Candeeiros de mesa LED

Candeeiros de mesa LED
  1. Recursos, prós e contras
  2. Modelos
  3. Características principais
  4. Soluções de cor
  5. Como escolher?
  6. Dicas de posicionamento

Um dos tipos mais populares de luminárias modernas são os candeeiros de mesa LED de luz direccional, devido ao seu aspecto estético, baixo consumo de energia e durabilidade. As lâmpadas LED têm boa reprodução de luz e cor, o que é importante ao iluminar superfícies de trabalho e podem funcionar no modo de luz noturna e abajur.

Considere os principais tipos de lâmpadas LED, suas diferenças e os principais pontos na escolha de soluções de iluminação com LEDs.

Recursos, prós e contras

O interesse pela iluminação LED está associado às suas características únicas que permitem poupar energia, o que se tornou especialmente importante no contexto de uma subida gradual dos preços da energia. Se compararmos a eficiência e a vida útil das lâmpadas incandescentes tradicionais (LN), dispositivos fluorescentes econômicos e LEDs, os últimos demonstram resultados muitas vezes superiores às capacidades de seus análogos.

As propriedades atraentes da iluminação LED para o consumidor incluem:

  • Baixas taxas de consumo de energia. A eficiência dos LEDs é 10 vezes maior do que a dos LEDs convencionais.
  • Formação de um brilho uniforme nenhum efeito estroboscópico, irritante para os olhos e nenhuma radiação UV prejudicial à visão periférica. Nesse sentido, os LEDs são absolutamente seguros.
  • Maior eficiência luminosa possível - dispositivos com LEDs são líderes em termos de eficiência luminosa entre as fontes de luz existentes.
  • Segurança contra incêndios, uma vez que excluem forte aquecimento, o que muitas vezes leva a danos aos cartuchos e contatos. Mesmo com o uso prolongado, a lâmpada permanece ligeiramente quente.
  • Continuidade de trabalho em condições de queda de tensão da rede elétrica, que se reflete apenas na intensidade do fluxo luminoso.
  • A duração do recurso funcional. De acordo com as estimativas dos fabricantes, a vida útil média das lâmpadas LED é de 45.000 horas.

Além disso, os produtos LED ampliam as possibilidades de design de iluminação, especialmente na criação de iluminação arquitetônica. É a iluminação decorativa local que permite colocar realces, enfatizando os detalhes-chave do interior e delineando visualmente os limites das áreas funcionais.

As desvantagens incluem:

  • Alto custo. Comprar uma lâmpada LED de alta qualidade custará 350-400 rublos.
  • A necessidade de usar um dispositivo especial para ajustar o brilho da lâmpada, uma vez que um dimmer convencional não é adequado.
  • Uma porcentagem significativa de defeitos no mercado de LED. Portanto, a vida útil declarada da lâmpada e o recurso real podem não coincidir.

A iluminação LED é uma forma eficaz de economizar o orçamento familiar nas contas de luz. Depende de você usar ou não. A nossa tarefa é ajudá-lo a navegar na escolha dos dispositivos de iluminação deste tipo, tendo em conta as suas principais características e diferenças.

Modelos

A gama de lâmpadas LED distingue-se por uma variedade de designs, cores e designs, permitindo-lhe escolher tanto o modelo mais simples de candeeiro para uma creche como uma opção exclusiva para uma sala de estar ou quarto.

Classificação de dispositivos LED de mesa:

  • Modelos de interiores para decoração de ambientes em vários estilos modernos - alta tecnologia, fusão, loft, minimalismo.
  • Produtos com funcionalidade estendida, projetados para iluminação total das superfícies de trabalho.
  • Aparelhos com função de luz noturna para crianças. Eles são feitos de plástico ecológico e têm a forma de animais, plantas, personagens de contos de fadas e brinquedos.

Os candeeiros de mesa distinguem-se pela sua solução construtiva, pelo que existem vários tipos de candeeiros.

Luminárias LED com braçadeira

Esses produtos são fixados lateralmente na superfície de trabalho, deixando o tampo da mesa livre. Eles são fixados com segurança a qualquer superfície horizontal por meio de uma braçadeira. O design flexível da coluna da lâmpada permite que a posição da luminária seja ajustada. Esta categoria de produtos inclui modelos com prendedor de roupa - minilâmpadas com suporte, equipadas com difusor compacto, seu design não prevê mais cotovelo multiestágio.

Com a ajuda de modelos em uma braçadeira, você pode criar não apenas iluminação local, mas também uma luz de teto, fixando-as em partes salientes do mobiliário. A redistribuição do fluxo luminoso na direção desejada é realizada por um mecanismo no suporte.

Modelos de controle de toque

Os modelos sensoriais são ativados, reagindo ao toque em uma determinada área do corpo. Em dispositivos com dimmer, um dimmer especial é fornecido para ajustar a intensidade do fluxo luminoso. A iluminação da área de trabalho com tela sensível ao toque tem um princípio de operação extremamente simples. O corpo da luminária é equipado com um sensor, que possui um circuito especialmente projetado que reage ao toque.

O trabalho do sensor é realizado como um dois terminais (capacitor), cuja função é desempenhada pelo corpo da lâmpada. O toque de uma pessoa provoca um aumento na capacitância do capacitor, que é fixada por um sensor embutido, que sinaliza o mecanismo de ajuste responsável por ligar / desligar a iluminação. Nos modelos com dimmer, pode ser integrado um sensor de movimento, que permite ligar o aparelho quando o usuário se aproxima da superfície de trabalho. Modelos interessantes com um relógio e um termômetro, que são igualmente adequados para crianças em idade escolar e funcionários de escritório.

Dispositivos-transformadores

Estes produtos caracterizam-se pela máxima funcionalidade e comodidade, por serem dotados de um tripé flexível, que permite se deslocar, aproximar a lâmpada e alterar a direção do fluxo luminoso. Os modelos com altura regulável são indispensáveis ​​para trabalhos que exijam a máxima concentração de atenção e precisão, o que aumenta o desgaste da visão.

Essas lâmpadas possuem uma haste longa, equipada com várias articulações giratórias e uma base ponderada para maior estabilidade do dispositivo. Existem modelos de transformadores com fixação à mesa, sendo a base equipada com uma pinça.

Lâmpadas de aumento iluminadas

Particularmente notáveis ​​são as lâmpadas de aumento LED com iluminação traseira. O âmbito de aplicação das lâmpadas com lente é diverso - cosmetologia (manicure, pedicure, tatuagem, extensão de cílios), medicina, joalheria, bordado e artesanato, ou seja, aquelas áreas onde o trabalho está associado à elaboração de pequenos detalhes. Uma lupa é instalada no quadro da lâmpada, o que proporciona uma visão maior com uma ampliação múltipla uniforme dos objetos, sem distorcê-los.

Esta categoria de dispositivos é representada por modelos de mesa em uma braçadeira ou suporte e versões de piso de lâmpadas com um tripé, suporte, rodas ou plataforma.

As lâmpadas de aumento de LED diferem nos parâmetros de ampliação da lente de 3 a 12 dioptrias e no número de LEDs - 42-108 peças, que afeta a potência do fluxo luminoso. A distribuição de um grande número de fontes de luz locais por toda a área da lâmpada contribui para a criação de um efeito "sem sombras", cuja essência se reduz à formação de um fluxo luminoso geral de uma infinidade de locais. , que remove a sombra projetada pelo objeto.no qual está o suporte de iluminação.

Modelos multifuncionais

Junto com lâmpadas convencionais alimentadas por uma tomada de 220-230 V, modelos de bateria dobrável também estão disponíveis. A vantagem dos dispositivos LED alimentados por bateria é sua compactação e a capacidade de uso em viagens. O preço das opções de iluminação rodoviária será mais alto, mas sua praticidade e comodidade valem a pena.

Existem modelos portáteis com carregamento sem fio e uma porta USB. São varinhas mágicas para quem tem que trabalhar à noite ou apenas gosta de ler à noite. Sua principal vantagem é a capacidade de carregar dois dispositivos simultaneamente.

Características principais

A escolha dos candeeiros de mesa LED é frequentemente feita devido à sua funcionalidade. Portanto, é importante certificar-se de que o modelo de sua preferência possui as características necessárias para executar com eficácia a tarefa principal, levando em consideração as condições específicas de operação.

Poder

As classificações de potência ideais para fontes de luz de mesa variam de 60 watts a 100 watts. Se você planeja iluminar uma grande superfície de trabalho, é melhor escolher uma lâmpada de 100 watts. A potência recomendada pelos oftalmologistas é limitada a 75 W, levando em consideração a capacidade do papel branco de refletir a luz, aumentando o fluxo luminoso.

Quando as salas eram iluminadas apenas por lâmpadas incandescentes (LN), a luminosidade da luminescência era avaliada com base no consumo de energia elétrica. Portanto, para iluminar grandes salas - salas de estar, salões ou salas de jantar, 100 Watt LN foi usado. Com o advento dos dispositivos LED que diferem na saída de luz, não ficou totalmente correto ser guiado por esse critério.

Lâmpadas com LEDs perdem energia parcialmente devido ao adaptador, portanto, pode haver discrepâncias entre o consumo de energia e o brilho do brilho. A potência dos dispositivos LED e do LN é comparada usando um fator de 8. Suponha que, para obter a iluminação de uma sala, que é fornecida por um LN padrão de 60 Watt, você precise usar um analógico de LED de pelo menos 7,5 Watt. Uma alternativa para 200 Watt LN é a fonte de LED de 30 W.

Temperatura de cor

A faixa de temperatura operacional para dispositivos LED pode variar. Fontes com uma luz branca quente de um tom ligeiramente amarelado são ideais para apartamentos. Essa iluminação promove relaxamento, tornando a sua estadia o mais confortável possível. Lâmpadas brancas neutras são mais utilizadas para iluminar superfícies de trabalho.

Devido às suas características, a cor neutra garante uma visibilidade clara de todos os detalhes, eliminando o cansaço visual. As luminárias com uma cor branca fria com uma tonalidade azulada, semelhante à luz do dia, são adequadas para escritórios, instituições públicas.

Eficiência luminosa

Ao escolher produtos LED, é importante levar em consideração a relação dos parâmetros do fluxo luminoso de dispositivos com LEDs e LN. O fluxo luminoso é medido em lúmens. Nem todo fabricante se preocupa em indicar esta característica na embalagem da luminária.

Nesses casos, a única diretriz para o consumidor é o consumo de energia. A presença deste parâmetro simplifica a seleção de produtos. Para apartamentos, a potência de dispositivos LED de até 10 watts é suficiente. O indicador de fluxo luminoso dessa iluminação LED é semelhante à potência de 60 Watt LN.

Tipo de base

Todos os tipos de rodapés são instalados em fontes de iluminação LED modernas. Os tipos mais comuns de base de parafuso são E-14 / E-27. As bases giratórias GU-10 possuem conectores de dois pinos, portanto, são adequadas para cartuchos onde o espaçamento de pino correspondente é fornecido.

Pergunte na loja qual a base da lâmpada no produto selecionado. Recomenda-se escolher lâmpadas LED com a mesma base das restantes lâmpadas do apartamento. Por exemplo, quando um suporte de lâmpada padrão com uma conexão roscada é fornecido em uma luminária de chão e um lustre, uma luminária com um suporte idêntico é selecionada.

Ângulo de direção da luz

Se os LNs convencionais brilham igualmente em todas as direções, as fontes de LED podem espalhar o brilho em ângulos diferentes de 15-180 °. Os mais novos modelos com fundo de vidro são caracterizados por um ângulo de iluminação de 360 ​​°. Escolher um dispositivo LED de mesa de acordo com o ângulo de dispersão, prossiga de sua finalidade. As luminárias de radiação de feixe estreito criam iluminação acentuada de móveis, acessórios e pequenas áreas funcionais. Essas lâmpadas são adequadas para iluminar superfícies de trabalho.

Qualidade da fonte de alimentação

É importante saber que fontes de alimentação de alta qualidade são bastante grandes. Alguns fabricantes tendem a instalar fontes de alimentação pequenas e de baixo consumo nas lâmpadas: essa economia se reflete na qualidade e durabilidade dos produtos LED.

Soluções de cor

Na hora de escolher a cor da lâmpada LED para o trabalho, deve-se evitar cores chamativas, preferindo tons calmos de uma paleta neutra - branco, preto, cinza, marrom. Essas cores não interferem na concentração e têm um efeito positivo na visão. Por um princípio semelhante, uma lâmpada é selecionada para um aluno; é melhor recusar o design excessivamente colorido, estampas incomuns e cores ácidas em favor de tons monocromáticos de tons psicologicamente confortáveis ​​de verde, azul, laranja suave.

Quanto à solução colorística das lâmpadas decorativas, nesta matéria partem da paleta geral de cores do interior e do papel que as lâmpadas nele desempenham. Existem muitas opções. Eles podem atuar como acentos, diluindo móveis monocromáticos, suportando designs multicoloridos e aumentando a temperatura da cor em interiores monocromáticos “bacanas”.

Como escolher?

Além das características técnicas listadas, ao escolher um dispositivo LED, você precisa levar em consideração mais alguns pontos:

Geometria e material de sombra.

O plafond pode ser fosco, escuro, transparente, colorido, criando uma luz suave e calmante ou, inversamente, brilhante, focado. O uso de sombras translúcidas coloridas permite criar uma iluminação de uma determinada tonalidade. As cortinas, onde o tampo é aberto, ajudam a aumentar visualmente o espaço, "levantando" os tetos baixos. O trabalho de escrita é confortável quando a lâmpada tem uma cortina com fundo aberto.

O material do qual a sombra é feita também é importante. Lâmpadas com abajur de plástico de alta qualidade são a melhor opção para um viveiro. A desvantagem das cortinas de metal é o forte aquecimento. Ao escolher um dispositivo LED para sua conta pessoal, o melhor é dar preferência a produtos feitos de latão, vidro, madeira, porcelana, cristal ou cortinas feitas de tecidos de alta qualidade.

Formatos de lâmpadas ideais - em forma de cone, trapezoidal e esférico, que contribuem para a formação de um fluxo luminoso confortável.

Funcionalidade

Os principais critérios para a escolha de um candeeiro de mesa para o trabalho são a segurança e a máxima comodidade. A presença de um suporte móvel permite alterar a altura da lâmpada e a direção do fluxo de luz. Devido ao suporte flexível, o produto ganha maior mobilidade dentro da superfície de trabalho. Como alternativa, você pode considerar um modelo com um prendedor de roupa para fixar firmemente o dispositivo à mesa, que serve como seguro contra quedas acidentais.

Indicadores de potência

Ao escolher a potência, a finalidade da lâmpada é levada em consideração. Moderadamente saturada, a iluminação fraca é ideal para um apartamento. Uma excelente solução são as lâmpadas LED reguláveis, que permitem alterar a iluminação, definindo um nível de luz confortável para trabalho ou lazer. Os modelos sensoriais com um dimmer do mesmo são adequados para o quarto, sala de estar e escritório.

A compra de uma lupa potente para a sua casa justifica-se se você gosta seriamente de bordados e bordados, dedicando muito tempo ao seu passatempo favorito.

Idealmente, a temperatura de cor do abajur de mesa deve ser a da luz do dia natural, o que tem um efeito benéfico sobre o nosso bem-estar.

Dicas de posicionamento

A escolha competente da forma, design, cor e potência de um abajur de mesa LED é metade da batalha, é igualmente importante colocá-lo corretamente. Lembre-se de que somente sob a condição de iluminação de alta qualidade e bem planejada, o trabalho será produtivo e a visão saudável.

Então, o que você precisa saber:

  • A luz confortável na superfície de trabalho deve ser: suave - uma vez e excluir limites contrastantes - duas.
  • É importante que o brilho se espalhe uniformemente por toda a superfície de trabalho, o que pode ser conseguido com a correta geometria da tonalidade, que espalha a luz pela maior área possível sem prejudicar os olhos.
  • A localização ideal da luminária é no lado esquerdo do usuário. Permitido quando a lâmpada está na frente de uma pessoa sentada. Em ambos os casos, a sombra não interfere na escrita.
  • Quando colocada na superfície de trabalho do monitor, a fonte de luz é posicionada de forma a excluir a direção do fluxo luminoso para a tela.
  • É melhor cobrir o tampo da mesa com uma superfície reflexiva para que o brilho não distraia do trabalho e não irrite os olhos.
  • Na hora de escolher um abajur para um aluno, dê preferência a cortinas que cubram todo o elemento de iluminação: desta forma, você pode evitar o efeito de luz "cortante" prejudicial aos olhos devido ao fluxo direto da luz.

Para uma análise da lâmpada de mesa LED com dimmer, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário