Como são as baratas brancas e como se livrar delas?
As perguntas sobre de onde vêm as baratas brancas domésticas, o que significa sua aparência, por que esses insetos são perigosos em um apartamento, surgem cada vez com mais frequência. De fato, tendo encontrado um visitante tão indesejado em uma casa ou apartamento, até mesmo uma pessoa com os nervos fortes pode sentir desconforto. Para entender tudo, para descobrir se existem baratas albinas na natureza, uma visão detalhada das características desses insetos ajudará.
Descrição
Uma barata branca encontrada em uma casa ou apartamento levanta muito mais questões do que suas contrapartes vermelhas ou pretas. No entanto, qualquer representante deste tipo de insetos promete pouco agradável às pessoas que habitam seus aposentos. Existem muitas hipóteses sobre por que as pragas domésticas têm uma cor incomum. Entre eles, existem versões bastante fantásticas - de mutações genéticas à radiação radioativa. A realidade é muito mais prosaica.
Uma barata com uma capa quitinosa branca não é de forma alguma um albino. Este é apenas um jovem indivíduo passando por um período de muda. As pequenas baratas, à medida que envelhecem, mudam de capa várias vezes. Os insetos que acabaram de deixar cair sua velha carapaça parecem muito incomuns. São quase transparentes, com corpo esbranquiçado.
Após 4-6 horas, a carapaça da ninfa ganha pigmento. Os insetos ficam mais escuros, marrom-avermelhados ou enegrecidos. Como as ninfas raramente são vistas pelos humanos (elas preferem se esconder em lugares escuros no banheiro ou em outras áreas da casa), o mito de que existem baratas brancas mutantes se tornou um fenômeno bastante popular.
Além disso, às vezes a descoloração da quitina pode ser observada em indivíduos totalmente adultos. Essa reação temporária do corpo é causada pelo envenenamento de pragas com preparações contendo cloro.
Além disso, eles nem sempre morrem por causa desses inseticidas - isso significa que você pode encontrar uma barata branca mesmo após o processamento da caixa. Essa reação é especialmente comum ao usar produtos químicos desatualizados. Na desinfecção moderna, os agentes que contêm cloro não são usados devido à sua alta toxicidade para os humanos.
Externamente, uma ninfa branca difere pouco de uma barata adulta. Ela tem:
- corpo oval plano com até 20 mm de comprimento;
- cabeça triangular;
- pronoto;
- cobertura quitinosa;
- mandíbulas fortes com dentes;
- antenas alongadas;
- élitros e asas;
- 6 pernas.
Em casas e apartamentos, apenas as espécies mais comuns desse inseto são encontradas com mais frequência - baratas pretas e vermelhas sinantrópicas. São suas ninfas brancas ou indivíduos quimicamente iluminados que perturbam a paz dos modernos habitantes da cidade.
De onde eles vêm e como são perigosos?
O aparecimento de baratas de qualquer cor em instalações residenciais está sempre associado a um perigo para a saúde humana. Em primeiro lugar, essas pragas são a fonte de alérgenos fortes. A reação pode se manifestar pelo contato com sua capa quitinosa, bem como pela inalação de vapores deixados por fezes e secreções de insetos. O contato constante com alérgenos tão fortes pode levar ao desenvolvimento de asma, edema de Quincke.
O perigo vem das baratas e por outros motivos. Seu estilo de vida está diretamente relacionado a visitas a lugares que estão longe do conceito de saneamento. Dentre as doenças transmitidas por pragas, pode-se distinguir:
- helmintíase;
- micoses;
- disenteria;
- salmonelose;
- tuberculose;
- infecções cócicas, incluindo meningite.
Viajando ao longo das paredes de rampas de lixo, porões, canos de esgoto, os insetos coletam bactérias e patógenos na superfície de seus corpos. Movendo-se para a casa de uma pessoa, em contato com alimentos, pratos, utensílios domésticos, as baratas espalham microorganismos perigosos. Quando ingeridos, podem levar ao desenvolvimento de doenças infecciosas.
Espécies sinantrópicas de baratas também são obtidas na casa de uma pessoa, não na rua. Entre as formas de sua distribuição estão:
- latas de lixo e locais para contêineres;
- estabelecimentos de restauração;
- apartamentos infectados de vizinhos;
- caves;
- quartos do sótão.
As baratas que vivem ao lado de uma pessoa se movem facilmente ao longo de canos de esgoto, dutos de ventilação e abrem caminho nas fendas entre as lajes do teto de painéis. É quase impossível para eles bloquearem o caminho. Mas, na maioria das vezes, a própria pessoa acaba sendo o culpado dessa vizinhança. Violação das regras de segurança sanitária em casa, negligência com a limpeza regular, armazenamento de restos de comida apodrecendo - todos esses fatores, combinados com torneiras pingando, canos vazando, aumentam significativamente o risco de colisão com baratas, incluindo suas ninfas brancas.
Outra forma atípica de as baratas entrarem em casa está associada ao hobby exótico das pessoas modernas. Os detentores de terrários usam insetos como base alimentar. Uma barata fugitiva pode muito bem se tornar a fundadora de uma nova população de pragas.
Já as ninfas, devido à fraca cobertura quitinosa, levam um estilo de vida mais reservado do que os adultos. Nesse estágio de desenvolvimento, os insetos preferem se esconder em locais escuros e isolados, com livre acesso à água. Se sem comida uma barata pode viver até seis meses, então sem umidade - apenas alguns dias. É em busca de um bebedouro que a praga imediatamente após a muda chama a atenção de uma pessoa.
Como lutar em um apartamento?
Os métodos de destruição das baratas brancas que apareceram no apartamento não diferem daqueles que são usados contra os adultos vermelhos ou negros. Eles podem ser envenenados com produtos químicos - o método funciona se a intensidade da infecção for de média a alta. As armadilhas ajudam a livrar-se de "convidados" solteiros que se afastam dos vizinhos. Isso também inclui géis e giz de cera, que são usados como barreiras em locais de migração de insetos.
É costume considerar os remédios populares separadamente. Eles têm um efeito mais suave do que os pesticidas. Na maioria das vezes, esse método é usado para espantar as pragas das habitações humanas.
Recursos de destruição
As baratas brancas, vermelhas e pretas são insetos caracterizados pelo rápido crescimento populacional. Por isso, ao notar 1 indivíduo na sala, medidas devem ser tomadas imediatamente. Os pesticidas usados contra pragas são geralmente divididos em 2 categorias: doméstico - 3 e 4 classes de perigo, bem como profissional. O princípio de ação da maioria dos inseticidas é simples, tem um método de intoxicação intestinal por contato. Ao ingerir o veneno ou contatá-lo com uma capa quitinosa, o inseto paralisa os membros e morre rapidamente.
De acordo com a forma de liberação, os medicamentos modernos para baratas podem ser divididos em granulado, gel, emulsão, pó. Dependendo da forma de liberação, o modo de ação da droga também muda.
Meios especiais
Para uso doméstico, são produzidos modernos preparados inseticidas, que proporcionam alta eficiência e ação rápida. Entre eles estão as seguintes ferramentas especiais.
- GET Total. Esse medicamento é considerado um dos mais eficazes do mercado nacional, por estar o mais próximo possível das composições para desinfecção profissional. O agente microencapsulado apresenta-se na forma de suspensão, a composição contém uma concentração de 5% de clorpirifós.Para 1 m2 de área, são consumidos 50 ml de uma solução preparada na proporção recomendada pelo fabricante. O medicamento tem efeito prolongado, oferece proteção por até 6 meses, atua sobre pragas em qualquer estágio de desenvolvimento.
- Medilis NEO. A droga de fabricação russa tem como objetivo a destruição bem-sucedida até de uma grande população de baratas. Ele contém uma combinação de 2 ingredientes ativos: imidacloprida e clorpirifos. O medicamento é tóxico, requer cuidados durante o processamento, as instalações devem ser mantidas fechadas por no mínimo 8 horas após a desinfestação. O concentrado é diluído na proporção necessária, levando em consideração as recomendações do fabricante.
- "FAS Cypermethrin". O agente na forma de emulsão contém um ingrediente ativo do grupo dos piretóides, é considerado bastante seguro, não causa dependência. O efeito protetor nas instalações tratadas dura de 30 a 60 dias. A suspensão é consumida de forma muito econômica, 1 embalagem é suficiente para a desinfestação de uma sala com área de até 60 m2.
- Agran. Um medicamento insectoacaricida, novo para o mercado russo, é produzido na Índia e sua composição é a mais próxima possível dos produtos profissionais. Contém uma combinação de clorpirifós e cipermetrina, que proporciona um efeito prolongado e pronunciado no combate às baratas. Os insetos morrem em 2-3 dias, as propriedades protetoras persistem por até 45 dias.
- "Carrasco". O medicamento é produzido por uma empresa russa, apresentado na forma de uma emulsão concentrada contendo fentião. O inseticida é adequado para o tratamento de alojamentos, móveis, não deixa manchas em tecidos, tapetes, móveis estofados. Difere em forte odor desagradável, atua de forma rápida e confiável.
Isso não esgota a lista de formulações populares. Entre os líderes de vendas reconhecidos, pode-se destacar o Globol na forma de gel, bem como o Ekokiller e o Gektor - pós à base de dióxido de silício. Se um pequeno número de insetos for detectado, sprays projetados para destruir as pragas instantaneamente podem ser dispensados. Entre as marcas mais populares de tais fundos estão Raid, Raptor, Dichlorvos, Combat.
Armadilhas
Este tipo de repelente de insetos é o mais diversificado em composição e método de captura de pragas. As armadilhas são dos seguintes tipos.
- Adesivo. Eles são apresentados na forma de pequenas casas com uma substância pegajosa aplicada em seu interior, produzidos pelas marcas Forsyth, Argus, Mashenka. Para atrair insetos, o fabricante coloca uma isca com feromônios ou um cheiro atraente de comida dentro. As baratas entram, mas não conseguem escapar. As armadilhas de cola são trocadas periodicamente.
- Eletrônico. Esses aparelhos são mais caros, mas são garantidos. Dentro do corpo do aparelho existe uma isca, assim como um campo de contato vivo, do lado de fora existe uma caixa isolada. Quando apanhadas em uma armadilha, as baratas morrem instantaneamente de uma descarga de corrente.
- Químico. Essas mini-casas não contêm apenas uma isca saborosa. Eles contêm substâncias tóxicas, após o contato com as quais os insetos morrem rapidamente. A vantagem desse meio é a capacidade de destruir as pragas do ninho, de onde o veneno sairá de suas patas e abdômen. As marcas mais populares de armadilhas químicas são Raptor, Combat, Raid, Dohlox, Clean House.
As armadilhas são consideradas uma alternativa segura aos sprays e géis e são adequadas para uso em casas e apartamentos onde há crianças pequenas ou animais que podem se banquetear com iscas envenenadas. Sua carcaça é projetada de forma a excluir contatos acidentais.
As armadilhas são convenientes para colocação oculta, têm uma base adesiva especial para prender no chão, mesa, armários de cozinha. São baratos, mas dão bom resultado com baixo grau de contaminação das instalações.
Métodos tradicionais
Entre os métodos usados anteriormente para combater os insetos, existem muitos métodos verdadeiramente extremos.Por exemplo, propõe-se o congelamento de pragas, o que é bastante difícil de fazer em um prédio de apartamentos. Além disso, os insetos podem ser afugentados inundando seu habitat com terebintina, querosene e outros produtos químicos de cheiro forte. Mas será muito difícil resistir às consequências de um controle de pragas tão amador.
Os métodos populares com um efeito mais suave incluem o uso de óleos essenciais que podem repelir insetos.... Basta marcar os locais de migração das baratas com algumas gotas da substância. Óleo de limoeiro, gerânio, eucalipto é adequado.
Ao limpar pisos, você pode adicionar 1 colher de sopa de amônia à água - terá um efeito dissuasor.
Os remédios populares mais eficazes para as baratas são substâncias em pó totalmente inofensivas para os humanos. Estas são inflorescências esmagadas de camomila dálmata - piretro, bem como de ácido bórico. Com base nesses fundos, são preparadas iscas comestíveis com gema de ovo e batata cozida. Depois de prová-los, as pragas morrem.
O comentário foi enviado com sucesso.