Lâmpadas infantis
As crianças são a melhor coisa da vida. Desde o momento do nascimento, procuramos proporcionar-lhes as condições mais corretas de crescimento e desenvolvimento, não esquecendo da saúde das crianças. Muita atenção é dada à iluminação do ambiente para que os olhos da criança não sofram de falta de luz ou brilho excessivo.
Hoje, existe uma grande variedade de modelos de lâmpadas infantis, nos quais é fácil se confundir. Na verdade, a classificação não é tão difícil, então todos podem comprar.
Peculiaridades
As lâmpadas infantis são dispositivos de iluminação de uma sala, cujo objetivo é iluminar uma área específica. Pode ser uma área mínima ou uma sala como um todo. A linha infantil de modelos apresenta diferenças significativas em relação às lâmpadas escolhidas para os demais cômodos da casa. Estas são lâmpadas especiais com designs temáticos infantis que criam uma atmosfera acolhedora.
Não são apenas lâmpadas comuns com um belo design: são um imenso mundo da infância, transmitido por meio de forma e cor.
As características distintivas das lâmpadas infantis incluem:
- Variedade de paleta de cores - usando cores vivas e alegres que preparam a criança para uma atmosfera positiva e criativa e emoções alegres.
- A singularidade do design, graças à qual as lâmpadas tornam-se os destaques da divisão ou dos seus retoques finais.
- Diversos tamanhos, permitindo a utilização de luminárias em diversos tipos de ambientes.
- A presença de diversas variedades, concebidas para diferentes utilizações (luz principal, amplificação da fonte principal, retroiluminação).
- A utilização em modelos de uma vasta gama de fontes de luz de diferentes potências e temperaturas, permitindo-lhe seleccionar o regime de temperatura de luz adequado, o mais próximo possível do natural.
Tipos e opções de localização
A principal linha de lâmpadas infantis é produzida em massa - em equipamentos de produção. No entanto, se desejar, você sempre pode comprar um produto de design feito à mão de nível profissional de desempenho.
Todos os tipos existentes de lâmpadas infantis são divididos em vários grupos:
- teto (lustres);
- parede (arandelas, decorativas, modelos em uma tomada, berço);
- mesa (candeeiros de secretária, candeeiros de pé e candeeiros de cabeceira);
- piso (lâmpadas de cabeceira e lâmpadas de assoalho).
Cada tipo de luminária distingue-se pela intensidade do fluxo luminoso, pela sua suavidade, difusão e tempo de aplicação. Qualquer um deles combina duas cargas: decorativa e básica (iluminação).
A lâmpada é selecionada de forma a não atingir os olhos da criança com a luz e evocar emoções positivas com sua aparência.
Lâmpadas de teto - a luz principal do teto, que determina em grande parte a acuidade visual (quanto mais corretamente eles são selecionados, menos estresse sobre os olhos). A iluminação adicional é útil à noite, em um dia nublado e à noite, quando você precisa de outra fonte de luz. Também é necessário para uma melhor iluminação da área de trabalho da mesa quando a criança estiver fazendo o dever de casa ou fazendo um trabalho criativo.
Dispositivos de iluminação adicionais foram originalmente inventados para adultos: arandela confortável à noite - para ler livros antes de ir para a cama, lâmpadas de cabeceira evitar que os pais liguem e desliguem repetidamente luzes fortes à noite. Os pais não precisam se aproximar do bebê para verificar sua condição.
Luzes noturnas são divididas em parede e cabeceira, que pode ser fixada na parede, na parede lateral do berço (modelos em prendedor de roupa, carrossel móvel).
Projetores notável pelo fato de que eles podem ser localizados em qualquer lugar da sala e muitas vezes são equipados com um controle de brilho, um detector de movimento.
É um erro pensar que as luzes noturnas salvam uma criança do medo do escuro. São estes aparelhos que provocam o seu aparecimento, sendo utilizados diariamente para criar uma atmosfera relaxante na divisão. A iluminação constante da sala é normal, porque a escuridão está associada a desconforto.
Focos embutidos são mais frequentemente elementos de design que apóiam a ideia geral. Esses dispositivos fornecem iluminação suficiente apenas se houver vários deles e cada um tiver a energia necessária.
Pelo tipo de fonte de alimentação, as lâmpadas infantis são fixas ou alimentadas por bateria. Os modelos diferem entre si no tipo de interruptor, que pode ser:
- cordão;
- sensor;
- Obscuro;
- botão (na caixa ou no fio).
As luminárias também diferem no tipo de lâmpadas.
Eles podem ter uma fonte de luz na forma de uma lâmpada:
- incandescente;
- CONDUZIU;
- halogênio;
- luminescente;
- sensorial.
Cada fonte de luz tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Por exemplo, as lâmpadas incandescentes aquecem durante o funcionamento, reagem à humidade e à temperatura. As lâmpadas fluorescentes são as mais nocivas, emitem mercúrio durante o funcionamento, são mais suscetíveis a ligar e desligar frequentes e queimam rapidamente. Os LEDs têm consumo mínimo de energia e são reconhecidos como seguros (não emitem toxinas ao serem ligados), brilham uniformemente, sem piscar.
Estilos e temas
As lâmpadas infantis são técnicas de design únicas. Com a escolha certa, eles podem se encaixar em quase qualquer estilo de interior inerente à infância. A principal coisa em que se pode confiar é a idade e os gostos da criança (incluindo preferências de cores e temas).
As lâmpadas para crianças são selecionadas minuciosamente, caso contrário, serão um local inadequado contra o pano de fundo geral, dividindo a ideia do design em partes separadas e espalhadas.
Existem muitas opções de soluções de estilo.
Esses produtos parecem mais harmoniosos nos seguintes estilos:
- clássico;
- moderno;
- boho;
- kitsch;
- loft;
- manga;
- arte pop;
- náutico.
O tema do design também é interessante. Como as contrapartes para adultos, qualquer modelo obedece a uma ideia comum, da qual existem muitas. Com base na idade da criança, as lâmpadas infantis modernas não são produzidas apenas com um design clássico: são todos os tipos de:
- objetos espaciais (navios, foguetes, OVNIs);
- corpos celestes (Sol, Lua, mês, estrelas);
- aviões e carros;
- elementos de navios (volante, vela e assim por diante);
- composições florais e de verão (borboletas, flores, pássaros);
- brinquedos infantis (personagens de contos de fadas e desenhos animados favoritos);
- formas geométricas (para adolescentes e modelos de projetores);
- fenômenos naturais;
- Tema de Star Wars.
Qualquer produto transforma uma sala, mas quase sempre precisa de suporte por meio de outros itens de interior.
Formulários
Uma característica distintiva das lâmpadas infantis é sua forma aerodinâmica. Eles podem ser pequenos, compactos, de tamanho médio ou grande padrão, mas os fabricantes sempre buscam bordas arredondadas e um mínimo de peças afiadas.
As formas das luminárias são diferentes e estão divididas em opções clássicas e não padronizadas.
Os primeiros incluem modelos rígidos com um mínimo de decoração (tonalidades em forma de bola, sino, prisma, cilindro).
As segundas opções são mais variadas e, mais frequentemente, é uma abordagem não padronizada de design. São todos os tipos de modelos de plano único ou holofotes que formam uma única composição (por exemplo, o céu com nuvens e o sol, o espaço).
Se dividirmos condicionalmente os modelos por tipos, a forma será:
- as lâmpadas de cabeceira tendem a ser redondas ou ovais (mesmo que o design pareça um brinquedo);
- modelos em um berço se parecem com um círculo ou uma estrela (móbiles ou estrelas na parede lateral);
- os projetores são semelhantes a um círculo volumétrico, cilindro, hemisfério, arco (tartarugas, elefantes, borboletas, caracóis, arco-íris e assim por diante);
- as lâmpadas de mesa variam muito, mas tendem a ser esféricas, trapezoidais, em forma de cone;
- teto - cilíndrico, redondo, oval.
Materiais (editar)
Diferentes matérias-primas são utilizadas na produção moderna de lâmpadas infantis.
Os materiais de fabricação mais populares são:
- metal;
- plástico;
- plástico;
- polímero;
- Madeira;
- copo;
- papel;
- a roupa.
A escolha do material é muito importante. Por exemplo, plástico e plástico, quando aquecidos, emitem substâncias nocivas para o ar. O vidro deve ser fosco e suficientemente denso, resistente a danos mecânicos. O papel não é forte, a cerâmica é quebradiça.
As melhores opções de matéria-prima são metal e madeira (para estruturas de parede e teto), tecido (projetores noturnos em forma de peluches).
Regras de iluminação
Para evitar que a lâmpada prejudique os olhos, é importante escolher a intensidade certa do fluxo de luz e sua temperatura. Dependendo disso, o número de lâmpadas na sala pode ser variado: às vezes pode haver duas ou mais, embora na maioria dos casos uma principal e adicional seja suficiente.
Na hora de comprar, vale a pena considerar vários fatores que simplificam a escolha de uma lâmpada infantil:
- a sombra de temperatura deve ser o mais próximo possível da luz natural (indicada em Kelvin);
- a cor do fluxo luminoso é preferível a suave, quente (indicador - 4000 K ou moderadamente quente - 4500 K);
- o tom amarelo fere os olhos, dispersa a atenção (2700-3500 K);
- um tom frio ajusta os olhos, não cria um ambiente acolhedor (mais de 5000-6000 K).
Você não deve escolher lâmpadas com muitas luzes piscantes multicoloridas: seus olhos se cansam delas e começam a doer. Cores não naturais de vermelho ou azul são inaceitáveis.
A iluminação deve ser suave e uniforme. Se for uma fonte de luz adicional, deve corresponder idealmente ao tom do fluxo de luz principal.
Qual é o melhor para escolher em uma sala?
Na hora de comprar um abajur infantil, é importante levar em consideração que ele deve ser seguro, feito de material durável e ter o tipo de fonte de luz "correto".
Uma boa lâmpada para o quarto de uma criança é:
- um modelo que expressa a ideia geral de design em cores suaves e saturadas, não as mais baratas e não particularmente caras;
- um produto com LEDs que não aquecem durante o funcionamento prolongado ou uma versão de toque (relevante para uma luz noturna);
- se for um farol noturno, então é equipado com intensidade de iluminação regulável e dotado de uma trilha sonora agradável com música melódica relaxante (de preferência, com possibilidade de gravação e reprodução de áudio);
- se for o modelo de teto, então de três elementos, com um tipo de base padrão e potência mínima de cada lâmpada - 60 W;
- se projetor, então com um pequeno conjunto de cortinas e possibilidade de projeção fixa (os olhos se cansam menos);
- modelo com bom difusor do fluxo de luz (preto, tons sombrios do plafond e cores saturadas são inaceitáveis: vermelho, azul escuro, laranja venenoso, verde ácido);
- um produto de um tema específico para uma menina ou menino ou uma opção universal (se a família tiver gêmeos do sexo oposto ou um filho adolescente);
- dispositivo funcional no teto, parede ou mesa, com referência à idade da criança (para uma criança, aluno, aluno).
Ideias originais para um interior infantil moderno
Uma lâmpada infantil devidamente selecionada é a base do design de uma sala, por exemplo:
- um hemisfério universal com nuvens é relevante em qualquer sala, independentemente do estilo;
- o modelo em forma de fada de conto de fadas é bom no interior de um quarto de menina, para maior harmonia tem suporte na forma da cor de almofadas decorativas;
- holofotes ao longo de toda a superfície do teto na forma de zonas nubladas são relevantes para crianças de qualquer sexo e salas banhadas pelo sol, no entanto, eles não dispensam iluminação adicional;
- a lâmpada em forma de volante com cortinas brancas fica bem no interior do tema marinho, no quarto do menino;
- o modelo de bola para combinar com a mobília ou teto se encaixa perfeitamente no interior do quarto de gêmeos adolescentes;
- a versão em forma de avião é relevante para um menino de qualquer idade, traz para a sala um espírito especial de conquista dos picos celestes.
Para as características de escolha de uma luz noturna infantil, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.