Candeeiros de pé elegantes
A qualidade da organização do espaço de luz na sala depende em grande parte da seleção correta das lâmpadas. A principal tarefa do designer é tornar o ambiente leve, aconchegante e confortável ao mesmo tempo. Para lidar com uma tarefa tão difícil ajudará as lâmpadas de assoalho - luminárias de piso elegantes.
Peculiaridades
A palavra "luminária de chão" vem da palavra francesa tocha, que se traduz literalmente como "tocha". As tochas são de fato o protótipo das lâmpadas de assoalho. Talvez todos conheçam as imagens que retratam os corredores dos castelos medievais, iluminados por fontes de fogo aberto presas às paredes. Referências mais antigas nos mergulham ainda mais fundo na história - tochas, afinal, eram usadas por povos primitivos. Os análogos populares de lâmpadas de assoalho existiam na Grécia e na Roma antigas.
A moda arcaica que surgiu na Europa nos séculos XVII-XVIII não deixou de lado as questões de organização da iluminação. Foi então que as semelhanças das lâmpadas de assoalho modernas apareceram pela primeira vez. Eles vieram da Prússia para a Rússia no final do século XVII. Desde então, a tecnologia de sua criação tem se desenvolvido e se aprimorado constantemente.
No mundo moderno, os principais atributos dos abajures são os seguintes: a presença de um estande, via de regra, alto, e um conjunto completo com abajur. A presença desses atributos possibilitou aprimorar o estilo das luminárias de piso e realçar sua principal vantagem - ao contrário de outros tipos de luminárias e lustres, as luminárias de piso estão quase sempre focadas em criar uma sensação de aconchego e conforto no ambiente. No entanto, alguns modelos oferecem ampla iluminação. A gama de lâmpadas de assoalho é agora muito grande.
Visualizações
É claro que não existe uma classificação única de lâmpadas de assoalho, principalmente devido ao dinamismo desse segmento de mercado. Vamos listar alguns dos tipos de lâmpadas mais interessantes ou comuns:
- Candeeiros de chão clássicos... Geralmente muito prático. Eles têm um design reto, em alguns casos inclinado (às vezes ajustável dentro de certos limites), e tornam toda a sala onde estão mais montados. As principais desvantagens são a baixa variabilidade em termos de movimento e inclinação.
Essas fontes de luz são perfeitas para salas com design verificado nos mínimos detalhes. Via de regra, existem modelos com interruptor - é conveniente colocá-los perto da cama no quarto. Também existem séries com painel de controle. Freqüentemente, essas lâmpadas são vendidas com um suporte decorativo ou uma base especial.
- Luminárias flexíveis. Mais variável. Eles permitem que você ajuste a inclinação e, portanto, o ângulo de incidência da luz. Adequado para quartos com design marcante, como salas de estar modernas e elegantes, onde muitas pessoas gostam de se reunir. Cada um dos convidados, portanto, tem a oportunidade de customizar a iluminação para si com o auxílio de lâmpadas flexíveis - para leitura (há modelos com estante), descanso, comunicação.
Além disso, as luminárias flexíveis geralmente são móveis. Existem modelos infantis - sua principal vantagem é que eles são muito confiáveis e não frágeis e, como resultado, têm um alto grau de segurança e são relativamente seguros para crianças. Uma prateleira conveniente em tais lâmpadas pode ser usada para guardar brinquedos.
Além disso, as lâmpadas flexíveis são objecto de inovações de design - é neste segmento que poderá encontrar interessantes objectos de decoração, incluindo motivos florais.
- Holofotes. Regra geral, trata-se de modelos para iluminação pública, no entanto, também existem soluções de interior que permitem proporcionar uma distribuição pontual da luz na divisão. Adequado para um pátio, uma área local, uma casa de campo ou interiores modernos com filmagem suficiente. Eles podem criar vários efeitos visuais.
- Lâmpadas-estátuas (esculturas)... Extremamente variado. Ambos são "portadores de tochas de estátuas" e composições com várias lâmpadas combinadas em um lustre convencional. No design clássico, são bastante pesados e, via de regra, decorativos - são mais adequados para interiores de museus. Cabe em salas de estar ricamente mobiliadas, estilizadas como barroco ou rococó.
Outro segmento dessas estátuas são objetos modernos ou minimalistas. Soluções de cor e luz desempenham um papel fundamental neles. Eles são freqüentemente encontrados em pátios e em territórios adjacentes, no entanto, eles também servem como uma excelente decoração para interiores modernos. Eles podem ter várias formas geométricas.
Outro tipo de estátuas de lâmpadas - objetos decorados em um estilo natural - são vasos improvisados, buquês de flores e arranjos de flores inteiras.
Acrescentamos que as opções adicionais podem tornar-se uma característica de quase todas as luminárias. Muitas vezes, há à venda lâmpadas com dimmer - um dimmer eletrônico, que originalmente era usado nos cinemas. O dispositivo é relevante especificamente para lâmpadas de assoalho, pois quando usado corretamente em combinação com lâmpadas de temperatura amena, cria-se uma atmosfera de aconchego e conforto.
Ajustar o brilho permite que você faça a partir de dispositivos de luz não apenas as principais fontes de iluminação, mas também fontes de iluminação ou escurecimento de partes individuais do interior.
Dimensões e forma
Todos os modelos podem ser condicionalmente divididos em retos e curvos. No primeiro caso, a luz é distribuída de maneira clássica e mais uniforme. No segundo, a abordagem para organizar a iluminação é a mais variada possível.
Luzes curvas são muito diversas. As chamadas lâmpadas de vara de pescar estão em alta agora. Externamente, eles lembram muito os dispositivos de pesca usuais. Essas "hastes" de luz podem "pairar" sobre quase qualquer item de interior, seja uma cama, cadeira, poltrona ou sofá. É muito prático e conveniente ao criar um "spot" de luz específico ou realce no interior.
Boa ideia para individualistas ou estetas. Além disso, as formas curvas ou arqueadas de tais lâmpadas enfatizam com sucesso as peculiaridades do interior, que é dominado por formas arredondadas e temperaturas de cores quentes.
O tamanho principal das lâmpadas é a altura - todo o resto geralmente não é tão importante, a menos, é claro, que estejamos falando de lâmpadas-estátuas ou lâmpadas-esculturas. Modelos altos e baixos estão à venda. A altura das lâmpadas em alguns casos chega a 2,5 metros e pode até ser superior. Essas luminárias de chão são semelhantes por natureza aos lustres comuns e raramente são usadas em interiores padrão, uma vez que muitas vezes têm uma base grande, volumosa e frequentemente retangular (um verdadeiro "problema" para interiores de câmaras, especialmente no quarto).
Os modelos baixos são eficazes para organizar a iluminação noturna, locais individuais e áreas de descanso. Esta é a melhor maneira de zonear uma sala - transforme parte dela, por exemplo, em uma minibiblioteca, outra parte em um local de conversa, etc.
Cores
A cor principal de uma luminária de chão é a cor do abajur. No entanto, a cor da estrutura de base e a temperatura da cor da lâmpada também devem coincidir.
Por exemplo, um abajur vermelho com uma lâmpada "fria" ficará muito estranho em um interior clássico ou em um quarto. Por outro lado, pode ser adequado em alguns casos para interiores modernos de alta tecnologia ou ao usar iluminação neon.
Vamos listar as cores principais dos abajures e outros elementos estruturais adequados para eles:
- Preto... São muito comuns, acrescentam um toque de frieza a quase todos os interiores. Fica bem com bases brancas, especialmente em interiores clássicos, adicionando uma cor consistente em preto e branco a elas. As bases douradas também são adequadas. Ficam bem com lâmpadas de cores suaves, no entanto, nem sempre se encaixam harmoniosamente no interior dos quartos, especialmente nos pequenos.
- Branco... Essas lâmpadas de assoalho são geralmente em uma cor ou feitas em tons de cinza. Freqüentemente, eles falam sobre o interesse do proprietário pela modernidade. Adapta-se bem aos interiores "frios" de quartos, salas de estar ou corredores espaçosos. Ao contrário dos modelos pretos, eles são desprovidos de algum pathos estético, o que os torna visualmente mais leves.
- Verde, turquesa, wengé. Adicione naturalidade ao ambiente. Olhe em quartos com belas vistas panorâmicas. Vamos esclarecer que a cor "wengé" é a mais natural possível. Recebeu o nome de árvores tropicais africanas, que chegam a atingir 20 m de altura. A cor é muito "fibrosa" e relaxante, o que não é muito apropriado em interiores clássicos.
- Vermelho, amarelo, laranja. Eles são combinados com objetos de interior pretos, no entanto, ainda parecem muito brilhantes. Eles mostram o caráter excêntrico do proprietário, adequado ao estilo colonial do interior. O principal ao comprar tais lâmpadas de assoalho é não conseguir um desequilíbrio de cor, caso contrário - o ecletismo excessivo destruirá a harmonia de luz e cor de quase qualquer cômodo. Não é uma má opção para um quarto de criança também.
- marrom... Democrático e ao mesmo tempo saturado, rico em matizes. Contribui para a estilização de espaços antigos, uma excelente ideia para interiores históricos. Além disso, não é impressionante - essas lâmpadas de assoalho não se destacam contra o fundo de uma sala lindamente decorada e atraem muita atenção.
- Azul... Uma opção muito difícil para muitos interiores. Em primeiro lugar, o azul é frequentemente e merecidamente associado aos LEDs industriais. Em segundo lugar, é frio em si mesmo. Vitórias em tons de design marinho ou estilo de alta tecnologia. Na presença de grandes janelas, você pode bater o esquema de cores com tons naturais celestiais.
- Rosa ou roxo. Ótima ideia para quartos de crianças ou um quarto para uma adolescente. Deles vem uma luz muito suave, além disso, quente.
Lembre-se também de que as cores podem ser combinadas. No entanto, embora muitos abajures e bases de luminárias de chão tenham ornamentos e composições diferentes, o componente dominante, via de regra, é lido imediatamente, e é esse componente que forma o espaço de luz da sala.
Materiais (editar)
As lâmpadas de assoalho são feitas de vários materiais:
- Freqüentemente usado em sua fabricação metal... Os produtos forjados de metal e bronze parecem muito monolíticos, adicionando estabilidade ao interior. No entanto, muitas vezes são mais adequados para iluminar a área local. Candeeiros de pé forjados, estilizados como ornamentos ou composições florais, têm um aspecto favorável no interior das salas de estar.
- Parece luxuoso cristal e alguns copo lâmpadas de assoalho. Externamente, eles são um pouco semelhantes a lustres, muitas vezes têm um design de "guarda-chuva", ricamente decorado com elementos decorativos, por exemplo, pingentes. O design minimalista adiciona uma sensação de joalheria e requinte - no entanto, o interior deve combinar. O vidro e o cristal transmitem bem a luz, o que significa que esses produtos também permitem obter efeitos visuais interessantes. As lâmpadas de assoalho de vitral, pelo contrário, são mais íntimas. Eles são freqüentemente usados como objetos de chão e de mesa, e são decorados com enfeites "quentes".
A tendência agora não é só por imagens florais, mas também por geometria, mandalas.
- Também distribuído papel ou vime abajures. Suas principais vantagens são leveza e segurança.É aconselhável utilizar esses materiais na organização da iluminação de crianças e salas de estar - não se partem, não se deterioram nem se sujam - sobretudo porque podem ser sempre limpos ou substituídos.
- Outra tendência da moda são as lâmpadas de assoalho feitas de materiais naturais. Por exemplo, vime - caules processados de cálamo - uma planta nativa do sudoeste da Ásia e que lembra uma palmeira. Essas lâmpadas são adequadas para interiores naturais, em particular, com vista para a natureza de uma grande janela panorâmica. Neste caso, cortinas de bambu romano completam a composição. Isso permitirá que você gerencie com competência a iluminação natural e artificial na sala.
Projeto
O design das lâmpadas de assoalho é muito diversificado. Se deixarmos de fora dos colchetes a cor e o material de que já falamos, não se pode deixar de notar um detalhe tão importante como os elementos decorativos adicionais.
Os candeeiros de pé podem ser vendidos com pendentes ou outros pendentes. A versão "infantil" das lâmpadas "com peixes" também não perdeu popularidade. Ornamentos em forma de lágrimas, joias, pequenos amuletos também podem servir como pingentes.
Um ponto importante do projeto é a textura da superfície. As sombras com bolhas e outras deformações podem afetar significativamente a percepção estética do espaço de luz e representar a própria luminária sob uma nova luz. Esses detalhes aparentemente pequenos são quase sempre fundamentais para o design. É graças a eles que a sensação de originalidade e exclusividade, mesmo do interior mais padrão, pode ser alcançada.
Estilos
As lâmpadas de assoalho são adequadas para salas feitas em estilos diferentes:
- Quando clássicos ou desenhos semi-antigos, respectivamente, vencem os modelos feitos na versão clássica. A função decorativa é importante aqui, muitas vezes ofusca todas as outras. Não se esqueça que a floricultura é uma especialidade de muitos estilos antigos. Assim, ao decorar o interior no formato dos clássicos antigos, os candeeiros de pé podem até ser estilizados como vasos de flores no centro da divisão ou colocados nas partes dos cantos.
No estilo colonial, você pode chegar a combinações interessantes com soluções de cores de abajures - use brilhante e saturado, incluindo vermelhos e tons.
No entanto, os estilos retro não são apenas diferentes arcaico, barroco ou classicismo, mas também clássicos mais modernos. Tal estilização, por exemplo, sob o entorno da primeira metade do século 20, ao contrário, tornará o ambiente mais intimista e agregará harmonia nos detalhes.
- Uma abordagem semelhante é apropriada para quartos decorados em estilos modernos, por exemplo, alta tecnologia... No entanto, aqui a imaginação do design é praticamente ilimitada. Você pode experimentar com segurança lâmpadas, temperatura de cor e outros componentes de transmissão de luz artificial.
Acrescentemos que muitas vezes as lâmpadas de piso são apenas fontes adicionais de luz, portanto, a abordagem de "estilo em estilo" não está excluída, quando um espaço adicional é criado dentro da sala com a ajuda de uma lâmpada de piso, na qual a atenção é focada em itens individuais do interior. Um canto tão aconchegante é visto como uma espécie de mundo independente. É importante apenas que ele não entre em dissonância com o resto da sala.
Dicas de Seleção
Muitos compradores gostariam de adquirir uma luminária moderna, bonita e ao mesmo tempo elegante e original.
Ao mesmo tempo, é importante levar em consideração as principais características dos fabricantes e escolher um produto específico para o seu interior:
- Lembre-se de que os itens da moda e incomuns nem sempre são classificados como baratos. Porém, se necessário, você pode tentar economizar no material, focando no design. Os candeeiros de pé Elite, regra geral, não têm "pontos fracos", no entanto, são frequentemente muito específicos e adequados apenas para interiores específicos.
- Entre outras coisas, ao comprar preste atenção ao tamanho, mobilidade e confiabilidade dos suportes.Isso é importante, especialmente se a família tiver filhos.
E mais algumas palavras sobre as características dos fabricantes:
- Tradicionalmente, as lâmpadas de assoalho mais confiáveis são alemãs. Eles diferem tanto na qualidade dos materiais e mão de obra, quanto no estudo escrupuloso dos detalhes. A Alemanha é famosa por seus produtos de estilo clássico e designs minimalistas da moda.
- As lâmpadas da Holanda combinam com sucesso os estilos moderno e clássico - são luminárias muito elegantes.
- Os candeeiros de pé polacos, por outro lado, são frequentemente muito práticos, mas ao mesmo tempo feitos com um sentido de estilo único.
- Os produtos espanhóis são frequentemente formalistas - nesta área do design, a Espanha é uma das primeiras. Entre os produtos deste país, você pode encontrar abajures, estátuas ou esculturas da moda que se aproximam tanto do clássico quanto do moderno.
- Lâmpadas de assoalho japonesas também são muito interessantes. É difícil não notá-los no interior: desenhados em estilo oriental, muitas vezes retangulares e ornamentados, dando uma luz suave e cálida, são perfeitos para criar uma sensação de aconchego em uma sala ou quarto.
- O mercado de lâmpadas de assoalho chinesas também está se desenvolvendo agora. Em termos de preço, os produtos chineses são mais acessíveis do que os europeus e, ao mesmo tempo, nem sempre perdem significativamente em qualidade. No entanto, para não se enganar, é melhor comprar produtos chineses de marca.
- A popularidade entre os consumidores e as lâmpadas de assoalho fabricadas na Rússia está crescendo. Eles são tecnologicamente avançados, acessíveis e práticos, mas, ao mesmo tempo, nem sempre atendem aos elevados padrões estéticos.
Opções de interiores
As lâmpadas de assoalho cabem com sucesso em quase qualquer sala. Vamos considerar alguns dos exemplos mais interessantes de salas para diversos fins.
- Em um quarto pequeno, lâmpadas de assoalho alemãs ou japonesas ficarão lindas. Melhor não comprar itens muito decorativos. A principal tarefa aqui é criar conforto com a ajuda de uma luz quente suave e belos ornamentos. O último no abajur pode ser geométrico e floral - isso é uma questão de gosto.
- No quarto das crianças, as lâmpadas devem ser selecionadas a partir de materiais seguros e, de preferência, naturais. Sem cristal, vidro e um mínimo de metal é melhor. Abajures de tecido ou de papel leves bastam. A função decorativa será assumida por pingentes em forma de peixe ou outros brinquedos.
- Para uma sala de estar ampla e ricamente mobiliada, é melhor comprar uma luminária de piso decorativa clássica. Pode ser escultural e até alto o suficiente, no entanto, não se deixe levar por estilizações, a menos, é claro, que você queira transformar o local em um museu. Os clássicos modernos também são caracterizados por um minimalismo "saudável".
De uma forma ou de outra, a escolha de uma luminária de chão para um determinado cômodo é uma questão de gosto. Este tipo de luminária é capaz de resolver muitos problemas: para criar conforto no ambiente e para melhorar a qualidade da iluminação, o principal é utilizá-la com sabedoria.
Como escolher uma luminária de chão, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.