Pixels quebrados na TV: o que é e como removê-lo?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Quantos pixels mortos são permitidos?
  3. Razões para o aparecimento
  4. Como verificar?
  5. Métodos de solução de problemas
  6. Programa
  7. Manual

Em todos os monitores de cristal líquido, a imagem resultante é formada por pixels. A grade de pixels são os três pixels separados de vermelho, azul e verde que são responsáveis ​​pela formação total da imagem. E cada subpixel tem seu próprio transistor, ele controla sua ativação / desativação. Pixels quebrados na TV um problema que, em teoria, todo consumidor pode enfrentar. E seria bom saber o que é e como consertar a situação.

O que é isso?

Uma tela de cristal líquido é tecnicamente difícil de criar. Portanto, os problemas associados ao baixo desempenho da TV nem sempre podem ser resolvidos por conta própria.

Alguma física popular:

  • Telas de LCD (em que podem aparecer pixels quebrados) são "ergonômicos", portanto, graças a eles, as TVs tornaram-se mais finas;
  • tais telas conduzir melhor a eletricidadecomo resultado, o sinal de vídeo também é melhor;
  • o nível de radiação nesses dispositivos é menor;
  • toda a superfície externa da matriz da tela da TV LCD é dividida pequenos pontos, que são chamados de pixels;
  • são os pixels que assumem a função de visualizar a mudança de orientação e movimento constante de cristais líquidos sob a influência de um campo elétrico;
  • em um estado normal, os pixels não são visíveis ao olho humano, mas se estiverem deformados, isso se torna um obstáculo para a visualização.

Pixels quebrados em uma TV são vários pixels anormais que são perceptíveis. Isso é o que o homem comum pensa. Na verdade, essa explicação não é totalmente correta.

Pixels diretamente quebrados (ou mortos) na tela serão aqueles cujo transistor de controle está com defeito. Esses pixels não brilham, eles apenas permanecem pretos. Esses elementos voam para fora da grade da matriz. Contra um fundo branco, esses pixels parecem mais perceptíveis.

Não confunda pixels mortos com congelados.... Preso é um elemento que brilha em vermelho, verde, azul ou branco. Eles são perfeitamente visíveis em um fundo preto. Há um "congelamento" quando o subpixel "fica mais lento" durante a atualização da cor.

Quantos pixels mortos são permitidos?

O mais interessante é o fabricante não avalia a aparência de pixels mortos como defeito de fabricação. E se você enviar uma reclamação, eles provavelmente não irão satisfazê-la. Mais precisamente, eles se referem às normas com o número permitido de pixels mortos.

Cada fabricante tem seus próprios padrões para o número de elementos deformados. Depende da localização, resolução, diagonal da tela. Por exemplo, as principais empresas, como LG e Samsung, consideram não mais do que 2 pixels pretos (ou seja, realmente quebrados) permitidos e não mais do que 5 funcionando incorretamente por 1 milhão de pontos. Significa que A resolução 4K é representada por 8 milhões de unidades matriciais, ou seja, uma TV não pode conter mais do que 16 pixels defeituosos e 40 bits.

Se a tela da TV exceder esse limite, o fabricante deverá substituí-la ou fornecer serviços dentro do período de garantia.

Porém, pixels defeituosos podem aparecer durante a operação da TV após o término do período de garantia e, neste caso, o fabricante não é obrigado a alterar ou consertar nada.

Razões para o aparecimento

Existem muitos motivos pelos quais um pixel pode se deformar. Claro, em alguns casos, eles constituem uma violação das tecnologias de produção.Se o processo tecnológico for violado, então a imperfeição do processo final é mais do que possível. Mas esses casos geralmente não são difíceis de estabelecer com a ajuda de conhecimentos técnicos.

Outras causas de pixels mortos:

  • superaquecimento / resfriamento da TV - temperaturas muito altas e muito baixas forçam os subpixels a se solidificar e, portanto, eles não podem mais se mover dentro dos cristais líquidos;
  • alta umidade - tais condições são perigosas para o substrato do LCD, assim que a umidade entrar na matriz, aparecem áreas superexpostas ou pontos brancos;
  • quedas de tensão - uma falha de energia pode danificar o transistor, razão pela qual a energia fornecida à matriz RGB força os subpixels a se fixarem em uma determinada posição (congelar);
  • aplicar uma tela para exibir conteúdo estático - se a TV mostrar a mesma imagem por um longo período, o transistor da tela pode queimar e os cristais "congelarão" por causa disso.

    Finalmente, danos à matriz não podem ser descartados durante o transporte descuidado da TV. E embora uma fixação firme seja organizada no substrato, choques mecânicos agudos podem danificar os cristais líquidos.

    Como verificar?

    Claro, o monitor deve ser verificado no momento da compra. Você pode fazer isso sozinho, mas nas grandes lojas hoje existe esse serviço - via de regra, pago. Se falamos sobre a detecção visual de defeitos, então uma inspeção cuidadosa vai ajudar... Pixels de matriz defeituosos podem ser encontrados em fundos vermelhos, verdes, azuis, pretos e brancos. É melhor baixar essas imagens para uma unidade flash USB com antecedência e reproduzi-las na TV que você deseja comprar.

    Importante! Com a TV está tudo em ordem, se em um dos fundos das cores indicadas não for possível determinar, ver a área defeituosa. Se nenhum ponto for eliminado do fundo geral, a técnica foi testada com sucesso para pixels “quebrados”.

    Você também pode verificar instrumentalmente se há pixels defeituosos no dispositivo.

    • Dead Pixel Tester. Este é um dos utilitários do Windows mais simples e populares. Após iniciá-lo, você deve definir o modo e, em seguida, apenas inspecionar a tela.
    • InjuredPixels É outro aplicativo do Windows gratuito e fácil de usar. Você pode mudar as cores com o mouse ou com setas especiais.
    • Amigo de pixel morto É um serviço online de diagnóstico e tratamento com um conjunto de cores. Funciona em todos os navegadores, o celular também carrega bem. É importante não esquecer de fazer o modo de tela cheia.
    • Teste de DeadPixel de LCD - e mais um assistente online comprovado e útil. Uma cor é selecionada, a janela é expandida para tela inteira e tudo é verificado de acordo com o mesmo esquema sugerido pelos programas acima.

    Basicamente, o consumidor terá que confiar na sua visão, pois se o comprador tiver problemas com isso, vale a pena trazer alguém que confie na sua própria vigilância.

    Gostaria de falar sobre mais uma característica importante do produto. - tempo de resposta píxeis. Quanto menor for o marcador, mais cedo a transparência de cada pixel muda sem perda de qualidade da imagem.... As unidades, neste caso, são milissegundos. Por que isso é importante fica claro ao assistir a cenas dinâmicas de filmes. Se o tempo de resposta do pixel for superior a 8 ms, você poderá ver detalhes desfocados. Há a sensação de um rastro de objetos em movimento.

      Atenção! Para TVs mais novas com uma diagonal maior, o tempo de resposta do pixel deve ser de 5 ms ou menos.

      Métodos de solução de problemas

      Pixels pretos, como afirmado acima, são este é o resultado de danos ao transistor... É impossível consertar isso sem substituir os componentes especificados. E não é que seja impossível fazer em casa, mas no laboratório é difícil. Mas é realmente possível tentar eliminar você mesmo os pontos coloridos, verdadeiros pixels "quebrados".

      Existem duas maneiras de resolver o problema: software e manual.

      Programa

      A recuperação é possível devido a uma rápida mudança nas cores dos pontos adjacentes. Podemos dizer o seguinte: neste momento, os subpixels recebem uma grande quantidade de energia, o que permite que sejam "revividos" e reparados.Essa tecnologia pode ajudar a restaurar pelo menos metade dos pontos "quebrados" e, às vezes, todos os 90%. Mas em termos de tempo, cada vez que o processo de recuperação leva um tempo diferente. Também é possível que o pixel restaurado "fique preso" novamente (isso acontece com frequência principalmente no calor - sob a influência da temperatura). Ou seja, há casos em que é impossível "curar" completamente um pixel quebrado.

      Vamos listar os programas que ajudam a remover os pixels "quebrados".

      • Pixel morto-vivo. O programa oferece a primeira localização de pixels deformados preenchendo a tela; os elementos “defeituosos” serão visíveis em diferentes fundos. Quando o diagnóstico for feito, pode-se levar direto para o "tratamento". Em primeiro lugar, é prescrito definir os parâmetros com o número de quadrados, depois selecionar o tamanho de um quadrado em pixels e definir a taxa de atualização de acordo com a amostra. Após o início, os quadrados cintilantes movem-se para locais defeituosos. Quando o pixel pisca, já é um sucesso. Você só precisa esperar que o pixel "preso" desapareça. No entanto, se você tiver que esperar mais de 10 horas, provavelmente esse pixel específico não se recuperará.
      • JScreenFix... Este é um site, não um programa, mas gratuito e conveniente. Ela restaura pixels da mesma forma que a ferramenta anterior. Mas os parâmetros não podem ser alterados durante a operação, assim como é impossível trabalhar no computador neste momento (quando se trata de restaurar pixels no monitor). O serviço identifica uma área com ruído digital, podendo ser movido para a área desejada da TV.
      • PixelFixel. Este é um vídeo do YouTube e precisa ser reproduzido durante a noite. A duração do vídeo é de 12 horas. As cores mudam tão rapidamente que uma pessoa pode facilmente ficar tonta (há avisos até mesmo sobre ataques epilépticos). Mas nada disso acontecerá se você simplesmente não olhar para o monitor enquanto o rolo de restauração estiver em execução.

      Cada programa, site ou vídeo pode ter análogos. Para Windows, foram desenvolvidas várias ferramentas que permitem lidar com pixels "quebrados".

        Você deve tentar aqueles que estão claros nas instruções. Se um anúncio promete se livrar de elementos defeituosos em 10 minutos, você não deve cumprir tal promessa. Nem sempre é possível um "tratamento" tão rápido, e o "diagnóstico" inicial decide muito. Basicamente, os programas populares funcionam alternando rapidamente as cores.

        Manual

        Também existe um método de correção manual, que envolve um impacto físico direto na tela. É claro que os riscos de lesões no monitor com esse "tratamento" também são altos, portanto, é melhor para quem não tem certeza de suas habilidades nem tentar salvar a TV manualmente. Este método nem sempre funciona.

        O princípio do método manual é o seguinte:

        • você deve primeiro encontrar o pixel brilhante e, em seguida, desligar a TV;
        • pegue um cotonete ou lápis com borracha na ponta;
        • várias vezes, com muita delicadeza, você precisa pressionar o local onde o pixel está pairando na tela;
        • você deve esperar cerca de 10 minutos, depois ligar a TV e avaliar o resultado.

        O método funciona, em vez disso, de acordo com o princípio "sorte - não sorte". E mesmo o desaparecimento de pixels congelados não garante que eles não apareçam novamente.

        Alguns artesãos decidem combinar o método do software com o manual. Os riscos permanecem neste caso. A boa notícia é que os pixels quebrados às vezes desaparecem por conta própria (muitas vezes, na verdade). A má notícia é que você não pode consertar uma TV de uma vez por todas, protegendo-a contra o aparecimento de elementos defeituosos.

        Muitos especialistas garantem: se houver poucos pixels "quebrados", eles não interferem em assistir TV, é melhor não tocá-los de forma alguma. A propósito, o mesmo se aplica a laptops, computadores, telefones. Se você não consegue lidar com o problema de congelamento de pixels, precisa levar o dispositivo a um centro de serviço e os especialistas irão "curar" a TV com as ferramentas de que dispõem.

          Dica do especialista: antes de comprar uma TV, você deve se familiarizar com os padrões de pixels "quebrados" por milhão. Eles são divididos em 4 classes. Mas essas aulas não estão vinculadas à qualidade da técnica. Um fabricante pode vender um painel LCD de Grau 1 com desempenho superior a três painéis de LCD de Grau 4. Mas tal divisão, ou melhor, o conhecimento das normas, permite que você se relacione com competência com o processo de compra, avalie com clareza os bens adquiridos e não perca os nervos com casos de garantia / não garantia.

          Como remover um pixel quebrado, veja abaixo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário