Como dobrar uma faixa de LED em 90 graus?
No caso das fitas de LED caseiras, tudo era simples - uma montagem de qualquer comprimento era soldada em fios e embalada em uma mangueira de silicone transparente. As fitas leves industriais são produzidas por comprimento, o que permite que sejam cortadas em fragmentos - e que conectem os segmentos uns aos outros ao longo do relevo das instalações.
Como girar com um conector?
Para caber, por exemplo, em um teto não padrão, no qual o design fornece um degrau adicional, quedas de vários degraus com ângulos retos, você precisa dobrar a faixa de LED em 90 graus. A fita acabada - em silicone - não pode ser dobrada para que repita o mais próximo possível o relevo do teto, as transições das paredes e os degraus no chão (se o chão for retroiluminado). Para pequenas transições, uma fita de 12 ou 24 volts é cortada em fragmentos onde necessário. Em seguida, esses fragmentos são conectados com conectores ou fios.
Os conectores de 90 graus são a solução ideal para usuários que têm preguiça de trabalhar um pouco com um ferro de solda em altura.
Existem conectores para ângulos não padronizados, por exemplo, 45 graus. Conectores móveis ajustáveis estão sendo desenvolvidos e implementados, tornando possível dobrá-los (uma ou várias vezes) em qualquer ângulo desejado. Os conectores de várias peças podem ser girados várias dezenas de milhares de vezes - até que a camada de ouro mais fina, de vários micrômetros, seja apagada, como é o caso, por exemplo, com conectores USB. Os conectores mais comuns são de ângulo fixo - eles são usados como uma simples rotação de condutores. Se necessário, a fita pode ser facilmente desmontada - e transferida para outro local usando conectores desdobrados (retos). O conector mais simples é uma trava conectada por fio ou um elemento de canto rígido que não é flexível.
Se o conector dobrar devido ao comprimento do fio, ele resistirá a várias pequenas dobras.
Antes de aplicar (prender) a fita, passe uma das partes do corte da fita ao longo da linha de corte no conector. A pressão da extremidade da fita no conector é realizada com a retirada preliminar dos contatos do invólucro de proteção (se houver). Cole-o na superfície junto com este conector. Quando o adesivo estiver firme e parte da fita estiver firmemente presa ao teto ou parede, insira a outra parte da fita no conector. Cole em outro lugar. Certifique-se de que todos os contatos estão conectados - os LEDs brancos e monocromáticos têm apenas dois, três cores - 4 (um "menos" comum e "mais" separados). Se a fita estiver conectada corretamente, a luz acenderá imediatamente após o adaptador ou driver fornecer energia. Para fitas de 220 volts, os segmentos atingem um comprimento considerável - eles podem ser dobrados apenas com um raio de curvatura mínimo de 5 cm. Uma dobra mais acentuada pode danificar o conjunto da luz.
Como dobrar fios?
Os fios, ao contrário da fita, toleram quase todas as dobras. Eles não são "exigentes" quanto ao raio de curvatura, porque dobram principalmente uma vez, quando é necessário fazer esta curvatura em condições especialmente difíceis. O raio de curvatura pode ser igual ao diâmetro do fio (com isolamento). Para conectar duas seções de fita leve em qualquer ângulo, faça o seguinte.
- cortar e descascar pequenos pedaços de arame;
- corte a fita (no ponto de corte) e limpe seus contatos;
- aplique uma gota de fluxo de solda e cubra os pontos de contato soldados com solda;
- usando um pouco mais de solda, solde os pedaços de arame preparados e a fita isolante.
Para cada ponto de solda, 1-2 gotas de solda são gastas, uma gota de fluxo. O fluxo é necessário para que a solda não leve mais do que um segundo, caso contrário, a fita de diodo superaquecerá, as trilhas condutoras podem ficar para trás do substrato de folha de polímero. A soldagem é uma das formas mais confiáveis de conectar contatos; somente uma conexão aparafusada pode "competir" com ela.
A desvantagem é a impossibilidade de desmontar rapidamente tal conexão.
Dicas úteis
Não é permitido aquecer a faixa de LED com um ferro de solda por mais de dois segundos.
O assobio e a evaporação do fluxo servem como dissipador de calor adicional, para não superaquecer a costura. Não negligencie o fluxo - ele permite que você aplique uma camada de solda nos contatos e fios de cobre quase que instantaneamente.
Não tente dobrar o conector em um ângulo reto. Mesmo se você fizer isso e o contato não for quebrado, se necessário, será difícil desdobrá-lo no mesmo ângulo. Da mesma forma, não faz sentido desdobrar um conector retangular em um ângulo desdobrado de 180 graus ou dobrá-lo na outra direção. Para conexões diretas, são usados adaptadores mais simples - ou mesmo fios, como no caso de uma conexão soldada.
Certifique-se de que os conectores sejam usados para o tipo de faixa de luz que você está estendendo. 2 ou 3 pinos não funcionam com 4 ou 5 pinos - e vice-versa. Se um conector adequado não estiver disponível, use os fios. Para não estragar o desenho, por exemplo, do teto, os fios devem combinar com a cor da fita: o contraste nem sempre é uma solução razoável.
É impossível dobrar a própria fita "fria" (sob um pequeno raio de curvatura) - ela será danificada imediatamente. Os materiais da fita não são projetados para esse uso.
Você pode encontrar mais informações sobre este assunto no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.