O que são fitas de LED e como funcionam?
As fitas de LED causaram impacto em design de interiores, arquitetura e construção. Com o material deste artigo, você aprenderá o que são, com o que estão equipados, como escolher e conectá-los corretamente.
Peculiaridades
Tiras de LED - designs de iluminação exclusivos com fácil instalação... Este equipamento funciona como qualquer lâmpada LED, pela possibilidade de emitir junções p-n semicondutoras com a passagem da corrente.
O circuito consiste em vários elementos, incluindo os próprios condutores, resistores, uma base de fita e uma almofada de contato. A base da fita é feita de um material dielétrico com espessura de 0,2-0,5 mm.
Ele contém caminhos que conduzem a corrente e plataformas com LEDs e limitadores de corrente. Os emissores de luz são os próprios LEDs. A largura da base pode variar entre 0,8-2 cm e mais, consiste em muitos segmentos.
As fitas pertencem a fontes de luz que são produzidas na forma de uma placa de circuito impresso flexível com LEDs e componentes de rádio adicionais localizados nela. Os LEDs estão localizados no módulo com espaçamento igual.
O segundo lado da fita possui um adesivo. Graças a ele, a instalação da iluminação é simplificada. A fita é prática, elástica e proporciona corte em linhas especialmente projetadas. Isso permite que seja montado mesmo em locais de difícil acesso.
A faixa flexível de LED usa um mínimo de eletricidade. É seguro de usar e tem uma longa vida útil. Adere perfeitamente sobre uma superfície lisa, permite escolher o comprimento mais preciso, possui uma ampla gama de cores.
Junto com isso, necessita do uso de drivers (fontes de alimentação auxiliares). As fitas de baixa potência não reabastecem o nível da luz principal. Se você usar fitas com a quantidade certa de iluminação, o preço vai superar o custo das fontes de luz convencionais.
Visualizações
Existem vários tipos de faixas de LED. Cada grupo de produtos tem suas próprias diferenças e características. Por exemplo, os produtos fornecidos ao mercado interno diferem em tamanho, número de LEDs por 1 m e outras características técnicas.
Com base na localização dos emissores de luz, eles estão na frente e na extremidade.
As variantes do primeiro tipo são diferenciadas por um ângulo de difusão de luz de 120 graus. Para análogos do segundo grupo, é direto.
À venda existem variedades com outros ângulos de dispersão. Sua tarefa é focar o feixe de luz em objetos específicos. As tiras de LED têm diferentes níveis de aperto e tipo de seção. Eles são selecionados com base na finalidade e nas condições de uso.
Por execução
Dependendo da versão, a iluminação de faixa flexível está disponível em uma única linha, ultra-estreita, larga e ultra-larga. Cada tipo de dispositivo de iluminação é caracterizado por suas próprias características. Os de uma fileira têm uma placa estreita de 0,8-1,3 cm de largura, 0,24-0,55 cm de espessura e 5 m de comprimento (com base no tipo de diodos e classe de proteção). A largura dos análogos ultra-estreitos não excede 0,5 cm.
Eles são fixados nos locais mais inacessíveis.
As placas largas têm 1,5-5,8 cm de largura e várias fileiras de diodos estão embutidas nelas. A disposição escalonada dos emissores de luz garante um brilho uniforme. O comprimento dessas fitas é de 2 a 5 m. Elas têm o melhor índice de reprodução de cores.
Além das fitas básicas, existem variedades com um tipo de brilho lateral à venda. Esses diodos têm forma cilíndrica e são fixados na extremidade da placa. O avião é iluminado na direção longitudinal.
Entre outros tipos, são produzidas fitas com placa crespa ou pétala. O primeiro tipo de luz de fundo flexível se flexiona perfeitamente em diferentes direções. É usado para iluminar figuras de formas curvilíneas complexas.
A diferença entre a tira 3D angular com placa de pétalas é a capacidade de alterar a rotação da plataforma com um diodo na faixa de 0 a 90 graus. É iluminada por letras luminosas volumétricas, assim como vitrines. A fita flexível hermeticamente fechada apresenta um revestimento de silicone fosco.
Ele se curva perfeitamente em qualquer direção, graças ao qual é usado para instalar a iluminação de contorno.
Por tipo de LED
O tipo de diodos determina seu tamanho e brilho. As fitas são produzidas usando tecnologias SMD e DIP. O primeiro tipo de LED consiste em um invólucro que remove calor, contatos, um fio de contato, um cristal semicondutor e uma lente.
Com base no design da fita, 1-3 diodos podem ser localizados no substrato. Os tamanhos dos elementos podem variar. Os produtos mais populares são SMD 3528, 2835, 3014, 5050, 5630.
Os análogos DIP são colocados em uma linha dupla. Eles são chamados de diodos indicadores. São cristais semicondutores colocados em lentes que criam feixes de luz. O circuito inclui uma placa de circuito impresso, contatos e um fio de contato.
Esses tipos de diodos aquecem menos durante a operação. Tenha potência e brilho suficientes. Eles são adquiridos para iluminação interna de placas eletrônicas, linhas rasteiras.
As diferenças visuais entre os dois tipos diferentes estão no desempenho. A fita SMD é plana, a versão DIP é semelhante a cordões, consistindo em diodos cilíndricos fixados na base.
Por cor
A tonalidade da fita é uma característica fundamental. Pode ser monocromática ou multicolorida. Variedades do primeiro grupo sob tensão são capazes de emitir 1 cor. Tons básicos incluem branco, azul, vermelho, amarelo, verde. Eles são considerados básicos.
Além deles, estão à venda produtos com tons de roxo, rosa-carmesim, azul-esverdeado, laranja do fluxo luminoso.
As fitas brancas, por sua vez, são divididas em 3 tipos. De acordo com a temperatura da luz emitida, eles são frios, quentes e neutros. A temperatura da cor é indicada na marcação em graus Kelvin.
As luzes de fundo monocromáticas de tom base emitem uma luz mais brilhante do que as contrapartes SMD com diodos de tom intermediários. Os segundos tipos de fontes de luz são usados como iluminação decorativa.
As tiras RGB multicoloridas funcionam com controles diferentes. As visualizações endereçáveis são diferenciadas pela capacidade de controlar a cor do brilho de cada diodo separadamente. Eles são chamados de fitas inteligentes.
Pelo nível da tensão de alimentação
Com base no tipo de tensão de alimentação, as fitas de 220, 36, 24, 12, 5 volts são diferenciadas. Mais demandado - variedades para 220 e 12 V. Além deles, são procurados produtos que operam em rede de corrente alternada com tensão de 220 V sem alimentação. Ele é conectado à rede elétrica por meio de um adaptador de ponte de diodos.
Nas linhas de fabricantes individuais, existe uma retroiluminação flexível que funciona com pilhas AAA ou AA.
Por método de instalação
Os produtos autoadesivos estão disponíveis com dois tipos de LEDs: SMD 3028 e SMD 5050. Os números de quatro dígitos após as letras indicam as dimensões de comprimento e largura em mm. As tiras de LED são fixadas a uma base adesiva diretamente nas bases preparadas ou nos perfis, que são posteriormente aparafusados.
A própria montagem pode ser aberta e escondida. A fita é colada nas molduras, pedestal, sob os móveis. Além disso, é montado ao longo do contorno da drywall, criando o efeito de figuras flutuantes.
Também é embutido dentro do tecido elástico. Isso cria um tipo extraordinário de iluminação auxiliar ao criar uma solução de iluminação de design. As fitas UV são diferentes das lâmpadas UV tradicionais.
Marcando
Marcação - uma breve descrição das características especificadas pelo fabricante. É muito complicado. A lista de designações padrão inclui uma indicação do tipo de fita, tipo e parâmetros dos emissores de luz embutidos.
Além disso, indica a tensão de alimentação, a tonalidade do brilho, a linha e a densidade dos diodos, seu número por 1 metro em execução. Em outras variedades, a marcação também mostra a tonalidade do substrato.
Não é difícil decifrar a marcação, que consiste em um conjunto de letras e números:
- as primeiras letras são os tipos de diodos usados (SMD ou DIP);
- 4 números por letras - dimensões dos emissores de luz usados em mm (35x28, 50x50, 56x30);
- IP indica a classe de proteção de acordo com os padrões;
- números atrás de duas letras - fita aberta ou fechada.
Na maioria dos casos, os produtos são fabricados fora da Rússia, por isso você deve confiar nos padrões estrangeiros ao comprar. Normalmente, o rótulo indica IP (proteção de entrada).
O primeiro número atrás das letras indica proteção contra danos e poeira. Quanto melhor, maior é a classe de proteção:
- em zero, não há proteção contra avarias acidentais;
- um indica um nível de segurança fraco;
- seis é a melhor opção com proteção máxima.
O segundo número é um indicador de resistência à umidade.
Quanto mais baixo for o seu valor, mais cuidadosa será necessária.
Por exemplo, a fita marcada com IP20 só pode ser usada em salas secas. Ele é colocado onde objetos estranhos não podem entrar no tabuleiro.
Produtos com classificações IP65 podem ser usados para publicidade externa, interiores de automóveis e banheiros. No entanto, não é imune a produtos químicos agressivos.
Fita IP68 - a versão com melhor nível de estanqueidade... Pode ser utilizado debaixo de água, até à profundidade de 1 m (por exemplo, para iluminar piscinas e saunas).
Componentes
Para a instalação de fitas de LED, são utilizados perfis de plástico e alumínio. No local de instalação, as guias são divididas em 3 tipos: angulares, embutidas (recortadas), aéreas.
- As variedades do primeiro tipo são equipadas com um difusor removível. Ele protege os olhos nivelando o brilho dos diodos em 25-40%.
- O perfil de visualização em linha é para fins de design. Freqüentemente conecta drywall e aglomerado. É montado nivelado ou com uma pequena saliência acima da superfície.
- O perfil recortado possui uma aresta que esconde irregularidades nos locais das ranhuras. É utilizado para iluminar superfícies de trabalho (por exemplo, cozinhas), e também como inserção no rodapé, criando o efeito de móvel flutuante.
- O perfil da tampa é adequado para montagem em qualquer tipo de superfície. O tipo de fixação varia (você pode colar e prender com parafusos autoatarraxantes). Adequado para fixação em superfícies arqueadas e curvas.
Para conectar várias tiras, são adquiridos conectores. Além deles, eles compram um fio auxiliar. É utilizado no caso de montagem da iluminação da área de trabalho, dividida pelo exaustor.
Se as fitas tiverem uma tensão de saída baixa, eles compram uma fonte de alimentação que funciona como um conversor abaixador e retificador de corrente. Esses dispositivos são diferentes (para salas com níveis de umidade baixos ou altos).
Ao conectar a fonte de alimentação a uma tomada, um plugue é obtido. Quando é planejado mudar a intensidade da luz de fundo branca, eles compram um dimmer ou uma chave auxiliar com ela.
Ao editar fita RGB, use um controlador... É necessário mudar a tonalidade do brilho e alterar seu brilho. Dispositivos típicos são projetados para fitas de 15 m de comprimento.Se o comprimento da fita for maior, você terá que comprar um amplificador RGB.
Um switch também é um elemento necessário. Pelo tipo de controle, pode ser de botão, sensível ao toque e infravermelho, responsivo aos movimentos das mãos.
Nuances de escolha
Ao escolher um ou outro tipo de faixa flexível de LED, várias nuances são levadas em consideração. A chave é o nível de proteção.
1 m de uma fita padrão pode acomodar 30, 60, 90, 120, 240 chips.Para aumentar o volume do fluxo luminoso, os diodos estão dispostos em 2, 3 e até 4 filas. Quanto mais diodos houver na base, mais potência e maior será o brilho.
Na hora de comprar a melhor fita leve em consideração a finalidade de uso, o tipo de produto, a cor, a direcionalidade e o brilho do brilho... Eles também prestam atenção à classe de proteção, densidade de instalação, reputação do fabricante e avaliações dos clientes.
O comprimento das opções brancas padrão é de 5 M. Além disso, produtos de 10, 15, 20, 25 metros são vendidos em bobinas. Isso permite que você faça uma compra ideal para a instalação do produto em uma grande área.
Nos pontos de venda, as fitas são vendidas separadamente e na forma de conjuntos prontos. Além das próprias tiras, uma fonte de alimentação está incluída nelas e nas variedades coloridas - um dimmer com PU.
Ao escolher uma opção para o lar, preste atenção na luminosidade. Não apenas o desempenho, mas também o humor dependerão da capacidade da fita.
Não deve brilhar muito fracamente ou, pelo contrário, fortemente.
Também é necessário levar em consideração o fato de que com o aumento da densidade de colocação dos diodos, a liberação de calor dos diodos de trabalho aumenta.... Isso pode causar superaquecimento. Portanto, você precisa considerar cuidadosamente a escolha de um perfil.
Fitas resistentes devem ser fixadas ao perfil de alumínio. Ele dissipará o calor de forma eficiente. Os modelos do tipo de quatro linhas são colocados em substratos de cobre para evitar o superaquecimento.
Ao selecionar a diretividade do fluxo de luz, preste atenção à colocação dos diodos no substrato. A este respeito, os modelos voltados para a frente com a capacidade de dispersar a luz em 120 graus são considerados os melhores.
A iluminação lateral é usada principalmente para objetos de decoração. Ela enfatiza seus contornos.
Formulários
As fitas de LED têm uma ampla gama de utilizações. Exemplos de exploração são extensos... Devido à sua compactação e flexibilidade, as fitas são capazes de repetir formas geométricas complexas.
São utilizadas para decorar o interior, são de serviço, assim como iluminação de emergência de vários tipos de instalações. As fachadas dos edifícios são decoradas com fitas de diodos. Hoje eles se tornaram um substituto para a iluminação central. Eles fazem um excelente trabalho com a iluminação de áreas funcionais individuais, vitrines, estruturas de prateleiras. Eles são montados em tetos, fachadas de móveis, espelhos. Eles são decorados favoravelmente com paredes de realce das habitações, eles são fixados nas janelas.
Eles são usados para destacar produtos em vitrines de pontos de venda e banners. Utilizado para iluminação decorativa e funcional de nichos, estantes, escadas. Com a ajuda deles, eles compensam a falta de luz no cultivo de mudas. Eles são usados em estufas, estufas. Eles são usados para decorar casas durante eventos, eventos significativos e feriados (por exemplo, Ano Novo, aniversários, aniversários), decorar aquários e elementos de design de interiores.
Por meio dessa iluminação, eles acentuam áreas de exposição, decoram praças, jardins, outdoors.
Pode ser usado em ambientes internos e externos.
Conexão
Os LEDs na fita são organizados em grupos de vários. Antes de fazer a conexão, a fita é cortada na junção desses grupos. Os pontos de corte são marcados com uma linha pontilhada e uma tesoura desenhada.
Nas juntas, existem placas de contato especiais do mesmo tamanho para soldar ou conectar conectores. Se a fita for cortada em outros lugares, os diodos não acenderão.
Durante a instalação, não dobre uma fita com um pequeno raio para quebrar (isso danificará as faixas). Se for necessário dobrar a fita em um ângulo agudo ou reto, faça seu corte, então as partes são conectadas por meio de conectores.
Para que a fita sirva por muito tempo, quando está conectada, fornecem um dissipador de calor, fixando a luz de fundo nos locais onde não há aquecimento das bases.
Para conectar, você precisa de fontes de alimentação com uma reserva de energia de 20-30%. Nesse caso, você pode conectar não apenas uma, mas também várias fitas. Faça isso em relação à polaridade.
Depois de fazer as medições e cortar a fita, a tira é construída. Ele é conectado por meio de clipes especiais.Em seguida, a fita é anexada, os contatos livres são conectados ao controlador.
Como fazer um difusor para uma faixa de LED?
O difusor pode ser feito com as próprias mãos em acrílico e plexiglass. Eles são transparentes, inertes ao estresse mecânico. Você também pode usar policarbonato e poliestireno.
O perfil pode ser uma caixa de plástico normal, que é usada para colocar fios em um tubo. O perfil é angular, em forma de U, em forma de C.
Para fazer o difusor, pegue um dos materiais e um perfil (plástico é adequado para fiação). O revestimento da superfície é feito de acordo com um dos seguintes esquemas:
- por meio de uma pasta que destrói a estrutura cristalina do material;
- lixando o material (por exemplo, lixa grossa e fina).
O método químico requer o máximo cuidado... A substância é aplicada em um lado do material. Ele penetra a uma certa profundidade, uniformemente emaranhando a superfície. Essa técnica é boa para o processamento de vidro.
Ao trabalhar com policarbonato ou vidro acrílico, use uma lixa de grão fino. Ambos os materiais se prestam bem a este tapete.
Depois que o perfil é selecionado, o comprimento especificado é cortado e o difusor é cortado no tamanho desejado. É emaranhado, os furos são feitos na caixa para os fixadores.
Faixa de LED com fiação soldada ou legalmente conectada é colada na base do perfil. O perfil é anexado ao seu destino, cobrindo a parte superior com um difusor fosco. É colado ou aparafusado aos orifícios previamente perfurados.
Para obter informações sobre como fazer um difusor para uma faixa de LED, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.