Dimmers para faixa de LED

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Como conectar?
  5. Como gerenciar?
  6. Erros freqüentes

Para poder controlar a intensidade do brilho da faixa de led, um dimmer é embutido no diagrama de conexão em paralelo com a fonte de alimentação, também conhecido como dimmer ou controlador de led. Existem muitos tipos diferentes desses gadgets nas lojas atualmente, o que é difícil para o comprador médio navegar. Para escolher o dimmer certo, você precisa saber com antecedência sobre as características de design, variedades e requisitos básicos para a funcionalidade dos dispositivos.

O que é isso?

Ao escolher uma faixa de LED para um apartamento e uma casa, a maioria dos consumidores nem pensa na necessidade de diminuir o fluxo luminoso. Isso não é surpreendente - se LEDs são usados ​​para iluminar a superfície de trabalho na cozinha, prateleiras, armários ou nichos, o efeito desejado pode ser alcançado apenas no modo de saída de luz máxima possível. A situação é bastante diferente se os LEDs forem usados ​​como iluminação principal e forem instalados em torno do perímetro do espaço do teto. Neste caso, o uso de um dimmer permite variar a intensidade do brilho. Suponha que você defina um crepúsculo claro na sala de estar à noite e defina o brilho mínimo para dormir no quarto das crianças - esta é a aplicação prática do escurecimento.

Do ponto de vista estrutural, o dimmer pertence aos aparelhos elétricos. O dispositivo permite que o usuário defina e controle o nível de brilho do brilho a seu critério. Na maioria das vezes, um dimmer é usado para ajustar o fluxo luminoso de tiras de LED de uma cor, enquanto elas são montadas diretamente no próprio circuito.

Outro benefício do aparelho é que ele reduz o consumo geral de energia da luz de fundo LED. Além disso, um efeito significativo pode ser alcançado em instalações com uma ampla variedade de funcionalidades - residencial, escritório, varejo e outros.

Como mostra a prática, em cada caso, o consumo de eletricidade é reduzido em 30-40%.

Além disso, os dimmers aumentam o período de operação das tiras de diodo. Ao reduzir a carga, o risco de superaquecimento das luminárias é minimizado. O modo de operação suave aumenta significativamente a vida útil do equipamento.

O uso de dimmers proporciona um controle confortável dos dispositivos de iluminação, uma vez que muitos modelos são equipados com controles remotos. Alguns dispositivos possuem alarmes sonoros. O dispositivo permite que você crie os efeitos de cores mais incomuns e até mesmo uma iluminação festiva.

Além do mais, a fita esmaecida pode ser conectada aos sensores do sistema de segurança. Se forem acionados, os LEDs acendem instantaneamente e, assim, assustam os invasores que entraram ilegalmente na casa. Os dimmers, junto com as luminárias, costumam ser instalados para simular a presença dos proprietários nas residências - isso confundirá os criminosos.

Dimmers também têm suas desvantagens. Em particular, os dispositivos geram ondas que causam interferência eletromagnética. Isso pode afetar adversamente a operação de equipamentos de rádio próximos.Com uma redução significativa na carga, esses dispositivos podem quebrar rapidamente.

Visualizações

Hoje em dia, os fabricantes oferecem um dimmer para fitas de LED de uma ampla variedade de configurações e diâmetros. Eles podem ser agrupados por vários motivos ao mesmo tempo.

Técnica de instalação

Modular - são constituídos por bloco com terminais para ligação à cablagem eléctrica.

Embutido / suspenso - são montados na parede e se parecem visualmente com o interruptor mais comum.

Miniatura - em forma de módulo com fios. As dimensões de tal dimmer não são mais do que uma caixa de fósforos, cada modelo tem de 1 a 3 botões.

Por funcionalidade

Canal único - usado para tiras de leds de cor única.

Multicanal - ideal para listras RGB e RGBW.

Por um conjunto de opções

Excepcionalmente regulável.

Reguladores que, além de escurecer, resolvem uma série de tarefas adicionais. Podem ser funções como um dispositivo de luz e música, controle de várias áreas de iluminação ao mesmo tempo, modo de piscar e outros.

E também os dimmers podem ser divididos em digitais e analógicos.

Digital

Para ajustar as tiras de LED usando dimmers digitais, um mecanismo de modulação de largura de pulso é necessário. É uma sequência de sinais de comando específicos de duração variável. Isso envolve a alteração dos parâmetros de brilho.

Analógico

Eles permitem alterar os modos aumentando ou diminuindo o valor da tensão. Esses dispositivos tornam possível fornecer fitas de LED com um fornecimento estável de corrente elétrica, enquanto as perdas de energia serão relativamente pequenas. Este é o modelo de dimmer mais comum. Eles têm apenas uma desvantagem - ao contrário das tiras digitais, eles aquecem muito a tira de led, portanto, seus recursos operacionais são bastante limitados.

Cada um desses dispositivos tem suas próprias vantagens e desvantagens, portanto, os fabricantes modernos lançaram a produção de modelos analógico-digitais combinados. Eles são muito mais eficazes e têm menos desvantagens do que os dispositivos atribuídos a categorias separadas.

Ao mesmo tempo, o preço para eles é muito mais alto, portanto, tais produtos não podem ser chamados de acordo com a demanda e populares entre os usuários.

Como escolher?

A escolha do dimmer deve ser realizada levando em consideração vários fatores.

Tensão de alimentação e energia

A tensão funcional de qualquer dimmer deve corresponder ao mesmo parâmetro da faixa de LEDs, ou seja, 12 ou 24 V. Já o indicador de potência deve ultrapassar a potência dos LEDs em 20-25%. Quando várias seções são montadas, então suas características de potência devem ser adicionadas. Se o dimmer funcionar no limite de sua capacidade, não durará muito. A margem de segurança exigida é de 20-25%.

Número de canais

Este parâmetro depende diretamente do tipo de faixa de LED que você planeja usar. Por exemplo, para LEDs monocromáticos, um regulador padrão é suficiente. Um dimmer multicanal é necessário para listras RGB ou RGB + W. É importante ter em mente que nem todos os efeitos disponíveis durante a operação do primeiro tipo de fita podem ser realizados com o segundo e vice-versa.

Projeto

Os controladores de LED podem ser montados na superfície, embutidos e também projetados para instalação secreta. A escolha depende diretamente do conforto de uso e da intenção do projeto.

Tipo de controlo

Este pode ser um botão rotativo, bem como um sensor, botões ou através do controle remoto. Você precisa escolher o melhor modelo com base em suas próprias preferências e restrições de orçamento. Lembre-se de que dimmers com sensores e controles remotos são muito mais caros do que os mecânicos.

Funcional

Qualquer opção adicional aumenta significativamente o preço do produto. Portanto, você precisa decidir com antecedência qual funcionalidade precisa. Por exemplo, Se você não planeja equipar o sistema de “casa inteligente” e controlar o lustre de um tablet, comprar um dispositivo com interfaces semelhantes será um desperdício.

Fabricante

No mercado moderno, existem muitos fabricantes que estabeleceram a produção de equipamentos para dimerização de fitas de led. As empresas mais confiáveis ​​são Legrand, Schneider e Makel.

Como conectar?

O circuito para conectar um dimmer de 220 volts a uma faixa de led é desenvolvido levando em consideração o tipo de faixa de LED e seu tamanho. Na versão mais primitiva, as faixas monocromáticas são conectadas em série em um circuito aberto entre o módulo de potência e a carga. Nesse caso, a potência total de todas as seções conectadas da faixa não deve exceder as características de potência do próprio dimmer e do sistema de potência.

Se a potência do controlador de LED não for suficiente para controlar totalmente a intensidade da luminescência dos segmentos de LED alongados, esse problema pode ser resolvido introduzindo um amplificador confiável no circuito. Usando cálculos especiais, uma das seções pode ser conectada diretamente ao dimmer ou você pode ligá-la por meio de alguns amplificadores.

Para ajustar simultaneamente a intensidade da luz de fundo de 4 faixas de LED monocromáticas (ambas uniformes no espectro de luminescência e diferentes), deve-se usar o mecanismo mostrado no plano abaixo. Nesta versão, uma seção é alimentada diretamente do dimmer, as outras três - do amplificador RGB, enquanto as entradas de controle deste último devem ser fechadas entre si.

Para ajustar a intensidade da luminescência e a gama de tonalidade das bandas RGB e RGBW, um dimmer convencional claramente não é suficiente. Em vez disso, é melhor instalar um controlador do tipo apropriado em um único circuito.

Como gerenciar?

Para que cada pessoa escolha por si mesma o método mais conveniente e confortável de controlar o dimmer, os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de modelos.

Botão de apertar São dimmers de botão que se assemelham a um interruptor típico. O sistema de LED é controlado segurando ou pressionando o botão uma vez. Quando pressionado, inicia a ativação ou desativação da fita, quando pressionado, o brilho de seu brilho é ajustado.

Swivel - inclui apenas um elemento controlado, fabricado como regulador. Quaisquer manipulações com iluminação são controladas girando o botão para a direita ou esquerda.

Botão rotativo - combinar as vantagens das variedades acima descritas. Esses modelos são reconhecidos como um dos mais convenientes. Nesse caso, os dispositivos são ligados após pressionar o dimmer, a intensidade da luz é ajustada girando.

Nos controladores de led de certos tipos de dimmers, é fornecida uma escala que permite navegar na direção em que você precisa girar o elemento. Esses dimmers são instalados em uma caixa embutida atrás de um interruptor existente na sala.

Todas as opções apresentadas pertencem ao grupo de dispositivos mecânicos. Eles são os mais simples e acessíveis, nenhuma falha óbvia foi encontrada neles.

Modelos sem contato mais caros são oferecidos no segmento de elite.

Controlo remoto - o controle de tais dimmers é feito por meio de um controle remoto de dimensões compactas, na maioria das vezes incluído no kit. O controle remoto é realizado por sinal de rádio, feixe infravermelho ou sinal de comando. Neste último caso, o ajuste só é possível quando o controle remoto é apontado para o sensor embutido, portanto, é limitado aos limites de uma sala. No segundo caso, você pode controlar a luz de fundo da próxima sala. Esses produtos costumam ser programáveis ​​no tempo. Dimmers controlados por sinal de rádio podem ser operados em distâncias consideráveis, embora tenham um preço muito mais alto.

Alguns produtos fornecem a capacidade de se conectar a um smartphone ou computador pessoal, eles são controlados por meio de uma rede wi-fi sem fio.

Sensorial - neste caso, o dimmer é controlado tocando no painel de controle. Na verdade, ele representa os controles manuais usuais, mas parece mais moderno.

Acústico - o ajuste é realizado por meio de um sensor de som embutido no sistema. Ele responde a quaisquer ruídos e sons que excedam o nível definido pelo usuário. Um dispositivo semelhante pode ser lançado com uma voz alta, bem como uma palmas.

Por um lado, é bastante conveniente. Mas se crianças pequenas moram no apartamento, feriados são celebrados constantemente ou você simplesmente adora assistir TV, então o sistema começará a funcionar incorretamente - com qualquer som alto, ele será ativado, independentemente de você desejar ou não.

Erros freqüentes

Se a luz de fundo do LED regulável funcionar de forma intermitente, emitir um bipe ou piscar, provavelmente foram cometidos erros durante a instalação.

  • Mola solta para controle tátil. Ou uma tampa muito grossa em cima.

  • Falta de isolamento confiável em fios elétricos e contatos de chave localizados dentro do perfil de metal.

  • Conectando uma faixa de LED excessivamente poderosa de comprimento considerável. Esses produtos são projetados para operar a 20-30 watts.

  • Instalação de um switch, no qual todas as peças estão localizadas em ambos os lados da placa, em um perfil de alumínio. Esses dispositivos foram originalmente projetados para instalação no corpo da luminária.

  • Ausência de orifício suficiente na tampa do perfil para o "olho" infravermelho do sensor de luz.

Tudo sobre dimmers para faixa de LED no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário