Manchas brancas na tela da TV: por que apareceram e o que fazer?

Contente
  1. Razões para o aparecimento
  2. Como se livrar?
  3. Quando é necessário substituir a tela?

Acontece que na tela da TV você pode ver algum tipo de luz, que é mais visível nas bordas da tela e nos cantos. Muitos usuários ficam muito perturbados com essas descobertas. No artigo de hoje, falaremos sobre de onde vêm as manchas brancas em uma tela de TV e o que fazer com elas.

Razões para o aparecimento

Manchas em um monitor de cristal líquido (LCD) ou TV geralmente aparecem durante a operação do equipamento. Nem uma única tela, mesmo a empresa mais cara, está imune a esse tipo de defeito. O principal motivo para o aparecimento de tais erros é considerado defeito de fábrica.

Mas os pontos são diferentes. Acontece que, ao assistir TV em algumas partes da tela (se houver uma certa cor em alguma área), você pode ver realces brancos quase imperceptíveis.

Essa situação pode acontecer com qualquer tela de LCD, LED ou plasma. Mas não se apresse em soar o alarme, tal imagem pode ser uma característica deste modelo, e não seu defeito.

Em casos raros, esses "pontos" são uma característica do design. Eles também podem incluir listras finas ao longo das bordas das telas, alguns tons mais claros do que o resto da superfície. Algumas pessoas que não se sentem tentadas com uma boa imagem podem não perceber essas deficiências por anos, e um usuário exigente as descobrirá imediatamente. Em outros casos tais manchas podem aparecer durante o uso da TV e cada tipo de tela pode ter suas próprias razões para sua aparência.

Telas LCD e LED

A razão para o aparecimento de áreas brancas neste tipo de tela pode ser:

  • montagem incorreta do dispositivo - se a matriz for instalada enviesada, esses defeitos podem aparecer;
  • impacto físico na superfície da tela (pressionando ou batendo).

Em qualquer um dos casos descritos, você terá que mudar completamente a matriz.

Plasma

Um painel de plasma também tem essas deficiências, só que aqui o problema está no mau funcionamento dos blocos responsáveis ​​pela construção da imagem. Em casos raros, pode ser um defeito na própria matriz. Para corrigir esse problema, você precisará substituir a unidade de imagem.

Assim que você notar problemas com a imagem, e se o período de garantia ainda não tiver expirado, é aconselhável enviar imediatamente o produto a um centro de serviço para reparo ou substituição. É importante notar que, às vezes, pontos muito pequenos e não muito visíveis nem sempre podem ser considerados como um caso de garantia e seu reparo será recusado.

Como se livrar?

Áreas de brilho irregular às vezes podem ser corrigidas de 2 maneiras:

  • pressão leve;
  • brilho e contraste ajustáveis.

Vamos dar uma olhada em cada um dos métodos.

Correção manual

Para corrigir este problema manualmente, precisamos de um pano macio. Desligue a TV e comece a esfregar suavemente a tela do centro para as bordas.

Repita o procedimento várias vezes até que a área com o defeito desapareça.

Em alguns modelos, os parafusos traseiros que prendem o painel frontal junto com a parte traseira são apertados demais na fábrica, fazendo com que a tela deforme e ilumine em torno do perímetro. Para consertar isso, afrouxe todos os parafusos ao redor do perímetro em cerca de ¼ de volta. Portanto, remova a carga desnecessária da matriz.

Ajustando o brilho nas configurações

Abra o menu de configurações com o controle remoto. Agora você precisa ir para a seção que é responsável por ajustar o brilho da imagem. Em seguida, você precisa definir o nível de luz de fundo para o nível mínimo aceitável.

Em alguns modelos de TV, a luz de fundo pode ser completamente desligada sem degradar a qualidade da imagem. Desative todas as configurações que ajustam o brilho com base na iluminação da sala. Isso desativará a opção de controle, necessária para reduzir a visibilidade dos erros na tela durante a visualização.

Às vezes, pequenos pontos aparecem na tela. Muito provavelmente, é poeira presa entre as camadas. E tais situações surgem com muita frequência durante reparos em uma sala onde a TV está localizada, ou durante uma mudança. Nem sempre isso é um defeito de fábrica, já que todas as telas são equipadas com um vão ventilado entre as camadas - acontece que qualquer pequeno entulho fica nessa distância. Para não desmontar a tela, os usuários encontraram várias maneiras de sair dessa situação.

O primeiro método contradiz todas as regras para o uso de tais dispositivos, porém, muitos usam em casa e ficam satisfeitos com o resultado. A essência desse método é remover suavemente uma partícula de poeira da tela. Para não danificar o dispositivo, você precisa pegar algo que amortece a força do impacto e distribuí-lo uniformemente. Um cachecol ou suéter de lã bastará. Depois de enrolá-lo em sua mão, você precisa começar a aplicar golpes leves na tela perto do local onde o corpo estranho está localizado.

Este método pode ser chamado de "bárbaro", mas é usado com bastante sucesso.

Uma opção mais suave - extraindo um objeto estranho das camadas da tela, eles também o criaram em casa. O objeto é retirado com aspirador, mas, como no método anterior, o principal aqui é não exagerar e manter a mangueira do aspirador à distância.

Quando é necessário substituir a tela?

Na maioria das vezes, a substituição da tela é necessária após sérios danos mecânicos, quando o reparo é impraticável ou é muito mais caro do que uma nova matriz. Isso acontece em caso de forte impacto na tela ou de sua queda. Esses pontos têm um limite de impacto claro, bem como vestígios de fissuras. Algumas novas telas podem mostrar contornos borrados, isso porque pixels próximos começam a queimar devido ao excesso de tensão.

Sobre como os pontos aparecem na tela da TV, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário