Como controlar uma faixa de LED?
Muitas pessoas acharão útil saber como operar uma faixa de LED. Normalmente, a faixa de LED é controlada a partir do telefone e do computador via wi-fi. HExistem outras maneiras de controlar o brilho da luz de fundo LED colorida que também vale a pena explorar.
Remotos e blocos
O trabalho de uma faixa de LED retroiluminada só pode ser eficaz com a coordenação adequada. Na maioria das vezes, esse problema é resolvido usando um controlador especial (ou dimmer). Um dispositivo de controle RGB é usado para o tipo de fita correspondente. Esta opção permite que você escolha uma tonalidade harmoniosa do brilho. Você pode influenciar não apenas a cor da fita colorida, mas também a intensidade do fluxo luminoso. Se você usar um dimmer, poderá ajustar apenas a potência da luz e sua cor permanecerá inalterada.
Por padrão, ao conectar com um cabo, você terá que pressionar os botões localizados na caixa do sistema. Em outra versão, você terá que usar um painel de controle remoto.
Este método é especialmente conveniente para controle remoto. O controle remoto e o controlador especial podem ser incluídos no conjunto de entrega ou adquiridos separadamente.
A maneira como os controladores RGB funcionam pode variar bastante. Assim, alguns modelos regulam a escolha da tonalidade a critério dos próprios usuários. Outros são projetados para ajustar a cor de acordo com um programa específico. Claro, dispositivos avançados combinam os dois e permitem variações do programa. Este método é útil se a fita decorar:
- instalações;
-
fachada;
-
diferentes partes do terreno (mas os controladores também fazem um bom trabalho com os modos de cor e música).
Controlado a partir do seu telefone e computador
Conectar uma faixa de LED a um computador é bastante razoável se você precisar iluminar o próprio computador ou a mesa. A conexão a uma fonte de alimentação elimina a necessidade de transformadores abaixadores, que seriam necessários quando alimentados pela rede elétrica doméstica. Na maioria das vezes, o módulo é projetado para 12 V.
Importante: para uso em apartamento, devem ser utilizadas fitas com proteção contra umidade 20IP - isso é o bastante, e produtos mais caros não são necessários.
Os designs mais práticos são SMD 3528. Comece procurando conectores molex de 4 pinos gratuitos. Para 1 m da estrutura, deve haver 0,4 A de corrente. É fornecido à célula por meio de um cabo amarelo de 12 volts e um fio preto (terra). O plugue necessário geralmente é obtido de adaptadores SATA; os cabos vermelho e preto adicionais são simplesmente removidos e isolados com tubulação termorretrátil.
Todas as superfícies onde as fitas são montadas são limpas com álcool. Isso remove os depósitos de poeira e gordura. Antes de colar a fita, os filmes de proteção devem ser removidos. Os fios são interligados, observando a seqüência de cores. Mas você também pode controlar a luz de um computador usando um controlador RGB.
Diodos multicoloridos são conectados com 4 fios. O controle remoto pode ser usado em conjunto com o controlador. O circuito padrão é projetado, novamente, para uma fonte de alimentação de 12 V. Para melhor montagem, é necessário o uso de conectores dobráveis.
A polaridade deve ser observada em qualquer caso, e para usar o sistema de forma mais conveniente, uma chave é adicionada ao sistema.
Existe outra opção - coordenação do sistema via Wi-Fi do telefone. Nesse caso, use o método de conexão do Arduino. Essa abordagem permite:
-
alterar a intensidade e velocidade da luz de fundo (com gradação até que seja completamente desligada);
-
definir brilho estável;
-
habilite o fade sem correr.
O código de esboço necessário é selecionado a partir de uma variedade de opções prontas. Ao mesmo tempo, eles levam em consideração que tipo específico de brilho deve ser fornecido usando o Arduino. Você pode facilmente programar ações arbitrárias para cada comando. Observe que às vezes os comandos de vários caracteres não são transmitidos dos telefones. Depende dos módulos de trabalho.
Os sistemas Wi-Fi devem ser conectados levando em consideração a carga máxima e a corrente nominal da fita. Na maioria das vezes, se a tensão for 12 V, um circuito de 72 watts pode ser alimentado. Tudo deve ser conectado usando um sistema sequencial. Se a tensão for 24 V, torna-se possível aumentar o consumo de eletricidade para 144 W. Nesse caso, uma versão paralela da execução seria mais correta.
Controle de toque
Uma chave modular pode ser usada para manipular o brilho e outras características do circuito de diodo. Ele funciona tanto manualmente quanto com um controle remoto infravermelho.
Como a malha de controle responde muito bem, é importante evitar toques desnecessários com as mãos, mesmo ao redor do perímetro. Isso pode ser percebido como um comando.
Em alguns casos, sensores de luz são usados. Uma alternativa são os sensores de movimento. Esta solução é especialmente boa para residências grandes ou para locais visitados ocasionalmente. O ajuste dos sensores pode ser feito individualmente de acordo com a necessidade do usuário. Claro, as características gerais das instalações e outras lâmpadas são levadas em consideração.
O comentário foi enviado com sucesso.