Lâmpadas halógenas
A iluminação é um fator importante na vida humana. Sua qualidade depende não só da produtividade do trabalho, mas também do estado de saúde. As lâmpadas halógenas desempenham um papel importante na organização de tais sistemas. Eles são perfeitos para uma variedade de interiores, tornando-os versáteis e práticos.
Características e benefícios
Lâmpadas de halogênio são usadas em todos os lugares hoje. De acordo com algumas características, eles são até mesmo equiparados a contrapartes de LED. Sua característica é o uso de lâmpadas halógenas como principais fontes de luz. A luz emitida por eles difere nos indicadores de qualidade e, no espectro, está mais próxima do branco. Muitos especialistas argumentam que essa radiação é muito parecida com a luz solar. Eles fornecem uma iluminação suave e sem sombras.
Portanto, muitos designers usam este tipo de lâmpada na fabricação de lustres e outros tipos de lâmpadas.
A popularidade dessas lâmpadas se deve a vários de seus aspectos positivos:
- Iluminação brilhante e constante, o que não sobrecarrega os olhos humanos. Os parâmetros de luz são diferenciados por parâmetros de renderização de cores exclusivos. Eles podem produzir muitas outras cores além do branco e amarelo.
- Longa vida útil. As lâmpadas halógenas duram duas vezes mais que as lâmpadas incandescentes convencionais.
- Variedade de designs e formas. Isso é conseguido devido ao fato de que as lâmpadas halógenas podem ser muito pequenas. Isso, por sua vez, permite que eles complementem quase todos os tipos de luminárias.
- O nível mínimo de radiação ultravioleta. Portanto, tal iluminação não causa desbotamento de materiais e tintas protetoras.
- Variedade de modelos. O mercado moderno apresenta modelos que operam em rede 220 V, bem como produtos em baixa tensão (6, 12 e 24 V). O funcionamento deste último é realizado pela introdução de transformadores abaixadores especiais na rede.
- Lâmpada halógena não superaquece durante a operação, o que reduz o risco de incêndio.
Mas essas lâmpadas não são universais, pois têm muitas desvantagens:
- A saída de luz pode irritar olhos sensíveis.
- Quando o frasco é destruído, gases são liberados no ar. Deve ser entendido que em pequenas quantidades eles são seguros. Mas se a concentração deles for alta (por exemplo, um lustre inteiro quebrado), eles podem ser a causa do envenenamento.
- Não é aconselhável usar lâmpadas halógenas em alta umidade. Portanto, para o banheiro, eles são protegidos adicionalmente por gabinetes especiais.
- Todas as operações de troca da lâmpada requerem cuidados, pois a lâmpada aquece e pode causar queimaduras.
- As luminárias deste tipo são muito sensíveis às flutuações de voltagem na rede elétrica. Algumas modificações podem falhar se este parâmetro foi alterado em apenas 5%. As lâmpadas de alta tensão têm um limite ligeiramente superior, o que lhes permite estender sua vida útil. Para excluir tal fenômeno, os especialistas recomendam conectá-los diretamente após o estabilizador de tensão.
Projeto
A variedade de lâmpadas deste tipo é bastante ampla. Isso se deve ao fato de que conectar uma lâmpada halógena é bastante simples. Isso permite que ele seja incorporado em quase todos os gabinetes. O design de tal luminária consiste em vários componentes principais:
- Lâmpada halógena. O seu tamanho e forma dependem do design da luminária e do fabricante.
- Estrutura da luminária. Esta parte é um soquete especial onde a própria lâmpada é conectada. Um radiador externo de alumínio também pode estar presente aqui, o que remove o calor. A forma da moldura pode ser diferente e consistir em um elemento separado e várias partes (lustres).
Quanto ao formato das lâmpadas, praticamente não há restrições.
O design de tais produtos pode variar dependendo dos desejos do cliente ou designer.
A lâmpada de halogênio em si é um dispositivo bastante simples. Consiste em várias partes principais:
- Concha. É feito de vidro de quartzo, pois pode suportar altas temperaturas e exposição a vários produtos químicos. Observe que a concha pode se aproximar muito da espiral. Devido a isso, as dimensões da lâmpada são reduzidas.
- Espiral. É feito de tungstênio, que emite um fluxo de luz quando a corrente flui.
- Gás agregado. Misturas da série dos halogênios são utilizadas como essas substâncias. Esses gases não são quimicamente inertes e não interagem com o tungstênio. Bromo, flúor, iodo e outros gases semelhantes são usados como enchimentos. Eles diminuem a evaporação do tungstênio, o que torna possível estender a vida útil dessa lâmpada várias vezes.
Visualizações
As luminárias de halogênio podem ser classificadas de acordo com vários critérios. Um deles é o tipo de lâmpada usada no dispositivo.
Eles podem ser divididos em 2 grupos:
- Baixa voltagem. As luminárias podem operar em uma tensão não superior a 24 V.
- Rede. Modificações clássicas que estão diretamente conectadas ao 220 V.
Dependendo das características do projeto, essas luminárias também podem ser divididas em vários grupos:
- Integrado. O corpo do produto fica completamente escondido sob o teto ou na parede. Um exemplo marcante são os clássicos modelos cinzelados instalados em tetos falsos.
- Suspenso. A estrutura do produto está a uma certa distância do teto. Isso inclui modificações de pista e lustres clássicos. Muitas modificações de pontos hoje são montadas em um pequeno suporte, o que permite que sejam giradas na direção desejada. Projetores e outros equipamentos de iluminação baseados em lâmpadas halógenas são montados de maneira semelhante.
- A sobrecarga. A estrutura do produto é fixada diretamente no teto ou na parede. A luminária é fixada com âncoras ou tiras de metal especiais.
A localização desses produtos também pode ser diferente, o que permite que sejam divididos em vários tipos:
- Teto. Lustres e holofotes, que são fixados diretamente no teto, são representantes de destaque. Existem modelos fixos e rotativos em um prendedor de roupa.
- Muro. A estrutura do dispositivo é feita de tal forma que só pode ser fixada em superfícies verticais. Um representante marcante é uma arandela feita de gesso ou metal.
- Tabletop. As luminárias deste tipo destinam-se a iluminar uma pequena área. Eles são frequentemente usados no quarto ou no escritório, onde você precisa criar o ambiente ideal para uma situação específica. Existem muitas soluções de design para esses produtos que atendem a todos os gostos.
- Exterior. Um representante marcante desse grupo é a luminária de chão de tripé. Não só cria uma iluminação difusa e quente, mas também permite zonear a divisão.
- Mobiliário. Uma característica desses designs é seu tamanho pequeno. Eles são instalados em guarda-roupas, mesas de cabeceira e outros produtos semelhantes. Isso permite um nível ideal de conforto ao usar os móveis.
Existem muitas outras classificações de lâmpadas halógenas.
Esta variedade de modelos permite-lhe criar interiores únicos que não são apenas práticos, mas também acolhedores e acolhedores.
Materiais (editar)
Tecnicamente, as lâmpadas halógenas não são diferentes de outras modificações semelhantes. Sua característica é a presença de um soquete especial que permite conectar uma lâmpada halógena à rede. Esses produtos são feitos de vários tipos de materiais:
- Copo. Este material é usado para criar inserções decorativas. É raro encontrar lustres em que toda a moldura é feita inteiramente de vidro. Em muitas luminárias, a própria lâmpada está localizada embaixo dela. O vidro desempenha um papel protetor aqui, evitando efeitos físicos no próprio dispositivo de iluminação.
- Metal. Esse material é o principal na fabricação desses produtos. A substância tolera perfeitamente altas temperaturas. Além disso, o processamento de metal também é relativamente simples. Os principais produtos podem ser vários tipos de aço e ferro fundido, a partir dos quais são feitos o corpo e a estrutura da luminária. Às vezes, os artesãos usam alumínio e cobre, que são fáceis de dobrar.
- Madeira. Esta substância também é usada como decoração. Muitas vezes é combinado com metal para criar peças únicas.
- Gesso. Este tipo de luminária apareceu no mercado há relativamente pouco tempo. As estruturas de gesso distinguem-se por uma moldura decorativa, sobre a qual existe uma base para aparafusar uma lâmpada halógena.
Compromisso
As luminárias de halogênio são um tipo de luminária que pode ser usada como elemento decorativo em qualquer ambiente residencial. O objetivo principal deste dispositivo é criar condições de vida confortáveis, bem como decoração de interiores.
A variedade de lâmpadas halógenas é bastante ampla e cada uma tem suas características próprias. Portanto, cada um deles deve ser selecionado para cada quarto individualmente:
- Quarto infantil. Lâmpadas com iluminação amarela quente são adequadas para ela. Nesse caso, o indicador de potência ideal é considerado 13 W / m2. É importante considerar isso ao escolher. No viveiro, é preferível utilizar vários modelos pendentes de candeeiros ou lustres para evitar que sejam danificados pelas crianças.
- Sala de estar. Para essas salas, você precisa de uma lâmpada ou vários dispositivos com uma potência total de até 40 watts. Mas, ao mesmo tempo, é importante focar no tamanho da sala e em seu estilo.
- Quarto. A solução ideal aqui seria lâmpadas halógenas de potência variável. Com a ajuda deles, você pode facilmente mudar a atmosfera de acordo com suas necessidades.
Os acessórios de banheiro raramente são usados pelos motivos discutidos anteriormente. Deve ser entendido que virtualmente todas as modificações dessas luminárias são intercambiáveis. Isso permite que sejam usados em salas diferentes.
É importante apenas que eles se ajustem ao design da sala e atendam aos requisitos técnicos da rede.
Regras de seleção
As lâmpadas halógenas são uma oportunidade única de criar um interior único com desempenho de iluminação de alta qualidade. Mas nem todos os dispositivos desse tipo têm características exclusivas. Existem vários fatores a serem considerados ao escolher luminárias de halogênio:
- Tipo de posicionamento do dispositivo. Hoje, muitos dispositivos são destinados ao teto, mas também existem modificações nas paredes. É importante que a luminária ilumine a divisão a partir do ângulo pretendido, criando uma zona de conforto ideal.
- Tipo de lâmpada. As luminárias podem ser equipadas com lâmpadas sólidas e dobráveis. Em caso de avaria deste último, o elemento pode ser simplesmente substituído por um novo.
- Voltagem. Os dispositivos de iluminação podem operar em uma rede de 220 V e em faixas mais baixas. O último tipo requer o uso de transformadores abaixadores especiais, que devem ser instalados adicionalmente.
- Local de instalação. Como já mencionado, as lâmpadas halógenas não suportam muita umidade. Portanto, as louças sanitárias devem ser protegidas de forma confiável contra esse fator.
- Material de sombra. Isso é importante porque muito calor é gerado durante o funcionamento da lâmpada. A estrutura da luminária deve ser capaz de suportar este tipo de estresse. Muitos especialistas recomendam comprar dispositivos com uma tampa de vidro de quartzo ou cerâmica.
Belos interiores
Os focos de halogéneo na casa de banho branca criam a atmosfera perfeita para relaxamento total. Eles estão localizados atrás das laterais da banheira de canto, nos degraus e no teto eles desempenham o papel de estrelas. Tudo parece fofo e muito bom
As lâmpadas halógenas também são adequadas para decorar a cozinha - aqui elas foram colocadas para iluminar os móveis até mesmo sob a bancada, que parece muito original.
As luminárias de halogéneo montadas em calhas, combinadas com as luminárias de tecto encastrado, permitem criar uma iluminação direccional ideal na sala de estar.
Você aprenderá mais sobre lâmpadas halógenas no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.