Lâmpadas fluorescentes
A iluminação é um atributo essencial de qualquer ambiente. Para sua organização, diversos tipos de fontes de luz são utilizados hoje. Cada um deles possui parâmetros ópticos exclusivos e são adequados para resolver problemas específicos. Um grupo especial deve ser alocado para as lâmpadas fluorescentes, que já se comprovaram em vários setores.
Características, vantagens e desvantagens
As luminárias fluorescentes, muitas vezes chamadas de lâmpadas fluorescentes, são caracterizadas por sua simplicidade e desempenho de luz exclusivo. Esses produtos são valorizados por sua relação custo-benefício e versatilidade.
Entre os aspectos positivos desses dispositivos, várias características podem ser distinguidas:
- Baixa potência. Isso permite que você economize eletricidade significativamente, em que essas lâmpadas perdem apenas para os LEDs.
- Alta eficiência. Essa característica é várias vezes maior do que as lâmpadas convencionais de filamento de tungstênio.
- Longa vida útil. Se usadas corretamente, as lâmpadas podem funcionar por até 12 mil horas. Portanto, muitas vezes esses dispositivos são montados em locais onde é bastante difícil substituí-los.
- Várias características de fluxo luminoso. A cor pode variar, dependendo do preenchimento interno, enquanto a luz é distribuída uniformemente por todo o volume.
As lâmpadas fluorescentes não são uma solução universal, pois têm várias desvantagens significativas:
- A lâmpada contém vapor de mercúrio. Esta substância é muito perigosa para os humanos. Portanto, esses produtos devem ser operados com cuidado. No final da sua vida útil, as lâmpadas devem ser eliminadas utilizando tecnologias especiais.
- A qualidade da iluminação depende muito da temperatura ambiente. Quanto mais baixo for, mais fraco será o fluxo luminoso. Mas se as lâmpadas são usadas em instalações domésticas, esse efeito é praticamente nivelado, já que as condições aqui são quase sempre as mesmas.
- As lâmpadas fluorescentes são muito sensíveis a quedas de energia periódicas. Se isso acontecer de forma constante e inesperada, pode reduzir a vida útil do dispositivo. Os especialistas recomendam usá-los apenas em locais onde o risco de interrupções contínuas ou a ocorrência de picos de energia na rede é mínimo.
- A operação de modelos baratos pode ser acompanhada por um som desagradável - zumbido.
Dispositivo e princípio de operação
As lâmpadas fluorescentes são feitas na forma de lâmpadas de diversos formatos, mas, independentemente disso, todos eles consistem nos seguintes elementos básicos:
- Fósforo (difusor de opala, etc.). É uma camada de tinta especial aplicada no interior da lâmpada. Utilizado para filtrar o fluxo luminoso e obter um espectro específico.
- Tubo de vidro. Está totalmente selado. Os gases (na maioria dos casos, mercúrio) são bombeados para o frasco, que são distribuídos uniformemente por todo o volume.
- Espirais de tungstênio. Eles estão localizados nas bordas do frasco. Saídas especiais são conectadas a eles, que são usadas para conectar a lâmpada à rede. Alguns modelos usam patch cords pré-fabricados para facilidade de uso. Cada bobina é revestida com óxido de bário, que funciona perfeitamente como um cátodo.
- Quadro. Isso geralmente inclui uma tampa que cobre a lâmpada. Esses elementos são usados para decorar produtos.
- Ballastnik. O dispositivo é necessário para garantir o funcionamento normal de todo o sistema. Existem vários tipos de tais estruturas, diferindo na forma de controle.
O algoritmo de operação de uma lâmpada fluorescente pode ser descrito em várias etapas sequenciais:
- A corrente é fornecida aos contatos da lâmpada. Nesse caso, o starter inicia a tensão necessária, que é transmitida às bobinas de tungstênio.
- Nesse período, surge um campo eletromagnético entre as espirais, que atua sobre os vapores dos gases inertes. Isso leva à formação de luz ultravioleta.
- Ao passar pelo revestimento luminescente do vidro, a luz ultravioleta é convertida no espectro visível e se apaga.
Característica
As lâmpadas fluorescentes podem ser encontradas tanto na vida cotidiana quanto na indústria.
As lâmpadas fluorescentes têm vários recursos exclusivos:
- Poder. Este valor pode variar de 5 a 58 watts.
- Fluxo de luz. Este valor muda dependendo da quantidade de fósforo. Os modelos padrão para iluminação interna emitem um fluxo de 1 a 3,6 mil lumens. Mas para algumas modificações de economia de energia, esse valor pode ser cerca de 400 lumens para um revestimento de fósforo de camada única.
- O índice de reprodução de cores varia de 50 a 98, dependendo do tipo de superfície de fósforo.
- Temperatura de cor. Este valor determina se o fluxo luminoso será quente ou frio. Em vários tipos de lâmpadas, a temperatura de cor pode chegar a 3000-7000 K.
Visualizações
As lâmpadas deste tipo diferem em muitos parâmetros, o que permite que sejam divididas em certos tipos.
Dependendo da localização na superfície, as estruturas são:
- Encaixado - durante a instalação, a moldura da luminária é escondida em um nicho especial na parede. Esses produtos são os mais comuns e práticos.
- Overhead - o corpo do dispositivo está localizado diretamente na superfície.
As luminárias de tipo aberto podem ser divididas em lineares, de canto e circulares. Os primeiros são encontrados em todos os lugares hoje.
Quase todos os tipos de dispositivos são complementados por refletores e interruptores mecânicos.
O corpo da luminária também pode diferir em características diferentes. No mercado, você pode encontrar molduras seladas ou resistentes à umidade e poeira. Eles são usados para operação em condições específicas onde uma lâmpada normal não suporta a carga.
Modificações modernas de escritório são complementadas por uma grade de proteção espelhada, que não só difunde a luz, mas também confere originalidade ao produto.
Dependendo da fonte de alimentação, as lâmpadas fluorescentes podem ser divididas nos seguintes tipos:
- Estacionário. A energia é fornecida à lâmpada a partir de uma rede elétrica padrão. Eles são conectados a ele por meio de soquetes ou adaptadores especiais.
- Autônomo. As luminárias alimentadas por bateria são excelentes para uso doméstico, pois permitem mover a estrutura, independentemente da localização da tomada.
Deve ser dada especial atenção às luminárias protegidas. Esses modelos são feitos de materiais especiais que podem resistir a explosões. São utilizados em salas com condições especiais. Essas estruturas suportam perfeitamente altas cargas e também são complementadas por uma caixa resistente a poeira e umidade e uma malha metálica protetora.
Os dispositivos de luz direcional podem ser divididos em sistemas simples e modulares. A última versão dos produtos pressupõe a possibilidade de utilização de estruturas tanto individualmente como em pequeno pacote. Os módulos podem diferir em tamanho e método de conexão. Eles geralmente são encontrados em escritórios ou instalações industriais.
Dependendo do fornecimento e consumo de energia, os dispositivos podem ser divididos em:
- Compensado. Essas lâmpadas não piscam quando acesas.
- Descompensado.No momento de ligar, aparece uma oscilação, que pode durar algum tempo. É indesejável usar tais dispositivos em instalações industriais. Um grande número deles pode levar ao derretimento dos contatos das chaves e perda de corrente nos fios.
Tipos de montagem
A instalação de lâmpadas fluorescentes praticamente não difere da instalação de outras estruturas semelhantes.
Dependendo dos métodos de montagem, eles podem ser divididos em parede e teto.
O primeiro tipo de construção é relativamente raro. Na maioria dos casos, eles são usados na esfera doméstica como pequenas arandelas e outros aparelhos semelhantes. As modificações de teto são mais versáteis e práticas.
A fixação de todos esses elementos pode ser feita usando vários métodos padrão:
- Suspensão do corpo em cabos especiais. Este método é usado em instalações industriais onde várias dezenas de produtos precisam ser colocados em fileiras. A instalação é possível se ranhuras especiais para cabos de fixação forem fornecidas no corpo da luminária.
- Fixação rígida com placas ou tiras de montagem. Freqüentemente, esses sistemas são complementados por muitos eletrodomésticos. Um método semelhante pode ser usado para modificações de produtos no teto e na parede.
Formulários
O desempenho do design das luminárias fluorescentes hoje é limitado apenas pela lâmpada que é usada dentro da caixa. Os mais populares são quadros longos, onde lâmpadas retas são usadas. Mas no mercado também é possível encontrar modelos redondos de aparelhos, que são complementados por várias pequenas luminárias.
Nos escritórios, são cada vez mais utilizadas modificações em pendentes quadrados, que iluminam bem as instalações. Existem também formas mais sofisticadas que são relativamente raras.
Dimensões (editar)
As dimensões da luminária também dependem da lâmpada instalada no interior.
Hoje, existem vários tamanhos padrão populares de tais produtos:
- 2x36 cm O peso da lâmpada não ultrapassa 2,5 kg, enquanto a potência pode chegar a 49 W. A vida útil de tais produtos é de cerca de 50 mil horas.
- 4 x 36 cm. As estruturas já podem pesar até 2,7 kg. Mas tal lâmpada, se usada corretamente, durará 100 mil horas.
- 4 x 18 cm. Modelos domésticos que podem funcionar em temperaturas de +1 a +45 graus. O peso do produto chega a 3,5 kg, e o tempo de operação é de 50 mil horas. A potência de um desses módulos é de 33 W.
- 60 x 60 cm. Luminárias quadradas universais que fornecem potência até 42 watts. Eles podem ser usados em temperaturas ambientes de -30 a +40 graus.
Existem outros tamanhos padrão de lâmpadas fluorescentes, mas são muito raros e muitas vezes são feitos sob encomenda.
Materiais (editar)
Os principais materiais para a fabricação de lâmpadas fluorescentes são o vidro e o metal. Hoje, existem no mercado modificações em alumínio que se diferenciam em cor e textura e se caracterizam pela resistência e durabilidade.
Muitas vezes, os abajures são feitos de vários tipos de plástico, policarbonato e outros polímeros. O vidro não é usado apenas em lâmpadas, mas também na decoração de molduras.
Opções de aplicativo
O principal objetivo das lâmpadas fluorescentes é criar condições internas confortáveis que permitem que você trabalhe, independentemente da luz natural. Hoje, esses projetos são amplamente usados.
Dependendo do ambiente do aplicativo, eles podem ser divididos em vários tipos:
- Doméstico. Uma vasta gama de lâmpadas. Aqui você pode encontrar aparelhos de banheiro e modificações de cozinha. Alguns deles complementam perfeitamente as salas de estar, mas são encontrados apenas em estilos de interiores específicos.
- Escritório. As lâmpadas mais comuns são os modelos de teto Armstrong.Estão suspensos e permitem organizar a iluminação ideal tanto nos escritórios como no corredor ou área de recepção.
- Industrial. Os dispositivos deste tipo distinguem-se por características técnicas especiais. Eles são capazes de resistir a altas ou baixas temperaturas. Além disso, suas caixas são protegidas com materiais duráveis.
Fabricantes
A qualidade de uma lâmpada fluorescente não depende apenas de seus parâmetros técnicos, mas também da marca.
Hoje, muitas empresas se dedicam à fabricação de produtos semelhantes, entre os quais existem vários fabricantes de alta qualidade:
- SLV. As luminárias da empresa alemã estão entre as de mais alta qualidade na Europa. A gama inclui várias dezenas de modificações que são adequadas para escritórios e instalações residenciais.
- Novotech. As luminárias húngaras distinguem-se pela fiabilidade, visto que o fabricante utiliza as tecnologias mais modernas. A empresa produz não apenas modificações luminescentes, mas também halógenas para economia de energia.
- OMS. A empresa eslovaca concentra seus esforços em atender às necessidades de seus clientes. Em sua variedade, você encontrará designs caros e produtos de classe econômica.
Possíveis problemas
As lâmpadas fluorescentes são projetos simples e confiáveis, mas às vezes podem falhar. Antes de procurar a causa da falha, você só precisa se certificar de que o dispositivo está recebendo corrente. Para fazer isso, verifique os terminais de conexão usando dispositivos especiais.
Existem vários tipos mais comuns de avarias desses produtos:
- Disparo de proteção. Isso geralmente ocorre quando ocorre um curto-circuito na rede elétrica, bem como na eventualidade de uma quebra do capacitor de entrada. Esta desvantagem pode ser eliminada substituindo o capacitor. Também é aconselhável verificar os contatos do starter e do cartucho.
- Falta de ignição. Este efeito ocorre quando uma corrente fraca é aplicada à lâmpada. Portanto, em primeiro lugar, este indicador é verificado por um testador. Se, quando ligado, um brilho aparece nas bordas do tubo, a causa disso é uma quebra do motor de arranque. Isso só pode ser corrigido substituindo este dispositivo. Às vezes, apenas uma das pontas da calçada pode brilhar. Aqui você precisa verificar se conectou a lâmpada corretamente.
- Lâmpada piscando. Este fenômeno ocorre devido a uma falha do sistema de partida, que é desejável substituir, ou a uma baixa tensão na rede.
- Inclusão não autorizada. Se um efeito semelhante ocorrer com frequência, só poderá ser corrigido instalando uma nova lâmpada.
Como escolher?
Existem muitas lâmpadas fluorescentes disponíveis.
Ao escolher esses produtos, você deve considerar algumas recomendações simples:
- Decida onde a lâmpada será instalada. Se for necessário instalar ao ar livre, é importante que possa suportar temperaturas extremas e fatores climáticos.
- É importante que a tensão da rede elétrica corresponda à lâmpada da luminária. Se isso não for observado, pode simplesmente piscar ou emitir luz insuficientemente.
- Design e dimensões da luminária. Freqüentemente, os dispositivos são produzidos para diversos fins, de modo que podem ter tamanhos radicalmente diferentes. O estilo da estrutura deve corresponder ao estilo da sala.
- Preste atenção aos parâmetros técnicos. É importante escolher não só a potência, mas também o tipo de fluxo luminoso. Isso ajudará a criar uma iluminação confortável para o desempenho de alta qualidade das tarefas atribuídas.
Como verificar a facilidade de manutenção?
O mau funcionamento das lâmpadas fluorescentes muitas vezes surgem devido à falha dos sistemas que organizam e controlam o fornecimento de corrente:
- Throttle. O funcionamento normal deste dispositivo não implica seu acompanhamento por sons estranhos.
- Iniciante. Para testar esse mecanismo, ele deve ser conectado a uma lâmpada incandescente e a uma tomada em série.
- Capacidade do capacitor.
A verificação de todas as características da lâmpada deve ser feita somente com a eletricidade totalmente desligada. Um multímetro ou ohmímetro é usado para a medição. Para obter os dados de resistência da lâmpada, você precisa remover o elemento da lâmpada e, em seguida, conectar as sondas do dispositivo às saídas desocupadas.
Vale ressaltar que as lâmpadas fluorescentes estão gradualmente sendo retiradas de produção e operação devido ao seu possível perigo - a presença de mercúrio na estrutura. As tecnologias modernas permitem substituir esses dispositivos de iluminação por outros mais seguros.
Belos interiores
Graças às lâmpadas fluorescentes, você pode projetar os interiores mais inesperados e super originais, por exemplo, um futurista. É assim que fica a cozinha inusitada, na parede de tijolos pintados de branco, onde há lâmpadas multicoloridas, que lembram espadas de "Star Wars".
As lâmpadas diurnas vão fazer você esquecer a noite mais escura, se estiverem escondidas no teto branco da sala de estar com piso, paredes e cortinas da mesma cor nas janelas. Poltronas, um sofá, um tapete e plantas verdes são destaques brilhantes aqui.
Candeeiros redondos e quadrados de diferentes cores vão encher a sala de estar com um ambiente especial, tornando-a invulgar e até misteriosa.
Para obter informações sobre como substituir as lâmpadas fluorescentes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.