A tira de LED pode ser cortada e como fazê-lo?
Nem sempre uma faixa sólida de LED - por exemplo, em uma bobina de 5 metros - é necessária em um local específico. Se estamos falando, por exemplo, sobre o interior de um carro, então apenas um segmento de 3-4 LEDs pode ser usado em cada lugar de iluminação de fundo.
Como faço para cortar fitas diferentes?
Você pode cortar uma faixa de LED apenas de acordo com marcas específicas que são definidas (ou não definidas) por um determinado fabricante... Nem todos marcam a fita adequadamente. Às vezes, é possível determinar a localização do corte apenas examinando cuidadosamente a topologia de um tipo de placa de circuito impresso - uma fina camada de textolite aplicada a um substrato de borracha ou plástico junto com trilhas de transporte de corrente.
12V
Para uma fita de 12 volts, a topologia é organizada de forma que os LEDs sejam conectados em série - 3 em cada grupo... Este grupo, junto com a conexão em série do resistor limitador de corrente, forma um cluster ou setor operando a partir de 12 volts. Seria mais correto conectar não 3, mas 4 LEDs, já que cada um deles é alimentado por 3 volts. Se esse LED estiver conectado a 4 volts, ele vai superaquecer - e depois de alguns minutos ele vai queimar. Para evitar isso, o fabricante inclui um resistor limitador de corrente de 20-30 ohms. Consequentemente, de 12-13,8 V, todo o conjunto aquece visivelmente a 60 graus ou mais. E uma vez que é mais lucrativo para o fabricante ligar o resistor de lastro em vez do 4º LED - enquanto calcula de forma que, após várias centenas de horas de brilho contínuo, os LEDs ainda se degradem e falhem devido ao aquecimento significativo, - a montagem não deve ser sobrecarregada... Será mais sábio não exceda a tensão de alimentação acima de 12 volts, escolhendo um adaptador CA apropriado ou uma fonte de alimentação estabilizada.
Se estivermos falando de uma tensão mais alta, a fonte de alimentação deve ser limitada pela corrente, instalando diodos convencionais de tensão baixa, ou incluindo um resistor adicional, reostato ou alongamento dos fios.
A montagem é cortada na marca em forma de tesoura por onde passam os contatos "vermelho", "azul", "verde" e "solo". Não é difícil adivinhar que os três contatos "coloridos" são positivos para cada um dos cristais semicondutores coloridos. Nesse caso, os caminhos de condução de corrente vão além, contornando os LEDs e resistores soldados pelo fabricante. Nos LEDs que não são tricolores, ou que funcionam como monocromáticos (vermelho, amarelo, verde ou azul separadamente), existem apenas os contatos (e trilhas) "mais" e "menos". As tiras de LED de 12 volts, por exemplo, para vermelho (usado como uma luz de freio e lanternas traseiras), contêm 6 LEDs conectados em série: a tensão máxima de alimentação para cada um deles, que não é recomendado ultrapassar, é 2,2, e não 2,7-3,3 volts. Para fitas de 24 V, o número de LEDs por setor é duplicado.
Se não houver nenhuma marca na parte da frente, a linha de corte pode estar na parte de trás... Uma tira fina é cortada com uma tesoura. Você precisa cortá-lo exatamente no meio entre os contatos: em caso de captura acidental para qualquer um dos lados, soldar os fios de força acabará sendo uma ação extremamente difícil.
220 volts
No caso de uma fita de 220 volts, cortar os clusters é muito mais difícil. Trata-se principalmente da série de produtos SMD-3528/2835/3014/5050/5630 e vários outros, semelhantes em potência e corrente operacional. Eles são cortados por metragem - 0,5, 1, 2 m. O número de LEDs é 30-120.LEDs duplos são freqüentemente usados como brancos - 2 a 3 volts, conectados em série em um cristal de luz. Consequentemente, para operação ininterrupta, eles exigem 30 peças por segmento. É fácil calcular que 30 LEDs duplos (60 simples - esta é a conversão) são projetados para uma tensão de 180 volts. Para fazê-los brilhar o mais intensamente possível (3,3 volts em cada LED), é necessária uma voltagem de cerca de 200 volts. No entanto, mesmo aqui, os fabricantes interessados na venda constante de LEDs cometem um erro deliberado, incluindo apenas 30 (e não 35-40, como deveria) LEDs duplos no cluster. Como retificador, uma ponte de diodo de rede com um resistor limitador de corrente e um fusível CHIP pode ser instalada em cada cluster. Cada peça é conectada diretamente a uma tomada.
Desnecessário dizer que os LEDs são forçados a superaquecer. Alguns artesãos retrabalham as fitas, soldando grupos adicionais de LEDs nela ou retrabalhando o driver. Como resultado, a tensão de alimentação em cada elemento de luz (e o brilho do brilho) diminui ligeiramente, o que prolonga a vida útil da fita.
Fitas para 220 volts também são cortadas de acordo com marcas especiais. Importante não corte o motorista (ou contatos para um driver externo). Sua multiplicidade permanece no nível de 30-120 LEDs - as linhas divisórias são indicadas pela presença de um conjunto limitador de corrente no início de cada cluster composto.
Cor RGB
As faixas de cores RGB têm quatro faixas - "comum", "vermelho", "verde" e "azul"... Uma versão mais avançada - RGBW (branco é adicionado como o quarto LED) - contém 5 trilhas na topologia da faixa de opções (o 5º é o pino positivo para o LED branco). Esses conjuntos são normalmente classificados para 5 volts e têm resistores limitadores de corrente para cada grupo de cores. Um cluster de fita RGBW contém 4 LEDs e 4 resistores (até várias dezenas de ohms). Existem faixas RGB nas quais dois LEDs vermelho, verde e azul são conectados em paralelo - em série com um resistor de limitação em grupos. Se estivermos falando de 12 volts, o número de LEDs triplica - seis vermelhos, verdes e azuis. Em fitas de 24 volts, cada grupo de cores é mais longo - já contém 12 LEDs.
Eles também são cortados de acordo com as marcas (linhas de corte) e consistem em grupos correspondentes ao seu número.
Fita de corte com impermeabilização
Não há marcas de corte na face da fita de impressão. Mas eles podem ser encontrados do outro lado. Para cortar no ponto em que a linha de corte passa, você deve primeiro remover o silicone. Eles são cortados com uma faca clerical. Depois de soldar os fios, os pontos de contato de solda devem ser isolados novamente.
Dicas úteis
Em qualquer lugar a faixa de LED contém caminhos de transporte de corrente. Usando uma lâmina ultrafiada (navalha, bisturi) com certa habilidade, os artesãos limpam a camada de polímero em metal (cobre), mesmo quando a fita não é cortada corretamente, mas os LEDs e outras partes não são danificados. É melhor não trazer a situação a este ponto - se houver marcas, corte ao longo delas. Se a tesoura (ou faca) danificou as próprias peças (componentes), o segmento com falha provavelmente não poderá ser restaurado.
Mesmo quando apenas um dos três LEDs está danificado, o máximo cuidado e precisão serão necessários para não danificar o resto.
Se um dos três LEDs no cluster de 12 volts estiver danificado, o resistor limitador de corrente também precisará ser substituído. Caso contrário, os LEDs restantes, atingindo uma voltagem muito alta, queimam imediatamente (o brilho "diminui").
Uma curvatura acentuada de algumas correias, mesmo no ponto de corte, pode levar à sua quebra. Mesmo quando os LEDs estão localizados em lados opostos da ponta de uma curva fechada, as próprias trilhas podem quebrar - devido à fragilidade do textolite ou outro material composto, do qual a fita é feita.É proibido tecer fitas em nós, tecer padrões a partir delas - além de correr o risco de se rasgar, a fita pode perder parte do fluxo de luz útil devido à sobreposição de vários LEDs com seu próprio substrato opaco de luz.
O comentário foi enviado com sucesso.