Banquetas de madeira: tipos, tamanhos e regras de cuidado

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visão geral da espécie
  3. Variedade de materiais
  4. Formas e tamanhos
  5. Estilos
  6. Conselhos sobre cuidados
  7. Belos exemplos

Um banquinho de madeira é algo que pode ser encontrado em qualquer lugar. A construção robusta não só cumpre perfeitamente a sua função principal, mas também enobrece o espaço, adequado para quase qualquer estilo de interior.

Vantagens e desvantagens

O banquinho de madeira é um tipo de móvel de assento feito de madeira. Uma característica do design é a ausência de encosto e apoios de braços, bem como de dimensões em miniatura. No entanto, as pernas dos bancos de bar têm um comprimento impressionante. Os bancos de madeira são usados ​​em quase todos os lugares, tanto em apartamentos como em vários locais públicos. Quanto ao uso doméstico, este mobiliário parece adequado em qualquer divisão, desde uma varanda a uma sala de estar, o que é uma das suas principais vantagens.

Os bancos de madeira são confiáveis, altamente duráveis, mas leves. Eles podem servir sem interrupção por dezenas de anos, sem nem mesmo perder seu apelo estético.

A madeira é um material ecologicamente correto, o que significa que a escolha desse tipo de mobiliário não causará nenhum dano à saúde, mesmo que seja utilizada para decorar o quarto das crianças. Além disso, a madeira combina com qualquer outro material e é usada em qualquer estilo de interior.

Os modelos compactos podem ser colocados mesmo em espaços pequenos sem desordenar o espaço. Além disso, alguns deles também são multifuncionais. Além de servir de assento, o banco pode servir como mesa de cabeceira, candeeiro ou vaso de flores. Uma prateleira ou gaveta embutida fornece espaço de armazenamento adicional.

No entanto, os bancos de madeira ainda apresentam uma série de desvantagens. O material requer cuidados especiais e também se deforma quando o nível de umidade e as condições de temperatura mudam.

Para algumas pessoas, o custo bastante elevado das estruturas também pode ser uma desvantagem. Novamente, a falta de costas é considerada uma desvantagem subjetiva, que priva uma parte da conveniência de operação.

Visão geral da espécie

Todas as banquetas, independentemente do material de fabricação, podem ser divididas em cozinha, bar, turístico, para tocar instrumentos musicais e com finalidade especial. Além do mais, costuma-se distinguir duas classificações principais: estacionário e dobrável.

Estacionário

Os bancos fixos incluem modelos clássicos não transformadores que apresentam boa estabilidade. Eles podem suportar até mesmo muito peso, graças à presença de peças especiais que estabilizam o quadro. O modelo mais simples possui assento e quatro pernas. No caso em que o modelo seja uma barra, está equipado com um apoio para os pés adicional.

Muitas vezes, os bancos fixos vêm com um assento macio ou até mesmo uma pequena caixa sob a tampa.

Dobrável

Um banquinho dobrável é indispensável em apartamentos pequenos, pois permite economizar espaço significativamente removendo os dispositivos de assento apenas quando necessário. Os bancos dobráveis ​​podem ser guardados no armário, na varanda, entre a geladeira e o conjunto de cozinha, ou mesmo apenas pendurado na parede.Os dispositivos são caracterizados pelo baixo peso, a presença de um mecanismo de transformação e a incapacidade de suportar um grande peso. Alguns modelos são capazes de se transformar em uma escada de banquinho, o que é muito útil na cozinha.

Variedade de materiais

A produção de tamboretes de madeira maciça pode ser realizada por meio de várias espécies, que apresentam vantagens e desvantagens. Variedades moles incluem pinheiro, álamo, abeto, tília e outros. O olmo, a cereja, o freixo e a noz são de dureza média. Os mais densos e confiáveis ​​são o carvalho, a faia, o bordo e o buxo. Embora as madeiras macias sejam mais facilmente feitas de madeiras macias, elas falham mais rápido. Além da dureza, na hora de decidir sobre um material, deve-se levar em consideração a resistência à umidade e as solicitações mecânicas, bem como a aparência.

O melhor material para fazer bancos de madeira é o carvalho. Além da força da variedade, sua vantagem óbvia é a variedade de cores. A madeira pode ser amarela, vermelha clara ou castanha acinzentada.

Os produtos de carvalho são bastante pesados, mas sua superfície pode ser decorada com entalhes delicados. Freqüentemente, os bancos de madeira também são feitos de nogueira, que tem resistência suficiente, mas é mais fácil de manusear.

A ausência de chips permite decorar a superfície com uma variedade de padrões. A tonalidade pode ser clara ou escura, quase tons pretos. Existem até variações avermelhadas e roxas. O pinho é o mais utilizado na fabricação de móveis, pois é facilmente processado e, se necessário, pode assumir qualquer tonalidade. As fezes de pinho têm um cheiro agradável de floresta e são resistentes às mudanças de temperatura e umidade.

As vantagens do larício são um número suficiente de tonalidades possíveis - cerca de 12 - bem como uma aparência estética. A faia tratada com vapor pode ser usada para fazer peças curvas. No entanto, o material se deteriora rapidamente sob a influência de fatores externos.

Com a ajuda da tinta, a tília branca pode adquirir qualquer tonalidade desejada. Infelizmente, o material muitas vezes se torna um alvo para pragas e, portanto, requer proteção adicional.

As árvores frutíferas não são recomendadas para fazer fezes, pois são pouco resistentes. Mas o freixo, considerado tão confiável quanto o carvalho, graças à sua estética natural, permite criar elementos de mobiliário elegantes e de aparência cara.

Usualmente, as peças de madeira são conectadas entre si por meio de dois tipos de espinhos: redondos e planos, além de cola... O próprio assento também pode ser fixado em parafusos auto-roscantes com tampas embutidas. Deve-se mencionar que recentemente as fezes são populares, e o assento delas é o corte transversal de uma árvore. Se o estilo escolhido permitir, os móveis podem ser feitos de uma única peça.

Formas e tamanhos

Na verdade, a maioria das fezes tem um formato bastante clássico. Os assentos são geralmente planos e também redondos ou quadrados, embora os designs côncavos também estejam presentes hoje. Pode haver até quatro, duas, três e até cinco pernas. Eles são feitos normalmente retos, torcidos ou cruzados.

A propósito, em estruturas retas, as bordas também podem ser pontiagudas ou arredondadas. Como você pode imaginar, o comprimento das pernas também varia - um banco alto tem o máximo, e o mais baixo são bancos de madeira projetados para crianças pequenas.

Este tipo de mobiliário possui diferentes dimensões, o que permite a qualquer comprador escolher um modelo para os seus parâmetros específicos. Para um uso confortável, a altura do banco deve corresponder à distância do chão aos joelhos de uma pessoa em pé, mas a altura da mesa da cozinha também deve ser levada em consideração. Em média, esse indicador varia de 42 a 65 centímetros. A largura do assento é ajustada individualmente, mas deve ser de pelo menos 36 centímetros.

Estilos

O banquinho de madeira é uma peça de mobiliário bastante versátil, adequada para vários estilos diferentes ao mesmo tempo. No entanto, ainda existem alguns detalhes. Para um estilo escandinavo ou minimalista, é melhor selecionar modelos de forma lacônica, feitos em branco.

Para estilo loft é melhor selecionar amostras com partes metálicas e, se o conceito permitir, com uma superfície envelhecida artificialmente.

Banquinho estilo provençal pode ser decorado com detalhes esculpidos, padrões e almofadas decorativas de tecido.

Para um quarto barroco ou clássico é melhor escolher bancos estofados com pernas curvas.

Também deve ser mencionado que um banquinho de madeira comum pode ser transformado em um de designer usando uma das técnicas de decoração. Estruturas esculpidas são decoradas com padrões graciosos planos ou volumétricos, e os modelos de mosaico originais são cobertos com várias imagens criadas a partir de um grande número de peças. Em um banquinho de madeira, você pode queimar um desenho ou ornamento ou espremer o padrão que desejar usando um molde.

Conselhos sobre cuidados

Para que um banquinho de madeira pareça novo com o passar dos anos, é necessário cumprir uma série de regras para o funcionamento desse móvel. O objeto deve estar localizado longe de elementos de aquecimento ou fontes de umidade e também não deve ser exposto à luz solar direta. A temperatura da sala não deve ultrapassar + 15-30 graus, e a umidade deve permanecer sempre no patamar de 40-65%. No caso de se adquirir um banquinho para casa de banho ou banheira, é necessário dar preferência a estruturas em pinho e ter em atenção uma protecção adicional. Madeira de qualquer tipo também deve ser protegida de uma ampla variedade de produtos químicos e objetos pontiagudos.

Não é recomendável deixar objetos quentes ou úmidos no assento, via de regra, estamos falando de pratos. Se o líquido chegar à superfície, deve ser limpo imediatamente. Recomenda-se limpar a poeira dos móveis com um pano macio e seco e usar um aspirador de pó para cuidar do estofamento do tecido. A remoção das manchas deve ser feita com produtos próprios para madeira ou com uma solução de sabão neutro. Cerca de uma vez a cada cinco anos, as fezes devem ser tratadas com um anti-séptico. Na presença de um mecanismo de dobragem, o dispositivo é ocasionalmente lubrificado com óleo de máquina ou uma substância adequada.

Se aparecerem pequenos arranhões nas fezes, eles podem ser removidos com cera para móveis ou aroeira. Para danos mais graves, você precisará remover a camada superior, lixar a superfície com uma lixa e revestir novamente com tinta ou verniz.

Belos exemplos

Para decorar a cozinha em estilo clássico, é melhor escolher bancos de madeira na cor do conjunto de cozinha ou mesa existente. Por exemplo, madeira de mogno processada parece bastante nobre. De formato simples, o banco parece interessante graças aos cantos arredondados e às pernas ligeiramente curvas que se parecem com as pernas da mesa. O estofamento em tecido que não deixa marcas é feito em uma cor que está em harmonia com a paleta geral da sala e, portanto, não viola a integridade do ambiente.

Para um interior minimalista mais moderno, bancos de madeira com um assento côncavo incomum são adequados para o máximo conforto de uso. Modelos com quatro pernas são equipados com uma barra de pé adicional. A sombra natural calma ecoa a sombra da superfície da ilha da cozinha.

Como fazer um banquinho de madeira com as próprias mãos, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário