Tudo sobre baratas vermelhas
Quase todo mundo passou por um procedimento tão irritante e desagradável como envenenar baratas. Apesar da ampla gama de meios para combatê-los, hordas de pragas ainda inundam apartamentos, casas e muitos outros habitats humanos. Os habitantes "ilegais" mais comuns de apartamentos e casas são as baratas vermelhas. Este artigo contará a você como eles se parecem, de onde vêm, as nuances de sua reprodução e como gravá-los.
Como eles se parecem e quanto tempo eles vivem?
A barata vermelha é um inseto de aparência desagradável, também conhecido como Prusak. Por isso é chamado apenas na Rússia, pois acredita-se que seus primeiros representantes vieram da Prússia. Em outros países, essa barata de tamanho médio tem nomes diferentes. É um dos representantes dos insetos da superordem das baratas. No total, são conhecidas cerca de 7,5 mil espécies de baratas. Como já mencionado, o Prusak é bastante pequeno - seu comprimento é de 1,5 cm (um adulto). A barata tem esse nome ("vermelho") por causa dos tons predominantes de vermelho e amarelo em que todas as partes de seu corpo são pintadas.
A barata vermelha comum consiste em uma cabeça, cefalotórax e abdômen. Além da aparência específica e estrutura característica de todas as baratas, também vale a pena notar sua cabeça oblonga e olhos escuros bem afastados. Como característica importante, a descrição pode incluir a presença de ventosas especiais nas patas. Graças a eles o inseto pode se mover ao longo de paredes e tetos. Apesar do fato de que os prussianos nascem com asas, eles não podem voar ao longo de sua vida subsequente. As asas são necessárias para que possam planar e não cair ao descer de grandes alturas. Os machos se distinguem por um corpo estreito, um abdômen em forma de cunha com uma borda não coberta por asas. As fêmeas são relativamente grandes - seu abdômen é largo, arredondado e completamente coberto por asas.
A barata vermelha se adapta bem e rapidamente às novas condições. Ele pode ficar sem comer por muito tempo. Os representantes desta espécie de baratas preferem um estilo de vida noturno. Os principais ajudantes desses insetos são os bigodes. Com bigode, a barata fica bem orientada no ambiente, pois permitem cheirar diversos cheiros. Com a perda de pelo menos um bigode, a barata deixa de navegar no ambiente. Isso se torna uma garantia quase completa de que o inseto morrerá muito rapidamente.
A barata vermelha "caseira" vive cerca de 8 a 10 meses... As condições da casa são consideradas as melhores para uma barata - geralmente faz calor nos aposentos e tem muita comida (mais precisamente, seus restos). As baratas adoram principalmente alimentos ricos em carboidratos e açúcar. Esses alimentos podem estender sua vida útil. Na selva, eles vivem menos.
Como se reproduzem e o que comem?
Como você sabe, as baratas se reproduzem muito ativamente. Para desgosto de todos os proprietários em cuja habitação se instalaram, é importante referir que os prussianos se reproduzem durante todo o ano. Vamos examinar mais de perto como isso acontece. A reprodução ocorre por iniciativa da fêmea. Ela começa a secretar substâncias odoríferas que atraem os machos e também assustam outras criaturas vivas. Após o acasalamento, os machos deixam suas células sexuais no corpo da fêmea. Devido a isso, as fêmeas podem colocar ovos várias vezes sem acasalamento subsequente.Às vezes, um único acasalamento é suficiente para uma fêmea botar ovos sozinha ao longo de sua vida.
Seu desenvolvimento é caracterizado como "metamorfose incompleta". Isso significa que ocorre uma transformação incompleta - as larvas não têm uma fase de pupa, mas se tornam adultas após passar por várias mudas.
A fêmea põe cerca de 30 ovos em uma cápsula marrom, localizada na ponta do abdômen. A cápsula que contém os ovos é chamada de ooteca. Pode ser visto na ponta do abdômen da mulher. Cada ovo eclode entre 2 e 4 semanas. As larvas eclodidas são brancas e, a cada uma das seis mudas seguintes, começam a escurecer e gradualmente adquirem sua cor marrom-avermelhada. Para um ciclo de vida completo, as fêmeas carregam de 4 a 10 dessas ootecas. Assim, o útero pode dar vida a quase 300 novas baratas.
Via de regra, as baratas vermelhas preferem comer quase todos os alimentos que uma pessoa ingere. Em tempos difíceis, eles podem se transferir para papel, tecido, cola de papel de parede (e o próprio papel de parede), sabonete. As baratas podem viver sem comida por um mês, sem água - por cerca de uma semana.
Eles mordem?
As baratas têm um mecanismo especial de boca que lhes permite roer e mastigar até mesmo coisas relativamente duras (como papel). Em teoria, as baratas podem morder. Em vez disso, eles podem morder levemente a pele humana. Eles fazem isso para beber sangue. Ela os substitui por água. Quando algumas baratas exóticas mordem, você pode ver não apenas um vestígio, mas também uma reação alérgica. A razão para isso é a tropomiosina, que está contida em sua saliva. Essa proteína causa alergias.
No entanto, como regra, as baratas vermelhas não mordem. Mas parte de sua dieta são pedaços queratinizados da derme. Simplificando, eles podem subir em uma pessoa e se alimentar de pedaços de pele morta. Em particular, há casos em que comeram pedaços de derme das mãos e do rosto de uma pessoa. Eles podem morder. Eles podem fazer isso, como já foi dito, pelas mandíbulas. Mas esse comportamento não é típico de baratas domésticas. Eles fazem isso em casos extremamente raros, na completa ausência de comida e água. Muito mais provável é uma picada de carrapato, inseto, mosca e mosquito.
Razões para o aparecimento
A primeira e principal razão pela qual os prussianos aparecem na casa é condições anti-higiênicas... A barata é atraída por pratos sujos com pedaços de comida, migalhas de comida no chão ou outras superfícies. Esses insetos também irão para o local onde o açúcar e a farinha são espalhados.
A razão para o súbito aparecimento de baratas em uma casa onde nunca estiveram ou não foram por muito tempo pode ser a vizinhança. Vizinhança com pessoas que tiveram a infelicidade de "abrigar" baratas com quase 100% de probabilidade levará ao fato de que viverão não só com você, mas também com todos os vizinhos. Isso é especialmente verdadeiro para edifícios de apartamentos. Nesse caso, não importa de que lado ficarão os vizinhos - os insetos se moverão até mesmo para salas lacradas à primeira vista.
Muitas vezes é difícil entender de onde vêm as baratas em uma casa particular, especialmente se a casa é limpa regularmente e não há condições anti-higiênicas. Talvez tenham sido trazidos com coisas de viagens ou de outras coisas que foram levadas pelos proprietários para superexposição. As baratas vivem em muitos hotéis, bem como em alguns trens e ônibus de longa distância.
Essas pragas também podem entrar por meio de esgotos e canos de esgoto. Tubos de ventilação são sua rota favorita. Portanto, é aconselhável cobri-los com uma malha fina.
Como se livrar?
Você precisa lutar contra as baratas imediatamente depois que pelo menos uma delas for encontrada. Num apartamento, literalmente em duas semanas, várias baratas podem se transformar em horda com seu habitat já escolhido e pernoite.
Em primeiro lugar, é necessário colocar as coisas em ordem no apartamento ou em qualquer outro espaço de vida. A partir de agora, não há necessidade de deixar a louça suja - é necessário lavá-la imediatamente.Os recipientes de alimentos também precisam ser removidos ou lacrados imediatamente. Não deve haver restos de comida ou comida em toda a sala de estar com livre acesso. Além disso, certifique-se de jogar fora o lixo regularmente. A melhor maneira de tirar os prussianos para sempre é bloquear o acesso à água. É ela a base de sua vida. É necessário eliminar todos os vazamentos, bem como substituir as tubulações que podem permanecer úmidas por um longo período. A sala deve permanecer seca - não deve haver poças ou recipientes com água nas superfícies. Somente depois de concluir essas manipulações relativamente simples, você pode começar a envenenar os parasitas.
Vale ressaltar que não adianta tirar baratas, mesmo que os vizinhos não sigam as regras de higiene, não lutem com condições insalubres. Na maioria das vezes, as baratas vivem na cozinha e em banheiros / lavabos. Portanto, armadilhas, venenos e venenos para baratas, em primeiro lugar, são colocados lá.
Scarers e armadilhas
Existem armadilhas simples e elétricas. Os primeiros são papel colante com isca. A armadilha elétrica também contém iscas. Os insetos, impulsionados por este cheiro, entram na armadilha, onde são mortos com um pequeno choque. As armadilhas elétricas precisam ser limpas de vez em quando. Eles também requerem uma conexão de energia.
As armadilhas podem ser compradas ou feitas por você. Para fazer a armadilha mais simples em casa, leva-se uma lata ou recipiente, ao longo das bordas é revestido com uma substância pegajosa (por exemplo, vaselina). Uma isca (geralmente comida) é colocada no meio.
Para prevenir o aparecimento de parasitas, são usados repelentes. O repelente mais comum é o ultrassônico. Este dispositivo cria ondas ultrassônicas que fazem com que os parasitas fiquem longe dele. Deve ser lembrado que o uso do aparelho é apenas prevenção, e torna-se ineficaz se as baratas já se instalaram.
Produtos químicos
Eles também são chamados de inseticidas. Agora, produtos dessa categoria podem ser encontrados em todas as lojas, até mesmo pequenas. Várias categorias podem ser distinguidas - géis, aerossóis, lápis de cor, pós e emulsões. Em situações especialmente críticas, a desinfecção em grande escala é realizada. São realizados por empresas especiais. Este procedimento também é realizado em órgãos governamentais, bem como em edifícios de escritórios, shopping centers, oficinas ou outras dependências não residenciais.
Maneiras populares de se livrar
Esses métodos são os mais populares até hoje. O primeiro assistente na luta contra as baratas é o ácido bórico. É misturado com purê de batata e espalhado por todo o apartamento ou casa. O ácido desidrata a barata e morre. O método não é adequado para quem tem animais em casa. Além disso, você não precisa fazer isso se houver crianças pequenas em casa.
No controle de pragas, é usado e amônia. Seu cheiro não é apreciado apenas pelas pessoas, mas também pelas baratas. Deve ser adicionado à água, que posteriormente precisará ser lavada em pisos, prateleiras e até paredes.
Como voce sabe, baratas medo do frio e eles não o toleram bem. Portanto, se o tempo na sua área cair abaixo de -5 graus, você só poderá abrir as janelas da sala por várias horas.
A uma temperatura tão baixa, a maioria das pragas morrerá relativamente rápido. Este método contra as baratas não é apenas o mais simples, mas também o mais orçamentário e pouco trabalhoso.
A folha de louro luta contra as baratas. Contém substâncias aromáticas que afetam negativamente o sistema respiratório do inseto. Uma ou duas folhas serão suficientes para espantar as baratas em uma gaveta ou armário. Para instalações, decocções ou infusões são usados. A receita é bastante simples - você precisa embeber 15 folhas de lavrushka em 1 copo de água fervente em uma garrafa térmica. Para infusões, em vez de água fervente, use aguardente. Você precisa infundir o caldo por 4 horas, e a infusão - 2 semanas em um local escuro.Além disso, com esses caldos / infusões, você pode limpar os locais onde o risco de baratas é muito alto. Claro, durante uma invasão de baratas, não faz sentido combatê-los com uma lavrushka. Este método é profilático.
Um bom remédio também é pulverizando com uma solução de folhas de sabugueiro... Vários ramos de sabugueiro são fervidos por pouco mais de uma hora em 1 litro de água. Em seguida, a pulverização é realizada em todas as superfícies onde as pragas podem viver.
As folhas de sabugueiro também auxiliam no combate a formigas e roedores.
O alcatrão de bétula combate muitas pragas não só de jardim, mas também de pragas domésticas. Também é um anti-séptico. O cheiro de alcatrão é mal tolerado por quase todas as pragas. Praticamente não podem ser envenenados (ou seja, uma pessoa) e podem ser usados no combate às baratas em qualquer forma - na forma de pulverização, adição de água, que depois pode ser lavada pisos ou superfícies. Dos pontos negativos, vale destacar o fato de que um cheiro desagradável pode permanecer na sala por muito tempo e em tudo que o alcatrão tocou.
O comentário foi enviado com sucesso.