Difusores para lâmpadas

Difusores para lâmpadas
  1. Peculiaridades
  2. Material de fabricação
  3. Visualizações
  4. Como escolher?

Atualmente, existe uma grande variedade de luminárias com diferentes características, estilos e tipos de iluminação. Uma função bastante importante é desempenhada por difusores para luminárias, que fornecem uma distribuição uniforme dos raios do fluxo luminoso.

Peculiaridades

Os difusores, ou cortinas, são uma parte opcional da luminária, desempenham um papel secundário, mas há situações em que a sua presença é simplesmente necessária. Por exemplo, para proteção contra iluminação excessiva, já que este produto é uma espécie de filtro de luz, ou para alterar o desenho de uma luminária. Nessas situações, é muito mais racional instalar uma sombra diferente do que comprar uma nova lâmpada.

O difusor como um elemento estrutural do dispositivo de iluminação desempenha uma série de funções importantes:

  1. Distribui a luz da fonte principal, criando uma iluminação uniforme.
  2. Protege os olhos do brilho.
  3. Desempenha a função de proteger a luminária de todo o tipo de influências mecânicas, assim como do pó, humidade e insectos.
  4. É um ótimo complemento para o design geral do interior.

Uma característica importante das luminárias com difusores associada ao campo de aplicação dos dispositivos é o ângulo de dispersão, que é entendido como a área onde os fluxos de luz da fonte divergem.

As luminárias LED com diferentes ângulos de dispersão permitem criar dispositivos de iluminação complexos que permitem resolver vários problemas de design ao mesmo tempo.

Material de fabricação

Para a fabricação de difusores, uma variedade de materiais são usados, cada um dos quais afeta o grau de refração e difusão da radiação de luz. Além disso, algumas propriedades do plafond dependem da qualidade do material - isso é durabilidade e resistência ao estresse mecânico e confiabilidade e resistência ao gelo.

O material para o abajur pode ser vidro comum ou acrílico, termoplástico, policarbonato monolítico, plástico difusor de luz, vários metais, etc.

Plafonds de vidro são usados ​​há muito tempo e as vantagens e desvantagens de tais produtos não são segredo para ninguém. A principal desvantagem das cortinas de vidro é sua fragilidade, mas o belo design torna esse material bastante popular.

Em alguns casos, os produtos são usados ​​como difusor. cristal... Este é um prazer bastante caro, e nem todos podem se dar ao luxo de tal luxo.

Os difusores em termoplástico mantêm a sua aparência original por muito tempo, garantem a mesma cor do plafond por um longo período devido aos aditivos estabilizadores de luz.

Policarbonato monolítico - este é o material mais durável que oferece proteção confiável contra tensões mecânicas, suficientemente resistente a altas temperaturas. A partir de uma única folha, você pode criar uma sombra de qualquer forma e tamanho. É um material barato e com alta transparência, mas o lado estético deixa muito a desejar.

Na produção de difusores de metal, eles são usados ​​principalmente alumínio e aço, eles atuam como um refletor e também direcionam o fluxo de luz.

Tereftalato de polietileno (PET) bastante popular, embora em várias propriedades seja inferior ao policarbonato. A limitação de temperatura determina seu uso como cortinas para lâmpadas LED e fluorescentes.

Visualizações

Por design, os difusores de luz são divididos em parcialmente e completamente fechados.Cortinas totalmente fechadas oferecem melhor proteção contra iluminação excessiva. Além disso, os difusores podem ser foscos ou transparentes, ter uma superfície lisa ou ondulada.

Existe um grande número de tipos de tonalidades de luz difusa no mercado, que são divididas de acordo com a textura do material, mas na prática, cinco principais são as mais populares. São confeccionados em poliestireno - plexiglas resistente aos raios UV, mantendo a transparência durante todo o período de operação e caracterizados por um belo aspecto.

Existem tais modelos de dispersores.

  • "Prisma" possui uma estrutura prismática do material, reduz o brilho e o grau de dispersão do fluxo de luz. Espessura do material - 2,5 mm, transmissão de luz - 85%. Microprisma é uma máscara feita de poliestireno resistente e durável com um pequeno padrão geométrico, espessura de 2,0 mm, transmitância de luz - 83%.
  • "Gelo moído" exteriormente semelhante ao difusor “microprisma”, mas tem uma textura diferente que cria o efeito de gelo picado. Espessura do poliestireno - 2,5 mm, transmitância da luz - 88%.
  • "Favo de mel" ganhou esse nome devido à textura que lembra um favo de mel, a espessura do material PMMA é de 3 mm, a transmissão de luz é de 85%.
  • "Pin-spot" tem estrutura de ponta, espessura - 2,5 mm, transmissão de luz - 89%.
  • "Opala" Tem uma superfície mate que confere à iluminação uma tonalidade ligeiramente amarelada, é utilizado principalmente para determinados fins de design, espessura - 1,5 mm, transmitância de luz - 73%.

Como escolher?

Ao escolher um difusor, em primeiro lugar, é necessário determinar os requisitos para o dispositivo de iluminação. Em qualquer caso, os dados estéticos e de segurança da luminária devem ser combinados organicamente. Uma atenção especial deve ser dada ao grau de transmissão da luz. Dependendo do local de utilização da luminária, é necessário ter em consideração os requisitos especiais do plafond: a presença de protecção contra influências mecânicas e condições adversas, o nível de segurança contra incêndios.

É estritamente proibido o uso de lâmpadas incandescentes com potência superior à recomendada.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário