Lâmpadas de banho
Não foi à toa que a expressão "lavar antes de escurecer" foi usada na Rússia, já que em condições de alta umidade do ar não era possível instalar tochas ou velas, e as próprias janelas eram sempre pequenas para que o máximo de calor possível fosse não desperdiçado. Actualmente, o mercado das luminárias em geral e da iluminação para banhos em particular está saturado com vários modelos, até os paladares mais exigentes encontrarão aqui um produto do seu agrado.
Peculiaridades
Existem certas características de condução de iluminação e eletricidade no banho, muito depende da segurança dos aparelhos, bem como de outras condições - a temperatura da sala e a umidade do ar. Resumindo, podemos chegar à conclusão de que no camarim esses parâmetros são aproximadamente idênticos aos parâmetros da atmosfera que prevalece no banheiro de um apartamento comum.
Se o banho for projetado de forma que entre vapor suficiente na sala em frente à própria sala de vapor para sua acumulação ou condensação, então durante a instalação elétrica é necessário indicar de alguma forma esse local no diagrama.
A peculiaridade é que aqui apenas um modelo com caixa à prova d'água é adequado para o funcionamento eficaz do dispositivo de iluminação.
O mercado moderno possui diversas opções de cablagem universal para instalação em ambientes com alta umidade, com projeto especializado. No entanto, o preço desses materiais é bastante alto, o que não é lucrativo para quem está construindo uma pequena sala de vapor para si e suas famílias.
Nesse sentido, existe uma solução alternativa para o problema baseada no fato de que o principal ponto a se prestar atenção ao conectar a eletricidade, conforme mencionado anteriormente, é a temperatura e o nível de umidade no ambiente.
Anteriormente, a cablagem nestas condições era colocada em tubos pré-preparados, eram galvanizados e totalmente recobertos com isolamento térmico. Você pode usar este método agora, mas as seguintes condições também devem ser atendidas:
- ao colocar tubos, é necessário certificar-se de que eles estão mais altos do que todos os recipientes e tubos com água;
- se houver elementos quentes na sala - fogões ou outros dispositivos de aquecimento, é necessário colocar os fios de iluminação elétrica o mais longe possível deles;
- se a fiação for comum em termos de suas propriedades, então antes de colocá-la ao longo do tubo, ela deve ser envolvida com uma camada protetora de fibra de vidro, a espessura necessária é de cerca de 2 mm.
Não devemos esquecer dos interruptores e tomadas de que podemos precisar no camarim, é melhor instalar aí dispositivos com caixa à prova d'água.
Mas em nenhum caso você deve fixar dispositivos de contato e conexão na sala de vapor ou na sala em frente a ela, eles devem ser removidos e instalados do lado de fora - você pode no banheiro ou vestiário.
Variedades
Existe uma vasta gama de produtos de iluminação no mercado, mas nem todos os modelos são adequados para banho, uma vez que a diferença de temperatura e elevada humidade na divisão não depende de todos os dispositivos de iluminação.
Existem vários tipos principais de lâmpadas para banho, entre elas, impermeáveis, resistentes ao calor, LED, resistentes à umidade, de baixa tensão, sem fio, etc. Tudo deve ser dito em ordem:
Lâmpadas halógenas
As lâmpadas mais resistentes ao calor são as de halogênio. A potência dessas lâmpadas varia de 20 a 35 watts, o aquecimento máximo para elas será de 400 graus. Um aspecto importante é que a voltagem utilizada pelas luminárias não é perigosa para as pessoas e os seus contactos estão protegidos da humidade. Além disso, as lâmpadas halógenas têm uma aparência agradável, sendo possível selecionar tonalidades de diferentes cores.
Luzes LED
As lâmpadas LED são uma das opções de iluminação mais econômicas e ecológicas, no entanto, é melhor colocá-las o mais baixo possível na sala de vapor, uma vez que são bastante difíceis de tolerar o calor e a umidade. Estas lâmpadas são frequentemente utilizadas como retroiluminação, podem ser colocadas atrás de prateleiras, podem iluminar uma divisão com cores diferentes, uma vez que o seu espectro é bastante amplo.
A sala com LEDs estará sempre bem iluminada, embora essas lâmpadas não consumam muita eletricidade.
Os LEDs tubulares alongados são geralmente colocados no teto, deve-se ter em mente que a concentração de vapor e umidade lá será máxima, tais lâmpadas devem ser resistentes às condições especificadas.
Ao comprar lâmpadas à prova d'água para banho, vários aspectos devem ser levados em consideração:
- Na caixa ou moldura da luminária, é necessário consultar a informação de quão alto é o grau de proteção deste modelo contra a humidade, para isso existe uma determinada classificação internacional; um valor de IP de 45 ou superior será aceitável.
- Além do fato de que as lâmpadas devem ser resistentes à umidade, também resistentes ao calor - na sala de vapor, a temperatura do ar pode oscilar de 60 a 120 graus e a lâmpada deve ser projetada para tais saltos de temperatura; Pois bem, para os modelos de teto, os padrões são ainda maiores, pois precisam trabalhar em temperaturas de até 300 graus Celsius.
É importante que as luminárias sejam vedadas, caso contrário, umidade ou água podem entrar no dispositivo e prejudicar seu funcionamento. Borracha e silicone são bons selantes.
Lâmpadas de fibra ótica
As melhores luminárias à prova d'água são as lâmpadas de fibra óptica. Ao adquirir um dispositivo de iluminação de fibra óptica, você pode ter certeza de sua resistência à umidade, mesmo sem prestar atenção ao grau de fator de proteção. Isso é possível devido às propriedades específicas do material: ele é capaz de transmitir apenas ondas de luz através de si mesmo, mas não a eletricidade. Essas lâmpadas também podem ser utilizadas em caixas d'água e piscinas.
Além disso, a vantagem dessas lâmpadas será uma luz bastante suave, o que ajudará a criar um ambiente aconchegante e relaxante.
Tal como os LED, as luminárias de fibra óptica consomem muito pouca energia e têm uma longa vida útil.
Modelos
Ao escolher os diferentes modelos de luminárias, deve também basear-se no local exacto de instalação. A temperatura e a humidade do ar são também factores decisivos em que se baseiam para procurar uma opção adequada.
Se a luz precisa ser conduzida na sala de vapor, então, o principal é não instalá-la em um local potencialmente perigoso - próximo a elementos de aquecimento. Uma boa opção seria colocá-lo no teto ou na junção das paredes.
Essa colocação é muitas vezes subestimada, mas em vão: a lâmpada de canto não só vai caber bem no interior, mas também não vai interferir com as pessoas sentadas na sauna e machucar a cabeça.
Modelos de lâmpadas horizontais na junção do teto e das paredes também podem ser considerados uma opção bastante adequada. Uma tela decorativa para um tipo de lâmpada angular ou horizontal pode ser adquirida em loja ou feita à mão, além disso será possível instalar uma faixa de LED no canto da sala de vapor, fixá-la na parede usando não combustível material.
Por si só, a faixa de LED terá uma aparência muito vantajosa no banho, além disso, é bastante insensível a altas temperaturas e não requer muita eletricidade para ser usada.
Se quiser ser criativo na decoração das instalações da casa de banho, pode fazer alguns elementos de iluminação com as suas próprias mãos. No entanto, aqui deve ser entendido que não se trata de automontagem de um aparelho elétrico, mas sim de decorar um existente com a criação de elementos adicionais. O interior da sala de vapor é geralmente dominado por materiais de madeira, portanto, fazer uma treliça ou abajur de madeira será uma solução estilística adequada.
Esses abajures de madeira não terão apenas uma função estética, mas também protegerão os abajures de danos e entrada direta de água. Além disso, com o auxílio da churrasqueira, a iluminação ficará mais suave, difusa - ficará ainda mais confortável e agradável estar no ambiente. Você não deve se preocupar com o material para a confecção de tais elementos decorativos, é bem possível utilizar os restos que não foram jogados fora após as paredes ou tetos da banheira, isso também ajudará a manter um conceito de estilo único.
No entanto, se quiser encher a sala de vapor com aromas que contribuam para o relaxamento e o distanciamento dos problemas do quotidiano, pode-se fazer um antigo abajur de lariço ou cedro, além disso, estes materiais também são bastante fortes e duradouros.
Para fazer um abajur ou grade você mesmo, você precisa ter elementos para a moldura e várias pequenas ripas que serão fixadas na parte superior e inferior do produto acabado. Claro, ao fazer uma lâmpada, existem certos pontos que você deve prestar atenção:
- O tamanho da lâmpada em si ditará o comprimento do trilho do abajur; também não deve haver cantos vivos, eles devem ser lixados ou arredondados, isso é necessário, do ponto de vista da segurança, bem como para dar um aspecto mais estético aparência do produto.
- A forma e o tipo da treliça serão diferentes dependendo do tamanho da própria lâmpada, por exemplo, se precisarmos de uma moldura para uma lâmpada de parede, ela deve ser feita na forma de um semicírculo ou retângulo; a grelha do candeeiro de canto terá a forma de trapézio.
- É melhor montar essas lâmpadas com parafusos autoatarraxantes, mas, do ponto de vista da segurança, elas devem ser escondidas por dentro para que não danifiquem quando aquecidas.
Ao iluminar outros cômodos no banheiro, pode-se utilizar lâmpadas que não possuem mais características tão rígidas, tradicionalmente o camarim é decorado com um lustre, que fica no meio do teto, ou várias lâmpadas que são instaladas diretamente no teto em si.
Modelos modernos de lustres e lâmpadas, estilizados em estilo antigo ou com o conceito escolhido, terão uma aparência harmoniosa, tais lâmpadas podem literalmente se tornar um acento brilhante no interior da sala.
Materiais (editar)
Existem várias lâmpadas no mercado que podem ser instaladas em sauna ou banho, e se o modelo já foi escolhido, é preciso pensar no material com que será feito esse dispositivo.
Iluminação de instalações com a ajuda de Sal do Himalaia... É um material formado no fundo de um lago que secou há cerca de duzentos e cinquenta milhões de anos. Este sal é o único que contém mais de 90 minerais e, quando aquecido, libera partículas que têm um efeito benéfico na saúde humana.
É graças a essas propriedades do sal do Himalaia que ele começou a ser usado em banhos e saunas e, devido à sua alta densidade, o sal tornou-se um material de construção - com ele são feitos tijolos, usados como elemento decorativo ou gerador de vapor .
Popular e lâmpadas feitas de sal do Himalaia, mas muitas vezes para banhos, ele atua antes como um elemento de construção independente, as paredes feitas desse sal, quando a sala é aquecida, criam o efeito da costa do mar. Esses vapores contribuem para a prevenção e o tratamento da bronquite e até da asma; os íons de sal negativos contribuem para a desinfecção do ar.
Qualquer produto feito de sal do Himalaia emite íons, no entanto, em certas temperaturas - mais de 60 graus Celsius, o ar ficará mais saturado com substâncias úteis.
Também é necessário respeitar as condições de umidade exigida no ambiente - não mais de 50%, caso contrário o sal absorverá água, o que será ineficaz.
É por esta razão que o uso do sal do Himalaia é mais rentável para um banheiro privado, que não é projetado para um grande fluxo de visitantes, no qual o material não pode umedecer rapidamente. Mesmo em uma sauna a vapor russa comum, você precisa ventilar completamente a sala após cada uso, esperar que as paredes sequem para que o sal não perca suas propriedades.
Em geral, o invólucro com que é feito o candeeiro é muito importante, pois tem várias funções principais: proteger a fonte luminosa das influências nocivas, tornar a luz mais suave ao difundi-la, o que torna a sala de vapor acolhedora. Todos estes critérios são cumpridos por uma lâmpada feita de madeira, tem vantagens inegáveis:
- um candeeiro de madeira vai bem com o ambiente da sala de vapor, com as paredes e o tecto, visto que muitas vezes também são de madeira;
- existe a oportunidade de fazer tal lâmpada com as próprias mãos, dotando-a de uma forma interessante, atuando com um lindo enfeite;
- bastante agradável ao toque.
Pode-se também instalar uma luminária de cerâmica na área de lazer, ou seja, sua base será neste material, resistente a temperaturas.
Você pode usar vidro para decorar a iluminação do banheiro, mas não deve colocar essas lâmpadas na própria sauna a vapor - isso não é seguro.
Opções de acomodação
Conforme mencionado anteriormente, há um número bastante grande de lâmpadas diferentes adequadas para instalação em banheiras e saunas. Mas cada quarto tem suas próprias diferenças, respectivamente, e a iluminação para eles é combinada com os parâmetros apropriados:
Na sala de vapor
Para instalar a lâmpada na sala de vapor, você deve primeiro abordar cuidadosamente sua escolha. Acontece que este é, pode-se dizer, o cômodo principal do banheiro, está saturado de vapor, umidade e ar quente. Todos esses fatores afetam a seleção da luminária; nem todo modelo atende a essas características. Além disso, a iluminação muito brilhante e contrastante também não fala a favor de certos tipos de lâmpadas; para o Santo dos Santos do banho, uma luz suave é necessária para ajudar a relaxar.
Uma vez que a sala de vapor tem seu próprio microclima especial, você pode instalar a lâmpada nela apenas no topo da parede ou nas juntas - nos cantos. Isso se deve ao fato de o teto e as paredes serem uma das superfícies mais quentes na sauna a vapor, aliás, tal arranjo pode ser chamado de confortável, a luz vem de trás e não cansa os olhos de quem relaxa no banho. . Você pode instalar luzes de fibra óptica, então a iluminação será definitivamente suave e difusa, o que o ajudará a relaxar.
Um ponto importante é que tais lâmpadas possuem um alto nível de proteção e são bastante seguras em ambientes com altas temperaturas.
Você também pode escolher lâmpadas LED, elas são resistentes ao calor, possuem vários modos de iluminação e uma rica gama de cores, com elas você pode facilmente economizar energia, além disso, os LEDs possuem uma longa vida útil. Mas em qualquer caso, as lâmpadas devem ser cobertas com uma moldura de proteção ou uma cortina resistente ao calor, e para criar um entorno e proteção adicional, você pode cobrir a luz com uma treliça de madeira com um belo desenho.
No interior da banheira, se as lâmpadas forem montadas no teto, devem suportar uma temperatura de 250 graus, mas se estiverem na parede, então menos - pelo menos 100 graus Celsius.
Essas lâmpadas são feitas de material resistente ao calor, cerâmica ou porcelana, o corpo é adicionalmente reforçado, tornando-o hermético.
Na lavanderia
Ao contrário da sala de vapor, na sala de lavagem, pelo contrário, é necessário conduzir uma luz forte e potente, uma vez que esta sala não se destina ao relaxamento, é necessário para a lavagem após a sala de vapor. É para isso que uma luz contrastante e nítida é instalada na pia, mas ainda assim não deve atingir o rosto de uma pessoa na sala.
Mas aqui você também precisa ter cuidado, esta sala tem uma fonte de umidade, você precisa proteger lâmpadas e fios da entrada acidental de água neles. O interruptor deve estar localizado fora da sala de lavagem para evitar a entrada de água; para o mesmo efeito, todas as lâmpadas terão molduras ou persianas de proteção à prova d'água.
No camarim
No camarim, a iluminação pode ser feita por quase qualquer pessoa, já que o ambiente não apresenta quedas especiais de temperatura e concentração de umidade. A opção clássica seria um lustre no centro da sala ou várias lâmpadas montadas no teto. A luz dessas lâmpadas acaba sendo brilhante, mas não fere os olhos e, em geral, cria uma atmosfera bastante confortável na sala.
Também é possível estilizar o camarim de uma certa maneira, então as lâmpadas podem ser colocadas na parede e feitas de acordo com o conceito geral de interior.
No banheiro
No banheiro, assim como no vestiário, existe um certo coeficiente de umidade, portanto, ao instalar as lâmpadas ali, é preciso ter certeza de que elas terão, no mínimo, classe de proteção 1. As lâmpadas para tais cômodos são bastante comuns, desde 75 a 100 watts, você também pode instalar abajures ou arandelas comuns.
Para uma sauna, em geral, a mesma diferença de temperatura é característica para a iluminação, vale atentar para a classificação do nível internacional de proteção, certificando-se de que as lâmpadas sejam resistentes ao calor, resistentes ao calor e seladas.
Qual lâmpada escolher e como instalar?
Os especialistas concordam que, para fazer iluminação no banho, não se deve escolher lâmpadas fluorescentes, já que elas não são resistentes a altas temperaturas e umidade.
É melhor escolher lâmpadas halógenas ou LED, uma lâmpada de fibra óptica também é adequada, mas tudo isso deve ser protegido com uma capa de proteção. No camarim, você pode usar duas lâmpadas ao mesmo tempo com a ligação paralela da fonte de luz para adicionar brilho à iluminação do ambiente.
Isso também é feito para que haja uma chamada luz de reserva, se uma queimar pode ser substituída por outra - isso permitirá que o camarim fique sempre aceso.
Uma opção interessante seria instalar pequenas lâmpadas de LED no teto da sala, elas são colocadas pontualmente em todo o perímetro, os LEDs para banheiros são bem adequados para tais fins. Em vez disso, é uma opção para camarim ou banheiro, uma vez que as altas temperaturas nem sempre permitem que a faixa de lâmpadas LED funcione adequadamente.
Além disso, as lâmpadas LED podem ser usadas como iluminação de emergência na sala de vapor, isso é feito com a instalação de uma bateria não muito grande de 12 volts e várias faixas de LED multicoloridas: elas marcam locais potencialmente traumáticos na sala de vapor, então os LEDs são conectados a uma unidade especial na qual há redes indicadoras de tensão.
Não é recomendável montar lâmpadas com lâmpadas incandescentes em um banho russo, pois correm o risco de gerar um aumento de tensão para a rede, além disso, não possuem nenhuma proteção especial.A melhor opção para uma sala de vapor seria uma lâmpada halógena de 12 volts, que possui um cartucho de cerâmica, e também lacrada com um anel de borracha especial.
A moldura também será uma boa proteção para as lâmpadas, que atuam adicionalmente como elemento decorativo.
Deve ser lembrado que não vale a pena instalar a iluminação no banho por conta própria, esta é uma sala de maior perigo devido a temperaturas suficientemente altas. É imprescindível o cumprimento de todas as normas que são estabelecidas pelo conjunto de normas para a instalação de instalações elétricas.
Primeiro é preciso passar o cabo de força da fonte de energia elétrica mais próxima, depois o cabo deve ser fixado na parte externa do prédio, tudo isso acontece por meio de uma caixa especializada, é preciso lembrar do aterramento.
Você também pode colocar uma lâmpada na banheira por conta própria, existem várias etapas:
- Primeiro, você precisa delinear os locais onde as lâmpadas ficarão, e também marcar com um lápis ou marcador os locais onde os fios são produzidos; é muito importante calcular a distância entre as lâmpadas se houver necessidade de fazer várias fontes de luz.
- Em seguida, é necessário conduzir a alimentação, que é colocada em uma corrugação especial que protege contra o aquecimento.
- Antes de iniciar todo o trabalho, é necessário verificar com precisão a fiação.
- Em seguida, as paredes são revestidas, furos são feitos no formato das lâmpadas, cujos parâmetros exatos estão indicados no passaporte.
- A instalação de luminárias embutidas difere da sobrecarga, os primeiros fios cortados e, em seguida, fixados no suporte, e os segundos fixam a placa de montagem.
- Se você planeja instalar lâmpadas de 12 W, é necessário conectar um transformador que reduza o fornecimento de eletricidade à potência necessária; deve ser colocado na moldura.
- As lâmpadas só são aparafusadas depois de montada toda a iluminação.
A regra mais importante ao instalar a iluminação em um banho é ter cuidado e verificar com antecedência todas as dimensões das lâmpadas de encaixe, pois parâmetros selecionados incorretamente podem arruinar toda a aparência do banho.
Você aprenderá mais sobre lâmpadas para banho no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.