Iluminação LED
Hoje você não vai surpreender ninguém com uma bela iluminação LED. Ele é encontrado em todos os lugares. As lâmpadas LED são encontradas em diversos eletrodomésticos, aparelhos, vitrines, outdoors. Hoje em dia, muitos designers de interiores estão se voltando para esse tipo de iluminação.
O que é isso?
Um LED é um dispositivo de iluminação que contém semicondutores. Ele é projetado para converter corrente elétrica em radiação de luz. As lâmpadas LED são muito diferentes dos tipos clássicos de iluminação. E não se trata apenas do consumo de energia, mas também do brilho. Além disso, essas luminárias modernas podem vir em uma variedade de cores, não apenas nas opções padrão de frio e calor.
Vantagens e desvantagens
A iluminação LED tornou-se extremamente popular devido à sua relação custo-benefício. Esses dispositivos de iluminação economizam energia significativamente, especialmente quando comparados com lâmpadas de arco, incandescentes e de descarga mais antigas. Vários acessórios de LED são duráveis. O diodo que faz os semicondutores queimarem é um cristal. Com o tempo, ele não desbota ou desbota. Por isso, a lâmpada mais simples pode operar sem problemas até 100.000 vezes.
Outra vantagem importante das lâmpadas de diodo é sua inocuidade.... Esses dispositivos são feitos de materiais ecológicos que não representam perigo para a saúde humana. Muitos consumidores escolhem luminárias LED por causa de sua alta eficiência. Esses produtos emitem luz forte, portanto, podem ser usados para iluminar uma área bastante grande. Na produção moderna de lâmpadas de diodo, são usados vidros mais práticos. Essas luminárias de alta tecnologia garantem uma distribuição ideal e uniforme da iluminação em um determinado espaço.
A vantagem dos dispositivos de iluminação LED é seu comportamento livre de inércia. Simplificando, esses modelos fornecem 100% da luz imediatamente após serem ligados. Você não precisa esperar até que eles estejam totalmente aquecidos e forneçam uma luz rica. Alguns dispositivos vêm com controladores especiais. Com a ajuda de tais elementos, você pode controlar o nível de brilho da lâmpada e até mesmo sua cor.
As lâmpadas de diodo modernas são caracterizadas pela baixa dissipação de calor. As lâmpadas simples, juntamente com a luz, emitem muito calor e ficam muito quentes. As variedades de LED quase não emitem calor. Quase toda a eletricidade desses dispositivos é gasta na criação de iluminação brilhante de alta qualidade.
As lâmpadas modernas são totalmente silenciosas. É por isso que muitas vezes são usados para decorar bibliotecas, hospitais, escritórios e outras salas em que deveria haver silêncio. Nenhuma radiação ultravioleta é emitida pelas lâmpadas de diodo. Lâmpadas incandescentes, luminescentes e econômicas geram luz ultravioleta que atrai insetos. As lâmpadas LED não possuem essas propriedades.
É importante notar o tamanho compacto dessas lâmpadas. As fontes de luz LED são muito pequenas. Mas em algumas situações, essa característica é uma desvantagem. Por exemplo, se um fluxo luminoso suficientemente potente é necessário, uma vez que requer uma grande variedade de LEDs.
As lâmpadas LED de alta qualidade são resistentes a fatores ambientais negativos. Esses dispositivos de iluminação não têm medo de vibrações, temperaturas extremas, alta umidade ou raios ultravioleta agressivos. Devido à sua durabilidade, as lâmpadas LED são frequentemente utilizadas não apenas em interiores domésticos, mas também em instalações industriais ou no exterior.
No entanto, essa iluminação tem suas desvantagens. Por exemplo, as lâmpadas LED são mais caras do que os acessórios clássicos. Mas este critério é puramente condicional, uma vez que a compra de uma lâmpada moderna terá um retorno notável no futuro.
Lâmpadas de diodo não podem ser instaladas em freezers. Eles não toleram exposição constante a baixas temperaturas. Essas condições têm um efeito negativo na estrutura do LED. Em tal ambiente, a lâmpada não durará muito. No início, sua luz ficará fraca e, em seguida, explodirá completamente.
Visualizações
A iluminação LED moderna vem de várias maneiras.
Estas luminárias de longa duração são adequadas para iluminação interior. Eles são usados com muita frequência em espaços residenciais. As lâmpadas LED residenciais vêm em uma variedade de formas e tamanhos. Eles são aparafusados em mandris convencionais de um diâmetro específico. Também nas lojas você encontra lâmpadas que vêm em conjunto com abajur embutido para mobília, e também com dobradiça ou fluxo de tensão.
A iluminação spot e embutida também funciona para esses tipos de ambientes. Além disso, as lâmpadas podem ser instaladas em paredes, tetos e até mesmo pisos.
Além disso, a iluminação LED pode ser de escritório e administrativa... Em salas deste tipo, as lâmpadas compactas são mais frequentemente usadas, que não ocupam muito espaço e não atraem muita atenção para si mesmas. Modelos de teto embutido ou suspenso são ideais para isso. As lâmpadas mais comuns são redondas ou quadradas.
As lâmpadas LED são amplamente utilizadas para iluminar o espaço de varejo. Como regra, são selecionados dispositivos de iluminação especiais para esses espaços - downlights com luz direcional, bem como luzes especiais de trilhos que devem ser instaladas no barramento. A principal tarefa de tais espécimes é fornecer a iluminação mais confortável e de alta qualidade que não cause irritação e fadiga ocular.
Com a ajuda de uma iluminação de varejo bem escolhida, você pode dar ênfase discreta a certos produtos e chamar a atenção para eles. Este é o efeito das luminárias funcionais com dimmer.
Lâmpadas de diodo modernas e econômicas são usadas para iluminar edifícios industriais. Para tais propósitos, dispositivos montados na parede, suspensos, embutidos e montados na superfície com propriedades à prova de umidade são ideais. É aconselhável selecionar lâmpadas que não tenham medo de temperaturas extremas, poeira e diversos danos. As luminárias industriais têm uma grande variedade de formas e tamanhos.
Os LEDs também são adequados para iluminação de emergência. Essas opções são necessárias para os casos em que a luz principal está desligada. A iluminação de emergência deve ser usada em todos os lugares. Podem ser edifícios industriais ou centros comerciais, bem como hospitais, estações ferroviárias, lojas, etc.
As luminárias de emergência são de dois tipos:
- Instâncias de fonte de alimentação centralizada. Essas espécies são alimentadas por um sistema central de emergência.
- Opções independentes. São kits prontos em que todos os elementos necessários estão localizados na parte interna.
Além disso, as cópias de emergência são divididas em backup e evacuação... Os primeiros modelos garantem a manutenção do nível de iluminação exigido nas instalações sociais e industriais. Luzes de evacuação são necessárias para mostrar o caminho para a saída.
A iluminação LED para exteriores é amplamente utilizada hoje em dia. Os dispositivos de iluminação deste tipo são divididos em vários tipos:
- Console... Esses dispositivos de iluminação são necessários para iluminar as ruas da cidade e áreas suburbanas, bem como rodovias, faixas de pedestres e estações ferroviárias. Essas variedades se distinguem por uma iluminação muito uniforme, bem distribuída e extensa que economiza energia.
- Arquitetônico. Este tipo de iluminação é usado para iluminar várias esculturas e edifícios. Uma faixa de LED brilhante também é adequada para tais fins.
Existem 6 tipos de iluminação arquitetônica:
- Escondido.
- Local.
- Derramando.
- "Gráficos".
- "Iluminações".
- "Fachada de mídia".
Dispositivos de iluminação ocultos são montados de forma que a fonte não seja visível e apenas a luz que emana dela seja visível. Como regra, essas opções são usadas para destacar uma seção específica da fachada de um edifício ou para criar composições interessantes de luz. A iluminação local com LEDs é mais frequentemente usada quando é necessário focar em um elemento específico da estrutura. Por exemplo, podem ser estruturas de janelas, colunas luxuosas, belas cornijas e outros detalhes atraentes.
Holofotes são úteis para iluminar totalmente um objeto. Eles podem fornecer luz uniforme ou desigual. Para organizar este tipo de iluminação, costuma-se usar modelos de luminárias mais potentes, que se diferenciam por um grande ângulo de dispersão. Esses elementos são instalados na distância necessária do objeto. Na maioria das vezes, eles são colocados no chão ou em suportes.
Este tipo de iluminação por díodo como "gráfico" é a iluminação de edifícios e outros objetos com dispositivos especiais com um componente óptico. Nesses modelos, existem lentes especiais e refletores de luz, com a ajuda dos quais você pode deixar um belo desenho ou desenho na fachada do edifício. Para o tipo de iluminação "gráfica", você também pode usar faixas de LED. O tipo de iluminação consiste em guirlandas brilhantes, figuras de luz ou luzes em movimento. Via de regra, essas opções são utilizadas para decorar shopping centers ou locais de entretenimento. Freqüentemente, eles usam lindas lâmpadas para a decoração festiva da casa.
A fachada da mídia é uma tela de vários tamanhos e formas. Como parte deste projeto, há uma grade de diodos montada a partir de vários módulos nos quais os LEDs são instalados. Como regra, esses modelos brilhantes e atraentes são usados para formar belos anúncios, transmissões de TV, etc.
Para uma grande área, é melhor usar holofotes potentes.... Na maioria das vezes, essas opções são usadas para projetar áreas industriais, estádios, grandes projetos de construção e estacionamentos. A potência dos holofotes LED pode ser de 25, 50, 100 e mais watts. Eles têm de 15 a 30 LEDs.
Esses dispositivos poderosos são fixados em postes de iluminação especiais ou nas paredes de um edifício. Se estamos falando sobre iluminação de palco, a lâmpada de diodo deve ser fixada no rack ou usar opções portáteis móveis.
Hoje, a iluminação paisagística de alta qualidade é muito popular. Tais dispositivos são usados para iluminação pública de quintais, jardins, piscinas, quadras de basquete. Esses aparelhos podem ser de gramado, projetados para passarelas ou embutidos nas paredes.
As lâmpadas LED alimentadas por bateria são multifuncionais. Esses dispositivos podem ser usados em casa e levá-los para um piquenique. Pode ser um abajur de mesa simples, uma decoração decorativa, uma luminária pendente portátil com uma montagem de tenda ou gazebo ou uma luz de carro.
Uma lâmpada com sensor de movimento é ideal para decorar o pátio de uma casa particular. Hoje, essas opções são muito populares, pois são econômicas e permitem saber sobre a penetração de uma pessoa ou animal não autorizado no local.Essas lâmpadas acendem no momento em que um objeto vivo entra em seu campo de ação. Depois de um tempo, eles saem.
A iluminação linear parece bonita e original. Com frequência, essas lâmpadas de formas perfeitamente regulares podem ser encontradas em prédios de escritórios e centros comerciais. Com a ajuda de tais dispositivos de iluminação, você pode fazer composições geométricas interessantes no teto ou nas paredes.
Os LEDs também podem ser encontrados em lâmpadas automotivas. Esses dispositivos são usados para iluminação interior e também estão presentes em luzes de freio. Não muito tempo atrás, essas lâmpadas começaram a ser usadas para farol alto e baixo.
Variedades de lâmpadas
As lâmpadas diferem umas das outras não apenas na forma como são usadas, mas também no tipo de LED usado.
- SMD (Dispositivo montado em superfície). Lâmpadas desse tipo estão entre as mais comuns. Os LEDs de dispositivos montados em superfície são instalados diretamente na superfície da placa (como o nome sugere). Existem muitos modelos diferentes, que se diferenciam entre si em termos de consumo de corrente e valores de fluxo luminoso. Esses tipos de lâmpadas se distinguem pela dissipação de calor de alta qualidade. Graças a essas características, eles são muito duráveis e resistentes ao desgaste.
- LEDs potentes e resistentes... Essas lâmpadas contêm diodos como 5630, 5730. Elas são projetadas para correntes de até 350 mA. Dispositivos de iluminação com lâmpadas semelhantes são muito poderosos. Essas variedades requerem resfriamento adicional.
- COB (Chip on Board). Os dispositivos de iluminação com esses LEDs são caracterizados por uma boa uniformidade do fluxo luminoso.
- Diodos de filamento. A tecnologia de fabricação dessas lâmpadas ainda está em desenvolvimento, mas já é muito popular. Um filamento fornece 1,3 watts. Essas variedades são baratas e têm excelentes propriedades de dissipação de calor.
Opções de montagem
As lâmpadas LED são montadas em:
- ganchos (para tipos de iluminação linear e suspensa);
- suspensões com anéis de base;
- montantes ajustáveis com parafusos (mais frequentemente usados para tetos tensos);
- postes e paredes de iluminação (para holofotes);
- fita dupla-face ou grampos plásticos (para fita LED).
Onde você pode usar isso?
As luminárias LED podem ser combinadas com qualquer ambiente, seja um apartamento residencial comum ou um prédio industrial. Essas opções são ideais para iluminação decorativa. As iluminações multicoloridas parecem especialmente impressionantes. Eles podem estar estáticos e piscando, atropelando e mudando de cor.
As luminárias de teto embutido são adequadas para tetos tensos. Eles têm designs simples, para que cada usuário possa trocar a lâmpada. A iluminação da paisagem bonita e os espécimes para o terraço da casa de verão ficarão espetaculares e atraentes no pátio de uma casa particular. Existem luzes de gramado ou modelos que são instalados ao longo de caminhos e caminhos. Você também pode usar lâmpadas em uma grade ou cerca para iluminação.
Além disso, as lâmpadas LED são frequentemente instaladas em uma garagem ou adega. Para isso, não é necessário comprar modelos com grande ângulo de espalhamento.
Como escolher?
É necessário escolher lâmpadas de diodo de alta qualidade e duráveis de acordo com os seguintes critérios:
- Fluxo de luz. Este indicador não é afetado de forma alguma pela potência da lâmpada. Ela só pode descrever seu consumo de energia. O fluxo luminoso em lâmpadas de diodo muda por lumens. É a essa designação que você precisa prestar atenção ao comprar um dispositivo.
- Cor e espectro de radiação. Para determinar a gama de cores, um conceito como temperatura de cor é usado. Este indicador é medido em graus Kelvin. Quanto menos o número mudar, mais quente será a cor.
- Índice de reprodução de cores. Este indicador é necessário para descobrir o quão perceptíveis as outras cores estão na lâmpada. É medido no intervalo de 0 a 100. Quanto mais alto for este indicador, mais qualitativa é a reprodução de cores.
- O ângulo da direção do fluxo de luz. As lâmpadas LED são ideais para iluminação pontual. Via de regra, eles têm um pequeno ângulo direcional, não ultrapassando 120 graus.
- Projeto. O design da luminária deve corresponder ao interior em que pretende colocá-la. Isso é necessário para que o objeto não se destaque do conjunto geral, mas o complemente harmoniosamente.
- Fabricante. Recomenda-se entrar em contato com fabricantes populares e conhecidos que produzem lâmpadas realmente duráveis e de alta qualidade.
Belos interiores
- Luzes de teto embutidas pode ser instalado ao longo das bordas de um teto de luz de vários níveis e pendurar um lustre de metal comum em seu centro. Esses detalhes ficarão harmoniosos em um conjunto com paredes vermelhas e pisos em tons suaves de marrom. Coloque um sofá de canto branco em tal cômodo, um suporte de TV de madeira e complemente a janela com cortinas brancas.
- Holofotes luz fria ficará espetacular contra o fundo de um teto brilhante de vários níveis em um tom de azul escuro. Externamente, este projeto se assemelha a um lindo céu estrelado e é adequado para uma sala de estar ou quarto.
- Tira LED azul você pode decorar um conjunto de cozinha branco. Prenda-o na parte inferior dos armários de parede. Esses detalhes discretos podem iluminar e animar os móveis da cozinha.
- A iluminação linear pode ser adicionada à escada... Prenda essas luzes na parte inferior de cada degrau. Se a escada for feita em branco e a parte superior dos degraus for acabada com painéis de madeira, então ela pode ser complementada com lâmpadas brancas ou amarelas claras.
- Contra o fundo de uma escada leve com um corrimão de ferro forjado uma fita de diodo azul ficará. Tal conjunto acabará sendo muito estiloso, atraente e elegante.
- Tira LED azul ficará atraente no fundo de uma cozinha branca em uma sala com paredes cor de pêssego e piso de cerâmica branca.
- Luzes lineares ou de faixa você pode decorar um espelho em um banheiro bem iluminado. Basta prender os acessórios atrás desta peça e complementar esta tandem com outra fita na parede oposta. Para fazer isso, você pode preparar um nicho quadrado.
Para obter informações sobre como instalar independentemente a iluminação LED, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.