Polycotton: características, composição e escopo
O polycotton é um dos tipos mais populares de tecidos mistos e é amplamente utilizado para costurar roupas de cama e têxteis para o lar.
O que é isso?
O polycotton é chamado de tecido moderno combinado composto por fios sintéticos e naturais, que foi inventado em meados do século passado nos Estados Unidos e rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo.
Ao misturar algodão e poliéster, os tecnólogos conseguiram obter um material higroscópico, respirável e durável que incorpora as melhores propriedades de desempenho de ambas as fibras. A presença dos sintéticos possibilitou a obtenção de tonalidades brilhantes durante o tingimento, e a presença dos fios de algodão tornou o tecido respirável e agradável ao toque. Além disso, graças ao poliéster, o material não encolhe e é muito mais barato que os tecidos de algodão natural.
A presença de fios sintéticos não permite que o tecido enrugue, e as fibras naturais garantem sua hipoalergia e respeito ao meio ambiente.
Estrutura de tecido
A proporção de algodão e poliéster no polycotton não é constante. Existem quatro tipos de materiais, cada um com suas próprias características e custo. Então, o tecido, que é 65% algodão e 35% sintético, é o mais caro... Isso se deve ao altíssimo teor de fibras naturais, o que torna o material o mais próximo possível dos tecidos naturais de algodão.
Próximo tipo é representado por tecidos com uma proporção igual de poliéster e algodão... Eles são caracterizados por uma boa ventilação e alta resistência. Custa um pouco mais barato que o tipo anterior, mas é difícil chamá-lo de opção de orçamento.
O terceiro e o quarto tipos de tecidos estão entre os materiais mais baratos, razão pela qual são especialmente populares entre os consumidores. Um deles contém 35% algodão contra 65% sintéticos e é caracterizado por alta resistência ao desgaste e bastante boa permeabilidade ao ar.
O segundo é o tipo de material mais orçamentário e inclui apenas 15% de fios naturais e 85% artificiais... O material é fácil de limpar e apresenta alta solidez da cor. A durabilidade dos produtos confeccionados com esse tecido será um pouco menor que a dos produtos com teor 100% sintético, porém, em comparação com os tipos anteriores, esse tecido é considerado o mais durável.
Vantagens e desvantagens
Demanda estável do consumidor e a grande popularidade do Polycotton devido a uma série de vantagens importantes deste material.
- Alta resistência e longa vida útil os tecidos o distinguem das telas totalmente naturais.
- Brilho e solidez da cor o material permite que você o use para fazer roupas e colchas.
- Vinco baixo as lonas permitem que os produtos de poliéster mantenham uma aparência elegante. Esta propriedade do material é especialmente valiosa na produção de roupas esportivas e roupas de cama, que, após a lavagem, não podem ser passadas a ferro.
- Tecidos de polialgodão não encolhem e não se deforma com a lavagem regular na máquina. Além disso, os produtos são fáceis de lavar e secar muito rapidamente.
- Alta higiene roupas de polialgodão se devem à excelente higroscopicidade do material e sua capacidade de passar livremente o ar.
- Custo confortável o tecido misto o distingue de muitas telas naturais.
No entanto, junto com as vantagens óbvias, o polialgodão ainda tem suas desvantagens.Basicamente, a sua presença explica-se pela presença de fibras sintéticas, à medida que aumenta o teor quantitativo das quais as desvantagens tornam-se mais pronunciadas. Então, telas com presença de grande quantidade de poliéster podem provocar o aparecimento de reações alérgicas na pele... Além disso, após lavagens frequentes, formam-se grânulos no tecido, o que, obviamente, não aumenta a sua estética e atratividade.
As roupas de polycotton têm tendência ao acúmulo de eletricidade estática e, como resultado, atraem poeira e pequenos detritos mecânicos (fios, fiapos e cabelos).
As desvantagens acima são muitas vezes a razão para se recusar a comprar roupa de cama de polialgodão. Apesar da diferença de preço, o consumidor prefere na maioria das vezes chita 100% algodão grosso, que não é eletrificada, respira, é totalmente higroscópica e não causa reações alérgicas.
Porém, se você escolher produtos com uma proporção menor de poliéster, não ultrapassando 50% do volume total, poderá não notar muita diferença entre o poliéster e o tecido natural.
Isso se deve ao fato do algodão, presente mesmo em baixo percentual, ser capaz de proporcionar elevadas propriedades higiênicas ao material. Aconselha-se a utilização de tecidos com alto conteúdo sintético para costurar capas, panos de cozinha, toalhas de mesa e cortinas.
Visualizações
O policotão é classificado de acordo com várias características, sendo a mais básica delas o tipo de tecelagem dos fios.
De acordo com esse critério, os tecidos são divididos em três tipos.
- Tecelagem simples é uma versão clássica do arranjo dos fios, em que os fios da urdidura e da trama são ligados alternadamente. O resultado é um tecido liso de dupla face.
- Material de sarja representado por telas em que há 2-3 fios de urdidura para cada fio de trama. Graças a esta disposição dos fios, é possível deslocar um fio e formar cicatrizes diagonais no tecido.
- Tecido de cetim é fiado com uma tecnologia semelhante à tecelagem de sarja, com a única diferença de que um fio de trama se sobrepõe por dois ou três, e quatro fios de urdidura de uma vez. Como resultado, o passo é deslocado por dois ou mais fios, formando um tecido com uma frente lisa e uma parte traseira ligeiramente áspera.
O próximo critério pelo qual o polycotton difere é o tipo de coloração. Nesta base as telas são divididas em branqueadas e tingidas simplesmente... Os primeiros são produzidos numa tecelagem de Ivanovo e distinguem-se pela sua cor branca pura. A roupa de cama de poliéster branqueado é amplamente utilizada na hotelaria e nas estâncias turísticas.
As telas tingidas lisas têm uma cor sólida profunda e são muito procuradas na produção de conjuntos de cama para o lar.
Onde é usado?
O âmbito de utilização do polycotton é bastante amplo. Telas lisas ou de cores lisas são usadas para costurar roupas de cama, como colchas, fronhas, roupas de cama, lençóis e edredons. O tecido branqueado é indispensável na fabricação de encomendas de roupas de cama para hotéis, hospitais, sanatórios e trens de passageiros de longa distância.
Devido à presença na composição dos fios de poliéster, esse linho é facilmente branqueado e resiste ao tratamento antibacteriano térmico necessário para esta categoria de linho.
Os tecidos multicoloridos também são ativamente utilizados na costura de roupas de cama e têxteis para o lar, sendo considerados o grupo de produtos mais demandado neste segmento. O polycotton se adapta bem ao acolchoado. Isso se deve à presença de fios sintéticos que evitam a formação de grandes orifícios de agulha durante o acolchoado.
O material acolchoado é muito popular e insubstituível na costura de colchas, cobertores e colchões.
No entanto, ao fazer roupas de cama ou têxteis para a casa por conta própria, você deve ser guiado por algumas regras para o uso de um tipo específico de polialgodão.
Panos com 50% de materiais sintéticos não são recomendados para a confecção de conjuntos infantis. Isso se deve à baixa higroscopicidade e má ventilação do material.
Mas cortinas, um protetor de colchão, toalhas de mesa, guardanapos e aventais de cozinha feitos com esse tecido serão diferenciados por maior resistência à sujeira, longa vida útil e capacidade de lavagem rápida. Por outro lado, os tecidos com alto teor de algodão são ideais para camisas, blusas, roupas esportivas, roupões e conjuntos de cama para bebês. Esses produtos não interferem na remoção de umidade do corpo e permitem que ele respire.
Conselhos sobre cuidados
Apesar do fato de os produtos de polialgodão não serem absolutamente exigentes em termos de cuidado, algumas regras de manuseio devem ser seguidas. Portanto, antes de usar roupa nova, recomenda-se enxaguar em água fria, e todas as lavagens posteriores devem ser feitas em água com temperatura não superior a 40 graus.
Não é recomendável branquear tecidos tingidos com agentes que contenham cloro, caso contrário, existe o risco de perda de cor e atratividade do produto.
A fiação das coisas deve ser feita em baixas velocidades, e é recomendado secar o polialgodão longe de aparelhos de aquecimento e luz solar direta. Antes de secar, o produto deve ser bem agitado e alisado - isso evitará o engomar e dará ao tecido uma aparência bem cuidada. Se, no entanto, surgir a necessidade de passar a roupa, a chave do ferro deve ser ajustada para o modo "seda".
Avaliações
Em geral, os consumidores falam bem da Polycotton. Existe um baixo custo, em comparação com os tecidos naturais, e a possibilidade de dispensar a passagem a ferro. Os atletas observam a conveniência de usar camisetas com alto conteúdo sintético. Durante treinos sérios, as roupas de algodão absorvem o suor rapidamente, mas permanecem molhadas por muito tempo.
Os sintéticos, por outro lado, secam rapidamente e não dão ao atleta a desagradável sensação de roupas molhadas após o final do treino ou nos intervalos das aulas.
Também se chama a atenção para um bom resultado de lavagem. Embora os produtos de algodão muitas vezes exijam branqueamento e, às vezes, uma imersão adicional, os tecidos com alto conteúdo sintético são lavados instantaneamente. Entre as desvantagens estão má ventilação e pilling. Além disso, mais de um produto não tem cobertura de aparência, por mais delicada que seja a lavagem. Com o tempo, até as coisas da mais alta qualidade são eliminadas.
No entanto, apesar de algumas deficiências, o polycotton é um material moderno muito popular e de alta qualidade.
Para saber o que é um polycotton, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.