Louças de banheiro
Ao configurar um banheiro e uma sala de estar em geral, poucas pessoas prestam a devida atenção aos equipamentos de iluminação e conceitos de iluminação. Mas isso tem um forte impacto no interior do espaço e na sua funcionalidade. A iluminação pode enobrecer o interior, dar-lhe um toque especial, trabalhar com a percepção visual das dimensões do mobiliário ou da área da divisão.
Recursos de iluminação
O tempo em que o banheiro era usado apenas para o fim a que se destinava é coisa do passado. Hoje está repleto de um grande número de elementos adicionais necessários para seu proprietário: um chuveiro, uma banheira, uma pia, uma máquina de lavar, uma secadora, todos os tipos de áreas de armazenamento para pertences pessoais e produtos químicos domésticos, espelhos e muito mais.
No entanto, para além do objectivo principal, o proprietário continua a necessitar do conforto e da organização de uma zona de relaxamento, que lhe permita relaxar o máximo possível após um árduo dia de trabalho.
Ao desenvolver um plano de iluminação de banheiro, é importante considerar um grande número de fatores: você precisa tornar o interior elegante, funcional e seguro.
A principal característica desta divisão é a falta de luz natural, uma vez que, em grande medida, a configuração desta zona não prevê vãos de janela, ou o proprietário prefere cortiná-los. No entanto, independentemente da presença ou ausência de janela, a iluminação, segundo as recomendações dos especialistas, deve ser a mais clara possível e não irritante para os olhos, próxima da luz do dia.
Além do espectro luminoso, é importante levar em consideração o fato da segurança técnica e operacional dos aparelhos elétricos, bem como a correta localização das lâmpadas. Para que o conceito de iluminação cumpra as normas de segurança, bastará instalar as luminárias em várias zonas, bem como escolher o próprio dispositivo certo e uma lâmpada adequada para o mesmo.
Especialistas e designers desenvolveram um sistema de iluminação de três níveis no banheiro. O princípio de sua organização é bastante simples - visualmente, um banheiro pode ser diferenciado para qualquer item do interior do banheiro incorporando lâmpadas nos móveis e até mesmo na estrutura do piso. Qualquer item do interior do banheiro pode ser distinguido incorporando lâmpadas nos móveis, e até mesmo a estrutura é dividido em três níveis:
- superior - um lustre no centro da cortina, uma combinação de holofotes ou itens de iluminação embutidos no teto falso;
- média (o segundo nome é "trabalhador") - representa lâmpadas suspensas de parede para espelhos com armários, bem como iluminação para vaso sanitário, chuveiro ou banheira;
- diminuir - iluminação decorativa.
Opções de iluminação
Onde, como e quantas luminárias colocar para atingir o conceito de cor desejado depende inteiramente do layout do banheiro. Em geral, as luminárias podem ser divididas em vários grupos de acordo com vários critérios.
Pelo tipo e forma da estrutura:
- construídas em;
- exterior.
Por área de instalação:
- teto;
- montado na parede;
- piso.
Por funcionalidade:
- decorativo;
- trabalhadores;
- espalhamento;
- combinado.
Pelo tipo de localização, as luminárias são classificadas em:
- Iluminação suspensa - luminárias de teto e parede que podem ser embutidas na parede, teto ou suspensas.Em banheiros pequenos, uma ou duas fontes serão suficientes, enquanto quartos maiores exigirão mais. Numa sala com tecto falso, o proprietário não pode ficar limitado apenas a candeeiros pendentes, mas diversificar o conceito de iluminação com pontos de luz.
- Iluminação inferior - iluminação de piso, considerada decorativa. Esses aparelhos não fornecem muita luz, mas são capazes de criar uma atmosfera única de conforto no banheiro. Para esta área, é melhor usar estruturas duráveis e vedadas embutidas no chão.
- Iluminação decorativa - decoração de casa de banho de qualquer nível, utilizada em casas de banho pequenas ou grandes salas, especialmente se forem equipadas com tectos tensos e elementos arquitectónicos (por exemplo, pódios, nichos). Qualquer item do interior do banheiro pode ser distinguido incorporando lâmpadas nos móveis e até mesmo na estrutura do piso.
Tamanhos e formas
A geometria, as dimensões das luminárias e o tipo de construção dão um contributo significativo para o conceito de iluminação de um espaço. As luminárias da sua gama de modelos distinguem-se por uma variedade de desempenhos em termos de design, decoração e tipo de instalação.
Eles podem ser divididos em quatro grupos principais:
- muro - a estrutura é fixada à parede por um suporte, ou embutida nela (o plafond de tal lâmpada pode ser de qualquer forma, tamanho e desenho);
- suspenso - as variedades mais comuns que podem ser montadas na parede ou suspensas (o plafond é redondo, quadrado, feito em forma de flor, de tigela);
- tampo da mesa - técnica de design rara, devido à estreita variação de localização, só pode ser colocada em gabinete, gabinete ou prateleira, que não carregue nenhuma carga funcional especial para o interior;
- piso - a luminária é embutida no chão, geralmente tem a forma de um círculo ou quadrado com um diâmetro não superior a 5-8 cm.
Pelo tipo de construção, as lâmpadas para banheiras são classificadas em:
- lustres - modelos de tablet com uma cortina bem ajustada ao teto ou variedades em suportes, correntes;
- arandela - Luzes de parede;
- luminária de piso - dispositivos de iluminação de piso;
- Holofotes - luminárias embutidas na estrutura do teto suspenso, incluindo um mecanismo giratório para ajustar a direção da luz;
- pontos - sistemas de suspensão com várias luminárias em haste, dotados de mecanismo giratório.
Cores e design
O design da estrutura da luminária é selecionado levando em consideração várias regras:
Em primeiro lugar, qual será o tamanho, forma, desenho do plafond e da estrutura suspensa (se houver) depende da altura dos tetos e das dimensões da sala. Tudo é simples aqui - as estruturas suspensas são completamente inadequadas para tetos baixos, enquanto a iluminação por focos será um ótimo complemento.
O design e o tipo de modelo dependem do design da sala. Formas mais simples e lacônicas são boas para estilos modernos, como techno ou loft, para clássicos ou retro, tons ondulados e intrincados e colchetes, arandelas são adequadas.
A decoração dos quartos tem uma grande influência no design das lâmpadas: quanto mais intrincada a decoração, mais formas figuradas podem ser permitidas no design de iluminação, embora seja melhor equipar o interior de um banheiro simples com lâmpadas lacônicas com um mínimo de decorações.
Existe uma grande variedade de luminárias de banheiro no mercado de móveis. Sua paleta de cores compõe todo o espectro da roda de cores, portanto, antes de comprá-la, basta decidir sobre a gama e tonalidade. Para fazer isso, você deve seguir as recomendações dos designers - para escolher a cor do lustre, você deve primeiro analisar o esquema de cores do interior.
O princípio da oposição funciona aqui: quanto mais rico é o interior, mais simples é a lâmpada e vice-versa.
Estilos
Os designs de interiores têm um grande número de direções diferentes, cada uma com suas próprias características, mas ao mesmo tempo podem ser classificados em estilos modernos e clássicos.
Clássico - são formas elegantes, produtos de bronze de elite, arandelas e lustres, cortinas e colchetes de porcelana ou cristal de luxo, produtos forjados. É difícil escolher um estilo clássico para uma pequena casa de banho: não devemos esquecer que os clássicos são um grupo demasiado genérico. Inclui áreas como:
- estilo império;
- barroco;
- rococó;
- vintage;
- Provence.
Os estilos modernos são o oposto dos clássicos:
- Banheiro arte Nova Complemente perfeitamente os candeeiros de parede modernos de formas fluidas com vários tons em forma de bolas, cilindros ou taças.
- Alta tecnologia designa produtos metálicos ou cromados com persianas de vidro na forma de um cilindro longo ou outra forma cilíndrica. Holofotes e iluminação de piso também são ideais para este estilo.
- Algo entre o clássico e o moderno - estilo sertanejo... É difícil decorar uma casa de banho neste estilo, porque os seus principais princípios são a utilização de materiais naturais como a madeira e os têxteis. Mas a saída disso é a seguinte: é permitido decorar o metal para materiais naturais ou aderência a cores em verde, bege e outras cores da natureza.
Qual lâmpada é melhor?
Para cada cômodo, os parâmetros de escolha das luminárias serão diferentes: a escolha é influenciada pelo design do banheiro e pelo tipo de disposição selecionado da luminária. Portanto, é tão fácil determinar qual das lâmpadas é a melhor que é impossível. No entanto, você pode determinar quais características esse dispositivo deve ter.
Os principais indicadores de uma boa luminária incluem:
- ergonomia;
- consumo racional de energia;
- a capacidade de fornecer tensão estática na rede;
- a capacidade de fornecer iluminação de qualidade;
- facilidade de atendimento e operação;
- feito de material ecológico e confiável;
- harmonia de combinação com o design da sala.
Não é de surpreender que as luminárias para diferentes banheiros tenham características próprias. Candeeiros de chão comuns, candeeiros de tecto e outros tipos de candeeiros tradicionais, que tão frequentemente podem ser encontrados num quarto ou sala de estar, são completamente inadequados para serem colocados numa casa de banho. E a questão aqui não está apenas no design ou tipo de sombra: a questão é que um grande número dessas luminárias estão equipadas com lâmpadas incandescentes (LON), que por sua vez, por razões de segurança, não são aceitáveis para esta zona.
A melhor solução para o banheiro seriam lâmpadas com cartuchos de descarga de baixa tensão ou lâmpadas LED. Além de uma longa vida útil, são lâmpadas econômicas, que fornecem luz natural familiar e agradável à vista.
Isto não significa de forma alguma que apenas estes dois tipos de lâmpadas podem ser colocados na casa de banho. Além deles, há um grande número de dispositivos, cada um com seus prós e contras:
- lâmpadas decorativas - pelo princípio de ação, são semelhantes a LON, têm um formato incomum, que lembra uma vela, são usados em interiores clássicos na forma de arandelas e luminárias de parede;
- lâmpadas pintadas - um dos tipos de decoração LON, a lâmpada é pintada em uma determinada cor e, portanto, fornece iluminação uniforme através do espectro da cor selecionada;
- lâmpadas de espelho - a lâmpada é parcialmente coberta com um composto reflexivo que direciona a luz para a área desejada;
- lâmpadas fluorescentes - as lâmpadas, cujo princípio de funcionamento é significativamente diferente de LON, têm uma temperatura de aquecimento baixa, e também são capazes de fornecer iluminação difusa do espectro diurno.
Em geral, todos os tipos de lâmpadas estão disponíveis para instalação no banheiro. Tudo depende das normas de segurança, que são influenciadas pelo layout, pelos desejos do proprietário e pelas suas preferências.
Como escolher e onde colocar?
Ao escolher os elementos de iluminação para um banheiro, é importante seguir os conselhos de especialistas e levar em consideração aspectos como:
- o tipo de iluminação selecionado;
- segurança operacional;
- potência da lâmpada;
- qualidade do produto;
- funcionalidade;
- projeto de execução;
- layout das instalações.
Somente um arranjo adequadamente planejado de todas as luminárias cria um conceito de iluminação de alta qualidade para todo o espaço.
A iluminação do banheiro em três níveis é padrão, com a utilização de elementos auxiliares além da luz de teto para destacar as áreas desejadas.
É importante considerar que a iluminação é uniforme e não cria reflexos nas superfícies de espelhos e ladrilhos. Funcionalmente, a casa de banho está dividida em várias zonas, devendo cada uma delas ser dotada de um dispositivo de iluminação, bem como ter um interruptor próprio (por exemplo, no corpo). Isso permitirá que você controle a iluminação e use apenas os dispositivos necessários, sem desperdiçar energia para tudo de uma vez.
Outro aspecto importante é o cálculo do consumo de energia. Não há nada complicado aqui - quanto mais lâmpadas houver, menor será a sua potência. Esses indicadores são medidos em lumens, que, de acordo com a norma, devem ser de no mínimo 150 por 1 metro quadrado. É preciso levar em consideração: quanto mais escuro o interior, mais luz é necessária, portanto deve haver mais lumens .
Cada nível do conceito de iluminação tem seus próprios padrões para a classificação de potência das lâmpadas em luminárias. Portanto, na área de encanamento, o valor permitido é de 12 watts. Sob o teto na área onde a água vai entrar na luminária - 24 watts. Nas restantes zonas, o valor é determinado pelo próprio proprietário à vontade.
Existem várias áreas que precisam ser iluminadas. Esta questão é puramente individual para cada proprietário. Mas, em geral, os especialistas distinguem várias áreas principais:
- área com pia e espelho;
- banheiro ou área de chuveiro;
- espaço extra para armazenamento ou lavagem.
Além disso, você pode equipar móveis e encanamentos com tiras de LED, criando assim uma iluminação decorativa.
Para criar um zoneamento leve, você pode usar de forma independente o conselho de especialistas. Isso ajudará a evitar até mesmo pequenos erros e a criar um conceito de iluminação competente para o banheiro.
Área de lavagem
É muito difícil colocar lâmpadas em uma área com superfícies espelhadas sem criar brilho e sombras, mas é bem possível se:
- selecione lâmpadas com o espectro de luz mais natural;
- não coloque dispositivos de iluminação sob o espelho;
- use tons neutros sólidos com acabamento fosco ou branco.
Não coloque a lâmpada diretamente acima do espelho: isso distorce o reflexo. É mais lucrativo colocar os dispositivos nas laterais da superfície do espelho, ou no mesmo nível ou mais alto. Com esta disposição das lâmpadas, todo o rosto é iluminado uniformemente.
Zona balnear
A tarefa desta zona de luz é criar o ambiente mais confortável e relaxante, portanto, ao contrário da zona com lavatório, esta iluminação é mais decorativa do que funcional.
Existem muitas opções para criar um conceito de iluminação para esta área, desde a mais simples (por exemplo, um candeeiro de parede adicional) até mais complexa (criar uma retroiluminação na banheira).
Segurança
Na casa de banho, como em nenhuma outra divisão, existe o risco de situações de risco de vida associadas a curtos-circuitos e incêndios.
Portanto, ao escolher luminárias e instalá-las, é recomendável levar em consideração os fatores operacionais em primeiro lugar, e não o estilo ou design.
Para criar um conceito de iluminação segura, é importante seguir as recomendações dos especialistas, tomando-as mais ainda como regras do que como conselhos:
- é necessário desenvolver um plano de iluminação apenas com eletricistas profissionais da sua área;
- apenas dispositivos de iluminação resistentes à umidade podem ser instalados no banheiro;
- os elementos metálicos da estrutura da luminária devem ser cobertos com um composto anticorrosivo;
- a potência das lâmpadas em contato com a água (por exemplo, localizadas em uma banheira ou chuveiro) não deve ser superior a 12 watts;
- não é recomendável instalar eletrodomésticos com persianas abertas no banheiro, permitindo fácil acesso ao abajur;
- é necessário cuidar do impacto direto mínimo de gotículas de água nas lâmpadas de parede e de teto;
- não é desejável usar dispositivos com um invólucro feito de painéis de plástico;
- cabos de extensão e camisetas não devem ser colocados no banheiro: se for uma arandela com tomada, a lâmpada deve estar fora do alcance de água direta.
Fabricantes
Apenas um pequeno número de compradores se guia pelas avaliações e se preocupa com o país de fabricação da luminária e, mais ainda, lê as avaliações. Claro que, ao comprar uma lâmpada, existem fatores mais importantes que influenciam na escolha, mas, mesmo assim, existe uma certa avaliação dos fabricantes que fabricam produtos de qualidade. Esses incluem:
Firmas estrangeiras
Os produtos importados são famosos principalmente por seu alto nível de acabamento, uma variedade de gama de modelos, mas, ao mesmo tempo, seu custo é bastante alto, especialmente quando se trata de lâmpadas de design:
- Markslojd Massive (Bélgica);
- Taobao (China);
- Arte Lamp (Itália);
- Helios (Espanha);
- Citilux (Dinamarca);
- Eglo (Austrália).
Empresas nacionais
A produção de dispositivos de iluminação na Rússia ainda não atingiu os patamares e padrões pelos quais os fabricantes estrangeiros são tão famosos, no entanto, a cada dia as marcas registradas russas estão entrando rapidamente no nível mundial, modernizando e melhorando as tecnologias de produção. Alguns dos melhores incluem:
- Led Star;
- “Tecnologias de Iluminação”;
- Atom Light;
- "Ledel2;
- Feron;
- "Quant-electro".
Lindas lâmpadas no interior
- A espaçosa casa de banho foi concebida em tons de café suaves e está equipada com candeeiros italianos Scavolini.
- O conceito original de iluminação do banheiro de vários níveis em tons de bege cria uma área de banho distinta.
- O design original do lustre pendente em cascata de metal cria uma atmosfera mágica no banheiro.
- Uma das soluções mais populares para decorar o teto com holofotes é o "céu estrelado", que é criado graças a lâmpadas especiais difusoras de luz.
- Iluminação interna para cabine de duche.
- Um exemplo de iluminação clássica de banheiro.
- Um banheiro de estilo country às custas desta direção de estilo não pode ser equipado com iluminação completa de três níveis.
- Um dos arranjos mais ideais de lâmpadas na área do espelho do banheiro.
- Iluminação decorativa para armário de banheiro.
- Projeto original do banheiro.
Para ainda mais informações sobre a escolha certa de louças para o banheiro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.