Lâmpadas estilo Tiffany
A individualidade do indivíduo se manifesta de forma mais vívida na questão de como arrumar sua casa. Criando um ambiente original e expressivo ao seu redor, a pessoa procura itens de interior originais que o ajudem a enfrentar essa tarefa. Um dos passos para uma solução pode ser a aquisição de uma lâmpada do estilo Tiffany feita de vidro multicolorido.
História da criação
A era da origem das lâmpadas Tiffany cai no final do século 19 e início do século 20, quando o estilo Art Nouveau reinava. A marca ganhou um nome único graças ao seu autor, o artista americano Lewis Comfort Tiffany, filho do fundador da famosa joalheria Tiffany & Co. Criado em uma família aristocrática e educado em Paris, Lewis estava acostumado a uma atmosfera de luxo e riqueza, que se refletiu em suas criações futuras.
Os críticos de arte o consideram um designer cult de sua época e um grande mestre na fabricação de vitrais. Dispositivos de iluminação criados por sua própria tecnologia ganharam popularidade sem precedentes e reconhecimento mundial.
Os originais dos lustres e abajures de vitrais produzidos pelo famoso artista ainda hoje interessam aos colecionadores.
Técnica de fabricação
A tecnologia de produção de vitrais da Tiffany pertence ao próprio mestre. Antes de sua invenção, essa técnica não existia. A sua essência é a seguinte: cada elemento de vidro colorido é envolvido por uma folha de metal e depois colado com solda de estanho. Esta técnica permite criar padrões e ornamentos de qualquer complexidade e, o mais importante, tornou-se possível obter produtos volumétricos com curvas.
Graças ao talento de design e trabalho árduo do grande mestre, podemos desfrutar de lâmpadas com tons de vidro mosaico de várias formas e estilos.
Visualizações
As lâmpadas de vitral, como quaisquer outras, podem ser divididas em 4 categorias.
Teto
Na maioria das vezes, eles servem como a principal fonte de iluminação. Tal lustre parecerá vantajoso contra o fundo de um teto simples e claro, e certamente não passará despercebido em nenhum interior. O vidro colorido sobre um fundo branco como a neve atrai instantaneamente a atenção de todos que entram na sala.
A vantagem dessa luminária é que, mesmo apagada, ela mantém o estilo do ambiente e tem um visual expressivo. E ao ligá-lo, toda a sala se ilumina com cores vivas, lembrando um caleidoscópio de brinquedo e como se nos devolvesse à infância.
Vale a pena considerar que tal lustre, junto com a cor, vai adicionar dinamismo ao interior.
Se a divisão for utilizada como local de descanso e relaxamento, é preferível dar preferência a modelos de candeeiros com cortinas de vidro mais calmas, que irão criar um ambiente relaxante na divisão.
montado na parede
Em conjunto com um lustre de vitral, eles criarão sua própria unidade estilística no interior. Esses modelos de lâmpadas têm uma sombra saliente, lembram a forma de uma lanterna ou de uma arandela. Usado para zonear uma sala.
Em uma espaçosa sala de estar, um produto com uma sombra protuberante e esquemas de cores ousados seria apropriado. Para o quarto, a solução ideal seria um abajur de arandela com tons harmoniosos e luz suave. Isso criará uma atmosfera íntima de boudoir.
Tabletop
As fontes de luz serão um destaque vencedor em qualquer interior.A versão padrão de um abajur de mesa é uma base sólida sólida e uma máscara de vitral. Esta fonte de luz complementará perfeitamente o lustre de teto estilo Tiffany.
Pé de apoio
Eles vão trazer harmonia e conforto para qualquer ambiente. A lâmpada é uma espécie de lâmpada de chão com um abajur colorido. Dependendo do estilo da sala, a forma do abajur é redonda ou facetada.
Um bônus agradável dessa iluminação é sua mobilidade - a luminária de chão pode ser reorganizada à vontade em qualquer lugar da sala. Localizado na área de lazer, criará um ambiente acolhedor para uma conversa amigável ou permitirá que você se retire com um livro em uma cadeira de balanço.
Em diferentes estilos de interiores
As luminárias de estilo Tiffany têm uma vasta gama de modelos. Esses produtos se encaixam harmoniosamente em qualquer interior:
-
gótico... Estilo favorito para usar vitrais na decoração do quarto. Incorporando a Idade Média, ele exige tanto luxo e grandiosidade quanto possível. O estilo gótico no interior é caracterizado por janelas alongadas, abóbadas de cúpula, vitrais e soluções de iluminação incomuns. Para tal, é melhor escolher modelos com douramento e combinações de cores ousadas: vermelho, verde, azul, vidro amarelo brilhante.
Produtos com elementos forjados à mão se encaixam perfeitamente em tal design. Pode ser um candeeiro de mesa em forma de tulipa com haste de ferro forjado ou um candeeiro de parede em forma de castelo gótico com elementos de ferro forjado.
- Barroco... O estilo aristocrático é caracterizado pela pompa e pretensão. Este design tem como objetivo demonstrar riqueza e poder deliberadamente, de modo que elementos como ouro, estuque, veludo e tapeçaria são usados no design de interiores. As lâmpadas de vitral devem enfatizar a viabilidade financeira, sendo mais adequado escolher produtos com talha dourada ou suporte forjado.
- Clássico... Ao contrário dos estilos anteriores, nesta decoração é melhor evitar cores fortes e pretensiosas, os clássicos não aceitam isso. Para os quartos, deve-se escolher produtos com vitrais em tons pastel, padrões geométricos neutros ou florais, que enfatizam a contenção e a elegância.
- Estilo oriental. A sua originalidade e profusão de cores atraem cidadãos de muitos países, especialmente europeus. Para transmitir o chique oriental na decoração, são utilizadas lâmpadas com um padrão floral ou animalesco, as linhas do padrão devem ser floridas e suaves. As cores típicas do estilo são amarelo, marrom, laranja.
- País... Criada para personificar o aconchego e conforto das casas de aldeia, a ligação com a natureza e as características nacionais. Este projeto é caracterizado pelo uso de materiais e tecidos naturais, tons naturais, a ausência de aparelhos da moda. As lâmpadas antigas cabem perfeitamente aqui. Para isso, os produtos são envelhecidos artificialmente por patinação. Das cores, é melhor escolher verde, marrom, bege.
- Alta tecnologia. Um estilo ultramoderno caracterizado pelo dinamismo e minimalismo nos detalhes. As lâmpadas devem ser leves e transparentes. O mínimo possível de linhas, apenas geometria simples no padrão e uniformidade no esquema de cores.
Padrões populares
O ornamento favorito de Tiffany eram os padrões naturais: folhas de lótus, chuva dourada (vassoura), papoulas, libélulas. No entanto, nem todas as criações são obra do próprio mestre. Muitos dos projetos vêm de uma assistente, uma mulher chamada Clara Pierce Watcall. Ornamentos Art Nouveau emergiram de sua mão leve - Wisteria, Narcissus, Peony. A mundialmente famosa "Dragonfly" também pertence a este talentoso artista.
Embora a principal característica dos vitrais Tiffany seja sua singularidade e originalidade, os modelos mais vencedores ainda são copiados, imitando o estilo do mestre. E isso não é considerado falta de educação.
Onde eu consigo isso?
Hoje, as luminárias Tiffany ainda estão na moda e são usadas em muitos estilos de interiores. Você pode comprar um produto genuíno de uma marca bem conhecida apenas em leilões fechados ou em antiquários.Mas tal compra para uma pessoa moderna, estragada pela nanotecnologia e pela aypitização global, pode parecer um tanto artesanal e rude.
Lâmpadas e abajures da Tiffany em uma interpretação moderna agora são oferecidos por muitos fabricantes, incluindo aqueles certificados na Rússia.
As luminárias originais Tiffany são altamente econômicas e projetadas de acordo com todas as regras tecnológicas. Mas o nível das lâmpadas também corresponde ao seu preço - são originais, têm garantia de qualidade e, além disso, podem ser feitas por encomenda, tendo surgido com uma decoração própria.
Para aqueles que não estão prontos para pagar por tal coisa de designer, existem análogos baratos da China. Eles não são tão únicos em sua ideia e solução estilística, mas são mais acessíveis para o consumidor médio.
Onde colocar?
A seleção de uma lâmpada usando a técnica Tiffany muitas vezes depende de sua finalidade funcional:
- Sala de estar... Arandelas emparelhadas em um conjunto com um lustre, feito em um estilo e esquema de cores semelhantes, parecerão relevantes.
- Quarto... Ao decorar um boudoir, esforçam-se por conseguir uma atmosfera de paz e tranquilidade para que o interior contribua ao máximo para o relaxamento. A ênfase na sala é dada às fontes de iluminação adicionais. Um abajur ou arandela na técnica Tiffany é conveniente para a leitura de livros. A luminária de chão cria uma atmosfera íntima e permite o uso menos frequente do lustre de teto.
- Crianças... Para criar a atmosfera de um conto de fadas e uma infância despreocupada, lâmpadas de vitral são usadas. Uma arandela de parede na forma de um animal querido ou uma lâmpada na forma de uma casa de pão de gengibre acalmarão a criança e entrará em sintonia com um sono saudável.
Para obter informações sobre como fazer lâmpadas estilo Tiffany, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.