Tudo sobre brocas de afiação

Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Variedades
  3. Ângulo de afiação
  4. Requisitos de ferramenta
  5. Como afiar diferentes brocas?

Os profissionais da construção lidam constantemente com diferentes tipos de brocas que se tornam opacas com o tempo. Elementos de corte de baixa qualidade tornam-se inutilizáveis ​​após alguns meses. Amostras caras de marcas atendem a seus proprietários por mais de uma dúzia de anos. E são os seus construtores que não querem perder, mas mandam-nos para afiar. Em princípio, esta é a decisão certa, no entanto, você tem que pagar muito dinheiro para restaurar o estado de uma broca sem corte. E para não esvaziar a carteira, você pode usar as recomendações para se afiar.

Regras fundamentais

Quem usa a broca uma vez por ano não percebe que ela perde o fio. Mas, com essa abordagem, em um ponto, ela simplesmente não fará um buraco. E então você terá que tomar uma decisão independente - comprar uma nova broca ou restaurar uma sem corte.

O próprio processo de afiação em equipamentos profissionais não requer esforço humano, o que não se pode dizer sobre restaurar a nitidez com suas próprias mãos. No entanto, antes de prosseguir com um conhecimento detalhado das regras de afiação e as complexidades do processo, é necessário descobrir os sinais de que a broca logo ficará inutilizável:

  • o elemento de corte está muito quente;
  • pequenas aparas de metal voam para fora da borda;
  • o ruído da broca de trabalho torna-se muito mais forte.

Uma atenção especial deve ser dada ao último recurso. O atrito entre a borda cega das brocas helicoidais e a superfície a ser perfurada aumenta, resultando em um ruído anormalmente alto. Em tal situação, é necessário interromper imediatamente o trabalho, caso contrário o elemento de corte irá aquecer, sua estrutura irá mudar, de forma que simplesmente não será possível restaurar a broca.

Além disso, é proposto familiarizar-se com algumas das regras e instruções de artesãos experientes que estão empenhados em afiar regularmente pontas de centragem rombas.

E o que é notável, pelas informações oferecidas, fica claro que você pode restaurar a furadeira com as próprias mãos.

O processo de afiação da broca requer equipamento especial. Neste caso, estamos falando de retificadoras e acessórios para brocas e brocas de martelo. Uma máquina de amolar é um dispositivo equipado com uma pedra de amolar. Brocas e brocas de martelo têm formas de ponta incomuns. Muitas vezes, em residências particulares, existe uma máquina de afiar em miniatura, pois esse dispositivo pode ser usado para afiar não apenas brocas.

A tecnologia de afiação depende do tipo de broca. Hoje, estão à venda elementos de corte cônicos, roscados, cilíndricos, plano simples e plano duplo. Cada um dos tipos de elementos de corte apresentados requer uma abordagem especial para afiar, mas o comum entre eles é que apenas as bordas traseiras são afiadas.

É muito difícil fazer manualmente, mas é possível. Especialmente quando se trata de pequenos espécimes. Brocas pequenas e finas são sempre afiadas à mão, graças às quais a pessoa preenche a mão na habilidade de afiar e depois de um tempo pode colocar em ordem os elementos de corte de tamanhos grandes.

As brocas de plano único diferem de suas contrapartes pela presença de apenas um plano. O ângulo de inclinação da nitidez de acordo com o padrão varia de 28-30 graus. É esta parte que se presta à restauração. Este plano chanfrado é transformado em uma pedra de amolar inativa.Se a pedra girar, há grandes chances de a broca obter o ângulo errado. As brocas de dois planos são afiadas de maneira semelhante. A única diferença no processo de afiação é a necessidade de processar dois planos.

É importante ter muito cuidado ao restaurar brocas cônicas. A forma cônica da borda não deve ser perturbada. É por isso que a broca precisa ser levada a uma mó giratória, pressionar o elemento de corte e usar movimentos oscilatórios para afiar o cone. O principal é não retirar a broca da pedra e realizar todo o procedimento com um toque.

Uma regra prática importante ao afiar brocas é manter a forma da aresta. Não é segredo que isso não é possível em todos os casos. Especialmente quando se trata de afiar brocas com um diâmetro de 10 mm ou menos. No entanto, para este tipo de elemento de corte, é preferível manter apenas o ângulo de incidência.

Já nas brocas com diâmetro superior a 10 mm, o profissional da retífica aconselha a afiar não só as arestas dos planos, levando em consideração o ângulo de sustentação, mas também os planos frontais, o que melhora significativamente as características técnicas da estrutura. Este afiamento será mais eficaz no trabalho de perfuração.

Devido ao correto afiamento do plano de saída, o ângulo da parte de corte da broca torna-se maior, o que aumenta significativamente a resistência do elemento de metal. Além do mais, o comprimento transversal da borda torna-se menor, devido ao qual o produto não corta o furo, mas raspa.

Após o procedimento de nitidez, é necessário fazer o ajuste fino. Em termos simples, remova as rebarbas causadas pela ação mecânica do rebolo. Para afiação de fábrica, este procedimento é extremamente importante. Assim, é possível aumentar o nível de resistência ao desgaste do elemento de corte. Em casa, o ajuste fino nem sempre é possível, no entanto, se houver os dispositivos necessários, você não pode pular este procedimento.

Para o acabamento da casa, é necessário usar carboneto de silício ou pedra de elbor. Eles podem ser adquiridos em qualquer mercado de construção. A pedra de carboneto de silício é de cor verde. Idealmente, você deve usar uma cópia de grau 63C com um índice de grão de 6 e uma dureza de M3-CM1. Se a escolha recaiu sobre uma pedra da Elbor, é necessário obter uma amostra com um índice de grão na faixa de 6-8. É importante atentar que as pedras apresentadas para acabamento devem ser confeccionadas em pasta de baquelite.

Atenção especial deve ser dada aos exercícios escalonados. Eles podem ser adquiridos no mercado como itens avulsos ou como um kit. O diâmetro das brocas escalonadas produzidas varia de 4 a 21 mm. As brocas escalonadas são de alta qualidade e resistência ao desgaste, mas mesmo esses padrões de elementos de corte tornam-se opacos. E, infelizmente, a restauração da ponta da broca só é possível em alguns modelos.

Se estamos falando de uma broca vitoriosa, uma roda de diamante deve ser usada para afiar.

Variedades

No mercado moderno, você pode encontrar brocas helicoidais, modelos planos e centrais:

  • os elementos espirais, de acordo com seu nome, diferem na forma em espiral das bordas;
  • os produtos planos são projetados para fazer furos profundos de grandes diâmetros;
  • brocas centrais são usadas para centrar elementos.

Todos os tipos de exercícios apresentados tornam-se maçantes com o tempo. A redução da nitidez do elemento de corte interfere no trabalho de construção. Isso significa que o produto precisa ser restaurado.

Até o momento, 5 tipos de afiação de broca foram desenvolvidos. Cada método individual corresponde ao tipo de material do elemento de corte e às especificações de sua operação.

  • "H" - este tipo de nitidez é universal. No entanto, é usado para restauração de brocas com um diâmetro máximo de 12 mm.
  • "NP" - neste caso, é realizada a afiação de barras transversais curtas.
  • "NPL" - um tipo de nitidez envolve o alongamento da borda transversal e a largura da fita.
  • "DP" - no campo profissional, esse tipo de afiação é denominado "duplo". Além da borda transversal, mais 4 bordas são formadas na forma de linhas tracejadas.
  • "DPL" - a descrição é semelhante ao 4º método de nitidez, apenas a nitidez da fita é adicionada.

Ângulo de afiação

Conforme mencionado anteriormente, antes de começar a afiar a broca, você precisa calcular o ângulo correto para a restauração do elemento de corte. Para a comodidade de encontrar o indicador correto, foi desenvolvida uma tabela especial, onde na 1ª coluna é indicado o grau de inclinação com um valor digital, e na 2ª - o material destinado à perfuração.

Material processado

Ângulo de afiação

Aço, ferro fundido, bronze

115-120

Latão

120-130

Cobre

120

Alumínio

130

Cerâmica, Granito

130

Madeira

130

Magia

80

Silumin

90-100

Plástico

90-100

O ângulo de rotação incorreto fará com que a furadeira e a ferramenta elétrica aqueçam durante a operação. E a qualidade do furo a ser perfurado diminui significativamente.

Requisitos de ferramenta

Em condições industriais, a afiação é realizada em equipamentos especializados de acordo com as normas de segurança. No entanto, para fins domésticos, vários outros dispositivos foram inventados e desenvolvidos:

  • um mecanismo equipado com uma pedra de amolar;
  • máquina conectada à rede elétrica;
  • moedor e broca (no entanto, eles são usados ​​apenas na ausência de requisitos estritos para o ângulo de afiação);
  • pontas de afiação para brocas.

Cada dispositivo individual oferece um alto nível de desempenho, precisão angular e facilidade de uso. Eles têm um sistema de controle muito conveniente que até mesmo um amador pode controlar. Outra vantagem adicional das opções apresentadas para dispositivos domésticos é o seu baixo custo e tamanho reduzido.

Idealmente, você precisa afiar as brocas com um amolador. No entanto, na ausência deste equipamento, você só pode usar o disco dele. O principal é que o tamanho do grão da roda de esmeril atenda aos requisitos. A lixa redonda deve ser fixada a uma broca ou lixadeira. Recomenda-se usar um moedor apenas como último recurso.

É importante observar que existem vários riscos à saúde associados ao afiamento de elementos de corte. Portanto, antes de começar a trabalhar, deve-se proteger os olhos com óculos especiais. Uma tigela com água fria deve ser colocada ao lado da broca a ser afiada, na qual o elemento de corte será resfriado.

Como afiar diferentes brocas?

Segundo os especialistas, deve-se iniciar uma prática independente de afiar brocas com produtos de corte com diâmetro superior a 10 mm. O ângulo de nitidez para esses elementos é de 120 graus. Após o procedimento, a frente da broca deve estar simétrica. Se ocorrer um erro durante a nitidez, ele pode ser corrigido imediatamente.

A alguma distância da aresta de corte, existe uma chamada superfície de flanco. Deve estar entre 1-1,5 mm da aresta de corte para baixo.

Além disso, propõe-se que você se familiarize com mais detalhes com o lado teórico do processo de afiação do tipo "faça você mesmo". Em primeiro lugar, você precisa fazer uma preparação. Na superfície do rebolo, desenhe uma linha paralela à rotação do eixo com uma caneta de feltro preta.

Em seguida, você precisa colocar a broca corretamente. Deve ser mantido claramente na horizontal. Neste caso, as marcações feitas com caneta hidrográfica ficarão ligeiramente acima do eixo de rotação. Assim, a parte longitudinal da ferramenta, posicionada horizontalmente, será girada para a esquerda em aproximadamente 30 graus, o que garantirá que o ângulo de afiação necessário seja obtido.

Agora você pode passar da teoria à prática. É feita uma broca com ponta romba. Em seguida, você precisa encontrar a posição correta da ferramenta. Inicialmente, um lado é afiado e depois o outro. Em nenhum caso você deve se apressar. O trabalho deve prosseguir com o máximo cuidado.Se de repente a ponta afiada esquentar e ficar vermelha, você precisa mergulhar a furadeira em um recipiente com água. Depois de resfriar o elemento de corte, você pode continuar trabalhando.

Depois de terminar de afiar a broca desmontada, você precisa verificar o resultado. Para isso, é retirada uma broca, uma ferramenta afiada é inserida no mandril. Em seguida, você pode tentar perfurar uma superfície de aço com 8 mm de espessura. Se os furos puderem ser perfurados sem dificuldade, o processo de afiação foi o correto.

Na verdade, existem muitas maneiras de afiar os elementos de corte. E cada método separado pressupõe o processamento de brocas para materiais diferentes. Para alumínio, cobre e até aço inoxidável, são utilizadas brocas helicoidais, que são afiadas de acordo com o "método" universal e duplo. A afiação de uma broca para soldagem por pontos é feita com uma esmerilhadeira. Brocas pequenas com diâmetro inferior a 4 mm são afiadas exclusivamente à mão. A propósito, se necessário, você mesmo pode afiar a broca velha para o cortador.

Infelizmente, nem todo mundo consegue afiar uma broca maçante pela primeira vez com as próprias mãos... Mas com um pouco de paciência você conseguirá um resultado positivo.

Em concreto

Em brocas de concreto, apenas a superfície traseira é afiada. Para restauração, o método de dois planos ou cônico deve ser usado.

Primeiro você precisa se familiarizar com o método de afiação cônica. O elemento de corte deve ser inserido no prisma da retificadora, que se move em torno de seu eixo. Em seguida, configure os parâmetros. O eixo do cone deve ter um ângulo de 45 graus com o eixo da broca. Resta apenas ativar o dispositivo e esperar até o final do trabalho. O método cônico é usado para criar um aumento acentuado no ângulo de incidência do elemento de corte.

Para automatizar o processo, recomenda-se a utilização do método do parafuso. É caracterizado por movimentos para frente consistentes com a rotação do rebolo. Curiosamente, este método permite afiar simultaneamente os cantos dianteiro e traseiro do elemento de corte.

Madeira

Antes de mais nada, é preciso lembrar que esse processo de trabalho é muito complexo. Na primeira vez, ninguém consegue afiar uma furadeira para madeira corretamente. Para iniciar a restauração automática de tal elemento de corte, você deve praticar em um instrumento usado.

A principal dificuldade do trabalho é que mesmo um movimento errado pode levar a danos na broca. É por isso que é necessário seguir claramente as instruções prescritas:

  • um recipiente com água deve ser colocado próximo ao local de trabalho;
  • é importante obter um ângulo de 45 graus;
  • as brocas devem ser seguradas na borda do disco;
  • para que o processo de afiação ocorra sem problemas, você precisa colocar o elemento de corte na arruela;
  • as bordas precisam ser ligeiramente dobradas alguns milímetros e monitorar sua uniformidade;
  • quando o processo de afiação se aproxima de sua conclusão lógica, é necessário diminuir a velocidade da máquina;
  • ao final do trabalho, é necessário resfriar o elemento de corte e verificar sua funcionalidade.

Para metal

O princípio de afiar uma broca para metal não é particularmente difícil, mas ainda requer paciência. Com sua mão esquerda, você precisa pegar a ferramenta e segurá-la próxima à base de trabalho. Com sua mão direita, você precisa agarrar a cauda da broca e iniciar a rotação do disco. A parte traseira da borda é trazida para a parte giratória. Com uma leve pressão, você precisa girar a furadeira. Ao mesmo tempo, mantenha sempre a inclinação apropriada. É muito importante que as arestas de corte tenham o mesmo comprimento e ângulos idênticos.

Resta apenas verificar a broca afiada.

Uma maneira fácil de afiar uma broca está no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário