Antenas para TV: o que são e como escolher?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Modelos populares
  4. Como escolher?
  5. Regras operacionais
  6. Possíveis problemas

Antena de tv é parte integrante da TV, melhora a qualidade da recepção do sinal dos canais de TV. O design do dispositivo determina se será um sinal de TV analógico, digital ou satélite. No momento, os mais comuns são a televisão analógica e a digital. Mas como escolher a antena certa e o que procurar primeiro?

Peculiaridades

Antena de tv - um dispositivo muito comum, quase todas as TVs não funcionarão totalmente sem ele. A exceção são os dispositivos conectados à televisão a cabo. Os receptores de TV variam de acordo com o tipo ("Canal de onda", antena log-periódica, matrizes de fase e outros), cobertura de recepção de sinal, ganho.

As escalas de frequências de operação diferem e são divididas em antenas de banda, canal único e todas as ondas. Um sinal muito bom está sendo captado canal único dispositivos, mas infelizmente eles só recebem um canal. Antenas de banda Na maioria das vezes, os edifícios públicos e de vários andares são equipados; esses dispositivos são grandes e têm uma composição estrutural complexa. Mais comum receptores all-wave.

As dimensões do receptor estão relacionadas ao comprimento de onda. Uma alta frequência de recepção de sinal sinaliza uma onda curta e de pequeno tamanho do vibrador, diretores e refletor do dispositivo. O padrão de radiação afeta diretamente o ganho. Para receber transmissão de TV digital, além da antena, o receptor de TV deve ser compatível com o padrão DVB-T2 ou um receptor especial.

Existem também vários recursos a serem considerados aqui.

  1. A recepção do sinal é realizada apenas na faixa de decímetros - dispositivos operando na faixa de metros não são adequados para "digital".
  2. É necessário um amplificador. O amplificador pode ser embutido ou adquirido separadamente. O dispositivo é uma pequena unidade com alimentação própria, o sinal da antena é recebido e a saída é conectada à TV. Isso melhora a qualidade da imagem.
  3. O receptor deve ser altamente direcional para evitar interferência desnecessária no sinal.
  4. Se o sinal for ruidoso, instale equipamento com filtros para proteção contra sinais LTE.

Número de TVs também determina a escolha do receptor, na presença de um único dispositivo pode-se conviver com uma antena passiva, mas se houver vários dispositivos e o sinal do receptor for separado por um "caranguejo", então é melhor compra antena ativa.

Visão geral da espécie

As antenas de TV podem ser divididas em vários categorias, que por sua vez são subdivididas em subcategorias. Vamos considerar o principal desses tipos.

No local de instalação

O local de alojamento permanente pode ser um quarto ou uma rua. Vamos analisar as vantagens e desvantagens de cada tipo de antena.

  • Antena de televisão interna (doméstica). A variedade mais simples que não requer trabalhos especiais de instalação. A principal desvantagem é a má recepção do sinal. Freqüentemente, é equipado adicionalmente com um amplificador de sinal para melhorar a qualidade da recepção.

De acordo com seus parâmetros de projeto, esses dispositivos são divididos da seguinte forma.

  1. haste... Popularmente conhecidos como "chifres", são equipados com dois ou quatro vibradores bigode que captam os sinais. Devido às suas características técnicas, essa antena é compacta e fácil de dobrar.A principal desvantagem é que não há possibilidade de uma tintura universal.
  2. Estrutura... O equipamento deste tipo se parece com uma estrutura em um suporte de haste de metal. Eles captam um sinal na faixa de decímetros e requerem a instalação obrigatória de um amplificador. Eles funcionam melhor do que as antenas de haste, mas não muito.
  • Antena de TV externa (de rua). É uma fonte mais poderosa para receber sinais de TV. Esse dispositivo é instalado em telhados de edifícios de vários andares; o uso coletivo é muitas vezes possível. A altura do mastro depende diretamente do número de obstáculos para o sinal, quanto mais houver, mais alto será necessário instalar a antena.

Pela presença de um amplificador

De acordo com este princípio, todas as antenas são divididas em dois tipos.

  • Ativo... Esses dispositivos têm um amplificador de potência. Dispositivos deste tipo são necessários se o repetidor estiver localizado longe o suficiente e houver obstáculos enormes através dos quais o sinal é severamente distorcido e não passa bem. Além disso, um tipo de antena ativa é necessário se o dispositivo estiver localizado em uma área baixa, quando não houver visibilidade entre o repetidor e a antena de televisão. Esse dispositivo pode ser usado para várias TVs, para isso você precisa de uma T especial para o cabo da antena.
  • Passiva. Antenas ideais para quem mora perto de um repetidor. A única desvantagem é que o sinal pode ser distorcido devido à intensidade da recepção do sinal. Esse problema é resolvido com a instalação de um acessório especial - um atenuador, que silencia o sinal para o nível necessário.

Por design

Pelas características do projeto, os receptores são divididos em interno, externo e satélite... Já falamos sobre os dois primeiros tipos acima, portanto, não iremos nos concentrar particularmente neles. Considere com mais detalhes antenas parabólicas, popularmente chamadas de "antenas".

Esse tipo de dispositivo é maior do que as antenas domésticas externas ou portáteis. Os sinais são recebidos do satélite, não da torre de televisão. Dispositivo é uma placa de metal maciça, via de regra, pintado de branco, no qual se encontra o conversor, o número total de conversores pode ser até 3, depende da região de utilização do equipamento do satélite. A antena parabólica está programada para apenas um satélite, recebendo todos os canais que transmite, e a recepção dos sinais vai para mais de 20 canais, incluindo os pagos.

Os sinais transmitidos pelo satélite e pela emissora de televisão são completamente diferentes, portanto, além da antena, precisa de um receptor. Parece uma pequena caixa de plástico com um display na frente. Existem também botões para ligar / desligar o receptor, mudar o canal, volume e menu, isto é feito em caso de mau funcionamento do controle remoto. No caso, há um leitor de captura de cartão, uma porta USB através da qual um flash drive externo ou disco rígido é conectado, e a porta também é usada para trocar o software do receptor.

Há alguns anos, na presença de dois televisores em casa e na falta de vontade de ver o mesmo canal neles, foi necessário adquirir uma antena parabólica para cada um, mas agora este problema já não vale a pena. Tem aparecido conversores universais, seu equipamento técnico permite conectar dois cabos coaxiais. Contudo, receptor é necessário para cada TV individual, mas haverá uma placa. Conversor permite que você divida os sinais em dois fluxos - e você pode assistir a diferentes canais em diferentes TVs.

Antenas parabólicas são muito populares devido à recepção de sinal de alta qualidade, mesmo em áreas com difícil relevo natural, e existem muitos lugares assim na Rússia. Claro, ocorre interferência no funcionamento do prato, mas exclusivamente devido a fortes tempestades ou fortes nevascas. PARA desvantagens tais dispositivos podem ser atribuídos à complexidade da auto-instalação.

É necessário não apenas instalar o equipamento no ângulo certo e na direção certa, mas também verificar a qualidade do sinal.

Modelos populares

O mercado moderno oferece uma grande variedade de modelos de vários designs e tamanhos, desde uma pequena antena parabólica até uma grande antena parabólica. De toda a variedade de antenas internas, graças a análises na Internet, compilamos uma visão geral dos modelos de maior sucesso.

Selenga 104A Fabricado na China, compatível com qualquer TV. Aceita qualquer sinal devido ao amplificador embutido. Dos pontos negativos, os usuários observam o comprimento insuficiente do cabo (apenas 1,5 metros) e o design inconveniente da antena.

Próximo modelo Delta K131A. 03 " também da China. De todos os comentários sobre ela, a seguinte conclusão pode ser tirada - é possível usar esta antena de forma otimizada apenas em condições urbanas devido às especificações do amplificador UHF 40 dB. Este amplificador opera na faixa UHF ou os chamados "setenta", e essa faixa é boa para pegar ondas em áreas urbanas. Nas áreas rurais, as ondas diminuem mais rapidamente e o sinal torna-se inseguro. Além disso, a vantagem é o baixo peso e compacidade da antena. A desvantagem é a baixa qualidade de construção.

Modelo de antena de TV sul-coreana Hyundai H-TAI320 com um design de loop fechado incomum, combinado com duas antenas de chifre, oferece a mais ampla escolha de configurações. Isso porque a antena pode receber ondas nas bandas de VHF e UHF. A qualidade decente é alcançada por meio de um amplificador embutido. É possível receber sinais nos formatos DVB-T, DVB-T2, FM e DAB. Excelente relação qualidade / preço e qualidade.

Fabricante chinês de novo, mas não uma antena simples LUMAX DA1502A - sua característica é a possibilidade de uso tanto interno quanto externo. Segundo comentários da internet, o aparelho é de altíssima qualidade e resistente a quedas, o comprimento do cabo é de 3 metros. Quando usado como equipamento externo, para recepção de sinal ideal, é necessária uma altitude de 3-4 metros acima do solo. Uma garantia de 2 anos é um bom bônus do fabricante.

Outra antena interna chinesa HARPER ADVB-2120 provou-se no mercado russo devido às suas características. Isso inclui uma grande variedade de sinais capturados, uma aparência exclusiva de anel fechado que facilita o posicionamento da estrutura em qualquer superfície. O amplificador deste equipamento é alimentado diretamente de um receptor ou TV - vale a pena considerar esse fato ao comprar uma antena, pois nem todos os equipamentos podem ser adequados.

As antenas externas são igualmente populares, por isso escolhemos os 5 melhores dispositivos.

  • O fabricante russo REMO produz uma antena muito boa "REMO BAS-1111-P Pechora" com um arranjo assimétrico de elementos. Graças a um revestimento especial de polímero, o equipamento não teme as condições climáticas adversas. Não há amplificador de sinal, então a antena é adequada apenas para aqueles que estão dentro do raio de um sinal estável. Os usuários relatam que a qualidade da recepção em tal área é muito boa. Dentre as deficiências, deve-se destacar que não há cabo, suporte, plugue e conector no kit, eles deverão ser adquiridos separadamente.
  • A Coreia do Sul apresenta um modelo em sua linha de antenas Hyundai H-TAE240. Não há nada supérfluo no dispositivo, parece muito simples. A antena passiva possui uma estrutura de metal durável. Ele capta bem o sinal, mas exige várias interferências (linhas de transmissão de alta tensão, plantações, clima desfavorável).
  • China introduziu uma antena externa REXANT DVB-T2 RX-411 34-0411 de 8 elementos. Receptor com amplificador, por isso a qualidade do sinal é muito boa. Não é recomendado instalar o mastro da antena abaixo de 7 metros, pois isso pode causar interferência. O design é confiável, os usuários observam que ele funciona silenciosamente em condições climáticas adversas por 7 anos.
  • Receptor externo Funke ODSC100 do fabricante holandês tem pequenos parâmetros e um design atraente.O modelo possui ganho de 24 dB e ampla recepção de sinal na faixa de 174-240 MHz / 490-862 MHz. Destaca-se também a presença da tecnologia LTE INERT com filtros e blindagens que bloqueiam interferências de outras redes. Se você tiver uma TV com um sintonizador DVB-T2 ou um decodificador digital, poderá conectar uma transmissão de TV digital ou analógica. Das deficiências, note-se que o kit não inclui um injetor de energia e um cabo.
  • Antena Locus Meridian 07AF Turbo totalmente russo, com um amplificador balanceado de alta frequência patenteado exclusivo. O receptor é compacto e leve, com 7 elementos de alumínio. Nas especificações técnicas, note-se que para receber um sinal excelente é necessário que a TV forneça energia à entrada da antena, mas nem todos os modelos de TV estão equipados com esta. Nesses casos, o fabricante recomenda o uso do injetor de força da série LI. Os proprietários dessas antenas observam que elas são ideais para áreas difíceis, terrenos acidentados e mudanças de elevação.

As antenas parabólicas, independentemente do fabricante, funcionam exatamente da mesma forma. Mas mesmo entre eles existem aparelhos que foram reconhecidos como os melhores no mercado.

Antenas parabólicas móveis representado pela marca Azure AS-35T. Entre as vantagens, os compradores destacaram o tamanho compacto, instalação em qualquer ponto, montagem confiável e equipamento suficiente. Há apenas um menos - o ganho diminui periodicamente.

A antena de satélite offset mais confiável foi reconhecida placa "Supral 0,9 m" do fabricante Ural. As vantagens incluem tamanho ideal, excelente recepção de sinal e resistência a tempestades. Ainda há uma desvantagem, e bastante séria - não há revestimento anticorrosivo e a ferrugem aparece muito rapidamente.

A antena parabólica mais ideal em termos de relação preço-desempenho entre as antenas parabólicas perfuradas - LANS-97. Os aspectos positivos são: boa aparência, fixação reforçada, recepção de sinal muito boa, alta resistência à corrosão. Devido à transição para o formato DVB-T2, alguns dos espectadores decidiram comprar não um decodificador digital, mas uma antena japonesa anunciada "Booster 5g". Ao contrário do que garantem os vendedores, esse aparelho não é apenas ruim para transmitir canais federais, mas também é uma antena analógica convencional. É verdade, por uma taxa muito cara.

Como escolher?

Escolher uma boa antena de TV costuma ser muito difícil porque você precisa levar em consideração vários fatores:

  • condições do local de residência,
  • distância para o tradutor,
  • número de canais,
  • qualidade de recepção e muitos outros.

Nesse caso, a aparência não desempenha nenhum papel. Antena interna adequado para um número limitado de canais, e há uma grande probabilidade de que a qualidade do sinal seja recebida de maneiras diferentes em canais diferentes. Dentre esses receptores, vale a pena escolher modelos de recepção direcional. Eles são adequados para TVs antigas e modernas.

Com antenas externas a escolha é mais simples, podem ter dimensões diferentes, o principal é a altura de instalação. Receptores passivos funcionam bem em um ambiente urbano e em uma área próxima aos subúrbios ou áreas rurais, muitas vezes precisam antena de tipo ativo poderoso. Para dar uma residência de verão, você precisa de equipamento ativo, e dado o fato de que tais locais estão mais frequentemente localizados fora dos limites da cidade, é melhor se for ao ar livre, por exemplo, dispositivo do tipo "quadrado duplo".

Uma antena parabólica é mais adequada para uma TV LCD. Para essas antenas, as condições ambientais externas são importantes e, para um bom desempenho, você precisa conhecer as frequências dos satélites. Você mesmo pode instalar e configurar o equipamento, mas, na falta de experiência, é melhor confiá-lo a um especialista.

Regras operacionais

A compra do equipamento é apenas o primeiro passo para a operação. Seu é necessário montar, instalar, conectar e verificar o sinal quanto à qualidade da imagem corretamente... O processo de montagem de qualquer antena é divulgado nas instruções para ela, portanto, é necessário lê-lo com atenção antes de trabalhar. Para manter o desempenho do dispositivo, você precisa seguir algumas regras simples.

  1. A instalação ou desmontagem do dispositivo deve ser realizada, certifique-se de desconectá-lo da tomada.
  2. Não use um cabo coaxial composto, é melhor comprar um cabo de comprimento adequado e substituí-lo.
  3. Não deve haver objetos grandes distorcendo o sinal na linha da antena.
  4. O suporte da antena deve ser firmemente fixado, pois o vento é sentido mais forte na altitude do que no solo. O suporte deve ser capaz de resistir a rajadas de vento bastante fortes.
  5. O ajuste da antena consiste na orientação para a fonte do sinal e requer atualizações periódicas.
  6. Para melhor compatibilidade do dispositivo, use adaptadores.
  7. Use apenas as entradas e conectores especificados.
  8. Desconecte as antenas durante tempestades, principalmente se não houver aterramento.

Possíveis problemas

    Todos os tipos de antenas apresentam problemas e existem soluções gerais para cada um.

    1. Ta TV não vê a conexão com a antena... A causa do problema pode ser o cabo ou um mau funcionamento da TV ou do receptor. Isso é resolvido substituindo o cabo da antena por um novo e reparando o equipamento.
    2. A TV não mostra nenhum canal... Freqüentemente, o motivo da perda de sinal é devido a frequências de transmissão selecionadas incorretamente. Na antena parabólica, você precisa atualizar a recepção do sinal. Em antenas internas e externas, é necessário verificar o soquete da antena e, se tudo estiver em ordem, tente alterar um pouco a posição da antena.
    3. A TV não capta o sinal da antena comum... Esse problema pode ser causado por três motivos:
    • danos ao cabo coaxial;
    • um mau funcionamento no "caranguejo", divisor ou saída do cabo;
    • interrompendo a conexão dos plugues da antena.

    O problema é resolvido apenas com a substituição da peça defeituosa... Ainda existem vários problemas, mas são altamente especializados e requerem conhecimentos especiais para serem resolvidos. A escolha de uma antena requer uma abordagem competente, você não precisa apenas estudar as características do equipamento de televisão e a compatibilidade com a fonte de recepção dos sinais, mas também escolher o modelo que seja ideal em termos de suas qualidades.

    Para obter uma visão geral e montagem da antena passiva Locus Meridian 12F, consulte o vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário