels simplesmente não têm tempo para reagir instantaneamente e mudar o brilho da cor. E embora nas mais recentes TVs LED esse efeito seja minimizado, ainda não foi possível se livrar dele completamente. Os sistemas OLED não têm esse problema e respondem às mudanças no brilho instantaneamente.
  • Quanto às dimensões, aqui, os dispositivos OLED são os líderes absolutos. A espessura mínima desses painéis é de 4 mm, enquanto a TV LED mais fina tem 10 mm de espessura. Peso do modelo OLED de 65 polegadas mais fino'' pesa apenas 7 kg, enquanto os painéis LCD da mesma diagonal pesam mais de 18 kg. Mas a escolha de tamanhos de tela para modelos de LED é muito mais ampla do que a de OLED. Os últimos são produzidos principalmente com uma tela 55-77'', enquanto as diagonais das telas de LED no mercado variam de 15 a 105''.
  • O consumo de energia também é um critério importante, e as amostras de LED estão na liderança aqui. Isso se deve ao fato de que o consumo de eletricidade em tais TVs é mais estável e depende do brilho da luz de fundo configurada inicialmente. Os sistemas OLED são outra questão, em que o consumo de energia depende não só das configurações de brilho, mas também da imagem. Por exemplo, se a tela for transmitida à noite, o consumo de energia será menor do que em um dia ensolarado.
  • Tempo de vida É outro indicador pelo qual os receptores de LED são visivelmente superiores aos sistemas OLED. A maioria dos receptores de LED são avaliados para 50.000-100.000 horas de operação contínua, enquanto a vida útil média dos visores OLED é de 30.000 horas. Embora hoje em dia muitos fabricantes tenham abandonado o sistema de pixels “vermelho, verde, azul” (RGB) e mudado para LEDs brancos, aumentando assim a vida útil dos dispositivos para 100 mil horas. No entanto, esses modelos são muito mais caros e ainda são produzidos em pequenas quantidades.

Critérios de escolha

Há uma série de coisas importantes a serem consideradas ao comprar TVs OLED. Por exemplo, você definitivamente deve levar em consideração tamanho da sala, na qual a TV foi adquirida e correlacione-a com a diagonal do dispositivo. A maioria dos sistemas OLED modernos vem com uma tela grande, o que é bastante inconveniente de se olhar em um espaço pequeno.

Outro parâmetro que você precisa prestar atenção ao comprar é preço... Uma TV OLED não pode ser barata, portanto, o baixo custo do dispositivo deve ser cauteloso. Os preços desses modelos começam em 70 mil rublos e, se for muito mais baixo, provavelmente as características da TV não correspondem às declaradas e o dispositivo não tem uma matriz OLED. Não vale a pena comprar um receptor suspeitamente barato e, neste caso, é melhor prestar atenção aos modelos de LED que foram comprovados ao longo dos anos.

Além disso, ao comprar uma TV, a verificação da documentação que a acompanha e do cartão de garantia deve ser obrigatória. O período de garantia para a maioria dos modelos de fabricantes conhecidos é de 12 meses.

Visão geral da revisão

Os usuários geralmente apreciam o desempenho das TVs OLED. Eles notam alto contraste, riqueza de cores, nitidez da imagem e um grande número de sombras. mas a maioria dos especialistas considera os modelos "úmidos", necessitando de melhorias. Os fabricantes ouvem as opiniões dos consumidores e especialistas, aprimorando constantemente seus produtos.

Por exemplo, há alguns anos, muitos proprietários reclamavam do desgaste de pixels ao assistir o mesmo canal com o logotipo sempre presente no canto da tela, ou quando a TV ficava pausada por um longo tempo durante a reprodução de videogames.

      Diodos emissores de luz orgânicos em áreas estaticamente luminosas queimaram rapidamente e, após alterar a imagem, deixaram traços característicos na tela. Embora, por uma questão de justiça, deva ser notado que, ao contrário dos modelos de plasma, as impressões das fotos anteriores desapareceram depois de um tempo. O esgotamento foi devido a falhas na tecnologia RGB usada nos primeiros anos de tais TVs. Houve muitos comentários negativos sobre a curta vida útil das TVs OLED, o que tornou sua compra não lucrativa.

      Até o momento, levando em consideração os comentários de consumidores e especialistas, os fabricantes salvaram seus dispositivos do efeito de burnout, elaboraram o sistema de pixels brilhantes e aumentaram a vida útil das matrizes para 100.000 horas.

      O próximo vídeo dirá quais programas de TV são melhores.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário