Fonte de alimentação da TV: circuito e princípio de operação
Um dos problemas mais comuns com TVs está associado a uma fonte de alimentação defeituosa. Normalmente, seu reparo é necessário se algum dos elementos da placa falhar e, como regra, este não é de forma alguma o tipo de trabalho mais demorado e caro. No entanto, apenas especialistas podem lidar com isso, uma vez que qualquer ação incorreta com a fonte de alimentação pode levar a sérias avarias em várias partes do aparelho.
O que é uma fonte de alimentação, para que serve e como entender se ela está com defeito, serão discutidos em nosso artigo.
O que é isso?
No sentido mais geral, a fonte de alimentação é a fonte de eletricidade que fornece a TV com a corrente necessária... Este módulo permite converter a tensão da rede aos valores necessários para o pleno funcionamento do equipamento. Via de regra, uma fonte de alimentação é incluída no pacote de antenas com amplificador para melhorar a recepção do sinal.
As fontes de alimentação são dispositivos universais, podem ser instaladas em outros dispositivos: para melhorar a qualidade do sinal de celular, comunicações via satélite e até mesmo a Internet... A PSU é indispensável numa situação em que se utiliza um adaptador Wi-Fi, aliás, também é um dos tipos de antenas. Simplificando, onde quer que sejam usadas ondas de rádio e haja uma antena receptora, é necessária uma fonte de alimentação.
Mas consideraremos apenas as variedades necessárias para o bom funcionamento do equipamento de televisão.
Atenção: a importância da instalação e manutenção do alimentador está diretamente relacionada ao fato de que na sua ausência pode ser muito caro ou mesmo impossível de consertar.
A fonte de alimentação da TV tem três funções principais:
- conversão de energia do fornecimento atual para equipamentos;
- proteção contra interferência da tensão de alimentação;
- mantendo o nível de voltagem necessário dentro da própria TV.
Os mais difundidos são os sistemas modernos operando em redes padrão de 220 W. Esses elementos são integrados em uma única estrutura de antena ou localizados separadamente quando conectados por meio de uma porta.
Quando se trata de modelos incorporados, geralmente é usado circuito sem transformador. Neste caso, a conversão de energia é realizada por meio da modulação por largura de pulso. Essas fontes de alimentação são conectadas à tomada mais comum, sua potência calculada é de 10 watts. Este parâmetro é suficiente para fornecer energia para a antena. Esses elementos são bastante compactos e não ocupam muito espaço, mas em caso de avaria conduzem imediatamente à destruição de todo o sistema de recepção do sinal.
Portanto, é mais prático comprar dispositivos externos... Eles estão focados no fato de que em caso de falha na fonte de alimentação, algum sinal ainda será salvo, embora, é claro, não será bom. Em qualquer caso, outra vantagem das fontes de alimentação externas é que podem ser substituídas de forma rápida e fácil, se necessário.
O esquema de trabalho é baseado em um transformador... Neste caso, a tensão de saída da PSU é estabilizada de forma parabólica, os parâmetros típicos para a tensão de saída são 24, bem como 18, 12 e 5 W. Valores mais precisos são determinados dependendo dos parâmetros técnicos e operacionais da antena.
Dispositivo e princípio de operação
Na maioria das vezes, a placa da fonte de alimentação é um módulo eletrônico separado. Esta é uma característica distintiva de qualquer TV com uma diagonal de tela pequena e, em modelos maiores, ela é integrada.
Qualquer placa de fonte de alimentação tem os seguintes componentes:
- transformador;
- filtro de rede;
- nós de modo de trabalho e modo de espera;
- módulo de proteção contra sobrecarga;
- radiadores, ou seja, elementos de refrigeração.
O princípio de operação da fonte de alimentação é reduzido para levar a tensão da rede elétrica fornecida de forma que satisfaça os requisitos de fonte de alimentação dos componentes eletrônicos básicos do equipamento de televisão, incluindo sua matriz.
Importante: o valor e os parâmetros dos potenciais de alimentação devem corresponder exatamente às próprias tensões de operação e seus diagramas.
Na maioria dos casos, eles são listados diretamente em cada dispositivo proposto.
Como conectar?
Vamos dar uma olhada em como conectar uma fonte de alimentação. Na maioria dos casos, o amplificador já está embutido na antena ativa. Mas no passivo - não é. Para conectá-lo, primeiro você precisa montar um cabo de antena com um plugue, que será projetado para esses fins. Vamos ver como fazer isso.
Primeiro, você deve preparar o próprio cabo, ou seja, descascá-lo. Para isso, com uma faca clerical afiada ou bisturi, é feita uma incisão fina ao redor da circunferência a uma distância de 1,5 cm da borda do cabo. Ao fazer este trabalho É muito importante ter cuidado para não danificar os cabelos da trança blindada localizada logo abaixo da camada isolante.
Depois que essas etapas forem concluídas, os cabelos mencionados devem ser cuidadosamente dobrados, e o pedaço de papel alumínio localizado próximo a eles deve ser removido.
Tendo recuado da borda dobrada da trança cerca de 5 mm, é necessário fazer outro corte ao longo da circunferência. É necessário para remover a camada de isolamento interna. Depois disso, o cabo preparado para instalação deve ser empurrado sob os fixadores correspondentes na caixa da fonte de alimentação e apertado com parafusos.
Prestamos atenção especial ao fato de que quando um fio é conectado, sua trança metalizada certamente deve estar em contato com a almofada estanhada, que é um elemento indispensável no projeto de qualquer caixa de fonte de alimentação. Se isso não for feito, a energia simplesmente não será fornecida para a antena. Também é necessário levar em consideração o fato de que o revestimento do cabo nunca deve entrar em contato com o núcleo central do próprio fio. Se isso acontecer, ocorrerá um curto-circuito e o indicador de operação do módulo não funcionará.
Para informação: com a conexão correta da fonte de alimentação com o próprio cabo da antena, depois de fazer todos os ajustes necessários, a TV costuma mostrar muito mais canais do que antes.
Como verificar a capacidade de manutenção?
Em geral, os diagnósticos externos de possíveis avarias e avarias da fonte de alimentação são os seguintes.
Se a aparência dos capacitores o deixa suspeito, eles devem ser removidos e substituídos imediatamente.
Você notou interrupções no funcionamento do modo de espera - você precisa verificar imediatamente a tensão no diodo zener controlado. Se não houver tensão na saída deste nodo ou se houver valores muito baixos, o modo de operação é violado.
Para restaurar a funcionalidade do item, você precisa se certificar de que todas as outras partes do circuito estão funcionando. Para fazer isso, um contato de um capacitor ou resistor suspeito deve ser evaporado, todos os elementos queimados devem ser removidos completamente e imediatamente substituídos por novos. Se você vir uma área de solda de baixa qualidade, este local precisa ser estanhado com fluxo e, em seguida, certifique-se de que os contatos estejam firmemente fixados na área de montagem.
A recuperação do circuito de alimentação e o retorno do modo standby serão indicados pelo aparecimento de uma tensão de 5 V, bem como pelo piscar de uma luz indicadora vermelha no painel frontal da TV.
Por favor, note que cada vez que você substituir outros elementos suspeitos, você deve verificar imediatamente - se houve alterações na saída da fonte de alimentação.
O retorno da funcionalidade do equipamento pode ser avaliado pela ligação normal da TV e pelo recebimento de sequências de áudio e vídeo de alta qualidade.
Possíveis avarias e suas causas
Os seguintes sinais podem indicar que a unidade de controle da TV precisa de reparos:
- a TV não liga quando o botão é pressionado, enquanto a lâmpada indicadora LED no gabinete não acende;
- a luz acende, mas o equipamento não liga;
- a imagem está muito à frente do som;
- ocorre interferência significativa - dobras e listras na tela são possíveis;
- som distorcido - a TV emite um sinal sonoro, ronca, faz outros ruídos.
Todos esses problemas de funcionamento da fonte de alimentação podem ser causados por vários motivos, entre os quais estão:
- o dispositivo entra em proteção devido a um curto-circuito, que levou ao esgotamento da fonte de alimentação ou de seus componentes individuais;
- alimentação de tensão instável na rede;
- fusível queimado;
- Desgaste total ou parcial dos capacitores.
Para ligar a TV e obter uma imagem de alta qualidade completa, tente ligar e desligar a unidade várias vezes.
Chamamos atenção especial para o fato de que quaisquer tentativas independentes de consertar a TV, via de regra, levam apenas ao agravamento dos problemas com os elementos eletrônicos do sistema ou mesmo ao seu fracasso total. Quaisquer ações erradas implicam na substituição da placa-mãe da televisão, cujo custo chega a 70% do custo de toda a unidade.
Todos os elementos de equipamentos eletrônicos complexos devem ser reparados em estrita conformidade com todas as regras de segurança, em particular, os capacitores de entrada devem ser descarregados previamente. Sem experiência especial em tal trabalho e conhecimento, você pode prejudicar não apenas a própria TV, mas também sua saúde.
Para obter informações sobre como funciona a fonte de alimentação da TV, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.