Tudo sobre fitas LED USB

Tudo sobre fitas LED USB
  1. Peculiaridades
  2. Formulários
  3. Como conectar?

As fitas LED há muito fazem parte da nossa vida como um elemento que permite decorar vários locais da divisão. Além de decorativos, eles também desempenham uma função de iluminação, o que amplia significativamente a possibilidade de utilização de tal dispositivo. Particularmente popular hoje é a faixa de diodo USB, que funciona com diodos LED. Essa solução não consome muita energia e pode ser alimentada até mesmo por um computador.... Vamos tentar descobrir quais recursos esse dispositivo possui, onde ele é usado e como conectá-lo corretamente.

Peculiaridades

Se falarmos sobre o que constitui uma fita USB alimentada por tecnologia LED, então isso é toda uma cadeia de LEDs de baixa corrente, projetados para alimentação de 5 volts. Curiosamente, a maioria dos fabricantes de tais dispositivos está localizada no sudeste da Ásia. Em nosso país, eles praticamente não são produzidos.

A fita USB pode ser regular, uma única cor ou fita RGB multicolorida. Mas quase todos os modelos requerem um dispositivo de controle especial denominado controlador para operação normal. Se a fita for monocromática, ela emite apenas luz branca, que também é emitida por LEDs do tipo iluminação. Mas as soluções multicoloridas apresentam tons como azul, vermelho, verde e amarelo. Mas essa luz de fundo não é brilhante, por isso é difícil usá-la como fonte de iluminação total.

Mas, como elemento decorativo, é uma boa solução.

Deve-se acrescentar que pode funcionar em vários modos. Por exemplo, luz contínua ou ondulada, ou a chamada 1 a 2. O modo de operação dependerá dos ajustes de fábrica. Além disso, as guirlandas agora são muito comuns, mudando seu modo de operação a cada poucos minutos. Mas para isso, como já mencionado, você precisará ter um controlador especial. Muitas vezes é necessário comprá-lo, e às vezes ele já vem com a fita USB adquirida. Nesse caso, só falta conectá-lo ao computador e ele vai funcionar.

A fita de três cores é um pouco mais complicada na estrutura, porque 3 categorias de LEDs são montados nela ao mesmo tempo: azul, vermelho e verde. É utilizado em grande parte das modernas TVs, laptops e monitores, ou mais precisamente, em suas matrizes, operando com tecnologia LED. E, claro, um recurso de tal dispositivo será um conector USB em uma extremidade.

Isso permite que o dispositivo seja conectado à tomada apropriada.

Formulários

Se falarmos sobre o propósito de tal dispositivo, então, antes de mais nada, estamos falando no desempenho de uma função decorativa... Freqüentemente, há opiniões de que montar uma luz de fundo LED na parte de trás de um monitor seria uma ótima solução para reduzir a fadiga ocular. Mas, neste caso, mesmo assim, a retroiluminação desempenha apenas uma função decorativa e ornamental e nada mais. Os usuários geralmente montam este dispositivo alimentado por USB em locais diferentes:

  • projeto do monitor;
  • criação de abajures, abajures ou outros tipos de equipamentos de iluminação;
  • montagem nas bordas de prateleiras de parede ou uma mesa;
  • decoração de mesa extraível para mouse e teclado;
  • decoração de vários itens nas imediações de um laptop ou PC;
  • colocação na superfície interna ou externa da unidade de sistema de um computador pessoal.

Em princípio, tudo aqui é limitado apenas pela imaginação de uma pessoa, porque você pode encontrar muitas opções para usar essa retroiluminação LED... Além disso, sua colocação é um processo que não pode ser chamado de demorado. A propósito, esse dispositivo, muitas vezes equipado com um controle remoto, não carrega a fonte de alimentação do computador. Outra vantagem importante de tal dispositivo será luz suave, que não ofusca em nada e, por assim dizer, ajuda os olhos a relaxarem um pouco.

E tal iluminação definitivamente não interferirá com outros membros da família, mesmo à noite.

Como conectar?

Agora vamos falar sobre como conectar tal dispositivo a um computador através de um adaptador USB ou simplesmente à porta USB que está no computador. Para começar, você precisa ter os seguintes elementos em mãos:

  • fio de conexão - é melhor se houver vários deles;
  • multímetro;
  • Fita LED;
  • fio ou plugue USB separado para soldagem;
  • chave de fenda e alicate;
  • tesoura ou faca que será usada para remover a camada isolante;
  • ferro de solda ou estação de solda;
  • resistor limitador de corrente.

Agora você precisa fazer uma pinagem USB... Normalmente, os computadores e laptops modernos são equipados com portas USB 2.0. Eles usam 4 cabos, 2 dos quais transportam dados e os outros 2 são + e - 5 volts. Em dispositivos padrão, o fio positivo é geralmente vermelho e o fio negativo é preto. Os contatos em um soquete simples e achatado são geralmente colocados de forma que os fios de dados fiquem no centro e os fios de energia nas bordas.

Deve ser dito que para diferentes tipos de conectores mini-USB, o posicionamento será o mesmo, e para USB tipo B, normalmente usado para conectar impressoras ou vários dispositivos periféricos, a alimentação estará localizada nos pinos 1 e 4, que estão localizados à direita acima do outro se as bordas chanfradas estiverem na parte superior. Para determinar com mais precisão o mais e o menos, será possível tocar com um multímetro. Ao conectar, deve-se levar em consideração a localização dos contatos, pois é necessário soldar o plugue, onde tudo é colocado em ordem espelhada.

Agora vamos falar sobre a própria conexão. Seu circuito de fita para cabo USB é bastante simples: um resistor do tipo limitador de corrente deve ser conectado a +, ao qual o contato de fita correspondente deve ser soldado. E o fio deve ser conectado ao mesmo pino no soquete. Nesse caso, será muito importante não inverter a polaridade. Além disso, deve-se lembrar que, ao soldar o plugue, os contatos ficarão em uma posição espelhada em relação ao soquete.

Mas aqui você primeiro precisa calcular o valor do resistor do tipo limitador de corrente mencionado acima usando a seguinte fórmula:

R = (U pit-U led) / I led, onde:

  • Poço de u - tensão de alimentação igual a 5 volts;
  • Você liderou - redução da tensão no LED, que vai depender da duração da onda emitida;
  • eu liderei - Corrente do LED em modo de operação.

Quando a classificação é calculada, você pode preparar o conector de solda, bem como o fio, para o trabalho. Se você usar um cabo USB pré-fabricado, uma extremidade não deve ser tocada, porque ela precisará ser conectada a um laptop ou tomada de computador, e a segunda deve ser cortada no comprimento e despojado de um par de contatos extremos, a saber o mais e o menos, que são vermelho e preto, respectivamente ... Alguns outros fios, através dos quais as informações são transmitidas, devem ser encurtados e isolados para evitar a possibilidade de formação de um curto-circuito.

Se você planeja usar um plugue de solda, precisará desmontá-lo e, em seguida, soldá-lo aos contatos com fios extremos. Você pode tornar ainda mais fácil e soldar imediatamente um resistor ao contato do plugue positivo e soldar o eletrodo do fio de conexão ao contato negativo. O plus deve ser conectado a um contato de resistor livre após a montagem do plugue.Além disso, você deve verificar o projeto para possível fechamento de contatos entre si.

Afinal, eles estão localizados bem próximos um do outro e, durante a soldagem, você pode inadvertidamente conectar condutores adjacentes.

Mas se já houver uma fita pronta com uma saída de energia de 5 volts ou uma fita padrão de 12 volts com um conversor, então tudo será ainda mais fácil. Principalmente na primeira opção, porque aqui você não precisa de nenhum preparo para a conexão, exceto talvez instalar a fita no plano previamente selecionado. Ele só precisa ser conectado ao conector USB e é isso.

O segundo caso será um pouco mais complicado devido ao fato de ser usado com menos frequência.

Aqui, seria melhor usar uma fonte de alimentação padrão de 12 volts, que será conectada a uma fonte de alimentação normal de 220 volts.

Além do mais, Existe outro método para conectar uma luz de fundo do tipo LED a um computador pessoal. Sua fonte de alimentação produz 12 volts estáveis, mas este indicador de tensão simplesmente não é fornecido para conectores USB. No entanto, ninguém se preocupa em encontrar um conector molex livre na unidade de sistema do PC e conectar a fita nele. Um eletrodo amarelo adequado para o conector será de + 12 V e qualquer fio preto pode ser um menos.

Esta opção de conexão é melhor implementada usando um plugue molex padrão, ao qual, na ordem necessária, os contatos da faixa de LED serão conectados por soldagem.

Essa solução é adequada exclusivamente para a unidade de sistema, mas para um laptop você pode usar um dos conectores USB e uma fita especial projetada para 5 volts.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário