Luminárias LED montadas na superfície do teto

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Projeto
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Visualizações
  5. Iluminação interior
  6. Modelos
  7. Dimensões (editar)
  8. Formulários
  9. Materiais (editar)
  10. Cores
  11. Como escolher?
  12. Outras nuances
  13. Lindas ideias para um interior moderno

As fontes de luz devem fornecer iluminação uniforme e consumo eficiente de energia durante o uso de longo prazo.

Os modelos suspensos de luminárias LED de teto são totalmente adequados para esses critérios. Eles oferecem uma combinação ideal de peso leve e tamanho compacto, o que expande as possibilidades de seu uso para iluminar quase todas as superfícies. Tratam-se de estruturas de tectos de vários tipos, locais com acesso limitado à luz em forma de reentrâncias e nichos, vãos com geometria atípica e corredores estreitos.

Vamos considerar suas variedades, vantagens e possibilidades no projeto de iluminação de instalações, e também descobrir como não calcular mal com a escolha de dispositivos de LED suspensos.

Peculiaridades

As lâmpadas leves de teto em miniatura podem ser instaladas em tetos e paredes de qualquer material: placa de gesso, ripas, placas, painéis de plástico. O nome das luminárias superiores deve-se ao facto de a instalação de todos os componentes e do corpo ser efectuada directamente na superfície a fixar, não havendo necessidade de utilização do espaço do tecto.

Portanto, não é necessário instalá-los na fase inicial do reparo, mas você pode fazer isso após a conclusão do processo, o que é muito conveniente, pois você pode fazer ajustes no plano de iluminação a qualquer momento.

Projeto

Independentemente do design decorativo, os dispositivos LED suspensos funcionam com o mesmo princípio. A luminária consiste em uma lâmpada - pode ser um ou mais diodos, o que afeta a intensidade do brilho. O circuito dos modelos mais simples inclui dois componentes: diodos e um resistor de amortecimento.

A estrutura interna de modelos mais complexos é apresentada:

  • Conversor;
  • Bobina de indução;
  • Driver de estabilização de corrente;
  • Proteção adicional que neutraliza a eletricidade estática e impulsos de interferência de curto prazo na rede de alimentação;
  • Dissipador de calor - um radiador responsável pela termorregulação da luminária durante o funcionamento.

Os elementos leves são conectados por um único circuito conectado aos componentes da fonte de alimentação, que fornece interação com o circuito de controle. As cortinas são feitas de metal ou plástico.

Vantagens e desvantagens

Os parâmetros básicos da iluminação LED tornam-na um líder confiável entre as fontes de luz artificial utilizadas atualmente - lâmpadas incandescentes, halógenas e fluorescentes.

A popularidade das soluções de iluminação LED se deve às suas qualidades excepcionais:

  • Alta eficiência energética. Ao contrário das lâmpadas incandescentes, o consumo de energia das luminárias baseadas em diodo é 10 vezes menor e, em comparação com as lâmpadas fluorescentes, podem economizar até 40% na conta de luz.
  • Confiabilidade combinada com durabilidade e segurança. Não há caixas de vidro e filamentos no design das lâmpadas LED, portanto, elas podem suportar facilmente choques e vibrações, mantendo os parâmetros operacionais.
  • Operação silenciosa sem exposição perigosa aos raios ultravioleta. A operação dos dispositivos de descarga de gás é caracterizada por ruídos, cliques, desligamento único e geração de raios ultravioleta, enquanto as lâmpadas de diodo produzem um brilho ainda sem cintilação, sem os efeitos colaterais listados.
  • Grande faixa de temperatura de operação: -60 ° - + 50 ° C, portanto, condições de operação difíceis não afetam sua funcionalidade.
  • Ângulo de feixe amplo: 10 ° -360 °.
  • A duração da vida útil. Elas são capazes de operar continuamente por 10 anos, o que é 100 vezes maior do que as lâmpadas incandescentes.
  • Fácil de instalar sem a necessidade de reator eletrônico.

Desvantagens:

  • Eles são mais caros do que outros dispositivos, em particular, lâmpadas fluorescentes.
  • Possibilidade de degradação. Durante o período de operação de 4-5 anos, há uma perda de brilho da luminescência. Não será possível ignorar este menos, visto que o período de recuperação das luminárias é igual ao período de perda do fluxo luminoso indicado. Portanto, é tão importante adquirir equipamentos de iluminação certificados com garantia obrigatória.
  • Nem todo mundo está satisfeito com o brilho branco emitido pelos diodos. Ficar em um cômodo com esse tipo de luz pode ser acompanhado de desconforto nos olhos.

Visualizações

A gama de luminárias de montagem saliente distingue-se por uma grande variedade de modelos.

Os principais critérios de seleção são aparência, finalidade (para iluminação interna / externa) e fluxo luminoso.

Existem modelos concebidos para se adaptarem a vários tipos de estruturas de tectos - são tectos tensos Armstrong, tectos falsos e tectos falsos.

Os requisitos básicos para dispositivos LED permanecem inalterados e referem-se à sua segurança, funcionalidade e eficiência em termos de consumo de energia.

Existem várias categorias de lâmpadas.que atendem aos seguintes fatores e, portanto, os modelos são classificados:

  • No local de instalação - este grupo é representado por soluções de iluminação de parede, teto e móveis embutidos.
  • Pela finalidade das instalações: para salas de estar, corredores, berçários, escritórios, cozinhas, utilitários e salas de serviço - depósitos, vestiários, corredores, corredores.
  • Por formulário: plafonds de lâmpadas LED de superfície podem ter várias formas geométricas - triângulo, quadrado, retângulo, elipse, círculo, desenho linear.
  • Por design de corpo: com fino e padrão.
  • Por escopo: são interiores, paisagem, emergência, para criar luz arquitetônica e iluminação pública.
  • Por características de design: pode ser overhead externo, incorporado, com drivers externos / incorporados.

As luminárias suspensas de LED podem diferir em funcionalidade.

De acordo com este critério, os modelos são diferenciados:

  • Estacionário em um suporte que fornece uma fixação fixa da lâmpada.
  • Swivelequipado com um mecanismo giratório para mudar a direção do fluxo de luz para qualquer ponto do espaço em um ângulo de até 360 °, o que amplia as possibilidades de zoneamento e criação de luz arquitetônica.
  • Com / sem elemento refletor - refletor. Graças ao refletor que reflete o fluxo de luz, as superfícies da tela e os espelhos na sala não irão brilhar.
  • Localização de ponto / tradicional. O primeiro tipo de luminária é ideal para organizar a iluminação de realce, enquanto as capacidades das lâmpadas tradicionais se limitam a criar uma iluminação extremamente completa.
  • Com um controle remoto - modelos universais. Eles são equipados com um painel de controle remoto que permite ajustar a intensidade do fluxo luminoso.

Separadamente, vale destacar os modelos de dispositivos LED inteligentes, controlados por um switch convencional, com os quais são definidos os parâmetros de brilho e temperatura de cor.

Iluminação interior

As soluções de iluminação embutida com LEDs permitem criar iluminação principal ou iluminação de destaque para definir os limites dos segmentos funcionais e destacar elementos individuais.

Vários tons do fluxo luminoso tornam possível bater de forma interessante os interiores em qualquer esquema de cores.

Modelos

A organização da iluminação por focos é uma forma eficaz de diversificar o design e valorizar as características da arquitetura do espaço. O design do spot é representado pela parte frontal, que inclui um elemento de iluminação, um difusor, um refletor, várias decorações e um corpo escondido pela superfície de trabalho.

As lâmpadas são capazes de emitir um brilho em várias variações de cores, que podem ser neon frio, sol quente, branco luz do dia e multicolor. Os modelos diferem no ângulo do fluxo luminoso: para luminárias de feixe estreito, este parâmetro é limitado a 45 °, e para fontes de luz direcional ampla, pode ser 360 °.

Eles são instalados usando fixadores especiais - suportes de mola em uma superfície previamente preparada com pontos de inserção com um diâmetro menor que a frente do local para mascarar as ranhuras de montagem. Depois de montar a cablagem e puxar os fechos da luminária, a parte do corpo é colocada no orifício.

Esse método de instalação simples facilita a montagem e a remoção de dispositivos.

Pontos de iluminação para móveis

Roupeiros embutidos, semelhantes a quartos separados usados ​​para vestiários, não são realistas para equipar com lustres e arandelas comuns devido à maciça de tais dispositivos. Nestes casos, a organização da iluminação pontual auxilia, aumentando a funcionalidade dos guarda-roupas e guarda-roupas deslizantes, aumentando muito o nível de conforto ao utilizá-los.

Graças aos nichos iluminados com prateleiras, você encontra rapidamente o que precisa, o que ajuda a manter os armários arrumados.

Modelos Armstrong

A adoção generalizada de sistemas de teto suspenso da Armstrong, que equipam instalações de produção e instalações comerciais, levou ao desenvolvimento de modelos de dispositivos LED que são embutidos em estruturas de teto sem violar sua integridade. Essas lâmpadas e lajes de estruturas suspensas têm dimensões idênticas de 600 x 600, portanto, a instalação se resume à colocação de dispositivos de iluminação nas células do teto.

As luminárias de teto de superfície, combinadas com as lajes suspensas da Armstrong, criam um design interessante com uma superfície de teto com altura diferente. A confiabilidade da fixação das lâmpadas é fornecida por montagens especiais.

Esta opção de teto acolhe a direção de estilo de alta tecnologia, por isso pode ser encontrada nos corredores de residências suburbanas, onde o design é projetado em tendências de estilo nano.

Linear

Modelos de luminárias lineares são construídos em estruturas de teto de ripas e gesso e divisórias de parede feitas de gesso cartonado. Graças aos elementos de conexão, duas opções de instalação estão disponíveis - com a formação de uma única linha de luz ou a criação de transições de luz de uma superfície para outra em diferentes ângulos.

O design do dispositivo do tipo linear inclui uma caixa de alumínio, um difusor feito de plástico de alta qualidade, uma placa com diodos. Colocar modelos lineares com uma linha sólida elimina a formação de um efeito de mancha escura, o que torna possível criar composições caprichosas com um brilho uniforme.

A vantagem de tais soluções é a ativação instantânea, apesar de a frequência de ativação / desativação não afetar a duração do recurso funcional.

O escopo de sua aplicação é apartamentos, escritórios, instalações de produção, armazéns, pavilhões de estufa.

Com sensor de movimento

As fontes de luz equipadas com sensor de movimento são utilizadas quando é necessário organizar a iluminação de locais com alimentação limitada ou quando não há necessidade de iluminação constante dos objetos. Para operar esses dispositivos, você precisa de quatro baterias - baterias AAA. Devido à lâmpada de seis diodos, eles são capazes de fornecer uma iluminação potente das instalações.

Uma característica distintiva dos modelos com sensores de movimento é a vida útil de até 3 meses, desde que a vida útil da bateria permita.Além disso, eles têm brilho ajustável, sensibilidade do sensor e tempo de retardo para desligar. Âmbito - iluminação de escadas, caves, corredores e corredores.

Laboratório selado

Esses modelos de luminárias de LED são altamente vedados devido ao fato de a estrutura de aço ser fixada ao corpo por meio de quatro parafusos. Os modelos de luminárias resistentes à poeira e umidade são projetados para instalação em estruturas de teto de gesso e sistemas de teto suspenso T15 / T24. O pacote inclui suportes de montagem especiais.

A área de aplicação é em instalações industriais onde são impostos maiores requisitos de limpeza: trata-se de empresas que produzem produtos farmacêuticos, produtos alimentícios e microeletrônica.

As opções adicionais incluem a função de escurecimento, a capacidade de ajustar a temperatura da cor, a presença de fontes de alimentação secundárias para fins de emergência.

Dimensões (editar)

As dimensões dos modelos aéreos são determinadas pela área de uso, portanto, não existe um padrão único de dimensões para eles. As luminárias de teto de baixo custo geralmente têm dimensões de 600 x 600, o que simplifica sua instalação em tetos falsos com configuração de tipo.

As pequenas luminárias com um diâmetro pequeno de 40 mm medem 395 x 395. Em comparação com as luminárias de teto LED padrão da Armstrong, os modelos compactos são mais curtos em comprimento, largura e profundidade. O tamanho das grandes luminárias montadas à superfície com um diâmetro de 50 mm é 595 x 595, sendo principalmente utilizadas para iluminação de escritórios.

Formulários

Soluções de iluminação com diodos têm formatos diferentes:

  • Volta;
  • Quadrado;
  • Retangular, que é típico para modelos embutidos, junto com as duas primeiras formas.
  • Triangular - pode ser encontrada entre as soluções de iluminação embutida para móveis, além do design padrão redondo / quadrado.
  • Cilíndrico.

Os primeiros quatro tipos de cortinas são convexos, redondos e planos e, para os modelos cilíndricos, a cortina é feita em forma de vidro.

O design dos modelos cilíndricos planos, requintados pela sua simplicidade, tornam-nos soluções universais para o interior de qualquer estilo. Seu desempenho pode diferir no número de óculos, os modelos podem ser simples, emparelhados, triplos com quatro ou mais lâmpadas.

Materiais (editar)

As luzes de teto montadas na superfície são totalmente seguras.

Além disso, isso se deve não apenas à ausência de radiação eletromagnética durante seu funcionamento e à composição inofensiva, onde não há mercúrio e chumbo, mas também ao uso de materiais de alta qualidade em sua produção.

O corpo pode ser de metal - feito de latão, aço, alumínio fundido ou plástico.

Os difusores são feitos de policarbonato, polimetilmetacrilato (vidro orgânico). Os modelos de interior são decorados com pingentes de cristal, cujas bordas criam um belo jogo de luz. As cortinas de vidro podem ser transparentes ou opacas, o que afeta o brilho da luz - mais saturadas ou atenuadas, suaves.

Cores

As cores das luminárias podem ser completamente diferentes - do branco padrão ao ouro elegante e o design em tons modernos de prata metálica.

Soluções de cores reais:

  • As lâmpadas bege são uma opção universal para qualquer interior, independentemente de o design ser dominado por tons frios ou cores quentes.
  • Os modelos brancos complementam perfeitamente a decoração interior em preto, vermelho, ouro, prata.
  • Modelos marrons - sua escolha deve ser cuidadosa. A paleta marrom contém várias gradações e, para encaixá-las corretamente no esquema de cores geral, é importante levar em consideração a temperatura da cor do interior.
  • Lâmpadas em design vermelho são adoradas por designers, preenchendo ativamente o espaço de interiores cinza com composições de luz ousadas intercaladas com vermelho, que é freqüentemente encontrado em estilos de Techno-design, florístico, étnico e moderno.
  • As lâmpadas pretas nunca perderão sua relevância devido à capacidade do preto de se misturar com a maioria dos tons, criando combinações bizarras e às vezes chocantes. Os pares de preto mais bem-sucedidos são branco, bege e azul.
  • As lâmpadas douradas são uma opção luxuosa para soluções de iluminação com LEDs. Lâmpadas com tons brilhantes ou detalhes dourados individuais podem complementar qualquer decoração de sala, tanto escura como clara.

Como escolher?

Ao adquirir soluções de iluminação aérea com díodos, é importante ter em consideração as principais características técnicas do elemento de iluminação, nomeadamente os parâmetros:

  1. O fluxo luminoso, que afeta a intensidade da luz emitida.
  2. Energia - para edifícios residenciais, existem lâmpadas suficientes com uma carga baixa de até 12 watts. Grandes áreas são iluminadas com dispositivos poderosos.
  3. Temperatura de cor. A faixa de temperatura de cor de 2.700K a 3.200K fornece um brilho aconchegante. Dispositivos operando na faixa de 3.500K a 4.200K produzem um brilho neutro. Fontes de luz com um valor acima de 5000 K emitem um branco frio.
  4. Um recurso funcional. A vida útil média é de 30-50 mil horas.

Quanto ao tipo de LEDs e marcas de lâmpadas, é aconselhável negociar com fabricantes de iluminação confiáveis ​​que valorizam sua reputação e equipam as lâmpadas com emissores de alta qualidade.

Outras nuances

É especialmente importante considerar a escolha de modelos de projetores para um teto falso para uma casa. Nesses casos, eles são guiados principalmente pelos parâmetros do grau de aquecimento para evitar deformações e flechas das estruturas, sem falar no filme danificado.

Os tetos extensíveis são caracterizados por uma maior sensibilidade a altas temperaturas. A barra aquecida começa a derreter e fica manchada. Para tetos GKL, a potência das lâmpadas não é importante, o principal aqui é a ventilação de alta qualidade das estruturas suspensas.

Requisitos semelhantes se aplicam a tetos feitos de painéis de PVC e ripas de configuração. A potência recomendada dos dispositivos para eles é limitada a 40 watts.

Muito depende da qualidade dos próprios materiais. Quando se trata de estruturas feitas de painéis finos e macios, é aconselhável equipá-los com dispositivos de baixa potência, mas em quantidades maiores, alcançando assim o grau de iluminação desejado.

Ao escolher modelos para o banheiro, é importante considerar a disponibilidade de proteção contra umidade e respingos de água. Os pontos à prova d'água são projetados para operar sob essas condições, graças à sua classificação IP de 44 ou superior.

Lindas ideias para um interior moderno

A galeria de fotos contém exemplos do uso de lâmpadas LED de teto e parede no interior de apartamentos, casas particulares e escritórios.

Para obter informações sobre como escolher e instalar luminárias LED lineares, consulte o seguinte vídeo:

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário