Quanto tempo vivem as baratas?
Baratas em casa não são hóspedes bem-vindos. Para combatê-las com eficácia, você precisa saber qual é o ciclo de vida dos diferentes tipos de baratas domésticas, quanto tempo podem viver sem água e comida e se é verdade ou mito que um inseto pode viver algum tempo mesmo sem uma cabeça ...
Vida útil
No momento, existem cerca de 4600 espécies de baratas na natureza. Mas hoje vamos considerar apenas aqueles que moram em casas ao lado de uma pessoa. Aqui estão eles:
-
vermelho (Prusak);
-
Preto;
-
mobiliário;
-
Americano.
Vamos conhecer mais detalhadamente o ciclo de vida de cada espécie.
Barata vermelha
Na Rússia, é o Prusak que é encontrado com mais frequência. Seu ciclo de desenvolvimento está incompleto:
-
quando uma barata sai de um ovo, ela tem um tamanho muito pequeno (até 3 mm) e cor branca - é chamada de ninfa;
-
com o tempo, a cobertura quitinosa começa a escurecer;
-
após 60-90 dias (mas às vezes mais, depende das condições de vida), o inseto atinge a fase adulta e torna-se adulto;
-
depois disso, a barata vermelha consegue viver mais cerca de 9 meses e, em geral, seu ciclo de vida é de 1 ano.
Os prussianos estão sempre em busca de comida, portanto, para combatê-los, é mais eficaz usar preparações em forma de gel. Além das donas de casa, essa opinião também é compartilhada por profissionais processadores, o que confirma ainda mais esse fato. Os mais populares são os géis que podem reter sua atratividade por muito tempo. Por exemplo, o gel da marca Hector, além da isca combinada, é capaz de não secar por dois meses. Durante este tempo, todos os insetos do seu apartamento terão tempo para provar a iguaria que é mortal para eles.
Barata negra (oriental)
Esta variedade é caracterizada por um brilho brilhante da concha, a cor varia do marrom avermelhado ao preto resinoso. Indivíduos do sexo masculino crescem até 2,5 cm de comprimento, ¾ do corpo ficam escondidos sob as asas e seus últimos segmentos estendem-se além delas. As fêmeas são maiores - seu corpo chega a 3,2 cm de comprimento, as asas estão ausentes e os élitros são encurtados, cobrindo apenas alguns segmentos do corpo.
As baratas pretas são incapazes de voar e pular, em geral, rastejam apenas no chão, mas não em paredes e outras superfícies verticais.
O habitat natural desta subespécie é a rua, e não uma habitação humana. As baratas negras aninham-se sob as folhas, pedras, pranchas e troncos caídos.
Porém, às vezes eles entram nas casas e se instalam ali, preferindo rachaduras atrás dos rodapés, rachaduras na tubulação de esgoto.
O ciclo de desenvolvimento, como o do ruivo, é encurtado e consiste nas seguintes etapas:
-
a fêmea põe uma ooteca fertilizada (uma câmara onde 8-20 ovos são armazenados e desenvolvidos), da qual as larvas aparecem após um mês e meio;
-
depois de 10 mudas, a larva se torna um inseto de pleno direito, mas o período exato de maturação não pode ser chamado - depende totalmente da temperatura ambiente (nas regiões onde faz calor, ou nos meses de verão, esse período pode ser 200 dias, mas em condições frias - todos os 800);
-
na fase adulta, a barata preta consegue viver mais cerca de 6 meses.
Barata americana
Esta subespécie é a maior das consideradas - o comprimento do corpo chega a 5 cm, a cor é vermelho-avermelhada, o contorno da frente posterior é indicado por uma faixa amarela. O "americano" corre muito rápido, pode pular e voar em distâncias curtas (por exemplo, pular do armário e voar para a mesa).
O habitat do inseto é a rua e a habitação humana. Locais naturais de implantação - folhas caídas, árvores, canteiros de flores. Em ambientes urbanos, os "americanos" preferem chuveiros, porões e sótãos, bem como banheiros e cozinhas.
Ciclo de desenvolvimento:
-
como na variedade anterior, uma fêmea põe uma cápsula com ovos nos quais as larvas se desenvolvem - em condições favoráveis, nascerão após 25-35 dias;
-
antes de atingir o estágio de imago, a ninfa deve se transferir de 10 a 13 mudas, na última das quais adquire asas e a capacidade de reprodução;
-
o caminho da larva até a imago leva 180 dias, no estado adulto a barata consegue viver cerca de mais 1 ano.
Mobília barata
E, por fim, o último representante do esquadrão das baratas, de que queremos falar, é uma barata de móveis, ele também é uma barata listrada de marrom. Este inseto é bastante compacto em tamanho (o comprimento de seu corpo é 1,1-1,4 cm) com asas transparentes projetando-se além da borda do corpo nos machos e cobrindo-o em 2/3 nas fêmeas. Esta subespécie também é capaz de pular e voar por curtas distâncias.
A barata de móveis vive principalmente em climas quentes e secos. Ele adora instalações bem aquecidas - instituições infantis, hospitais.
Ciclo de desenvolvimento:
-
o desenvolvimento embrionário em um ovo leva 49 dias;
-
a larva atinge a fase adulta em 90-270 dias (o período depende da temperatura ambiente - quanto mais alta, menor é o período);
-
um adulto vive cerca de 3-4 meses a mais, em condições favoráveis - 10 meses.
Para uma luta bem-sucedida contra as baratas, é necessário entender o que esses parasitas bigodudos procuram nos lares humanos.
-
Claro, a comida está em primeiro lugar: migalhas de pão, frutas, vegetais, resíduos de alimentos doces, manchas de óleo seco, cola de papel de parede - tudo isso vai para o negócio das baratas.
-
Um inseto não pode viver sem água, mas no apartamento fica - são gotículas no fundo da pia, banheira e água do vaso sanitário, condensação e restos de chá e café. Sabe-se até que as baratas, em busca de líquido, podem rastejar sobre uma pessoa e procurar saliva em seus lábios. Na maioria das vezes, eles escolhem filhos para esses fins.
-
Está sempre quente na casa de uma pessoa - isso também é muito importante para os insetos. O frio é destrutivo para eles.
-
A área de estar sempre esconde muitos lugares isolados: aqui e as rachaduras atrás dos rodapés, eletrodomésticos e móveis. Como as baratas preferem "caçar" à noite, elas podem se esconder de seus olhos em um deles por meses.
Quanto tempo eles podem viver sem comida e água?
As baratas são legitimamente consideradas um dos insetos mais resistentes, capazes de se acostumar a quase todas as condições ambientais (exceto, talvez, reduzir a temperatura para uma marca negativa). Mas eles podem viver sem comida e água e, em caso afirmativo, por quanto tempo? Vamos descobrir.
Devido ao metabolismo mais lento (20 vezes menor do que o humano), as baratas conseguem viver muito tempo, sem comer absolutamente nada. Por exemplo, um Prusak pode morrer de fome por cerca de 40 dias, e seu "irmão" negro - todos os 70.
No entanto, não se apresse em se alegrar se achar que só precisa limpar a casa com mais frequência e esconder os alimentos em recipientes hermeticamente fechados, armários e geladeira. Em casa, a barata não espera até que uma migalha de pão caia da mesa, ou você esqueça o doce desdobrado na mesa - ela vai começar a comer papel, sabão, couro “mordedor” e tecidos naturais.
O parasita tentará com todas as suas forças sobreviver, mesmo com tal ração.
Mas o que ele não tolera é a falta de umidade. Sem água, a barata viverá com a força de 10 dias, após os quais morrerá. Isso se deve ao fato de o líquido ser muito importante para a regulação da temperatura corporal do inseto, ou seja, para evitar sua elevação excessiva.
A perda de umidade em pequenas baratas é mais rápida do que em indivíduos grandes.
Surge a pergunta: como privar os parasitas da capacidade de encontrar água nos aposentos? Resposta: de jeito nenhum. No apartamento, em qualquer caso, pelo menos em algum lugar, mas haverá uma gota d'água (e as baratas não precisam de muito): na pia, na banheira, na "bica" da torneira, no vaso sanitário, no vaso depois de regar a planta, na vidraça (condensação) e até no sapato molhado depois da chuva.
Quanto tempo eles viverão sem cabeça?
Agora vamos descobrir, verdade ou ficção, o fato bem conhecido de que as baratas podem facilmente viver sem cabeça.
Devido às peculiaridades da respiração (o inseto respira com traquéias, que se distribuem por todo o corpo), a barata não sufoca na ausência de cabeça. Os sistemas digestivo, nervoso e circulatório também funcionam quase autonomamente um com o outro. Se a cabeça da barata for arrancada, os vasos cervicais ficarão obstruídos, o sangue coagulará muito rapidamente e todo o sistema de fornecimento de sangue funcionará do mesmo modo. É por isso que o inseto sem cabeça pode viver quase 10 dias a mais!
Os impulsos nervosos também passarão pelo corpo, de modo que os reflexos motores não serão desativados.
Mas há alguns mas. A boca da barata fica na sua cabeça, então ela não poderá se alimentar, sob outras condições favoráveis o inseto logo morrerá de fome e desidratação. E sem olhos, a barata não verá para onde rastejar, portanto, será muito problemático para ela se esconder do inimigo.
Há uma opinião de que este inseto tenaz é capaz de sobreviver até mesmo ao apocalipse. Bem, talvez, se apenas o permafrost não se tornar um "satélite" do fim do mundo.
Talvez a humanidade algum dia seja capaz de verificar a veracidade dessa hipótese.
O comentário foi enviado com sucesso.