Características dos holofotes

A organização competente da iluminação é a chave para o sucesso no design de quase todas as divisões, seja um escritório, um apartamento ou uma casa de campo. Existem muitas formas de criar um espaço de luz, a quantidade de modelos de lâmpadas vendidas nas lojas não pode ser quantificada, mas o principal neste processo é seguir alguns princípios. A chave é uma separação clara dos conceitos de iluminação primária e secundária. Uma opção quase ideal para o último é a seleção correta de holofotes.

O que é isso?

Na verdade, não há nada de especial ou único nos refletores. São produtos bastante comuns, capazes, no entanto, de surpreender. Como regra, esta tecnologia significa o uso de lâmpadas espaçadas separadamente (qualquer uma). A distância entre eles geralmente varia. de 20 a 40 cm.

Na terminologia ocidental, eles também são chamados lustre-spot (além disso, usaremos a transliteração na forma de "lâmpadas de ponto", "lustres de ponto" ou simplesmente "pontos"). Na verdade, a palavra "ponto" na tradução literal significa "lugar", "ponto", que reflete a essência do produto - a iluminação de um determinado ponto-zona, emanando de uma determinada posição.

A associação mais próxima para tais luminárias são os holofotes para teatro, mas isso não é totalmente correto. O fato é que sob intradorsos queremos dizer uma estrutura de metal especial para lâmpadas suspensas; dispositivos pontuais têm uma gama muito mais ampla de aplicações, em vez de holofotes. Eles podem ser simples, duplos ou triplos, parede e piso, sobrecarga e teto - quase qualquer um. Ao mesmo tempo, a gama de uso de vários tipos de lâmpadas em tais lâmpadas não é limitada por nada.

Em termos visuais, os holofotes são fontes isoladas de luz direcional que podem iluminar partes de uma sala ou mobília e criar uma atmosfera sombreada e "difusa" na sala.

O design de tais produtos é rico em inovações e descobertas. Existem modelos em uma perna, em um pneu, em uma barra, com sensor de movimento e controle remoto. Os itens de design exclusivo costumam ser equipados com pingentes decorativos de interior e outros adornos. No entanto, mesmo os holofotes mais simples são capazes de fornecer uma luz fosca agradável.

O aparecimento de tais fontes de luz também é suficientemente estético... Na venda você encontra modelos em madeira, metal, plástico, vidro, brilho e espelho, além dos destinados à tonalidade.

Esses itens de "interior leve" podem ser usados ​​em muitos cômodos: do banheiro à sala de estar.

É agradável e eficaz, por exemplo, usar lavatório com iluminação. As luminárias embutidas em quase todas as superfícies e direcionando a luz na direção certa podem dar ao interior uma atmosfera de conforto e perfeição de design.

Vantagens e desvantagens

Dispositivos de iluminação simples de pequeno porte têm vantagens e desvantagens, portanto, você precisa usá-los com sabedoria, e eles não são adequados para todos os interiores e salas.

Entre as principais vantagens:

  • Compacidade. Estas são lâmpadas muito pequenas que cabem mesmo em uma sala muito pequena: um quarto, um banheiro, etc. Além disso, é real e fácil de embuti-las com as próprias mãos em quase qualquer superfície: por exemplo, em uma prateleira acima um banheiro, uma folha de aglomerado sobre uma mesa ou criado-mudo.
  • Variabilidade.As formas de tais luminárias permitem o uso de muitos tipos de lâmpadas: desde lâmpadas incandescentes comuns a halógenas, LED e até neon. O poder também pode ser variado. Há uma seleção muito rica de modelos das próprias lâmpadas, que são adequados para muitos estilos de interiores: clássico, moderno (alta tecnologia, loft), colonial, moderno.
  • Efeito de expansão do espaço. O uso de tais dispositivos torna a sala visualmente mais ampla e os tetos mais altos. Claro, esse efeito só se manifesta com um bom design.
  • Iluminação direcionada. Luminárias compactas resolvem problemas que não podem ser resolvidos com iluminação básica. Por exemplo, com a ajuda deles, você pode destacar uma área separada, um objeto de mobília, ou até mesmo selecionar um espaço claro completamente. Isso é verdade em quartos grandes e apartamentos estúdio. Com a ajuda de pontos de luz, pode-se dividir uma sala volumosa em sala de jantar, quarto, sala de estar e outras áreas.
  • Capacidade de fabricação. Esses produtos estão no auge da moda, então todas as fichas do progresso podem ser encontradas neste setor de marcas. Entre eles encontram-se designs únicos com regulação do nível de iluminação, temperatura de cor, bem como tecnologias “inteligentes” que permitem acompanhar o biorritmo natural de uma pessoa e adaptar a iluminação às necessidades específicas, tendo em conta a hora do dia e a estação do ano.
  • Em estruturas dimerizáveis ​​(com dimmer eletrônico embutido), o consumidor tem a oportunidade de ajustar de forma independente o nível de iluminação, ou mesmo criar efeitos visuais interessantes - ignição ou extinção gradual da luz, vibrações de cores e outros. O dimmer como dispositivo se espalhou pela primeira vez no teatro e só então "migrou" para a esfera doméstica.
  • Preço. Se você precisa economizar dinheiro, comprar um refletor é uma ideia muito boa. É muito mais barato do que um lustre caro ou seus equivalentes. Claro, a faixa de preço é ampla, mas se necessário, você sempre pode escolher um produto de classe econômica. O preço spot médio é inferior ao de outras lâmpadas.

Ao mesmo tempo, os designs das pontas também apresentam uma série de desvantagens significativas. Vamos citar os principais:

  • Âmbito limitado. Em alguns interiores, essas lâmpadas são inaplicáveis, por exemplo, em estilizações clássicas radicais. Em cômodos muito grandes, salas com tetos altos, também é difícil encontrar um local adequado para manchas. A única maneira de sair daqui é criar um "céu estrelado" improvisado, mas isso é caro e nem sempre aconselhável.
  • Eles são usados ​​principalmente como uma fonte de luz adicional. Como o principal, você ainda terá que "acender" lâmpadas e lustres tradicionais, especialmente em quartos espaçosos.
  • Dificuldades com a fiação elétrica. Em tectos falsos e outras estruturas, não é recomendado o uso de produtos muito potentes que tenham a propriedade de serem muito quentes. Isso limita as possibilidades de implementação das ideias de saturação e transmissão de luz e, em geral, complica a mecânica de organizar a iluminação elétrica em uma sala. Podem aparecer fios adicionais e, em algumas áreas da sala, a luz não poderá ser conduzida de forma alguma.

De uma forma ou de outra, a instalação exigirá a participação de um eletricista profissional altamente qualificado. Isso ajudará a evitar problemas de segurança contra incêndio.

  • A necessidade de redesenvolvimento. Muitas vezes, para instalar holofotes, é necessário "desmontar em tijolos" quase todo o interior. Além disso, é possível que tenha mesmo que alterar completamente o desenho dos elementos de suporte e do tecto. Se, mais tarde, você quiser alterar algo novamente, terá que despender muito tempo e esforço na instalação e desmontagem.
  • Eles podem superaquecer e, como resultado, estragar o teto e outros elementos internos. Em caso de desatenção com a fiação das manchas, existem formas de provocar incêndio e incêndio.
  • Devido às características de design, muitas vezes é problemático monitorar a limpeza das sombras dos holofotes.

E mais uma coisa - os holofotes no mercado têm muitos concorrentes - as mesmas lâmpadas de assoalho para o quarto ou LEDs alongados para o banheiro, mas não podem substituir totalmente toda a riqueza da funcionalidade do foco.

Recurso e design

Os principais componentes dos holofotes são o suporte e o corpo, a sombra, bem como montagens especiais - geralmente são elementos de fixação flexíveis, molas. Como regra, existem dois grampos, mas mais podem ser usados ​​para confiabilidade. Normalmente, o cartucho e os suportes não são visíveis, pois estão localizados no fundo da caixa, que pode ser feita de vários materiais: de metal a plástico e cerâmica. Normalmente, o corpo é sólido e toda a estrutura pode, de alguma forma, se parecer com uma lanterna ligeiramente ampliada.

Uma lâmpada é inserida no soquete - quase qualquer tipo de produto pode ser usado, incluindo lâmpadas incandescentes e LEDs. Em tetos tensos, aglomerados ou drywall, a potência das lâmpadas deve ser monitorada, pois seu superaquecimento pode levar a consequências desagradáveis: desde danos ao interior até incêndio.

O produto geralmente vem com um cabo - seu comprimento deve ser suficiente e selecionado levando-se em consideração as especificidades da fiação elétrica da sala.

Você também pode precisar de uma coroa - para fazer um orifício para a lâmpada no material - papelão ou drywall.

Por características de design, todos os LEDs são divididos em aberto e fechado. Os primeiros são usados ​​na maioria das salas, os segundos têm uma caixa de proteção adicional (caixa) que protege contra umidade e poeira. Ao comprar um produto para banheiro, preste atenção ao indicador IP (Índice de Proteção), especialmente nos primeiros dois dígitos, denotando resistência à poeira e umidade, respectivamente. Quanto mais altos, melhor. O ideal é variar de 21 a 67, dependendo da proximidade do local com águas abertas (banheira ou pia).

Elementos de design adicionais incluem várias decorações. O minimalismo vai muito bem com lâmpadas de spot, mas geralmente é enfatizado por padrões de relevo discretos na superfície do corpo. Em estilos modernos, loft e alta tecnologia, isso é o suficiente, no entanto, pingentes, incrustações com pedras, conchas, cristal e vitrais são frequentemente usados ​​para decorar um local no espírito clássico.

No entanto, a decoração pode realçar a luz já fraca criada pelos produtos, bem como contribuir para o aparecimento de reflexos, por isso deve experimentar com cuidado.

Visualizações

Existem muitas classificações de holofotes. Vamos nos deter em alguns:

  • Por tipo de instalação. Os produtos suspensos possuem plataforma de fixação em sua estrutura e não permitem violar a integridade das paredes e do teto durante a fixação. As luminárias embutidas são adequadas para bases de caixilhos, sejam tectos tensos, nichos nas paredes ou drywall. Existem também fontes de luz pendentes localizadas a alguma distância da superfície.
  • Por mobilidade. Eles podem ser fixos ou rotativos. Estes últimos são capazes de alterar o ângulo de iluminação e, em alguns casos, de se mover, mas exigem uma fixação mais confiável e de alta qualidade.
  • No local de instalação. Existem modelos para exteriores (exteriores, postes) e interiores. Um grupo separado inclui modelos à prova d'água para o banheiro.
  • Pelo tipo de luminárias utilizadas. Com lâmpadas incandescentes, LEDs, luminárias de néon ou halogênio.
  • A propósito de fonte de alimentação. As lâmpadas estão conectadas à rede elétrica ou funcionam com baterias ou acumuladores.

Compromisso

Os holofotes podem ser usados ​​para diversos fins. Existem várias categorias principais:

  • Interior ou exterior clássico. Adequado para iluminar aposentos, quartos, varanda ou pátio adjacente. Esses pontos são geralmente montados em paredes ou tetos.
  • Mobiliário. Eles são integrados em vários itens de interior: prateleiras, poltronas, cadeiras, camas, mesas, mesas de cabeceira.
  • Para montras. Normalmente são usados ​​em museus para iluminar exposições, mas também podem ser usados ​​para fins semelhantes em casa - iluminar, respectivamente, coleções pessoais. Essas lâmpadas funcionam sob vidro (se a vitrine for envidraçada) e, via de regra, são muito menores do que as clássicas luminárias. Observe que se você planeja cobrir gráficos, há uma série de padrões técnicos que devem ser seguidos ou a coleção pode se deteriorar.

Tipos de lâmpadas

Em alguns locais, você pode usar vários tipos de lâmpadas, cada uma com suas vantagens e desvantagens:

  • Luminescente. A escolha mais eficiente, uma vez que estas lâmpadas têm uma emissão de luz muito favorável. Grandes formatos são usados ​​em prédios públicos, como hospitais ou escolas; na versão pontual, eles “suavizam” a falta de manchas em termos de brilho de iluminação.
  • Lâmpadas incandescentes. A opção mais barata, mas nem sempre aplicável. Não é muito adequado para tectos falsos e tensos. Esses produtos ficam muito quentes, o que significa que o risco de incêndio aumenta.
  • Dispositivos de iluminação com economia de energia. Eles fornecem uma luz muito suave e não são muito quentes. Eles podem não ser adequados para organizar um local para leitura ou trabalho, mas ao mesmo tempo permitem criar aconchego e conforto adicionais através do efeito da luz difusa. Eles geralmente são instalados com um dimmer.
  • Lâmpadas halógenas (na vida cotidiana, às vezes é usado o termo "halogênio"). Na verdade, também lâmpadas incandescentes, mas com uma temperatura de aquecimento mais baixa e melhor saída de luz. Das desvantagens - a possível presença de um "ruído" específico, especialmente ao trabalhar com um dimmer.
  • Dispositivos de diodo emissor de luz (LED). Boa eficiência luminosa, sem problemas de aquecimento e ainda respeito ao meio ambiente. Muito avançado tecnologicamente.

Mas, ao mesmo tempo, muitos LEDs são caracterizados pelo chamado "efeito de oscilação", e o preço costuma ser muito mais alto do que o de outras categorias de produtos.

Opções de localização

As luminárias devem ser instaladas de acordo com o diagrama de alimentação. Em uma sala, você pode colocar vários de uma vez - duas, três ou mais lâmpadas. A distância ideal entre eles deve ser de cerca de 20-40 cm. O design é popular agora "Céu estrelado"quando holofotes são instalados em intervalos em toda a superfície do teto. Este esquema fica bem em quartos grandes com tectos altos, incluindo quartos com colunas.

Não se esqueça também de que é necessário instalar candeeiros de tecto com reentrância na parede, de preferência a partir de 0,5 m, e a uma certa altura do chão.

Formulários

A forma do produto pode ser muito diferente. À venda existem modelos retangulares, redondos, quadrados, planos e convexos, finos e espessos, estreitos, lâmpadas de tablet. Algumas luminárias são feitas em forma de estrelas, cilindros ou rosas. Existem também designs bastante incomuns que combinam ornamentos e interseções de formas geométricas complexas.

Dimensões (editar)

Os pontos podem ser grandes, pequenos e minúsculos. No caso de produtos redondos, o tamanho é determinado pelo diâmetro do produto e, consequentemente, pelo furo que deverá ser feito na parede, teto ou outra superfície no caso de estrutura de modelo embutida. Melhor fazer isso com uma margem mínima. O diâmetro do furo de corte geralmente é indicado nas instruções. É importante distinguir entre o diâmetro "decorativo" externo (é maior e atinge em média 90 mm) com o diâmetro do orifício da lâmpada: é cerca de um terço menor e geralmente varia de 60 a 75 mm.

Materiais (editar)

Várias substâncias são usadas para formar o corpo das manchas. Via de regra, são elementos naturais, por exemplo, madeira, ou misturas e ligas - desde o bronze até composições mais complexas. Caixas de metal, bronze, de cromo são comuns. O vidro é tradicionalmente usado no design das próprias luminárias.A decoração também pode ser multifacetada, muitas vezes incluindo materiais como cristal (pingentes de cristal). Lâmpadas com cristal ou incrustadas com pedras preciosas (ou suas imitações) servirão para interiores clássicos e modernos. Outro material popular é o plástico: é muito leve e fácil de usar, adequado para pintura.

Cores

À venda existem modelos de uma gama de cores muito ampla. Freqüentemente, os produtos são coloridos. Entre os monocromáticos, o preto, branco, vermelho, verde, azul, azul claro, bege, laranja são populares. Essas lâmpadas são adequadas para um banheiro ou berçário, bem como uma sala de estar. No entanto, lâmpadas coloridas e ainda mais multicoloridas nem sempre se encaixam em interiores clássicos.

O aconchego e a harmonia adicionais da sala e do quarto podem ser conferidos por manchas em tons de marrom ou roxo, cores wengué ou madeira estilizada.

Estilos

Os holofotes são adequados como uma fonte de luz adicional para quase todos os interiores, mas ao usá-los dentro de cada um dos estilos, há uma série de peculiaridades:

  • Clássico. É melhor evitar sombras corporais brilhantes. É desejável tornar a própria luz quente e suave, ligeiramente difusa. Mesmo que o objetivo do foco seja criar um ponto de luz separado na sala, os limites deste último devem ser borrados.
  • Provença... Estilizações leves e arejadas ficam bem, por exemplo, no aqua. O corpo da mancha pode ser azul, verde, bege, branco. Esta é uma boa oportunidade para experimentar também formas de design interessantes.
  • Estilos contemporâneos. Para um loft, é melhor escolher algo que não seja muito complicado, para alta tecnologia, e em tudo - minimalista. É razoável usar lâmpadas giratórias - isso tornará o espaço de luz visivelmente mais saturado e dinâmico.
  • País. Nesse estilo, os holofotes raramente são usados ​​e sua eficiência está em primeiro lugar. Idealmente, os pontos aqui devem ser invisíveis, mas úteis. Com a ajuda deles, você pode criar "cantos" adicionais, espaços aconchegantes de luz.
  • Moderno... O uso mais comum de manchas em todo o perímetro do teto, adicionando o contraste de estilo desejado à fonte de luz principal - geralmente um lustre decorativo elegante. Uma alternativa para grandes salas de estar é o "céu estrelado".
  • Retro... Nos estilos retro, é eficaz embutir manchas nas paredes, o que permite não só expandir visualmente o espaço, mas também torná-lo mais harmonioso e recolhido. Se houver escadas na sala, você pode montar as lâmpadas no chão, mas nunca devem ser muito brilhantes - isso vai destruir o ambiente estilizado como "antiguidade".
  • Escandinavo. Fontes de luz adicionais podem ser usadas em tetos de ripas. A temperatura de iluminação não deve ser muito alta, as cores são frias, portanto, é melhor escolher o spot body com tons claros e arejados. Branco, bege e azul bastam.

Principais fabricantes

Os holofotes são fabricados por muitas empresas em todo o mundo. Todos eles têm especificidades de marca e nacionais. Vamos dar uma breve visão geral do mercado:

  • Os spots alemães são tradicionalmente de alta qualidade. Seus principais atributos são facilidade de uso, praticidade e confiabilidade. Ao mesmo tempo, muitos modelos são desprovidos de qualquer decoração e são feitos o mais simples possível. Este minimalismo saudável é perfeito para pequenos proprietários de apartamentos. Entre as empresas estão Brilhante.
  • Os italianos, ao contrário, muitas vezes se tornam "reféns" da forma. Seus produtos são requintados, muitas vezes ecléticos, mas muito ricos em cores. As marcas mais famosas são Arte Lamp, Lightstar.
  • Bélgica. Produtos de alta tecnologia, inclusive modelos giratórios. Grande variedade: você pode escolher cores e formas para quase todos os gostos, no entanto, muitos fabricantes ainda se concentram em modelos para interiores modernos.Portanto, é melhor prestar atenção ao setor belga do mercado para aqueles que preferem um design não clássico. Os produtos da empresa são populares na Rússia Enorme.
  • Rússia. Firmas Arlight, Ambrella de outros. Mais acessível em termos de preço do que os produtos europeus. Ao mesmo tempo, eles têm boa qualidade e boa saída de luz.

Entre outros países fabricantes populares, cuja qualidade de produtos não há dúvida, Polônia, Japão e Holanda devem ser distinguidos.

Como escolher o caminho certo?

Ao escolher um modelo específico de spot, em primeiro lugar, você deve decidir onde e em que teto ele será usado. Para tetos de madeira de um nível, produtos muito claros não são adequados. Ao mesmo tempo, quase todas as novidades de design podem ser incorporadas em placas de gesso e tetos de ripas.

Para o quarto, é melhor comprar lâmpadas economizadoras de energia... No corredor, hall, sala de estar ou corredor, você pode experimentar com segurança a luz mais acentuada e o design de cores dos gabinetes. Para o banheiro, você deve comprar produtos à prova de choque, umidade e poeira.

Não se esqueça que os spots podem ser embutidos não apenas no teto, painéis de parede de PVC, mas também no chão - esta solução será relevante para escadas ou sótão. As lâmpadas de assoalho devem ser o mais à prova de choque possível, especialmente se animais de estimação morarem na casa ou apartamento.

E o último momento - ao escolher uma lâmpada não julgue muito severamente suas qualidades leves. Spot é uma fonte de iluminação adicional e, provavelmente, precisará ser combinado com um lustre em qualquer caso.

Exemplos elegantes de design de interiores sofisticado

Em um banheiro espaçoso, além da iluminação principal, dois LEDs podem ser embutidos na prateleira acima da pia ou nas laterais a uma distância de cerca de 20-30 cm um do outro. Ligá-los (sem a fonte principal) irá iluminar o ambiente e criar uma sensação de aconchego e intimidade no banheiro.

Em uma sala de estar grande ou média, você pode usar pontos para criar um "céu estrelado" improvisado. As luminárias devem ser localizadas ao longo do raio do teto em várias fileiras (desiguais) a uma distância de pelo menos 30-40 cm uma da outra. Podem ser necessárias até duas dúzias de luminárias. Este projeto é apropriado para uma sala de estar decorada com cores claras e não mobiliada com móveis antigos pesados.

Uma opção interessante para um quarto é colocar 10-12 lâmpadas (dependendo do tamanho do quarto) acima da cama, a uma distância de 30-40 cm uma da outra. Dispositivos reguláveis ​​podem ser usados. Eles criarão a forma de um retângulo ou quadrado claro. A iluminação deve ser "desbotada", não muito acentuada, suave - para conseguir este efeito é melhor usar lâmpadas economizadoras de energia. Com um design radical, o uso de iluminação neon não está excluído.

E a última ideia é para a cozinha. Nele, holofotes podem ser usados ​​para destacar itens específicos do interior: pia, área de jantar (mesa), geladeira e outros, ou podem estar localizados ao longo do perímetro do teto. Não apenas o teto, mas também os modelos de parede, bem como os produtos pendurados (sobre uma grande mesa) são relevantes.

Em uma pequena cozinha, usando pontos, você pode iluminar um fogão elétrico (muitas vezes, no entanto, as fontes de luz já estão embutidas em seu design). Uma bela solução seria dividir as partes individuais da cozinha em zonas claras: locais para cozinhar, para um jantar em família, para relaxar. Esse zoneamento permitirá que você use os pontos com a máxima eficiência.

Em geral, os focos de luz podem ter uma aparência espetacular em quase qualquer sala e desempenhar funções práticas importantes ao mesmo tempo. Além disso, o uso de tais lâmpadas é sempre um grande campo para experimentos de design, uma oportunidade para revelar totalmente sua imaginação estética.

Como escolher luminárias para tetos tensos, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário