Tiras de LED sob os armários da cozinha

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Suprimentos de energia
  4. Variedade de cores
  5. Como escolher?
  6. Montagem

No interior da cozinha, a iluminação sob os armários parece muito elegante e moderna. Além disso, a faixa de LED torna o ambiente mais confortável e ilumina adicionalmente a área de cozimento. A vantagem indiscutível desta solução é a facilidade de instalação de faixas de incandescência flexíveis. Portanto, vale a pena conhecer todas as suas vantagens e nuances de uso.

Vantagens e desvantagens

As vantagens da fita LED incluem os seguintes fatos:

  • ilumina totalmente o espaço de trabalho;
  • no momento de ligar, brilha com força total;
  • é usado por muito tempo, independentemente da frequência de uso;
  • econômica (baixo consumo de energia);
  • a instalação não depende de fiação;
  • iluminação de alta qualidade;
  • operação silenciosa sem superaquecimento.

A única desvantagem perceptível da iluminação Led é seu alto custo, que é coberto por uma longa vida útil e economia de energia.

Visualizações

Uma característica importante da faixa LED para uma iluminação eficaz na cozinha é a sua resistência ao vapor de água. A proteção insuficiente do invólucro do LED do dispositivo pode levar a um curto-circuito com alta probabilidade de incêndio. O grau de proteção é determinado pela marcação de dois dígitos.

O número é precedido por letras latinas - IP. O primeiro número é um indicador de proteção contra poeira e resistência a danos mecânicos.

O segundo mostra o nível de aperto. Ambos os parâmetros são classificados em uma escala especial que varia de 0 a 9.

As tiras de LED vêm com as seguintes marcações:

  • IP20. O nível mínimo de segurança, proibido para uso em alta umidade.
  • IP33. Conduíte aberto, não recomendado para instalações em cozinha.
  • IP65. Fio com aperto unilateral no lado onde os componentes eletrônicos estão localizados.
  • IP67 e IP68. Fita adesiva totalmente lacrada, ideal para iluminar sob armários de cozinha, banheiros e piscinas. Se a fita adesiva com LEDs não tiver segurança suficiente, é importante usar perfis especiais que garantam a segurança no nível adequado.

Suprimentos de energia

Não é possível conectar a faixa de LED em uma tomada doméstica normal! O dispositivo irá queimar instantaneamente, pois foi projetado para operar em uma corrente constante de 24/12 V, obtida pela conversão de pulsos na fonte de alimentação.

Seu poder deve ser adequado para o consumo de energia agregado de todas as lâmpadas de tira conectadas a ele.

O conversor de pulso é selecionado com uma margem de até 20%.

Pode ser diferente no design.

  • Compacto, em uma caixa de plástico à prova d'água.
  • Em uma caixa de alumínio lacrada. Uma opção mais cara, resistente às influências climáticas. Freqüentemente usado para iluminação externa.
  • Abra a unidade em um invólucro perfurado. O mais barato, mas também o mais dimensional e requer proteção adicional contra umidade.
  • Adaptador CA de baixa potência (até 60 W). Várias tiras de diodo requerem fontes de alimentação individuais.

Variedade de cores

Os diodos monocromáticos são caracterizados por um espectro de emissão estreito, que deve ser levado em consideração ao escolher uma luz de fundo. Com base nisso, a iluminação sob os armários, além de branca e amarela, pode ser laranja, vermelha, verde, azul e roxa. No espectro de cores, produtos e objetos são significativamente distorcidos e parecem diferentes da luz natural ou sob iluminação fluorescente.

O LED monocromático branco é um semicondutor revestido com um fósforo que emite luz ultravioleta. Em princípio, é semelhante às lâmpadas fluorescentes.

A sombra pode ser selecionada de brilho "quente" a "frio", que é indicado por uma certa temperatura de brilho, expressa em Kelvin, como lâmpadas LED.

Normalmente, uma placa de circuito impresso com LEDs é impressa em uma superfície branca, mas você pode fazer uma base amarela, marrom ou até preta. As opções de cores parecem mais interessantes em gabinetes quando instalados abertos. Para simplificar o processo de instalação, uma fita adesiva é aplicada na parte de trás da fita.

A cor da iluminação é selecionada dependendo da finalidade da retroiluminação LED. Se você planeja usá-lo como fonte de luz adicional, uma luz de fundo branca é preferível. Para design, a cor é mais adequada.

Como escolher?

Às vezes é muito difícil decidir sobre a escolha da faixa de LED para armários de cozinha. Já as espécies existentes têm uma certa semelhança e são representadas em uma grande variedade. A iluminação com lâmpadas LED difere de várias maneiras:

  • o número de cristais;
  • tipo de brilho: monocromático ou colorido;
  • parâmetros (1,06x0,8 mm - 5,0x5,0 mm).

Antes de comprar fitas com LEDs, você deve decidir sobre o tipo de iluminação desejado.

  • É bom usar uma fita com brilho uniforme (5,0x5,0 mm) como iluminação adicional.
  • O equipamento de chip único (3,5 x 2,8 mm) é adequado para decoração.

Também vale a pena levar em consideração mais um ponto que classifica a fita - a quantidade de LEDs por metro em movimento.

A qualidade da iluminação e quanta energia será consumida depende disso. Cerca de 60 LEDs por 1 metro corrido são suficientes para a tarefa decorativa e, para uma boa iluminação, são necessários 2 a 3 vezes mais diodos, com base no mesmo comprimento.

Montagem

Para tornar a iluminação sob os gabinetes esteticamente agradável, é necessário fazer uma instalação de alta qualidade. Claro, a fita pode ser simplesmente colada nos armários, mas parecerá artesanal e desleixada.

Para tornar a iluminação mais agradável, vale a pena usar perfis de alumínio com tampa fosca.

Além disso, o vidro pode ser instalado no perfil de alumínio, o que também protege a fita de diodo de contaminação.

Para organizar a iluminação de faixa de LED, as seguintes manipulações devem ser realizadas.

  1. Instale a fonte de alimentação. É aconselhável colocá-lo fora da vista.
  2. Instale o módulo de controle.
  3. Determine a área de fixação das tiras de diodo.
  4. Anexe um perfil de alumínio. Se a fita "encolher" apenas em uma base adesiva, é recomendado primeiro desengordurar a superfície de trabalho.
  5. Corte uma tira do comprimento desejado da fita e fixe-a em um perfil de metal ou cole-a no plano do móvel.
  6. A borda da fita é soldada à fonte de alimentação. Ou ele vem com conectores especiais.
  7. Verifique a funcionalidade do sistema de iluminação.

Em geral, não é difícil fazer a instalação de fitas de LED com as próprias mãos, não requer habilidades especiais. A retroiluminação com LEDs trará um certo "sabor" a qualquer interior. É importante pensar cuidadosamente sobre onde e como colocá-lo, escolher a cor de iluminação certa para a luz de fundo e aproveitar o resultado.

Perfil

Faixas de iluminação estreitas podem ser montadas na extremidade da parte inferior dos armários de parede para evitar que a luz atinja a parede. Uma forma universal de distribuição de luz é usar perfis e filmes protetores de dispersão de luz. Se desejar, você pode criar a forma desejada do "ponto" de iluminação pelo nível das laterais do perfil. Sem um perfil, uma tira de fita com diodos quebra rapidamente devido ao superaquecimento. Também é muito cómodo fixar um difusor ao perfil, contribuindo para uma iluminação uniforme de todo o tampo da mesa e protegendo-o de salpicos.

A faixa de LED é inserida no perfil de alumínio. Pode variar na forma:

  • a sobrecarga;
  • configuração de canto superior;
  • volta;
  • construídas em.

Se desejar, você pode tentar esconder a iluminação e o perfil saliente em armários de móveis. Embora o método embutido seja mais caro, a beleza requer sacrifício.

A colocação do perfil em forma de U geralmente é feita o mais próximo possível da parte frontal. O padrão usual é 1/4 da distância da borda. As dimensões do perfil são selecionadas levando em consideração a largura da faixa de LED. Esse perfil é fechado por cima com uma tela fosca.

fita

Para iluminação suficiente da faixa de diodo, é necessária uma densidade de potência selecionada de forma otimizada. É caracterizado pelo número de diodos localizados em um medidor em funcionamento.

Cada fita de um tipo diferente possui um certo número de LEDs. Isso é determinado visualmente e ao se familiarizar com as características do produto.

Os números na marcação da fita indicam o tamanho do LED:

  • SMD-3528 - 3,5 x 2,8 mm;
  • SMD-5050 - 5,0x5,0 mm.

Recomenda-se escolher modelos com índice de reprodução de cores de 90% e acima. Como no futuro a fita será colocada no perfil de proteção sob o vidro fosco, você também pode escolher uma versão com vazamento. Isso irá economizar significativamente as finanças, visto que é muito difícil selecionar opções de selagem de boa qualidade. Depois de um ou dois anos, eles inevitavelmente desbotam e ficam cobertos por uma flor amarelada, que muda significativamente o tipo de brilho original.

Para evitar desgaste excessivo, não é recomendável conectar as fitas de LED em série. Além disso, isso acarretará um brilho desigual. Para conectar várias faixas flexíveis, você precisará de um amplificador que controle o fornecimento uniforme de energia para diferentes partes do circuito elétrico.

Fiação

Melhor usar fios coloridos: vermelho e preto. Nesse caso, será difícil confundir mais e menos, e a polaridade desempenha um dos papéis principais aqui. O comprimento dos fios deve ser suficiente com alguma margem para as fontes de alimentação. O principal problema e a verdadeira busca será pensar em como colocar e esconder os fios.

Normalmente, existe um pequeno espaço entre a parede e a unidade da cozinha. É conveniente preencher este espaço com um perigoso fio de 220 V da tomada.

Com a fiação de baixa tensão 12-24 V, você pode fazer o seguinte: coloque-o ao longo das paredes laterais em armários de parede. Em alguns casos, os fios podem ficar escondidos nas ranhuras tecnológicas dos porta-prateleiras. E a opção mais simples é fechar a fiação com um canal de cabo especial. A sobreposição estreita parece elegante e às vezes nem um pouco impressionante.

Conexão de força

Se a iluminação da faixa de diodo parar de ligar ou não brilhar bem, o motivo para isso é o seguinte:

  • instalação de componentes de baixa qualidade;
  • erros foram cometidos durante a instalação e conexão.

A conexão da retroiluminação LED requer conformidade com certas regras:

  • observância obrigatória da polaridade;
  • a torção ou dobra excessiva prejudica a fita;
  • se necessário, é permitido cortar e soldar em ângulo;
  • para reduzir a perda de corrente, recomenda-se a utilização de cabo com seção grossa;
  • para uma faixa de LED potente, é necessária a instalação em um perfil especial (caixa);
  • se uma faixa de 5 metros de comprimento for montada, um tipo exclusivamente paralelo de conexão é usado;
  • para evitar o superaquecimento, é aconselhável posicionar a fonte de alimentação com boa ventilação.

Normalmente existem marcas de separação na faixa de LED. A tira de LED é vendida em rolos de 5 metros. E muitas pessoas se perguntam o que acontecerá se você conectar todos os 10, ou mesmo 15 metros ao todo? Parece que é difícil conectar o final da primeira fita e o início da segunda. Mas é proibido fazer isso, uma vez que 5 metros é o comprimento estimado que os caminhos portadores de corrente podem suportar. O aumento do limite de carga permissível em um curto espaço de tempo irá desabilitar o equipamento.Além disso, o brilho dos diodos será irregular - mais brilhante no início da faixa e visivelmente mais escuro no final.

É permitido conectar a fita de um ou ambos os lados.

A conexão de dupla face ajuda a reduzir a carga nos caminhos da corrente e evita o aparecimento de brilho irregular em todo o plano da fita. Isso é especialmente importante quando uma fita de alta potência está conectada. De acordo com profissionais experientes, essa é a conexão mais racional. A única desvantagem é a necessidade de puxar mais fios ao longo de toda a iluminação.

Além disso, os profissionais recomendam prender a fita de diodo à cavidade do perfil de alumínio, que serve como dissipador de calor. À medida que a fita esquenta, o aumento da temperatura tem um efeito negativo no desempenho dos LEDs. No processo de superaquecimento, eles desbotam e se deterioram com o tempo. Acontece que uma fita é projetada para brilhar por 5 a 10 anos enquanto estiver de perfil. Sem ele, ele vai queimar em um ano ou até mais rápido.

Portanto, a caixa de alumínio é um componente indispensável no dispositivo do sistema de iluminação de faixa. A única opção quando você pode fazer sem ela é a instalação da fita SMD 3528. Uma fita de baixa potência não precisa de um dissipador de calor tanto quanto uma fita cheia de silicone. A transferência de calor deles ocorre exclusivamente através do substrato, e este é criticamente pequeno. Se a fita também for colada a uma base de plástico ou madeira, a situação com o resfriamento dos diodos torna-se crítica. Convém, em primeiro lugar, cuidar da segurança durante a operação de todo o sistema.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário