Controladores para fitas de LED
Muitas vezes acontece que o uso de faixa de LED para iluminar o espaço não é suficiente. Gostaria de expandir sua funcionalidade e torná-lo um dispositivo mais versátil. Um controlador dedicado para a faixa de LED pode ajudar nisso. Um controlador semelhante para retroiluminação LED pode ter funcionalidades diferentes. Este último dependerá da sua finalidade e características técnicas, bem como do número de cores do dispositivo, frequência de escurecimento e outros indicadores. Vamos tentar descobrir que tipo de dispositivo é, como escolhê-lo, o que é e como conectá-lo.
O que é isso?
Deve-se dizer que nenhum controlador é necessário para uma fita de uma única cor. Ele é simplesmente conectado a uma fonte de alimentação, que normalmente é usada para dispositivos de 12 volts. Se a fita puder suportar altas tensões, uma fonte de alimentação apropriada deve ser selecionada. Os modelos mais comuns serão para 12 volts (+ 220) e 24 V. Existem, é claro, opções que geralmente são conectadas à rede diretamente, mas não existem na variação RGB.
E se dissermos exatamente o que é um controlador, então ele é um dispositivo responsável por comutar circuitos de uma fonte de energia para um dispositivo consumidor.
Existem 3 filas de LED na faixa, que diferem em cores, ou 3 cores são feitas como um cristal separado em uma única caixa, por exemplo, opção 5050:
- verde;
- azul;
- Vermelho.
Observe que os controladores podem ter designs diferentes, incluindo os selados. Portanto, possuem diferentes indicadores de proteção contra água e poeira. Não há interruptores ou chaves no controlador. Portanto, geralmente esse dispositivo de faixa de diodo é fornecido com um controle remoto. Esse controlador IR é uma excelente solução para controlar fitas com base em LEDs de vários tipos.
Visão geral da espécie
Existem diferentes controladores. Eles diferem de acordo com os seguintes critérios:
- método de controle;
- tipo de execução;
- técnica de instalação.
Vamos falar um pouco mais sobre cada critério, e o que, dependendo disso, podem ser controladores para lâmpadas do tipo LED.
Por tipo de execução
Se falamos do tipo de execução, então os controladores para placas de LED de acordo com este critério podem ser aqueles em que a unidade de controle está equipada com algum tipo de proteção ou proteção semelhante estará ausente dela. Por exemplo, eles podem ser resistentes à água e poeira IPxx. Além disso, o tipo mais simples será a proteção IP20.
Esses dispositivos não podem ser usados ao ar livre ou em ambientes com alta umidade.
O tipo de dispositivo mais protegido serão os modelos IP68. Além disso, as fitas também podem ter diferentes graus de proteção. Eles são marcados de acordo.
Por método de instalação
Para este critério, um controlador multicanal para RGBW e outros dispositivos pode ter uma caixa com orifícios especiais para parafusos ou um trilho DIN especial. Os modelos mais recentes são considerados a opção de maior sucesso para colocação em painéis elétricos.
Por meio de controle
Se falamos sobre o método de controle, então a categoria considerada de dispositivos pode ter muitas variações. Por exemplo, existem modelos que podem ser controlados a partir do telefone usando as tecnologias Wi-Fi e Bluetooth. Existem também controladores IR, que, em termos de tecnologia de controle, são um pouco semelhantes a um controle remoto de TV. Particularmente popular é o controlador de áudio musical infravermelho, que pode ter várias funções.
A propósito, os modelos que possuem controle remoto no kit permitem selecionar o modo automático, além de configurar manualmente o brilho e a gama de cores. Mas, mais precisamente, diferentes modelos têm diferentes recursos de conexão e controle. Portanto, ao escolher, deve-se ler atentamente as características dos produtos para que contenham funções que sejam do interesse de um determinado usuário.
Modelos populares
Se falamos de modelos populares de controladores para fitas de LED, deve-se dizer que hoje existe um grande número de produtos diferentes no mercado, o que pode ser considerado uma boa solução em termos de relação preço e qualidade. Mas gostaria de destacar um que será especialmente interessante.
Este é um modelo do fabricante Lusteron, apresentado na forma de uma pequena caixa branca com fios. A potência recomendada é de 72W, embora possa suportar 144W no máximo. A corrente de entrada aqui estará no nível de 6 amperes, ou seja, 2 amperes por canal.
Na entrada possui um conector padrão de 12 volts de 5,5 por 2,1 mm, que, segundo o fabricante, pode operar na faixa de alimentação de 5 a 23 volts. O corpo do dispositivo é feito de materiais de policarbonato.
Observe a presença de controle de voz por meio de serviços como Tmall Elf, Alexa Echo e, claro, Google Home. Este dispositivo não só pode ser controlado a partir do seu smartphone, mas também o controle remoto está disponível através da Internet. Isso será muito conveniente se o proprietário não estiver em casa. O dispositivo está equipado com um modo de temporizador, de acordo com o qual você pode ligar e desligar sozinho. Além disso, o controle de brilho da faixa de LED conectada está disponível aqui.
Também deve ser destacado que o dispositivo está completo, o que inclui o próprio controlador, um adaptador sobressalente de 4 pinos, além de uma caixa e um manual. Infelizmente, o manual não é muito claro, o que é típico de muitos produtos feitos na China. Mas há um link ali, clicando nele, você pode baixar o aplicativo para o seu smartphone para controlar o controlador.
É um produto da Tuya, empresa especializada na criação de software específico para a Internet das Coisas.
O aplicativo é feito com alta qualidade e exibe todas as funcionalidades disponíveis. Há um idioma russo aqui, o que permitirá até mesmo um usuário inexperiente entender facilmente todas as complexidades de controlar o dispositivo em questão da marca Lusteron. Embora ainda ocorram algumas imprecisões de tradução, isso não é muito crítico. De um modo geral, deve-se dizer que o aparelho acabou por ser muito bom em termos de características, tem boa funcionalidade e não é muito caro.
Nuances de escolha
Se falamos sobre a escolha de um controlador para fitas de LED, o primeiro aspecto a ser considerado é a voltagem. Seu valor deve ser idêntico ao da fonte de alimentação, pois estamos falando de uma tensão chaveada. Não é necessário conectar o controlador programável a um circuito de 24 V. Obviamente, o dispositivo pode e funcionará com essa unidade de fonte de alimentação, mas não por muito tempo. Ou simplesmente queimará imediatamente.
O segundo parâmetro importante para escolher um controlador programável é o atual. Aqui você deve entender claramente qual será o comprimento específico da fita e calcular a corrente que ela consumirá. Por exemplo, o tipo mais comum de fita 5050 precisará de cerca de 1,2-1,3 amperes por 100 centímetros.
Um ponto importante que também o ajudará a escolher um modelo do tipo de dispositivo em questão é a marcação. Normalmente é assim: DC12V-18A. Isso significa que o modelo do controlador tem 12 volts de tensão na saída e fornece uma corrente de até 18 amperes. Este ponto também deve ser levado em consideração ao fazer uma escolha.
A propósito, se por algum motivo não for possível comprar um controlador programável para o nível de corrente necessário, você pode usar um amplificador.
Ele usa sinais do controlador principal ou da fita anterior e, usando uma fonte de alimentação adicional, pode ligar a luz de fundo de acordo com um algoritmo de controlador semelhante.
Ou seja, amplifica o sinal do controlador para que seja possível conectar mais dispositivos de iluminação a partir de uma fonte de alimentação adicional. Isso será especialmente procurado se for necessário instalar uma instalação muito longa, e tal solução tornará possível não só economizar o fio, mas também reduzir o tempo gasto na separação das linhas de força, porque a fonte de alimentação adicional opera em uma rede de 220 volts.
Deve ser adicionado que todas as partes do circuito devem ser selecionadas para a mesma corrente e tensão, e a corrente de consumo não pode ser maior que a corrente fornecida pela fonte de alimentação e pelo controlador.
O último ponto que você precisa prestar atenção ao selecionar é o design da caixa. Deve ser claramente entendido onde o dispositivo será montado. Se isso for feito, digamos, em uma sala onde não haja umidade e temperaturas altas, então não há sentido em comprar modelos de fontes de alimentação e controladores que sejam apertados e resistentes à umidade.
Conexão
Se falarmos sobre como conectar o controlador ao tipo mencionado de faixa de LED, então seria melhor fazer isso usando conectores especiais. Normalmente, a unidade tem as seguintes marcações de conector:
- Verde-G - cor verde;
- Azul-B - azul;
- Vermelho-R - vermelho;
- + Vout- + Vin - mais.
O esquema de conexão será implementado de acordo com o seguinte algoritmo:
- os elementos necessários devem ser preparados - faixa de LED, conectores, fonte de alimentação e controlador;
- de acordo com o esquema de cores, é necessário conectar o conector e a fita;
- selecione a designação dos terminais na fonte de alimentação e conecte o conector de forma que os contatos da fita coincidam completamente com os do controlador;
- ligue a alimentação através dos blocos de terminais do outro lado da unidade ou através de uma ligação macho-fêmea (a possibilidade deste ou daquele tipo de ligação dependerá das características de desenho do conector e da fonte de alimentação);
- verifique a qualidade e confiabilidade, conecte e, em seguida, conecte o circuito montado à rede;
- verifique o desempenho da estrutura resultante.
Deve-se acrescentar que às vezes os controladores diferem em design, de acordo com o qual a conexão de várias zonas de tiras de LED é realizada. Então o princípio de instalação dos componentes será o mesmo, exceto no momento que deve ser feito sequencialmente para cada zona.
Controladores para faixas de LED no vídeo abaixo.
Recentemente comprei controladores de fita.
O comentário foi enviado com sucesso.