Tudo sobre tiras de LED de 12 volts

Contente
  1. Dispositivo e características
  2. Onde eles são usados?
  3. Visualizações
  4. Como escolher?
  5. Como encurto a fita?
  6. Como conectar corretamente à fonte de alimentação?

Nos últimos anos, os LEDs substituíram os lustres tradicionais e as lâmpadas incandescentes. Eles são compactos em tamanho e, ao mesmo tempo, consomem uma quantidade insignificante de corrente, enquanto podem ser fixados mesmo nas placas mais estreitas e finas. As mais difundidas são as tiras de LED alimentadas por uma unidade de 12 volts.

Dispositivo e características

As tiras de LED parecem uma placa de plástico sólido com LEDs integrados e outros microelementos necessários para suportar o circuito funcional... As fontes de luz direta podem ser colocadas em uma ou duas filas com passos iguais. Essas lâmpadas consomem até 3 amperes. O uso de tais elementos permite obter uma dispersão uniforme da iluminação artificial. Há apenas uma desvantagem das tiras de LED de 12 V - um preço alto em comparação com outras fontes de iluminação.

Mas eles têm muito mais vantagens.

  • Facilidade de instalação. Graças à camada adesiva no verso e à flexibilidade da fita, a instalação nos substratos mais difíceis é possível. Outra vantagem é que a fita pode ser cortada de acordo com marcas especiais - isso simplifica muito o processo de fixação.
  • Lucratividade... O consumo de eletricidade com o uso de LEDs é muito inferior ao das lâmpadas incandescentes tradicionais.
  • Durabilidade... Se a instalação for realizada de acordo com todas as regras e regulamentos, os diodos queimam muito raramente.

Hoje em dia, as lojas oferecem fitas de LED com qualquer espectro de saturação e luminescência. Se necessário, você pode até comprar uma fita com um controlador no controle remoto. Alguns modelos podem ser regulados para que o usuário possa alterar o brilho da luz de fundo de acordo com suas preferências pessoais.

Onde eles são usados?

Hoje em dia, as fitas de diodo 12 V são onipresentes em uma variedade de áreas. A baixa tensão torna-os seguros, pelo que podem funcionar mesmo em ambientes húmidos (cozinha ou casa de banho). Os LEDs são solicitados ao organizar a luz principal ou adicional em apartamentos, garagens e na área local.

Este tipo de retroiluminação também é adequado para afinação de automóveis. A retroiluminação parece muito estilosa na linha das soleiras do carro, dando-lhe uma aparência verdadeiramente fantástica à noite. Além disso, as tiras de LED são frequentemente usadas para iluminação adicional do painel.

Não é segredo que os produtos da indústria automobilística nacional de edições antigas não têm faróis diurnos - neste caso, os LEDs tornam-se a única saída disponível. Porém, neste caso, deve-se lembrar que apenas as lâmpadas amarelas e brancas correspondem a este objetivo. A única dificuldade em operar faixas de diodo em veículos são as quedas de tensão na rede de bordo. Convencionalmente, deve sempre corresponder a 12 W, mas na prática muitas vezes chega a 14 W.

As fitas que precisam de uma fonte de alimentação estável nessas condições podem falhar. Portanto, os mecânicos de automóveis recomendam a instalação de um regulador e estabilizador de tensão no carro, que pode ser adquirido em qualquer ponto de venda de autopeças.

Visualizações

Existe uma vasta gama de faixas de LED. Eles são divididos por tonalidade, espectro de luminescência, tipos de diodos, densidade dos elementos de luz, direção do fluxo, critérios de proteção, resistência e algumas outras características.Eles podem ser com ou sem interruptor, alguns modelos funcionam com baterias. Vamos nos deter em sua classificação com mais detalhes.

Por intensidade

Um critério importante para escolher uma luz de fundo é o brilho das faixas de LED. Ele contém todas as informações básicas sobre a intensidade do fluxo emitido pelos LEDs.

A marcação dirá sobre isso.

  • 3528 - fita com baixos parâmetros de fluxo luminoso, cada diodo emite cerca de 4,5-5 lm. Esses produtos são ideais para iluminação decorativa de prateleiras e nichos. Além disso, eles podem ser usados ​​como iluminação auxiliar em estruturas de teto de várias camadas.
  • 5050/5060 - uma opção bastante comum, cada diodo emite 12-14 lumens. Um medidor de funcionamento dessa faixa com densidade de 60 LED produz facilmente 700-800 lumens - esse parâmetro já é maior do que uma lâmpada incandescente de 60 W tradicional. É esse recurso que torna os diodos populares não apenas para iluminação decorativa, mas também como um mecanismo de iluminação básico.

A fim de criar conforto em um quarto de 8 m². m., você precisará de cerca de 5 m deste tipo de fita.

  • 2835 - uma fita bastante potente, cujo brilho corresponde a 24-28 lumens. O fluxo luminoso deste produto é poderoso e ao mesmo tempo estreito diretividade. Por isso, as fitas são indispensáveis ​​para destacar áreas funcionais isoladas, embora sejam frequentemente utilizadas para iluminar todo o espaço. Se a fita servir como dispositivo de iluminação principal, então por 12 sq. você precisará de 5 m de fita.
  • 5630/5730 - as lâmpadas mais brilhantes. São muito procurados para a iluminação de centros comerciais e de escritórios e são frequentemente utilizados para o fabrico de módulos publicitários. Cada diodo pode produzir intensidade de feixe estreito de até 70 lumens. No entanto, deve-se ter em mente que durante a operação eles superaquecem rapidamente, portanto, requerem um trocador de calor de alumínio.

Por cor

6 cores primárias são usadas no design de tiras de LED... Eles podem ter tons diferentes, por exemplo, o branco é neutro, amarelado quente e também azulado. Em geral, os produtos são divididos em monocromáticos e multicoloridos. A faixa de cor única é feita de LEDs do mesmo espectro de iluminação. Esses produtos têm um preço razoável, são usados ​​para iluminar prateleiras, escadas e estruturas suspensas. As listras multicoloridas são feitas de diodos baseados em 3 cristais. Neste caso, o usuário pode alterar o calor do espectro emitido usando o controlador.

Também permite controlar a intensidade automaticamente, bem como ativar e desativar o sistema de retroiluminação à distância. As fitas MIX LED são muito populares. Eles incluem uma variedade de lâmpadas LED, emitindo uma variedade de tons de branco, do amarelado quente ao azulado frio. Variando o brilho da iluminação em canais individuais, é possível alterar a imagem geral da cor da iluminação.

As soluções mais modernas são as riscas D-MIX, que permitem formar tonalidades ideais em termos de uniformidade.

Marcando

Qualquer faixa de LED tem necessariamente uma marcação, com base na qual você pode determinar as características básicas do produto. Vários parâmetros são normalmente indicados na marcação.

  • Tipo de dispositivo de iluminação - LED para todos os diodos, portanto o fabricante indica que a fonte de luz é LED.
  • Dependendo dos parâmetros da fita de diodo, os produtos podem ser:
    • SMD - aqui as lâmpadas estão localizadas na superfície da tira;
    • LED DIP - nesses produtos, os LEDs são imersos em um tubo de silicone ou recobertos por uma densa camada de silicone;
    • tamanho do diodo - 2835, 5050, 5730 e outros;
    • densidade de diodo - 30, 60, 120, 240, este indicador indica o número de lâmpadas em uma fita PM.
  • Espectro de brilho:
    • CW / WW - branco;
    • G - verde;
    • B - azul;
    • R é vermelho.
    • RGB - a capacidade de ajustar a tonalidade da radiação da fita.

Por nível de proteção

Um fator importante a considerar ao escolher uma faixa de LED é a classe de proteção.Isso é verdade nos casos em que o dispositivo de iluminação é planejado para ser montado em ambientes com alta umidade ou ao ar livre. O grau de segurança é indicado na forma alfanumérica. Inclui a abreviatura IP e um número de dois dígitos, onde o primeiro número representa a categoria de proteção contra poeira e objetos sólidos, o segundo significa resistência à umidade. Quanto maior a classe, mais confiável será a proteção da tira contra influências adversas externas.

  • IP 20- um dos parâmetros mais baixos, não há proteção contra umidade em tudo. Esses produtos só podem ser instalados em salas secas e limpas.
  • IP 23 / IP 43 / IP 44 - as tiras nesta categoria são protegidas contra água e partículas de poeira. Podem ser instalados em ambientes de baixa temperatura e úmidos, são frequentemente utilizados para correr ao longo dos rodapés do piso, bem como em galerias e varandas.
  • IP 65 e IP 68 - fitas impermeáveis ​​seladas, fechadas em silicone. Projetado para uso em qualquer umidade e poeira. Eles não têm medo de chuva, neve e oscilações de temperatura, por isso esses produtos costumam ser usados ​​nas ruas.

Para dimensionar

As dimensões das faixas de LED são padrão. Na maioria das vezes, eles compram LEDs SMD 3528/5050. Ao mesmo tempo, um metro linear de fita 3528, dependendo do grau de densidade, pode acomodar 60, 120 ou 240 lâmpadas. Em cada metro em execução da tira 5050 - 30, 60 ou 120 diodos. As fitas podem variar em largura. À venda você pode encontrar modelos muito estreitos - 3-4 mm. Eles são solicitados para a criação de iluminação adicional de paredes, armários, prateleiras, extremidades e painéis.

Como escolher?

Pessoas que não têm muita experiência com luminárias têm dificuldade em comprar fitas de LED. A primeira coisa a focar são os modos de uso permitidos. Se precisar de uma faixa para organizar a iluminação principal, é melhor dar preferência aos modelos em amarelo ou branco. Para iluminação de fundo ou zoneamento de iluminação, você pode escolher modelos de cores do espectro azul, laranja, amarelo ou verde. Se você preferir mudar a luz de fundo, tiras RGB com um controlador e um controle remoto serão a solução ideal.

O próximo fator são as condições em que a fita será usada. Por exemplo, para instalação em um banheiro e uma sala de vapor, é necessário um equipamento com uma classe de pelo menos IP 65. Preste atenção especial às empresas fabricantes. Assim, os produtos chineses baratos estão amplamente representados no mercado. Eles atraem com seu custo, mas ao mesmo tempo são extremamente frágeis.

A vida útil de tais diodos é curta, o que leva a uma diminuição da intensidade do fluxo luminoso. Freqüentemente, eles não atendem às características de desempenho declaradas. Portanto, ao comprar uma fita de luz, você deve definitivamente exigir um certificado de conformidade e documentação técnica básica.

Os elementos de alta qualidade devem ter as seguintes características:

  • 3528 - 5 Lm;
  • 5050 - 15 Lm;
  • 5630 - 18 lm.

Como encurto a fita?

A fita é vendida pela filmagem... Levando em consideração os parâmetros de densidade da instalação, um número diferente de diodos pode ser localizado em cada PM. Sem exceção, todas as faixas de LED possuem almofadas de contato, elas são utilizadas para construir a faixa caso seja necessário montar a luz de fundo de peças separadas. Esses sites têm uma designação especial - o sinal da tesoura.

Nele, a fita pode ser reduzida cortando-se em pequenas seções. Neste caso, com um comprimento máximo de faixa de 5 m, o segmento mínimo será de 5 m... A faixa é projetada de forma que seções individuais da faixa de LED possam ser soldadas usando conectores de LED. Essa abordagem acelera significativamente a troca de diferentes segmentos em uma única cadeia.

Como conectar corretamente à fonte de alimentação?

O trabalho de conectar uma faixa de LED por meio de uma fonte de alimentação pode parecer simples. No entanto, os artesãos novatos, que instalam a luz de fundo em casa, costumam cometer erros. Cada um deles leva a uma falha precoce do dispositivo de iluminação. Existem dois motivos mais comuns para a quebra da tira:

  • fita de baixa qualidade e fonte de alimentação;
  • não observância da técnica de instalação.

Vamos descrever o esquema básico para conectar a fita.

Banda conecta paralelo - de forma que os segmentos não sejam superiores a 5 M. Na maioria das vezes, é vendido com bobinas do metro correspondente. No entanto, existem situações em que é necessário conectar 10 e até 15 M. Muitas vezes, neste caso, o final do primeiro segmento é conectado por engano ao início do próximo - isso é estritamente proibido. O problema é que cada caminho de condução de corrente da faixa de LED é orientado para uma carga estritamente definida. Ao conectar duas tiras, a carga na borda da fita é o dobro do máximo permitido. Isso leva ao esgotamento e, como resultado, à falha do sistema.

Neste caso, é melhor fazer: pegue um fio adicional com diâmetro de 1,5 mm e conecte-o com uma extremidade à saída de energia do primeiro bloco, e a segunda à fonte de alimentação da próxima faixa. Esta é a chamada conexão paralela, nesta situação é a única correta. Isso pode ser feito por meio de um adaptador de um computador.

Você pode conectar a fita apenas em um lado, mas é melhor nos dois lados de uma vez. Isso reduz significativamente a carga nos caminhos de corrente e também torna possível minimizar a irregularidade do brilho em diferentes partes da faixa de diodo.

Em condições de alta umidade, a faixa de LED deve ser montada sobre um perfil de alumínio, pois atua como dissipador de calor. Durante a operação, a fita superaquece muito, e isso tem o efeito mais desfavorável sobre o brilho dos diodos: eles perdem o brilho e colapsam gradualmente. Portanto, a fita, que foi projetada para funcionar por 5 a 10 anos, sem um perfil de alumínio, queimará no máximo um ano depois e, na maioria das vezes, muito antes. Portanto, a instalação de um perfil de alumínio ao instalar LEDs é um pré-requisito.

E claro, é importante escolher a fonte de alimentação correta, pois é ela quem passa a ser a garantia do funcionamento seguro e duradouro de toda a retroiluminação. De acordo com as regras de instalação, sua potência deve ser 30% superior ao parâmetro correspondente da faixa de LED - somente neste caso funcionará corretamente. Se os parâmetros forem idênticos, a unidade funcionará no limite das capacidades técnicas, tal sobrecarga reduz sua vida útil.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário