Como afiar uma furadeira de metal em casa?

Contente
  1. Quando você deve afiar?
  2. Ferramentas necessárias
  3. Tecnologia
  4. Recomendações

Qualquer que seja a broca - mesmo uma de alta qualidade - depois de centenas de ciclos de perfuração, ela se torna mais cega, perdendo o afiamento perfeito dado ao próprio produto na fábrica. Ela não fará um furo perfeito e sem irregularidades até que a broca seja afiada de volta à sua agudeza anterior.

Quando você deve afiar?

O afiamento da broca para metal é necessário nos seguintes casos.

  • Salta do ponto marcado com a ajuda do núcleo.
  • Ao tentar furar sem marcar o futuro furo, a broca não pega no ponto selecionado com a ponta da ponta, mas “anda”, não importa o esforço do mestre.
  • Ouve-se um barulho de batida, batida, durante a perfuração, transformando-se em um clangor de alta frequência. A batida e a vibração afrouxam a broca (ou furadeira). Na mecânica quebrada por brocas rombas, você não pode perfurar com brocas novas, recém-adquiridas: uma nova broca freqüentemente quebra a partir desta.
  • Superaquecimento mesmo após um minuto de operação contínua. O superaquecimento do aço rápido levará à perda de suas propriedades de resistência (tenacidade, dureza) e o produto será adequado apenas para carpintaria, e não para metal.
  • As partículas de metal rasgam-se, as aparas espirais desaparecem.

Se um ou mais sinais forem encontrados, pare de perfurar imediatamente e verifique a nitidez da ponta e das bordas em espiral.

Ferramentas necessárias

Qualquer uma das ferramentas selecionadas, inclusive as equipadas com motor elétrico, deve afiar produtos siderúrgicos (facas, brocas, tesouras, etc.). O segundo requisito é manter a broca para ser afiada no processo. A rapidez e eficiência com que a broca se afia depende do ajuste do ângulo de retificação necessário do excesso da camada de aço das bordas da ponta e da velocidade de empurrar o produto em direção ao rebolo. As ferramentas de afiação mecanizadas permitem que você coloque uma broca com um diâmetro de 3-19 mm em condição de trabalho em alguns minutos. As brocas helicoidais são afiadas em máquinas especiais ou convencionais com motor elétrico e sistema de alimentação simples. Essa máquina pode ser montada independentemente em uma garagem - não há necessidade de comprar máquinas profissionais; frequentemente, o endireitamento do ponto de perfuração é endireitado com uma lima, uma pedra de amolar ou um círculo.

búlgaro

O mestre necessitará, além do próprio acionamento elétrico, de um torno, no qual é fixado o produto torneado.

O tamanho do grão do rebolo é escolhido de forma que a olho nu não pudesse ver os micro-sulcos deixados pelos grãos da migalha de vidro, que tritura o metal.

Para girar uma furadeira com uma esmerilhadeira, faça o seguinte:

  1. prenda a broca verticalmente em um torno;
  2. esmerilhe a borda posterior para remover sinais de desgaste;
  3. retifique a aresta de corte em um ângulo de 120 °.

Não segure a furadeira continuamente por mais de dois segundos. Sessões curtas consistem em remover camadas finas, muito menores que 1 mm, de liga da borda de trabalho. A furadeira está pronta para uso novamente.

Apontador

O moedor se distingue por sua velocidade de uso, mobilidade, mas o mestre paga para girar com sua ajuda com risco de lesões. Mesmo colocando uma capa protetora na retificadora, existe a possibilidade de que a roda quebre, a ferramenta dê um curto emperramento a uma velocidade de milhares de rotações por segundo. O apontador reduz o risco de ferimentos devido à fixação rígida da própria máquina. Se não for possível determinar o ângulo de afiação, é aplicado um gabarito de plástico, que é aplicado na superfície a ser polida antes de começar a lixar. Para que o suporte não fique para o lado, é preso com um parafuso. Para girar a broca em um apontador, faça o seguinte.

  1. Prenda a broca no suporte e ligue a máquina.
  2. Mova as arestas de corte para o rebolo em um ângulo de 120 °.
  3. Se houver entalhes e amassados ​​na broca, afie-os de todos os lados. Eles atrapalham o alinhamento do produto e da broca, fazendo com que esta vibre desnecessariamente.

Brocas de retificação de grande diâmetro, devido ao aumento da capacidade térmica total, o aço superaquece, passando de um de alta velocidade para um convencional, impróprio para furar quaisquer outros aços.

Broca

A broca permite que você moa brocas para metal. O esquema de ações é o seguinte.

  1. Instale o adaptador para brocas convencionais na broca. Em uma simples furadeira elétrica, é improvável que seja necessário.
  2. Instale uma broca no furo do diâmetro desejado.
  3. Comece a broca e afie a broca de um lado.
  4. Para girar a segunda aresta de corte, gire o outro lado da broca pela mesma extremidade.

A broca só afia uma broca ligeiramente cega.

Um produto com amassados ​​e entalhes na aresta de corte não pode ser afiado com uma broca.

Mas devido ao custo relativamente baixo - em comparação com outras ferramentas - tornear brocas em um bico é barato.

Arquivo ou arquivo

A lima não é adequada para processar aço rápido, que é caracterizado por maior dureza em comparação com outras classes e classes de aços. Ao usar pedras brutas ou revestidas com diamante, é difícil manter o ângulo de afiação desejado com a mão. Use dispositivos de afiação motorizados.

Tecnologia

Para afiar uma broca com alta qualidade, alguns dispositivos são necessários. Se é uma broca pequena ou grande, não importa - a tecnologia é a mesma: o trabalho principal é executado pelas arestas cortantes na ponta, e as arestas espirais laterais alinham o furo perfurado, desviando os cavacos para os canais espirais.

A maneira mais fácil de afiar uma broca é com uma luva, seu diâmetro interno é igual ao diâmetro da seção da broca em si. A manga é fixada firmemente no ângulo desejado. Ele é selecionado da seguinte maneira - a broca deve entrar no gabarito com clareza e esforço, sem desviar um grau sequer. Se a broca se desviar, as bordas incisais não serão recuperadas com precisão e, como resultado, ela "andará" durante o trabalho. A manga pode ser completada com tubos de metais não ferrosos, cujo diâmetro interno é igual aos valores mais comuns do diâmetro do produto.

Especialmente artesãos experientes reformam este dispositivo com um bloco de madeira, perfurado com brocas de diferentes diâmetros.

O gabarito inclui uma ferramenta útil que facilita o avanço da broca para o rebolo para afiação e não permite que o produto se mova na direção oposta. Quanto mais dura o tipo de madeira com a qual a barra é feita, mais precisamente o ângulo é definido: por exemplo, o mestre usa uma barra de carvalho para alimentar a broca, enquanto o balanço da broca nela ao afiar, seu balanço é excluído . A máquina - por exemplo, a mesma pedra de amolar - pode ser feita em casa: o principal é que a pedra de amolar não fica centrada, não vibra durante o funcionamento.

Ângulo correto

O ângulo é determinado pelo tipo de aço ou outro metal (ou liga) em que os furos são feitos. Quanto menor for a dureza do metal ou liga, maior será o ângulo de afiação. Assim, para aço, ferro fundido e bronze, cujas peças precisam ser perfuradas, o ângulo de afiação chega a 120 °, para plástico e metais alcalinos macios como magnésio - 85 °.

Mas para grés porcelânico e vidro, o ângulo é ainda mais achatado - 135 °, o mesmo é necessário para bronze macio e ligas de alumínio.

Qualquer espécie de árvore requer 130 °. 115 ° é suficiente para aço inoxidável. O fato é que um metal de fácil cedência forma mais cavacos em pouco tempo, ocorre um atrito excessivo, a ponta da broca esquenta mais e mais rápido. E o calor excessivo a embota - até mesmo o aço endurecido do qual a broca é feita é temperado quando aquecido. O aço do produto perde sua dureza e começa a ficar embotado.

Depurando

É possível trazer uma broca reconstruível para casa em rebolos especiais que combinam o desbaste grosso de aço rápido com aço de granulação fina. Esses discos contêm um enchimento relativamente macio que elimina arranhões, entalhes e ranhuras do trabalho. Eles são eliminados sem alterar a forma das arestas de corte. Esses discos são colocados em uma trituradora ou broca, e a broca é fixada em uma braçadeira separada ou em um torno. Se o processamento com rodas for áspero, o produto em si é esmerilado com uma lixa giratória.

Exame

Uma verificação rápida da afiação correta é obtida por meio de um gabarito especial que mede o comprimento das arestas de corte, a localização da ponta, o ângulo do chanfro dos canais de saída na broca e o valor do ângulo da borda.

Corte inferior

Se a broca mestre de 10 mm estiver cega, o produto é afiado do lado da aresta de ataque. A tarefa é aumentar o ângulo da aresta de corte e reduzir o chanfro da aresta de ataque, estreitando a aresta transversal.

O último permitirá que o metal ou liga na peça de trabalho seja raspado mais ativamente no centro do furo.

Isso evita a quebra acelerada dos menores grãos de aço da ponta, o que significa que prolonga a vida útil da broca, possibilita furar mais rápido e mais. Além disso, o produto é retificado em um pequeno ângulo de incidência, o que reduz a força de atrito nos furos cortados.

Recomendações

As brocas convencionais são afiadas com as próprias mãos em um simples amolador, uma serra com um grande disco de esmerilhamento, uma esmerilhadeira ou uma broca com bico. Mas para as coroas, uma máquina especial pode ser necessária. O fato é que a coroa tem um eixo - a broca principal, que é um produto comum. E se a nitidez for simples, a borda serrilhada em forma de serra da coroa exigirá condições de máquina. O mesmo é verdadeiro para brocas em estágio de cone.

Não afie as brocas sem uma capa protetora e tela - a dispersão de poeira de aço é perigosa para os olhos. Lesões oculares múltiplas, entupimento com aparas é repleto de dificuldades em sua extração.

Na pior das hipóteses, devido à intoxicação com aço que enferruja em ambiente salgado, a pessoa o perderá facilmente. Tenha cuidado para não perfurar o teto sem um capacete - as aparas que caem também caem nos olhos desprotegidos.

Obtenha o ângulo certo para o seu corte inferior. Broca muito "plana" não perfura aço, muito "íngreme" - madeira, alumínio, bronze, magnésio, plástico. Um ângulo incorreto fará com que a broca se mova e o orifício se mova ou emperre e se quebre.

Não perfure com aço comum de alta velocidade em vidro, grés porcelânico, granito, cerâmica, argila de alta resistência. Para esses materiais, há uma chamada de vitórias. A liga Pobeditovy supera significativamente a resistência do aço rápido. Não tente perfurar vidro temperado - ele se desintegrará imediatamente.

Não afie brocas vitoriosas com esmeril simples e círculos de pedra vitrificada. - para esses produtos existe um diamante, como aqueles círculos com os quais cortam a pedra, o tijolo e o aço endurecido. Faça exercícios vitoriosos em baixas velocidades.

Não superaqueça a broca ao girar - o aço superaquecido sofrerá revenimento e ficará visivelmente pior. Ela não estará mais endurecida ou em alta velocidade (instrumental).

Não resfrie uma broca cinzelada em brasa em água ou outros líquidos frios - ela é penetrada por microfissuras de resfriamento brusco. Na primeira tentativa de furar uma peça de trabalho, o produto irá quebrar imediatamente.

Não desvie a broca ao girar. O menor cuidado - mesmo em um grau - levará a um giro irregular, haverá vibração, quebrando a própria broca e afrouxando a caixa de engrenagens e o motor da broca.

Os comprimentos das arestas de corte diferem entre si até 0,3 mm. Essa limitação é observada no torneamento de brocas de pequeno diâmetro.

O comprimento da peça de trabalho não deve ser inferior a um centímetro. Se a broca quebrar ao meio e parte da área de corte for jogada para fora, não esmerilhe as brocas, cuja seção de trabalho agora é inferior a um centímetro.

Brocas com ponta de metal duro (por exemplo, Pobedit, ponta de diamante) são afiadas usando as mesmas ferramentas das brocas feitas com os mesmos materiais.

Como é fácil afiar uma broca, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário