Tiras de LED para aquário
As fitas de LED em um aquário são um equipamento importante, sem o qual os habitantes do recipiente de vidro e das plantas simplesmente morrerão. Além disso, essa iluminação transforma o aquário no principal elemento do interior, que se destaca no contexto geral da sala. Não se esqueça que a iluminação do aquário é uma iluminação adicional da sala, o principal é escolher o local certo para o recipiente com os peixes.
Vantagens e desvantagens
Há uma grande variedade de opções de iluminação para aquários disponíveis hoje. Cada um difere em propriedades e características. Os aquaristas profissionais preferem instalar faixas de LED.
E isso não é surpreendente, porque essa luz de fundo tem muitas qualidades positivas.
-
No processo de operação, nenhum calor emana da faixa de LED, respectivamente, a água não superaquece, o que tem um efeito positivo na vida dos habitantes do aquário e, claro, das plantas.
-
Os LEDs são capazes de manter o aquário aceso dia e noite. E graças às tecnologias modernas, as faixas de LED são equipadas com sensores especiais que regulam a iluminação de forma independente, ligam e desligam a luz de fundo dependendo das mudanças das condições na sala.
-
As tiras de LED são diferenciadas pelo parâmetro de resistência à umidade e resistência à água. Mesmo que os LEDs estejam em contato com água, não se preocupe se a fita falhar. E, claro, não trará nenhum dano aos habitantes do mundo aquário.
-
As vantagens importantes das fitas de LED são a segurança e a eficiência. A tensão máxima exigida pelos LEDs é de 12 volts. Eles são obtidos através da geração de uma unidade de fonte de alimentação a partir de uma fonte de alimentação doméstica. É por isso que você não pode se preocupar que, quando um curto-circuito se formar, as criaturas vivas dentro do aquário morrerão.
-
O tempo de operação das fitas de LED é muito maior do que o das lâmpadas convencionais. Em termos simples, os LEDs podem durar pelo menos 100 mil horas.
-
O esquema de cores das lâmpadas LED é tão diversificado que cada aquarista será capaz de transformar todas as suas ideias de design em realidade.
-
A instalação de fitas de LED é tão simples que até uma criança pode lidar com esta tarefa.
-
E o mais importante, os LEDs não emitem luz ultravioleta.
Apesar de uma ampla gama de qualidades positivas, as fitas de LED ainda apresentam algumas desvantagens.
-
A compra de uma tira de LED pode bater no bolso do aquarista, principalmente se ele equipar um grande recipiente.
-
Ao escolher uma fita, é importante considerar as condições de iluminação e a sombra da fita. Uma fita pode não ser suficiente. As plantas crescerão a partir da luz, mas sua estrutura na base será lenta, sem vida na aparência.
Em qualquer caso, após a instalação de uma nova retroiluminação, o aquarista deve monitorizar o estado de vida no aquário, especialmente das plantas.
Visualizações
As fontes de luz de diodo são divididas em vários tipos, que todo aquarista que se preze deve conhecer.
Lâmpadas de diodo
Iluminação econômica que não agride o habitat do aquário. Essa iluminação não aquece a água, não emite raios infravermelhos. As lâmpadas de diodo contribuem para uma distribuição uniforme da luz dentro do tanque de peixes.
Fita de diodo
Essa variação de iluminação é adicional, pois sua potência tem um indicador menor do que as lâmpadas de diodo. Em que Fita LED é à prova d'água, não perde nenhuma característica quando submersa na água.
Antes de adquirir e instalar um sistema de iluminação em seu aquário, você deve ser extremamente escrupuloso quanto à sua escolha.
A vida no aquário depende da iluminação certa.
Dicas de Seleção
Caso apenas peixes sejam os habitantes do aquário, não há dificuldade em escolher a iluminação. Nessa situação, uma lâmpada que corresponda às características da luz do dia é o ideal.
Se o aquarista quiser enfatizar a paleta de cores do aquário ou focar em certos detalhes do design, você terá que lembrar o currículo da escola de física nos tópicos: fluxo luminoso em lumens, temperatura da luz.
Aproximadamente o mesmo terá de ser feito se o aquário for habitado por espécies extravagantes de peixes ou plantas que requerem condições especiais de iluminação.
Por um lado, parece muito difícil escolher uma faixa de LED para um aquário, mas não é. Mesmo com um mínimo de conhecimento, o amante dos peixes de aquário poderá escolher o melhor sistema de iluminação.
No entanto, antes de mais nada, você precisa parar de escolher as fitas à prova d'água. Eles podem ser usados como iluminação adicional não só sob a tampa, mas também colocados na parede do aquário, onde o contato com a água é inevitável.
A seguir, a paleta de cores dos LEDs é discutida. De acordo com muitos aquaristas, é melhor definir seus peixes para luz branca. Outros têm certeza de que a paleta de cores tem o efeito mais positivo na vida subaquática.
Nesse caso, vale a pena conhecer as necessidades dos moradores do recipiente de vidro, ou experimentar o esquema de cores por tentativa e erro.
Pagamento
Pessoas que têm pouca compreensão dos meandros da seleção da iluminação de fundo em um aquário precisam saber que a iluminação instalada deve ter uma luminosidade correspondente ao volume do recipiente. De acordo com a norma, 0,5 watt deve ser usado por 1 litro de aquário. Se o aquário for projetado para 50 litros, a faixa de LED deve ter um parâmetro de potência de 25 watts.
Ao fazer um cálculo, é importante levar em consideração várias nuances.
-
População do aquário com plantas, suas necessidades de iluminação.
-
Direção dos elementos de iluminação. Em termos simples, cada sistema de iluminação difunde a luz de uma maneira diferente. Por exemplo, o LED brilha em um ângulo de 120 graus. As lâmpadas fluorescentes brilham em diferentes direções, por isso não só o aquário, mas também a área próxima a ele fica sob a iluminação.
-
Um parâmetro de cálculo igualmente importante é a profundidade do recipiente e a espessura das paredes de vidro. O sistema de iluminação, fixado na tampa, atinge o fundo do recipiente profundo apenas em 50-70%.
Instruções de instalação
Você pode fazer e instalar uma faixa de LED em um aquário com suas próprias mãos. Esta abordagem permitirá ao aquarista economizar muito na compra de uma luminária pronta.
Você só precisa gastar dinheiro com a própria fita, o cabo de conexão e o material isolante.
-
A faixa de LED é medida e cortada.
-
Fixado na tampa do aquário. Como fixação de fita, você pode usar um pequeno perfil, fita dupla-face ou selante, mas somente aquário.
-
É necessário conectar os fios da fita e o cabo de alimentação.
-
A junção dos fios deve ser isolada com selante.
-
O arranque inicial da iluminação é feito sem a instalação da cobertura no aquário.
-
Onde a fita sai de baixo da tampa, uma gaxeta de isolamento deve ser instalada. No final, você pode andar por cima com o mesmo selante.
Se o teste foi executado sem problemas, você pode colocar a tampa no aquário. Caso contrário, deve-se verificar toda a cadeia de conexão, e também é necessário verificar as conexões se os LEDs estiverem piscando.
O comentário foi enviado com sucesso.