Lâmpadas ultravioleta para plantas: características, tipos e regras de uso
O verão russo não é suficiente para dar energia e vitalidade às plantas de interior durante todo o ano. As curtas horas de luz do dia entre as estações e os invernos fornecem luz insuficiente para as flores. Ao mesmo tempo, para muitas pessoas, os espaços verdes da casa não são apenas uma forma de decorar uma divisão e dar-lhe conforto, mas também uma fonte de rendimento adicional. Para uma planta ser agradável aos olhos, para ser saudável, ela precisa de certas condições de desenvolvimento. A luz é uma das condições mais importantes para o crescimento e saúde da flora doméstica.
O que é uma lâmpada UV?
Para o crescimento, cultivo e prosperidade dos espaços verdes, uma fonte adicional de luz é necessária - uma lâmpada ultravioleta para plantas. Esse dispositivo para uso doméstico também é chamado de fitolampo ou lâmpada verde. Tem um grande efeito na atividade vital das plantas, é bastante fácil de usar. Esse dispositivo é adequado para quase todos os tipos e tipos de flora de interiores, fornecendo a quantidade certa de luz para sua vida.
Phytolamp é um dispositivo de iluminação ultravioleta projetado para uso interno a fim de criar um regime de luz ideal. Você pode comprá-lo ou fazer você mesmo. Um “sol” artificial irá provocar os processos de fotossíntese, a planta irá liberar energia e oxigênio como se estivesse crescendo sob um sol de verdade. Nem todas as espécies de plantas requerem uma fonte de luz ultravioleta auxiliar, mas apenas aquelas que requerem longas horas de luz do dia. Via de regra, trata-se da flora tropical. O desejo de minimizar os custos de energia levou à invenção de lâmpadas UV.
Os benefícios e efeitos da radiação ultravioleta
A radiação UV na forma de raios de luz é uma onda de diferentes comprimentos de onda (de 10 a 400 nm). Até 200 Nm - ultravioleta distante, que não é usado para fins domésticos. Ondas de até 400 Nm são divididas em:
- ondas curtas - de 200 a 290 Nm;
- onda média - de 290 a 350 Nm;
- onda distante - de 350 a 400 Nm.
Na natureza, atua a luz ultravioleta de ondas longas e médias. As plantas não podem existir sem a exposição aos raios ultravioleta, endurece os verdes, permite-lhes suportar temperaturas extremas, nutre e mantém as plantas. Uma fonte de radiação ultravioleta devidamente selecionada é capaz de ajudar a novos brotos, brotos a aparecerem, a dar frutos, a desenvolver a copa e o sistema radicular, a desacelerar ou acelerar a floração.
Iluminação de jardim doméstico
Na hora de escolher ou criar lâmpadas UV, é necessário se orientar pelas regras de iluminação das plantas, caso contrário o dispositivo de iluminação não só não contribuirá para o desenvolvimento, como também destruirá o minijardim. Requisitos para o fluxo luminoso do fitolamp:
- deve estar o mais próximo possível de uma fonte de luz natural;
- é necessário limitar o tempo de brilho, individual para cada tipo de planta;
- a radiação de natureza eletromagnética do dispositivo deve ser adequada às condições do ambiente natural;
- o nível de radiação exigido não deve ser excedido;
- uma satisfação mínima da necessidade de radiação ultravioleta é suficiente.
As lâmpadas UV são classificadas e combinadas com base na exposição. Eles podem estimular ou inibir a floração, acelerar o processo de germinação, o surgimento de brotos e a frutificação.
Qual é a ameaça de uma fonte de luz selecionada incorretamente?
Se errou na escolha da lâmpada, a flora doméstica sinalizará muito rapidamente com o seu estado. Você precisa prestar atenção aos seguintes sinais:
- doença de planta;
- o súbito aparecimento de insetos, como o ácaro-aranha;
- a planta não floresce nem dá frutos, embora isso seja esperado em termos de tempo;
- as lâminas das folhas estão desbotadas, sem brilho;
- folha queimada;
- os verdes estão secos, preguiçosos, caídos.
Esquemas de aplicação
Aplique as lâmpadas da seguinte forma:
- para substituir completamente a luz natural - isso só é possível se a climatização interna estiver totalmente controlada;
- uso periódico - relevante no período de entressafra para aumentar a duração do dia;
- como uma fonte adicional de luz - é assim que os processos de fotossíntese são mais ativamente estimulados.
Como escolher?
Os fitolamps são apresentados em três tipos principais.
- CONDUZIU. A opção mais rentável do ponto de vista econômico, pois tem uma vida útil muito longa e se caracteriza pelo baixo consumo de energia. Ao mesmo tempo, têm um excelente efeito no desenvolvimento da flora, emitem um pouco de calor e não provocam a evaporação da humidade, o que permite regar as plantas com menor frequência. Além disso, essas lâmpadas permitem que você altere os tons de luz. Você mesmo pode criá-los.
- Economia de energia. Eles são tão fáceis de usar quanto possível, basta parafusá-los no mandril. É importante escolher o tipo certo de brilho: frio ou quente. O primeiro afeta o desenvolvimento e o crescimento, o segundo afeta a floração.
- Luminescente. Ao utilizá-los, não há aquecimento, respectivamente, nenhum efeito sobre o clima da sala ocorre. Modelos com lâmpadas azuis podem ser selecionados para acelerar a fotossíntese.
Muitos processos vitais da flora doméstica dependem da cor da radiação: o vermelho promove a germinação, o azul promove a renovação celular e o roxo é usado para estimular o crescimento. As lâmpadas ultravioleta antibacterianas que operam com base no princípio dos salões de bronzeamento não são categoricamente adequadas para as plantas, uma vez que o ultravioleta emitido por esses dispositivos é contra-indicado nas flores.
Recomendações de uso
Para usar o dispositivo UV da forma mais eficiente possível, você deve levar em consideração as regras para seu uso:
- para deixar o resultado mais pronunciado, aproxime a fonte de luz da planta, se quiser diminuir o efeito remova;
- na entressafra e no inverno, aumente o tempo que as plantas permanecem sob o fitolampo em 4 horas;
- certifique-se de que o fluxo de luz é direcionado diretamente para a flor;
- lembre-se que em altas doses a luz ultravioleta afeta negativamente pessoas, animais e plantas, portanto, o uso de lâmpadas deve ser constantemente monitorado.
Praticamente não há danos aos humanos com esses dispositivos, uma vez que sua radiação é compatível com a do sol. Mas em grandes doses, é prejudicial, portanto, é impossível estar constantemente sob uma fonte de luz e olhar para ela. Ao comprar um dispositivo, preste atenção aos parâmetros que permitem proteger objetos vivos de seus efeitos.
- A emissão de UV deve ser insignificante.
- Selecione o dispositivo estritamente de acordo com a finalidade. Existem diferentes lâmpadas para cada finalidade - para fotossíntese, germinação de sementes, floração acelerada, etc.
- O espectro e o ângulo de radiação devem ser selecionados corretamente.
- O tamanho adequado do produto é um parâmetro muito importante. Não deve exceder a área a ser iluminada.
Você pode construir uma lâmpada UV com suas próprias mãos, mas isso exigirá pelo menos um conhecimento básico de dispositivos elétricos. Nas lojas, você pode adquirir um kit de montagem, que já contém todos os materiais necessários, ou pode adquirir cada item separadamente.
Avaliação do modelo
O mercado moderno está saturado com uma variedade de dispositivos UV de várias empresas e países de fabricação.
- "Ladder-60". Adequado para estufas e apartamentos, fixados com cabos. Capaz de atuar como a única fonte de luz. Promove crescimento rápido, aumento da frutificação.Vida útil - até 60 meses.
- "Minifarmer Bicolor". Ideal para uso em casa, aumenta a taxa de amadurecimento dos frutos, o aparecimento de ovários de flores, estimula todas as fases do desenvolvimento da flora. o dispositivo LED é equipado com lentes que aumentam o espectro de exposição. Parafusos no mandril, requer ventilação.
- "Bright Light Fito". A lâmpada de modo duplo, utilizada como luz de fundo e principal emissora de luz, não agride os olhos, é econômica em termos de custos de energia. Possui uma luz de fundo azul e um modo de floração e frutificação.
- "Solntsedar Fito-P D-10". O dispositivo é protegido contra umidade e poeira, adequado para uso em casa e estufas. Equipado com lentes, difusor de luz em plástico. É possível ajustar a direção dos feixes de luz. É capaz de influenciar positivamente o cultivo de frutas, ervas, bagas. Aumenta a produtividade em cerca de um terço. O consumo de energia é muito modesto.
- Philips Green Power. Phytolamp do tipo sódio. Adequado para arbustos, plantas de baixo crescimento. O grau de emissão de luz é o mais alto; é usado em estufas e instalações de estufas. Acelera a germinação de mudas, ideal para plantas tropicais exóticas. Possui luz de fundo azul. O consumo de energia é baixo, o vidro é altamente durável e a vida útil é muito longa.
- "Flora Lamps E27". Um fitolampo é suficiente para várias culturas em crescimento. Pode ser usado em estufas e instalações de estufas. Equipado com retroiluminação vermelha e azul. Estimula perfeitamente a fotossíntese, barato, não consumidor de energia, vida útil - até 60 meses.
- Fitowatt Harau. O dispositivo se distingue por seu preço baixo, instalação conveniente e boa potência. Adequado para qualquer espaço fechado, pode ser usado em qualquer fase de crescimento. Existe um interruptor de alimentação. Disponível em 4 tamanhos, permitindo que você escolha o modelo certo.
- SPB-T8-Fito. Adequado para jardineiros iniciantes, pois tem um design muito simples. Ideal para uma variedade de culturas. Suspenso em cordas, colocado a qualquer distância da flora, não dá calor. Possui retroiluminação vermelha, a luz não faz mal aos olhos. Estimula perfeitamente o crescimento e o fortalecimento das raízes, copas, folhas. Reduz os processos de umidade e evaporação, permite menos rega das plantas.
- Jazzway PPG T8. A lâmpada é vendida em quase todos os pontos de venda especializados. Ideal para culturas de espécies frutíferas, equipadas com iluminação azul e vermelha. Perfeito para uso interno. Vida útil - mais de 25 mil horas.
- "Luchok 16 W". Ele vai lidar melhor com mudas e flores de interior, terá um efeito positivo nos processos de floração, frutificação e crescimento. A emissão de luz não prejudica os olhos. O aparelho é leve, não superaquece, pode ser colocado a qualquer distância e altura deles.
Para obter informações sobre como escolher a lâmpada UV certa para as plantas, veja o próximo vídeo.
A radiação ultravioleta é a radiação eletromagnética que ocupa a faixa entre o raio X e a radiação visível (faixa de comprimento de onda de 100 a 400 nm). Existem várias seções do espectro de radiação ultravioleta que têm diferentes efeitos biológicos: UV-A (315-400 nm), UV-B (280-315 nm), UV-C (200-280 nm), UV de vácuo (100- 200 nm) ... Espectro UV: de toda a gama UV, a área UV-C é frequentemente designada por bactericida devido à sua elevada eficiência de desinfecção contra bactérias e vírus. A sensibilidade bactericida máxima dos microrganismos ocorre no comprimento de onda de 265 nm. É nesta parte do espectro que cai o comprimento de onda gerado pelas lâmpadas UV bactericidas de baixa pressão - 254 nm, que praticamente coincide com o pico da curva de eficiência bactericida.
O comentário foi enviado com sucesso.