Luminárias embutidas
Recentemente, o uso de lâmpadas embutidas na disposição de casas, apartamentos e outros locais está ganhando popularidade. Antes de comprar dispositivos de iluminação embutidos, você deve se familiarizar com as características de qualidade e fabricantes.
Especificações
Uma luminária embutida é uma luminária cujo corpo está parcialmente oculto na parede, teto ou localizado dentro do corpo do móvel. As propriedades de qualidade das luminárias selecionadas dependem da finalidade de uso. É importante entender a função da sala em que esses dispositivos funcionarão.
Normalmente, para iluminação uniforme, as luminárias são escalonadas. Neste caso, a distância da primeira fonte de luz à parede não deve ultrapassar 60 cm, entre lâmpadas - até 1,5 metros, entre filas - 1 metro.
Poder
É importante cumprir as normas para a potência específica de iluminação, que é calculada como a quantidade de watts por metro quadrado. parâmetros de energia ideais para salas diferentes:
- No quarto das crianças - até 60 W / m².
- Cozinha e sala de jantar - até 26 W / m².
- Sala de estar, escritório - até 22 W / m².
- Casa de banho e WC - até 20 W / m².
- Quarto de dormir - até 15 W / m².
- Corredor, espaço interior, vestíbulos - até 152 W / m².
Os especialistas enfatizam que este indicador é típico de lâmpadas incandescentes. No caso de usar dispositivos LED, a potência específica é dividida por 10, economizando energia - por 3.
Acessórios
O mercado moderno está repleto de uma variedade de luminárias embutidas. Em particular, eles têm diferentes formas e elementos decorativos, feitos de diferentes materiais.
A maioria dos postes de luz é fabricada com metal, peças de proteção de plástico e vedações de borracha ou borracha. Para banheiros, saunas, banheiras ou piscinas, é preferível usar aparelhos lacrados com proteção contra umidade.
Caso contrário, o design depende da ideia do designer, já que os modelos podem ser selecionados para qualquer carteira: desde vidro, plástico, com cristais, desde várias ligas metálicas.
Visualizações
Pela natureza do fluxo luminoso, as lâmpadas embutidas são classificadas em dispositivos de luz difusa e direcional. Por características funcionais, podem ser distinguidas as fixas ou rotativas. Este último gostou muito dos designers como iluminação adicional de objetos individuais ou zonas do interior.
O tipo de lâmpadas desempenha um papel importante entre as características das luminárias integradas. Eles podem ser halógenos, LED, economia de energia. As lâmpadas incandescentes como as embutidas são absolutamente inadequadas devido ao forte aquecimento do corpo. Os dispositivos LED são especialmente populares. Eles são multifuncionais. É possível usar um diodo duplo ou triplo em um invólucro. Além disso, um mecanismo de controle de intensidade foi desenvolvido para eles - escurecimento.
As luminárias são divididas em forma pontual, modular e linear. O refletor é o tipo mais comum, pois possui o design mais simples, simplicidade de uso e baixo custo. O projeto inclui uma caixa com um refletor embutido, trança e uma lâmpada. O corpo, além de segurá-lo, desempenha também funções decorativas e protetoras.
Dispositivos Focal Embedded são chamados de downliners por especialistas.Entre eles, é possível destacar especialmente um duplo refletor, assim como modelos com um número ainda maior de lâmpadas. Eles se encaixam perfeitamente no interior e o tornam mais original.
Se você usar holofotes como iluminação principal, será necessário calcular o número necessário para uma determinada sala. Eles também são usados para iluminação adicional em conjunto com lustres e arandelas. Com a ajuda dessas lâmpadas, você pode destacar estilisticamente qualquer parte do interior.
As luzes do painel às vezes são chamadas de luzes raster. As fontes de luz modulares em forma de painéis de teto, via de regra, têm as dimensões padrão de 60x60 cm e, na maioria das vezes, utilizam lâmpadas fluorescentes. Esses modelos emitem apenas luz direcional do teto ao chão.
Na maioria das vezes, os painéis de iluminação de perfil são usados em escritórios, locais públicos, na produção.
As luminárias lineares também são chamadas de sem moldura. Basicamente, eles consistem em um perfil de alumínio anodizado e um difusor de plástico. A largura do painel de luz varia de 25 a 50 mm. A profundidade embutida é rasa, o que simplifica a instalação e permite expandir o campo de aplicação de finalidades decorativas à iluminação básica.
As luminárias podem ser total ou parcialmente embutidas em profundidade. As vantagens das luminárias totalmente integradas em móveis e em tectos falsos são inegáveis. Eles criam um ambiente interno seguro e confortável. No entanto, na maioria dos casos, as opções de ponto são usadas apenas como luz de fundo, uma vez que seu número deve ser significativo para iluminação total. É necessário para conforto e aconchego. Por exemplo, no corredor ou no vestíbulo, os LEDs embutidos na caixa de encaixe permitirão que até mesmo familiares com deficiência visual “não percam”.
As lâmpadas embutidas permitem incorporar qualquer ideia de design - desde destacar alguma peça de mobiliário até criar um certo estilo para toda a sala.
Os modelos de painel são sempre integrados em toda a profundidade do gabinete e, graças à grande área de superfície e à luz direcional, atendem perfeitamente à função de iluminação principal.
Entre as luminárias parcialmente integradas, dependendo do método de instalação, distinguem-se as externas ou salientes, as remotas (suspensas). Os primeiros especialistas costumam ser usados nos casos em que a base do teto é sólida, por exemplo, concreto. O projeto é composto por fechos em forma de plataforma, caixa com difusor e lâmpada. Os modelos remotos diferem dos modelos montados na superfície e embutidos porque a luminária fica suspensa em um cabo que conecta a base e o corpo.
A indústria de economia de energia cresceu rapidamente nos últimos anos. Neste sentido, surgem no mercado luminárias equipadas com funções adicionais, por exemplo, com dimmer ou sensor de movimento.
Os modelos reguláveis têm várias vantagens:
- Vasta gama de alterações de brilho.
- O ajuste de brilho não afeta a reprodução das cores.
- Reduzir o brilho pode aumentar a vida útil do dispositivo.
- A inércia de ajuste é mínima.
Dispositivos de iluminação embutidos com um sensor de movimento são populares na entrada de prédios de apartamentos, corredores de escritórios, armazéns, uma vez que podem economizar energia significativamente. O princípio de operação é que o sensor varre a área e detecta a presença de movimento. Quando acionado, ele transmite um sinal para a lâmpada embutida, que se acende. Além da reação ao movimento, tais dispositivos são equipados com sensores que monitoram o nível de iluminação. Isso é necessário para que a lâmpada não acenda durante o dia.
As lâmpadas de gesso pintável estão apenas começando a ganhar popularidade. Sua principal vantagem é a capacidade de pintar nas cores da tonalidade desejada, para dar textura. Além disso, a indústria moderna permite a seleção de uma variedade de formas.A desvantagem, claro, é a fragilidade do próprio material, mas esse material é fácil de restaurar.
Formulários
Os modelos de luminárias encastradas são divididos de acordo com a sua forma.
Os mais comuns são:
- Semicircular com um grande difusor cobrindo áreas bastante grandes. Usado para trabalhar em terraços, corredores, áreas externas.
- Oblongo. Eles são usados principalmente para a iluminação de objetos com alvos estreitos, por exemplo, pinturas.
- Cilíndrico. Na maioria das vezes, eles têm uma montagem giratória, portanto, são capazes de mudar a direção da luz. Existem opções de parede e piso. Os designers os colocam em salas de formatos incomuns.
A iluminação pode ser instalada em superfícies de gesso cartonado, aglomerado e painéis de MDF, madeira, plástico.
O corpo da luminária embutida pode ter vários formatos, pois depende apenas da ideia do designer:
- O anel é a opção mais comum.
- O corpo quadrado é classicamente correto.
- Os modelos retangulares variam desde os menores forros simples até grandes painéis de iluminação de teto.
- As luzes lineares geralmente são longas e finas.
- A carcaça ultrafina só é possível em luminárias LED.
Dimensões (editar)
Ao escolher um dispositivo de iluminação embutido, é necessário, em primeiro lugar, levar em consideração os critérios para o grau de conveniência durante a operação posterior, em particular, o tamanho da luminária. Na maioria das vezes é possível determinar o diâmetro levando em consideração as características funcionais da sala. Para iluminação, basta utilizar produtos de tamanho mínimo.
Para luminárias externas montadas em superfície, são usadas lâmpadas LED padrão, de modo que seu diâmetro é geralmente de 5 a 15 cm. Por exemplo, em um banheiro, 4-5 dessas lâmpadas são suficientes. Às vezes, você pode encontrar modelos de tamanhos grandes.
Os tamanhos dos modelos padrão dependem das lâmpadas utilizadas neles:
- As maiores dimensões são para lâmpadas halógenas. Seu diâmetro é de 11 cm, mas é aproximado, pois a largura da base também deve ser levada em consideração.
- Dispositivos com lâmpadas incandescentes devem ter pelo menos 8 cm de diâmetro.
- Os menores são dispositivos LED, disponíveis de 5 a 7 cm.
Além do diâmetro, a profundidade de plantio é um parâmetro importante. É determinado em função da função da luminária. Para fins decorativos, geralmente são utilizadas pequenas lâmpadas, caso em que a profundidade será mínima.
A faixa padrão, com base no tipo de lâmpadas usadas, é a seguinte:
- Profundidades a partir de 1 cm só são possíveis para LEDs.
- As luminárias de halogênio são embutidas a partir de uma profundidade de 4 cm.
- A profundidade de instalação para aparelhos com lâmpadas incandescentes pode variar de 20 a 30 cm.
Para modelos de montagem saliente ou suspensos, a altura ou comprimento do corpo também é importante, o que permite que você encaixe ergonomicamente as luminárias no espaço interno circundante.
Lâmpadas
As luminárias embutidas usam diferentes tipos de lâmpadas:
- Lâmpadas incandescentes. A opção mais comum e econômica. A vantagem está no baixo custo, mas não cobre as desvantagens. Como esses elementos ficam muito quentes, eles não podem ser usados em aparelhos totalmente embutidos. Além disso, o corpo dos modelos com este tipo de lâmpada costuma ser o maior.
- Economia de energia. Um pouco melhor do que os anteriores, mas para luminárias embutidas são o seu análogo.
- Halogênio. As opções de baixa potência são inferiores às lâmpadas incandescentes. Com a ajuda deles, quando usados na construção de superfícies reflexivas, você pode obter uma luz de feixe estreito bastante brilhante.
- Díodo emissor de luz (LED). A opção mais popular devido à sua versatilidade, consumo mínimo de energia e baixa taxa de aquecimento. As luminárias com diodos podem ser muito pequenas, mas não menos brilhantes. Eles permitem que você obtenha uma variedade de opções de cores. Quando vários sensores são usados no projeto, torna-se possível controlar suas características.
Materiais (editar)
O corpo da luminária é feito de uma grande variedade de materiais. Entre eles:
- Plástico - a opção mais comum devido ao seu baixo custo e leveza. Além disso, uma grande paleta de cores, uma variedade de texturas e tamanhos e praticidade podem ser notados. A desvantagem é o desgaste e rachaduras.
- Metal - o segundo material mais popular. Os produtos feitos com ele parecem caros, duráveis, resistentes a vários tipos de sujeira e fáceis de limpar. No entanto, o esquema de cores é restrito, as cores são principalmente clássicas: dourado, prata ou latão. Elementos decorativos de bronze no design de lâmpadas são freqüentemente encontrados no design de hotéis e restaurantes.
- Copo é frágil, mas combina bem com qualquer interior, resiste a influências externas negativas, tem uma ampla gama de cores. Os elementos de cristal são característicos do estilo provençal. No entanto, o cristal deve ser manuseado com cuidado, por isso é melhor não usá-lo em salas com crianças pequenas.
- Madeira e cerâmica - tipos naturais de materiais. Eles são apropriados para qualquer interior, são combinados com qualquer textura e são relativamente baratos. A cerâmica tem uma desvantagem - fragilidade, por isso deve ser manuseada com cuidado. A madeira seca com humidade baixa e dilata com humidade elevada, pelo que esta qualidade deve ser tida em consideração na instalação da luminária.
- Gesso - recentemente adquirindo popularidade de material para a produção de luminárias. As luminárias de gesso embutidas são confortáveis em sua funcionalidade. Você pode escolher a forma necessária, pintar e dar textura, se necessário, é possível restaurá-la por conta própria.
O difusor de luz pode ser feito de plástico ou vidro. Normalmente, as opções de vidro são usadas em modelos mais caros. Em qualquer caso, é necessária uma camada reflexiva especular, que é aplicada na superfície interna.
Cores
Existem muitos critérios para escolher o esquema de cores dos elementos externos das luminárias. Para alguns, a invisibilidade é importante, então a cor deve corresponder ao tom da superfície na qual o dispositivo é construído. Se houver necessidade de destacar o dispositivo de iluminação como elemento distinto do interior, a cor, pelo contrário, deve ser brilhante.
No caso da escolha de uma cor como percepção psicológica, pode-se observar o seguinte:
- O branco estimula o desempenho.
- O preto tem sofisticação, mas ao mesmo tempo pode trazer um elemento de vazio.
- Os tons de verde são suaves.
- As cores azuis podem ser deprimentes até certo ponto.
- Os tons de vermelho aumentam a pressão arterial.
- O azul contribui para sua redução.
Outra consideração importante ao escolher equipamentos de iluminação é a temperatura da cor. As lâmpadas podem produzir luz branca, amarela e azul. Um olho quente geralmente é definido como amarelo, natural é mais próximo do branco e um olho frio para nós é visto como azul. Os especialistas aconselham a escolha de uma opção neutra, perto da luz natural natural.
Como colocar?
Ao instalar um sistema de iluminação em uma sala, é necessário levar em consideração o espaçamento mínimo entre as lâmpadas e delas às paredes. Ao instalar layouts complexos de dispositivos embutidos, os especialistas notaram que a distância ideal entre os focos é de 30 cm. É mais eficiente colocar dispositivos de iluminação a uma distância de 20 cm da parede. Se houver teto falso, a distância entre a luminária e a costura do filme deve ser de pelo menos 15 cm.
No caso de um projeto de superfície não padronizado com um grande número de downliners, por exemplo, com um efeito de "céu estrelado", eles devem ser dispostos simetricamente em distâncias iguais. Existem muitas maneiras de instalar lâmpadas, cada uma é única e depende dos requisitos de estilo, ideias de design e desejos do proprietário.Além disso, as características funcionais das instalações desempenham um papel importante.
Formulários
Com um arranjo ergonômico de dispositivos de iluminação embutidos no interior, você pode alterar a aparência do ambiente em termos de geometria. Por exemplo, se você colocar holofotes ao longo do teto em um corredor estreito, a sala parecerá mais longa. A luz que incide sobre o teto da cornija aumentará a altura do teto na sala. A iluminação do espelho pode ser instalada no banheiro ou no corredor, o que proporcionará uma iluminação eficaz do rosto.
Os downliners embutidos nas paredes enfatizam as ideias de design, criam conforto e aconchego no ambiente. Normalmente, dispositivos LED são usados neste caso. Com a ajuda deles, prateleiras, pinturas ou nichos são iluminados. Uma solução original são as luminárias para degraus de escadas em casas particulares.
Recentemente, tornou-se popular decorar terraços, galerias, gazebos de jardim, jardins de inverno e estufas com áreas embutidas.
Classificação de fabricantes e modelos
Os fabricantes mais populares de produtos de iluminação entre os compradores são Osram e Philips. Estas são empresas confiáveis com vasta experiência e uma ampla gama de dispositivos de iluminação embutidos. Os especialistas também destacam os produtos da empresa Feron, já que o custo de seus produtos é um pouco menor que os anteriores. Esta marca é caracterizada por dispositivos de iluminação de alta qualidade do teto à decoração.
Modelos interessantes usando lâmpadas LED são produzidos por Gauss, ASD. As marcas são um tanto inferiores em termos de "promoção", mas suas características de qualidade são excelentes. Devemos citar as marcas Eglo, Arte Lamp, Novotech, pois os especialistas ficam felizes em usar seus produtos.
Estilos
É impossível escolher líderes entre as opções oferecidas pelos fabricantes, já que os compradores compram lâmpadas redondas em forma de lavadora, quadrada, e em forma de pingentes, triangulares, esféricas e outras lâmpadas.
Na maioria das vezes, os dispositivos de iluminação embutidos são selecionados de acordo com o estilo do interior. Se for de alta tecnologia, utiliza-se, via de regra, uma caixa de metal cromado, que fica “escondida” nas paredes e no teto, para que se crie uma atmosfera de espaço na sala ou no banheiro.
Os downliners clássicos são caracterizados por opções de lâmpadas de vidro, plástico, gesso, às vezes com elementos de estuque. Eles são projetados para criar uma sensação de riqueza e respeitabilidade no interior.
Dispositivos de ponta no estilo provençal usam vários ornamentos florais em seu design. Os materiais adequados são plástico, cerâmica e vidro em cores pastel. Caixas de metal feitas de latão, bronze, níquel são freqüentemente usadas. Os artesãos podem envelhecê-los artificialmente. Estilo implica moderação e romance, por isso, às vezes, pingentes de cristal, velas, flores são usados para decoração.
Como escolher?
As luminárias integradas podem ser selecionadas de acordo com vários parâmetros: funções, cor da luz, tamanho, forma, quantidade. Porém, para uma instalação competente, um critério importante é o tipo de superfície em que serão montados.
A instalação de dispositivos para um tecto de gesso cartonado será a mais fácil de todas, visto que este tipo de material se presta a qualquer deformação, serração e nivelamento. Várias formas podem ser criadas com ele.
O principal é lembrar algumas regras:
- As luminárias não devem cair nas juntas das costuras do painel.
- O tamanho do orifício feito na parede de gesso deve ser 4 milímetros maior do que o diâmetro da lanchonete.
Entre outras coisas, o drywall não sofre muito com o aquecimento das lâmpadas, então você pode usar lâmpadas com qualquer tipo de lâmpada e diferentes profundidades de incorporação.
O concreto é o material mais inadequado para a incorporação de dispositivos de iluminação. No entanto, isso não significa que essa operação seja impossível.Os profissionais utilizam punção para fazer os furos, mas alertam que todos os trabalhos relacionados à deformação de estruturas portantes devem ser homologados pelas estruturas estaduais de habitação. Portanto, se houver um teto de concreto, outras opções devem ser utilizadas. Por exemplo, você pode abaixá-lo em 5-6 cm usando drywall, e a iluminação ficará alinhada sem problemas. Os projetistas também oferecem opções de colocação de lâmpadas nos beirais.
Muitas vezes acontece que a reforma do apartamento já foi feita, e a ideia de trocar a iluminação veio depois. Se as paredes forem decoradas com gesso texturizado, os modelos de gesso embutidos são a opção mais adequada. Eles se encaixam organicamente no interior sem se concentrar no próprio dispositivo. Durante a instalação, as costuras e orifícios da fixação, bem como o corpo da luminária, são rebocados à maneira de paredes ou tectos. Posteriormente, o revestimento pode ser pintado.
O filme de PVC como material para decoração de teto será muito popular. No entanto, nem todos os tipos de lâmpadas são adequados para isso. Por exemplo, lâmpadas incandescentes são contra-indicadas para este tipo de material.
A escolha de acessórios para luminárias é selecionada individualmente, dependendo do design.
Os profissionais distinguem três regras básicas de instalação:
- As luminárias devem ser fixadas no teto, não no teto em si, pois ele se deforma com o peso das luminárias.
- O ajuste de altura é feito por meio de um anel de montagem.
- As dimensões do orifício no qual o dispositivo será inserido devem ser maiores do que a própria luminária.
Outra qualidade importante é que você não pode escolher um lustre plano para um teto falso. Muitas vezes, a base de tais dispositivos é feita de ligas metálicas, que são sujeitas a aquecimento, o que ameaça estragar o material da folha de teto. Lâmpadas LED e fluorescentes são mais adequadas para esses projetos.
As lâmpadas de assoalho são incomuns, então eles gostaram dos designers. Com a ajuda deles, você pode configurar vários efeitos especiais. O escopo é amplo: estruturas arquitetônicas, caminhos de jardim, piscinas, becos de parques, pódios.
Tipos populares:
- A mortise é semelhante a totalmente recuada.
- Domed - um plafond entra acima de sua superfície.
As lâmpadas de piso externas devem ter as seguintes qualidades:
- Resistência à umidade das conexões e da carcaça.
- Proteção contra impactos.
- Luz difusa.
No interior, as luminárias embutidas são frequentemente utilizadas como iluminação adicional. Em particular, a iluminação do guarda-roupa, as estruturas de iluminação da cozinha e do corredor são especialmente populares. Para criar aconchego e conforto, são montados em painéis de parede, cornijas de teto, nichos e prateleiras.
Para aumentar o contraste e as ilusões visuais em salas escuras, são instalados dispositivos lineares com foco estreito de comprimentos diferentes. Em chalés e casas particulares, as lâmpadas são instaladas na parede da casa, ao lado das quais não há janelas, o que permite aumentar a área iluminada.
Para obter informações sobre como instalar lâmpadas embutidas no teto com suas próprias mãos, veja este vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.