Lâmpadas para banho em sauna a vapor: critérios de seleção

Lâmpadas para banho em sauna a vapor: critérios de seleção
  1. Requisitos
  2. A escolha da carcaça e da potência da lâmpada
  3. Princípios de localização
  4. Variedades
  5. Fontes de luz
  6. Como escolher?
  7. Instalação
  8. Fabricantes
  9. Opções interessantes

A iluminação do banheiro é diferente do que temos em uma casa normal. A visão moderna da disposição desta sala implica levar em consideração dois componentes: os padrões de segurança e o apelo estético. Para entender como escolher uma lâmpada para o banho, consideraremos os principais critérios a que ela deve obedecer, e também estudaremos as nuances de cada variedade.

Requisitos

Não é segredo que o balneário é um local com elevado grau de humidade. Isso é especialmente verdadeiro para a sala de vapor, onde a umidade sobe e tem um efeito negativo nos interruptores, tomadas e lâmpadas. Por este motivo, as luminárias da banheira devem ter a colocação correta, que é decidida na fase de projeto.

Não deve haver saída ou interruptor na sala de vapor. Eles são levados para um camarim ou outra sala com coeficiente de umidade inferior e conectados a uma altura de pelo menos 80 cm do chão.

Considere os requisitos básicos para lâmpadas na sala de vapor, que não devem ser inferiores aos padrões IP-54 estabelecidos. Esses dispositivos terão que funcionar em condições difíceis, diz a marcação na forma de um ícone vermelho IP-54 sobre a segurança da luminária ao operar em condições de alta umidade:

  • IP significa Proteção Internacional;
  • 5 - grau de proteção contra objetos sólidos;
  • 4 - proteção contra infiltração de vapor e umidade.

Existem 4 critérios principais aos quais você precisa prestar atenção.

  • Todos os componentes de um dispositivo de iluminação da sala de vapor devem ser resistentes ao calor. Isso significa que eles devem suportar temperaturas de até 120 graus.
  • A caixa da luminária deve ser vedada. Esta regra é especialmente relevante para dispositivos que usam lâmpadas incandescentes. Cada luminária deve ter uma sombra fechada.
  • É importante que a tampa do dispositivo seja forte. A estrutura deve resistir não apenas ao estresse mecânico acidental. Uma queda brusca de temperatura também é importante, a qual não deve se refletir no material do plafond.
  • O brilho da luminária deve ser moderado. O balneário é um lugar para relaxar; você não precisa criar uma luz forte aqui. É importante que o brilho seja suave e difuso.

A escolha da carcaça e da potência da lâmpada

O alojamento do dispositivo de iluminação resistente ao calor para as paredes e o teto da sala de vapor é diferente. Se a luminária for montada em uma parede, ela deve suportar temperaturas de cerca de 250 graus. Quando o dispositivo é montado na parede, uma marca de 100 graus é suficiente.

O material plafond pode ser:

  • porcelana;
  • cerâmica;
  • plástico resistente ao calor.

É necessário que a vedação seja de borracha ou silicone. Isso evitará que a umidade entre no plafond.

A iluminação suspensa não pode ser usada na sala de vapor - é melhor comprar lâmpadas próximas à superfície.

A potência máxima permitida de fontes de luz não deve exceder 60-75 watts. Se a potência das lâmpadas for maior, isso provocará o aquecimento do plafond. A voltagem recomendada é de 12 V. Para mantê-la, você precisará de um transformador, que deve ser colocado fora da sala de vapor.

Princípios de localização

A instalação de lâmpadas para um banho em uma sala de vapor está sujeita a certos princípios de colocação.

  • É impossível instalar dispositivos de iluminação perto do fogão, mesmo tendo em conta que as lâmpadas são resistentes ao calor e à prova de água.Nenhum aparelho foi projetado para aquecedores potentes.
  • Uma tonalidade excessivamente amarela e fria do fluxo luminoso é inaceitável. Você não pode equipar o espaço com um grande número de dispositivos - isso é prejudicial aos olhos e criará pressão na retina.
  • A disposição dos dispositivos deve ser tal que, durante qualquer movimento, não possam ser atingidos pela cabeça, mãos ou vassoura.
  • Para evitar que o dispositivo atinja os olhos, ele deve ser posicionado de forma que fique atrás ou no canto da sala de vapor.
  • A localização ideal é considerada uma luminária montada na parede a uma distância igual a metade da altura da parede. Isso reduzirá a carga do dispositivo.

Variedades

Até o momento, as lâmpadas para uma sala de vapor em um banho são classificadas de acordo com o tipo de dispositivo e a fonte da lâmpada. Vamos considerar os tipos de modelos.

Tradicional

Esses aparelhos nada mais são do que lâmpadas clássicas em cortinas fechadas, que são montadas na parede ou no teto. O desenho é caracterizado por uma forma lacônica (geralmente redonda), composta por uma caixa confiável e lacrada, além de um vidro resistente ao calor, predominantemente fosco. Esses modelos têm baixo custo, o que os torna populares entre os compradores. Sua funcionalidade é confiável, mas o fator decisivo é o tipo de fonte de luz usada sob a sombra. O projeto não possui peças sujeitas à corrosão sob a influência da umidade, são dotadas de uma gaxeta especial à prova d'água. Os modelos estão sujeitos à classe de proteção da norma estabelecida.

CONDUZIU

Esses dispositivos agora estão firmemente incluídos nos três modelos mais populares, eles têm muitas variedades. A principal vantagem desses dispositivos é a resistência a quaisquer condições de temperatura e umidade. Dependendo do tipo de candeeiro, pode até ser montado no fundo da piscina, pelo que este dispositivo para banho é muito melhor que as outras variedades. A aparência de tais dispositivos depende da vontade do comprador.

Uma característica distintiva dos dispositivos selados é a presença de uma película de silicone especialque protege as fontes de luz. Os tamanhos dos LEDs podem ser diferentes, o que se reflete no grau de intensidade do fluxo luminoso. Ao mesmo tempo, a presença de um filme torna a luz suave e difusa. Em forma, as luminárias LED são modelos pontuais, painéis e fitas de diodos flexíveis com diferentes densidades de diodos por metro quadrado.

Fibra ótica

Esses dispositivos são filamentos de vidro com fontes de luz nas extremidades. Externamente, eles se assemelham a uma lâmpada em forma de panícula com extremidades luminosas. Essa iluminação possui um alto grau de segurança, pois os filamentos de fibra óptica são capazes de suportar temperaturas de até 200 graus. Eles não têm medo de quaisquer condições extremas, essas lâmpadas são duráveis, fornecem luz uniforme e suave na sala de vapor.

A vantagem dessa iluminação é que você mesmo pode fazer isso.sem recorrer à ajuda de um especialista de fora. Nesse caso, um fator importante é a instalação do projetor fora da umidade e do calor (em outra sala), enquanto os próprios fios podem ir para a sala de vapor, constituindo, por exemplo, um painel de parede. Além disso, quanto mais espesso o feixe, mais possibilidades de design (por exemplo, você pode recriar um céu estrelado com estrelas cintilantes de diferentes tamanhos).

Fontes de luz

De acordo com o tipo de fonte de luz, as lâmpadas são divididas em várias categorias. Vejamos os principais para entender sua relevância na sala de vapor. Não conhecer essas nuances pode levar a uma situação perigosa.

Lâmpadas incandescentes

Essas fontes de luz são lâmpadas clássicas de Ilyich. Eles têm um filamento incandescente e brilham com uma luz predominantemente quente. A vantagem é o preço, mas eles têm mais desvantagens. Eles convertem a maior parte da eletricidade consumida em calor - uma pequena parte é gasta em luz (não mais do que 5% do consumo total).Ao mesmo tempo, mesmo sem temperatura alta, as lâmpadas esquentam tanto que tocá-las pode provocar queimaduras. Eles são antieconômicos, aquecem o teto e são perigosos para a sala de vapor. Isso inclui lâmpadas halógenas, cujas propriedades são um pouco melhores.

Luminescente

Estes modelos nada mais são do que as habituais lâmpadas economizadoras, que se distinguem pelo preço elevado e são anunciadas como inofensivas. São tubos luminosos de descarga gasosa com potência de 11 watts, que convertem a radiação ultravioleta em luz visível a partir de um fósforo e uma descarga de vapor de mercúrio. Eles são eletroluminescentes, cátodo frio e inicialização a quente, cintilação e zumbido durante a operação. Sua vida útil é mais longa do que as lâmpadas incandescentes, comparadas a elas, essas variedades emitem menos dióxido de carbono no ar, são instáveis ​​a picos de energia. No processo de trabalho, o vapor de mercúrio é emitido para a sala.

CONDUZIU

Essas fontes de luz são legitimamente reconhecidas como inofensivas. Seu preço não é muito diferente dos luminescentes. Na potência mínima, eles brilham bastante; na verdade, eles economizam energia e não contêm mercúrio. A vida útil de tais fontes de luz é mais longa do que qualquer outro analógico.

Seu brilho é direcional, por isso não funcionará para iluminar todo o espaço sem cantos de sombra com uma dessas lâmpadas. No entanto, se você usar uma lâmpada de tira ao redor do perímetro com duas fileiras de diodos, poderá obter iluminação uniforme na sala de vapor. Devido à sua elasticidade, a fita pode ser passada ao redor do perímetro sem a necessidade de corte. É fácil de consertar, o que permite realizar opções de iluminação de canto.

Como escolher?

Ao escolher uma lâmpada para um banho em uma sauna a vapor, você deve prestar atenção várias nuances, cujo conhecimento prolongará o funcionamento do dispositivo e não o fará pensar na sua segurança.

  • Na hora de escolher, dê preferência a um dispositivo com lâmpada antiembaçante fosca. Com sua ajuda, o brilho será suave e difuso.
  • Não use dispositivos portáteis de iluminação com energia elétrica.
  • Exclua acessórios de iluminação diurna contendo mercúrio da lista de seleção. Além do fato de que no processo de trabalho o liberarão no ar, em caso de impacto acidental, a concentração de toxinas será especialmente perigosa para a saúde. Se a temperatura na sala de vapor for alta, essas fontes de luz podem estourar.
  • A classe de soquetes não deve ser inferior a IP 54, enquanto o switch pode ser marcado com IP 44, mas não inferior.
  • Faz sentido comprar lâmpadas de fibra ótica: são mais seguras do que lâmpadas incandescentes, têm um brilho agradável para os olhos.
  • Se a sala de vapor e a sala de lavagem forem combinadas, preste atenção especial à segurança das lâmpadas. Se esta unidade for montada na parede, tome cuidado com um abajur ou proteção adicional.
  • Se seu orçamento permitir, opte por modelos com sensores de movimento por toque.
  • Além da iluminação de parede, também pode ser necessária iluminação de emergência. Neste caso, a fita LED será a melhor solução.

Além disso, não se esqueça das 4 regras de ouro para comprar:

  • você precisa comprar lâmpadas e lâmpadas em uma loja confiável e de boa reputação;
  • este produto não pode ser feito de matérias-primas baratas;
  • se possível, verifique o funcionamento das lâmpadas na própria loja;
  • não aceite um produto com desconto - este é o primeiro sinal de casamento.

Instalação

Cada chefe da família pode montar iluminação na sauna com as próprias mãos. Para fazer isso corretamente, vale a pena cuidar de um diagrama preliminar na forma de um desenho de fiação, no qual as localizações das lâmpadas são indicadas. Além disso, é importante adquirir um fio com a seção desejada, que depende do número de acessórios. É necessário calcular a carga e estudar a organização do aterramento.

Vamos dar uma olhada em uma breve instrução passo a passo para instalar a luz de fundo na banheira.

  • A localização da lâmpada está marcada com uma cruz. Se você planeja instalar dois dispositivos, eles devem ser simétricos.
  • A fiação de energia é realizada por meio de um fio de três núcleos embalado em uma corrugação protetora.
  • A gaxeta é realizada longe da iluminação de corte para evitar que os fios derretam durante o funcionamento das lâmpadas, fixando o fio na caixa ou moldura por meio de clipes especiais.
  • Ao fornecer energia para um grupo de dispositivos de iluminação, o cabo é colocado em um laço com laços. Se você planeja instalar dispositivos com pequenas tampas de montagem, deve usar um único fio da caixa de junção.
  • É necessário verificar a fiação, para a qual um porta-lâmpada e um fio são usados. Não confie em um testador para indicar a fase: ele não mostrará perda zero. Se o resultado for positivo, as pontas desencapadas do fio devem ser isoladas.
  • Após a condução da fiação, é realizado o revestimento da parede, ao mesmo tempo em que se corta os orifícios para os acessórios. O diâmetro do furo exigido é indicado no passaporte de um produto específico. Para fazer isso, a marcação é realizada e, em seguida, use uma furadeira ou chave de fenda.
  • Se o modelo for do tipo saliente, a placa de montagem é fixada com buchas, evitando-se ficar sob o fio. Depois disso, a energia é conectada, observando a polaridade. Em seguida, a luminária é fixada com parafusos.
  • Para instalar o modelo de encaixe, são cortadas as alças do fio, após o que as duas pontas resultantes do cabo são conectadas ao cartucho de cerâmica por meio de torções, tentando enrolar as pontas do fundo dos parafusos sob o bloco de terminais. Nesse caso, você não pode prescindir de enrolá-lo com fita isolante.
  • Se a potência da lâmpada for 12 W, um transformador abaixador deve ser adicionado ao circuito. Isso é feito através do orifício para a luminária, colocando o transformador até 1 dispositivo (assim será mais fácil trocá-lo se necessário).
  • Uma vez que os dispositivos são montados sem lâmpadas, é necessário verificar o seu funcionamento nesta fase.
  • Resta fechar o plafond e verificar a diferença se houver várias lâmpadas.

Ao passar a luz para a sala de vapor, o linho não pode ser usado como vedação do plafond: ele se expande sob a influência da umidade, contribui para a condensação no porta-lâmpada.

Veja o vídeo a seguir para obter uma imagem clara da conexão da fiação elétrica na banheira.

Fabricantes

Tendo estudado os principais critérios de escolha de um candeeiro em banho turco e as técnicas de instalação, surge a questão de escolher uma marca específica com uma boa reputação. Existem muitos modelos no mercado moderno.

Produtos de fabricantes turcos e finlandeses são em particular demanda. Por exemplo, marcas finlandesas Tylo e Harvia oferecer à atenção dos compradores modelos especializados resistentes à umidade para banhos.

Esses produtos se diferenciam pelo alto custo, que se justifica pelas características de desempenho de alta qualidade. Os modelos das marcas possuem corpo em metal e madeira, podendo ser equipados com difusor de plástico. Eles são seguros, o que aumenta sua classificação em seu segmento.

Além dessas empresas, há demanda por produtos Linder, Steinel... No entanto, de acordo com as avaliações, esses modelos, embora resistentes ao calor e equipados com proteção contra umidade, na verdade, não diferem na resistência à umidade. Você também pode dar uma olhada mais de perto nos produtos da empresa TDM Electric.

Opções interessantes

Para avaliar as possibilidades de uma abordagem de design para o design de iluminação em uma sala de vapor, você pode consultar os exemplos da galeria de fotos.

  • Recepção de utilização de saliência para iluminação de fibra ótica com transição da parede ao teto.
  • A iluminação ao longo do perímetro do teto com uma lamparina com mudança de cor e filamentos de fibra ótica criam o clima desejado e um visual original de banho turco.
  • Um exemplo de utilização de retroiluminação LED com iluminação de parede adicional na forma de luminárias simétricas cobertas por grades.
  • O uso de holofotes e fibra óptica cria uma combinação elegante de iluminação na sala de vapor. O uso de paredes adjacentes em combinação com o padrão descomplicado criado pela luz parece incomum.
  • A utilização de lâmpadas spot, lineares e embutidas cria um efeito especial, mergulhando as famílias numa atmosfera de relaxamento.
  • O uso de holofotes ao longo do perímetro da estrutura do teto quebrado permitirá que você equilibre o grau de iluminação na sala de vapor.
  • A iluminação combinada com faixa LED tipo RGB com LEDs multicoloridos e uma lâmpada de parede permite criar uma atmosfera especial na sala de vapor.
  • As potentes lâmpadas nos cantos acima dos bancos são totalmente seguras: elas são equipadas com grades no mesmo estilo da decoração das paredes.
  • Um exemplo de um tipo linear de iluminação de parede interior: graças às ripas de madeira, as lâmpadas estão protegidas de danos mecânicos acidentais.
  • A recepção da disposição das lâmpadas nos cantos da sala de vapor cria um ambiente acolhedor: a luz suave e quente não atinge os olhos, permitindo aos proprietários da casa relaxar ao máximo.

Você pode descobrir como economizar dinheiro comprando uma lâmpada para banho no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário