Luzes LED
As inovações tecnológicas entram rapidamente em nossas vidas e tornam a vida muito mais fácil. As lâmpadas LED modernas permitem-lhe não só poupar dinheiro, mas também escolher as luminárias de tamanho certo com um nível de iluminação ideal. Leia sobre os principais tipos, características e viabilidade do uso de lâmpadas LED em nosso artigo.
O que?
As luminárias LED têm uma vasta gama de aplicações e são implementadas em todas as áreas e tipos de iluminação. Outro nome - lâmpada LED da combinação inglesa Diodo emissor de luz, que se traduz como diodo emissor de luz. Hoje, essas lâmpadas são substitutas das lâmpadas incandescentes usuais. Consumindo muito menos eletricidade, os modelos modernos convertem muitas vezes mais luz.
Os LEDs são integrados ao corpo da luminária, que, por meio de um adaptador, convertem a energia em um fluxo luminoso. A iluminação da lâmpada é direcionada apenas para um hemisfério. E não há necessidade de instalar um refletor para limitar a luz. Mas isso não significa que as lâmpadas LED só possam ser usadas em uma direção estreita.
Os LEDs podem ser usados como iluminação principal, decorativa ou externa. O fluxo luminoso é suficiente para uma iluminação complexa da sala.
Vantagens e desvantagens das lâmpadas
As luminárias LED são uma grande descoberta no mundo da iluminação. As principais vantagens incluem:
- Iluminação confortável e sem fadiga.
- A capacidade de incorporar qualquer fantasia de design e criar exposições de luz.
- Ao contrário das lâmpadas fluorescentes e incandescentes convencionais, os LEDs possuem alto fluxo luminoso e baixo consumo de energia.
- Longa vida útil - de 50 mil a 100 mil horas - é cerca de 25 anos com 10 horas diárias de trabalho. O que é 60-200 vezes mais do que outras lâmpadas.
- Ativação rápida e operação silenciosa.
- Pode ser facilmente combinado com outros tipos de iluminação.
- As luminárias, faixas e painéis LED são compactos em tamanho com níveis de iluminação ideais. Portanto, os sistemas LED podem ser construídos em tetos falsos e usados de uma forma bastante compacta.
- Paleta de cores selecionável (iluminação quente / fria / colorida).
- O corpo é feito de vidro de policarbonato que pode suportar tensões mecânicas.
- Os elementos estruturais não requerem substituição durante a operação.
- Completo com painel de controle e sensor de movimento.
- Quando a tensão da rede elétrica cai, os LEDs não desligam e não piscam. O índice de transmissão de luz é comparável à luz natural do dia 75-85 Ra.
- Respeito ao meio ambiente - LEDs são melhores que lâmpadas fluorescentes, pois não geram vapor de mercúrio durante a operação e não requerem descarte especial.
- Faixa de temperatura de operação de -50 ° С a + 60 ° С.
Desvantagens das lâmpadas:
- O custo das lâmpadas. Embora o preço das luminárias seja compensado pela durabilidade, confiabilidade e eficiência energética.
- A necessidade de instalação adicional do driver de LED. O adaptador servirá para reduzir a tensão e ajudar a evitar picos repentinos na rede.
- O brilho da lâmpada diminui durante o uso.
Especificações
Os fabricantes classificam as luminárias de acordo com as suas características principais. Os principais critérios são potência, resistência às mudanças de temperatura e resistência estrutural:
- Para determinar corretamente a potência necessária do LED, é necessário dividir a potência da lâmpada incandescente a ser substituída por 8. Quanto menor o indicador, menor o consumo de energia e maior a economia de energia.
- As luminárias LED são caracterizadas por um baixo consumo de energia recorde - cerca de 25-35 watts. E a vida útil média é de 6 a 8 anos.
- A paleta de cores varia de luz quente com uma tonalidade amarela a fria - um indicador de 2700 K-7000 K. Para um apartamento, é melhor escolher lâmpadas de luz do dia suave e confortável - 3000K-3200K; para escritório - luz branca neutra 4000 K -5000 K; para uso externo - branco frio com alta eficiência luminosa de 6500 K.
- A saída de luz ideal é medida em lúmens (lm) e é determinada com base na aplicação. Quanto mais alto o indicador, mais brilhante a lâmpada brilha. Para um apartamento e escritório, 3200 lumens são suficientes e para a rua são necessários no mínimo 6.000 lumens.
- As lâmpadas LED têm diferentes graus de proteção: IP40 - para casa e escritório; IP50 - para instalações industriais; IP65 - para espaços abertos e ao ar livre.
Tabela comparativa de potência da lâmpada:
Lâmpada LED |
Lâmpada incandescente |
Lâmpada fluorescente |
Emissão de luz, lm |
2-3 |
20 |
5-7 |
250 |
4-5 |
40 |
10-13 |
400 |
8-10 |
60 |
15-16 |
700 |
10-12 |
75 |
18-20 |
900 |
12-15 |
100 |
25-30 |
1200 |
18-20 |
150 |
40-50 |
1800 |
25-30 |
200 |
60-80 |
2500 |
Dispositivo
O design da luminária não é muito diferente das lâmpadas fluorescentes compactas. O LED consiste em uma caixa, um driver, LEDs em miniatura, um difusor e uma base padrão. Mas, ao contrário de uma lâmpada incandescente padrão, o LED não aquece tão rapidamente. O projeto é equipado com um radiador para dissipação de calor e resfriamento. O superaquecimento dos LEDs leva a uma mudança no brilho e queima.
Individualmente, os LEDs emitem uma luz fraca, portanto, vários elementos são usados nas lâmpadas. A parte superior da lâmpada é feita de vidro fosco ou plástico hemisférico. O revestimento especial do corpo torna a iluminação mais suave e menos irritante para os olhos.
Visualizações
Os candeeiros de parede e de chão interiores têm um design mais marcante do que os candeeiros de tecto. Depende muito do tipo de lâmpada que você escolher:
- Designers modernos geralmente preferem holofotes. Esses designs são fáceis de instalar e se encaixam perfeitamente em muitos estilos. Para criar um nível ideal de luz, é necessário colocar uma lâmpada no teto para cada dois metros quadrados e usar lâmpadas de piso individualmente.
- Mas, se você não consegue imaginar um interior sem um belo design lustre de tetoem seguida, dê uma olhada nas lâmpadas LED em miniatura. Essas lâmpadas irão complementar com sucesso um lustre de cristal elegante, multicolorido e brilhante, de metal brutal com uma corrente pesada ou um lustre de autor abstrato com sombras originais.
- A principal característica das luminárias LED é oportunidades para melhorar o sistema de iluminação com dimmers, sensores de movimento e luz, controle remoto e controle de brilho. Essas soluções fazem parte do sistema de “casa inteligente”: A temperatura ambiente máxima para um LED convencional é de + 60 ° C.
Para iluminar a sala de vapor, é necessário usar lâmpadas resistentes ao calor com cortinas de proteção. Neste caso, é necessário colocar os dispositivos de iluminação no canto sob o teto longe do fogão. Nesse caso, a luminária poderá funcionar normalmente em temperaturas de até + 100 ° C.
- Construídas em As lâmpadas LED são perfeitas para tectos de ripas numa cabina de duche.
- Luzes de tira ajudará a dividir as zonas da sala, destacar elementos individuais ou criar uma ilusão. Com a ajuda deles, você pode colocar realces e realçar móveis, nichos, prateleiras ou espelhos com a ajuda da luz. Esses modelos podem ser usados para iluminação doméstica e de rua.Apenas um pequeno retificador é necessário para conectar a fita a uma tomada.
- Modelos lineares É uma combinação de fita e perfil. Essas luminárias são universais e também servem para iluminação principal local ou iluminação decorativa. O design é simples: dentro do perfil longo há uma faixa de LED com fonte de alimentação. Esses modelos de perfil estreito podem ter um interruptor na caixa e operar com baterias, uma bateria recarregável ou uma fonte de alimentação de 12V.
- O uso original de LEDs no interior - criando um poço ou túnel com um efeito infinito. Para isso, o design da luminária é complementado por um vidro translúcido espelhado.
- Outra opção para iluminação decorativa é iluminação subaquática... Apenas LEDs são adequados para este propósito. Transbordamentos de água multicoloridos em qualquer design ficarão incríveis, seja uma piscina ou um aquário.
- Para iluminar a área de trabalho da cozinha, são perfeitos luzes giratórias ou cardan... Com a ajuda deles, você pode personalizar e combinar a luz direcional. Esses modelos também são muito convenientes ao trabalhar em uma mesa. Os LEDs, entre outras coisas, não forçam os olhos e, portanto, podem ser usados na sala de um aluno.
- Se encaixará perfeitamente no ambiente rigoroso de escritório luz do painel... Os tamanhos padrão 60x60 e 120x60 cm podem ser facilmente montados entre as placas do teto falso.
- Fino e ultrafino painéis difusores de opala absolutamente invisível durante o dia. Esses modelos têm largura de até 2 cm e entalhes a laser são aplicados na parte final do case, graças aos quais, quando ligado, o painel parece um ponto de luz com luz suave e difusa. Os fabricantes modernos oferecem esses painéis em formas redondas e quadradas.
- Luminárias modulares crie uma iluminação brilhante confortável. Esses projetos são adequados para instituições educacionais, escritórios, comércio e áreas de exposição. Os tamanhos e formas podem ser diferentes, assim como as opções de instalação: suspensa, embutida ou suspensa. As luminárias modulares têm um alto grau de proteção contra umidade e podem ser usadas em passagens subterrâneas e de metrô.
- Em locais lotados e em fábricas, é necessário usar apenas luminárias de baixo risco: à prova de explosão e resistente ao calor. Não há características de design distintas. Dispositivos à prova de explosão possuem um difusor adicional que protege os LEDs.
- Rua ou industrial holofotes lidar perfeitamente com a tarefa de iluminação de edifícios, fachadas, cartazes publicitários, instalações, vitrines e estruturas diversas. Eles também têm um vidro resistente ao calor mais durável ou um difusor de policarbonato transparente.
- Outro tipo de modelos de rua - lâmpadas de solo. Com a ajuda deles, você pode iluminar edifícios e arredores. As luminárias de baixa tensão são instaladas no solo ou em paredes externas e possuem um grande número de soluções de iluminação.
- Amantes de um estilo de vida ativo irão apreciar lâmpadas LED de campismo. Esses modelos são leves e leves. Existem vários designs: lanternas comuns, lâmpadas para instalação em uma barraca ou ao redor do perímetro do acampamento, e as miniaturas com um elástico para prender a um cinto ou cabeça durante o deslocamento. Essas lâmpadas funcionam com baterias ou acumuladores.
- Para ligar e desligar toque nas luzes nenhum envolvimento humano necessário. A luz é controlada por um sensor de movimento.
- Controlado remotamente A luminária de controle pode ser usada em vários sistemas de iluminação e implementar até mesmo as idéias de design mais complexas. O sensor de luz se ajusta às mudanças e mantém o nível de luz ideal na sala.
- Dimmable As luminárias permitirão que você altere suavemente a intensidade da luz.
Com a ajuda de funções adicionais, você pode zonear o espaço com sucesso, criar vários efeitos de iluminação de design e usar eletricidade de maneira eficiente.
Funções
A principal tarefa de qualquer luminária é a iluminação. As luminárias LED funcionam funções diferentes, dependendo do local de uso:
- na sala;
- lado de fora;
- em condições extremas.
Em primeiro lugar, é a segurança e a necessidade técnica - iluminação de estradas e pátios, casas e portas à noite. Além disso, podemos notar a tarefa decorativa e arquitetônica - iluminar vários elementos, colocar acentos, decorar um interior ou paisagem. Função de acompanhamento - para esses fins, são usados dispositivos portáteis ou fixos com um sensor de movimento.
Formulários
Os refletores LED têm formato pequeno, por isso podem ser usados em todos os tipos de designs e estilos de iluminação. Para uma sala com teto falso, a melhor solução seria usar lâmpadas redondas. O design pode ser cativante, sofisticado ou discreto. Os mais populares são os tablets planos.
O corpo pode ser retangular, mas a forma do plafond permanecerá redonda inalterada. A espessura chega a 27 mm e não ocupam muito espaço, cabendo perfeitamente no interior moderno.
Vamos listar as lâmpadas incomuns e originais:
- Vela - lâmpadas decorativas para lâmpadas em forma de chama ou lâmpadas de cabeceira em miniatura que se assemelham a velas de cera. Uma adição original para uma atmosfera calorosa e acolhedora.
- Canto - projetado para criar uma estrutura leve. Serve para conectar linhas contínuas em ângulos retos.
- Anéis - um pendente ou abajur de forma não padronizada. Neste caso, a estrutura brilha completa e uniformemente. Essas lâmpadas são um adorno decorativo original.
- As flores-lâmpadas estão ganhando cada vez mais popularidade. Um buquê tão original vai decorar qualquer interior.
- Pendente e lâmpadas embutidas da forma retangular original - esses modelos parecem muito incomuns e modernos.
- A luminária de cúpula ilumina uniformemente o espaço e é amplamente utilizada em locais de produção e armazéns com tetos de até 10 metros de altura.
Tipos de montagem
As lâmpadas de teto embutidas (embutidas) têm excelente eficiência luminosa, longa vida útil e eficiência energética. Apesar do tamanho compacto da caixa, os holofotes iluminam as salas de diferentes ângulos. As principais vantagens incluem ligação rápida, controle remoto e estabilidade de trabalho. Além disso, as lâmpadas embutidas ajudam a elevar visualmente o teto, ampliar o espaço da sala, mascarar vários defeitos e esconder as falhas na tela.
A luminária pendente é utilizada para iluminação local e geral em salas com tectos altos. Usando o suporte, você pode ajustar a altura ideal e a qualidade da iluminação na sala. Estas luminárias são excelentes para escritórios e instalações industriais.
As lâmpadas pendentes têm um design lacônico e se encaixam perfeitamente no interior do escritório.
Para iluminação individual, você pode usar lâmpadas de prendedor de roupa. O design é semelhante aos modelos de suporte, mas com uma forma mais compacta.
Para o estudo, você pode usar iluminação complexa com lâmpadas no barramento e cabos. Na sala de estar ou no berçário, esses modelos podem ser complementados com vários tons, adicionando multicolor e colorido ao ambiente.
Com a ajuda de estruturas giratórias, você pode direcionar a luz e criar realces. Essas lâmpadas irão complementar com sucesso uma galeria de arte ou pavilhão de exposições. As luminárias com cabos têm vários designs. Por exemplo, cabos de plástico parecem um pouco estranhos, mas muito originais.
As fitas de LED são placas flexíveis com lâmpadas. Hoje, esses tipos de lâmpadas são frequentemente usados em apartamentos para iluminação decorativa. As lâmpadas RGB têm três luzes - azul, vermelha e verde. Diodos de diferentes intensidades permitem que você obtenha diferentes tonalidades e crie incríveis instalações de luz. A largura da fita é de 8-10 mm, a espessura é de 2-3 mm e o comprimento pode ser diferente.
A fita de velcro pode ser usada não apenas em ambientes internos, mas também em ambientes externos. Essas lâmpadas são amplamente utilizadas em iluminação paisagística, interior e artística.
As fitas de LED são fáceis de instalar e permitem implementar até mesmo as soluções de design mais complexas.
Sistemas de trilhos e luminárias montadas em tripé são ótimos para iluminar áreas comerciais e espaços de exposição. Com a ajuda deles, você pode ajustar o nível de iluminação e alterar os holofotes. Além disso, esses projetos são adequados para instalações industriais.
Dimensões (editar)
Os fabricantes modernos produzem uma ampla gama de lâmpadas LED com diferentes tampas. E quanto maior for a base, maior será a lâmpada. Os tamanhos dos painéis de LED têm uma gama bastante grande de tamanhos. Mas o mais popular é 595x595x40 mm.
Se falamos de holofotes embutidos, o diâmetro da parte redonda do plafond pequeno é de 5,5 cm, e do grande é de 8,5 cm. Mas os LEDs têm um pequeno ângulo de dispersão de luz, portanto, para iluminar a sala, você precisa usar 1 lâmpada por 2-4 metros quadrados.
Mini luzes podem ser usadas para iluminação decorativa.
Materiais (editar)
As luminárias com revestimento em chapa de aço inoxidável são utilizadas em áreas de produção e armazéns. Esses produtos possuem um alto grau de proteção contra poeira e umidade. As principais vantagens de tal caso incluem um design robusto à prova de vandalismo. Além disso, o corpo de alumínio tem uma aparência atraente e protege a lâmpada de sujeira e poeira. Essas luminárias podem ser usadas em fábricas, escritórios e instituições educacionais.
Hoje, muitos fabricantes oferecem lâmpadas em uma forma original feitas de plexiglass: arranjos de flores, luminárias de mesa em uma forma original e lustres elegantes. Esses modelos podem ser usados em casa e ao ar livre. O material corporal mais comum é o plástico. Estas luminárias têm vários formatos e cabem perfeitamente numa variedade de estilos.
O material mais incomum para lâmpadas modernas é a madeira. Curiosamente, esses modelos complementam estilos como eco, moderno e loft. Os acessórios de madeira têm uma superfície rugosa natural e durabilidade natural.
Cores
A cor das lâmpadas é escolhida com base nos desejos individuais. As cores brancas são versáteis e, portanto, as mais comuns. Essa lâmpada não é notável e pode permanecer invisível até o anoitecer.
Outra cor popular é cinza escuro ou preto. Essas luminárias contrastam bem com o fundo branco do teto.
A caixa com um brilho metálico parece muito incomum e bonita. Essas lâmpadas complementam especialmente bem o estilo de alta tecnologia.
Aplicação LED
Dependendo de sua finalidade, as lâmpadas LED são divididas em ruas, residências e industriais:
- Lâmpadas de escritório são distinguidos pela luz branca fria brilhante. As luminárias industriais com um alto grau de proteção são utilizadas para instalações industriais. Uma ampla gama de temperaturas de operação e a ausência de lâmpada e filamento de vidro tornam possível o uso de lâmpadas em ambientes de diferentes direções.
- Luminárias modulares especialmente projetado para hospitais, mercados e salas de aula. Eles criam iluminação econômica e de alta intensidade. As lâmpadas modelo podem ter vários formatos: linhas contínuas ou quaisquer formas geométricas.
- Lâmpadas domésticas são análogos aos de escritório, mas com luz quente mais suave e baixa potência de até 20 watts. O projeto prevê a troca de lâmpadas por tetos tensos ou lustres.
- Apontar As luminárias podem ser instaladas no teto, paredes, piso, utilizadas como iluminação de mesa ou como abajur para o quarto.
- Para iluminação de cozinha painéis de toque são adequados, que acenderão quando necessário. Além disso, essas lâmpadas permitirão o uso racional de eletricidade no corredor e no corredor.
- Para banho turco você deve escolher luminárias resistentes ao calor que tenham uma ampla faixa de temperatura operacional de cerca de + 100 ° C.
- Lâmpadas decorativas pode ter várias formas: uma pirâmide, uma bola ou figuras arquitetônicas complexas. Com vários modos de iluminação, você pode criar uma atmosfera relaxante e aconchegante. As luzes decorativas têm um alto nível de proteção e podem ser usadas para uso interno ou externo em paisagismo. Por exemplo, as faixas de LED podem ser usadas para iluminar pinturas, estantes de vidro, móveis, tetos de gesso cartonado de vários níveis, bem como árvores e janelas. E focos de luz com maior proteção contra umidade para iluminar uma fonte ou lagoa.
- Lâmpadas de garagem e outros modelos para locais públicos devem ser equipados com proteção antivandalismo confiável. Bem como postes de luz para iluminar a estrada, caminhos pedonais, pátios e edifícios diversos. O corpo dessas lâmpadas tem um alto grau de proteção contra umidade e poeira.
Como escolher modelos de diodo elegantes?
Algumas dicas:
- Confira os lustres de LED modernos da moda. Eles têm uma forma original e não são desprovidos de elegância.
- A capacidade de escurecer é muito importante, por isso dê preferência a esses modelos, cujas instruções indicam que funcionam em conjunto com um dimmer.
- Um controle remoto com luz passo a passo e luz total ligada / desligada também tornará muito mais fácil definir o nível de iluminação ideal.
- Escolha acessórios de fácil manutenção.
Um modelo elegante não deve ser volumoso e sobrecarregar o interior.
Interiores modernos e elegantes
As luminárias LED são utilizadas não apenas em espaços residenciais e escritórios, mas também em cafés, bares e restaurantes.
Os LEDs podem incorporar qualquer solução de design. Até místico.
Ou retrate um céu estrelado.
Lâmpadas iluminam a sala com luz brilhante e preenchem o espaço com uma luminosidade arejada.
As lâmpadas LED não aquecem e podem complementar persianas e abajures incomuns.
As lâmpadas LED complementam perfeitamente os lustres de vidro e cristal.
Com a ajuda da fita, você pode criar uma ilusão no teto, designar camadas ou destacar elementos decorativos.
Os painéis do teto são preenchidos com água e iluminados com faixa de LED. Outros sistemas de iluminação não darão conta da tarefa, pois não possuem um alto grau de proteção contra umidade. Uma sala com essa solução de design parece requintada e mágica ao mesmo tempo.
Para obter informações sobre como fazer uma lâmpada LED com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.