Tudo sobre grandes brocas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Nuances de escolha

Saber tudo sobre grandes brocas não é necessário por mera curiosidade, de forma alguma. Esta é uma questão de prática diária para qualquer dono da casa. Brocas do maior diâmetro são usadas com muito mais freqüência do que podem parecer para pessoas desinformadas. E a escolha correta de brocas para furos grandes é bastante relevante.

Peculiaridades

É fácil entender que brocas grandes são usadas para furos de grande diâmetro. Mas, ao mesmo tempo, não é algo monolítico, mas sim todo um conjunto de ferramentas. Até mesmo a perfuração de madeira é frequentemente praticada com uma variedade de ferramentas.

E não há necessidade de falar sobre o processamento de metal, tijolo e pedra natural - isso geralmente é óbvio.

Como os orifícios maiores devem ser perfurados, é muito importante usar materiais de alta resistência - todos os outros simplesmente não suportarão a força mecânica aplicada.

Brocas de grande diâmetro, por isso contêm uma descrição detalhada da composição. Muitas informações são exibidas em sua marcação.

Importante. Para perfurar uma passagem de determinado tamanho, você precisa pegar um dispositivo alguns milímetros mais estreito. Quanto mais afiada a ponta, menos importante ela é. Também é necessário considerar a diferença entre as hastes cilíndricas e cônicas, que são projetadas para tipos específicos de mandris.

Variedades

Entre as maiores brocas, os designs tipo caneta se destacam. Eles são mais comuns do que outros e são adequados até mesmo para pessoas inexperientes. Dominar a manipulação com eles não causa nenhuma dificuldade. A maior seção transversal pode chegar a 6 cm. Você pode trabalhar com relativa rapidez - porém, neste caso, você não pode contar com a alta qualidade do furo.

Outras características dos modelos de penas:

  • profundidade máxima do canal 15 cm;
  • a entrega é por peça ou 5-6 peças nos tamanhos mais populares;
  • em um caso difícil, você pode adquirir uma extensão de fixação que aumenta o comprimento da broca em 30 cm;
  • quanto maior o tamanho necessário, menos provável que seja encontrado em kits prontos.

Broca de cinzel ajustável vendida separadamente. Permite fazer furos com uma secção transversal de 2,2 a 7,6 cm .Tais dispositivos requerem a utilização de uma ferramenta eléctrica suficientemente potente. Mas ele deve ser capaz de trabalhar em baixas velocidades.

Outra nuance é que não é tão fácil trabalhar com dispositivos ajustáveis, sua utilização é muita gente treinada com habilidade que já sabe fazer tais furos.

Quando você precisa fazer um grande furo em uma peça de mobília, geralmente usa-se uma broca Forstner. Ele permite que você obtenha contornos de canal perfeitamente lisos.

Outros projetos são quase incapazes de fazer isso, não importa o quão cuidadosamente sejam usados. Também vale a pena notar:

  • alta resistência e durabilidade das brocas Forstner;
  • limitar a seção maior a 6 cm;
  • a capacidade de perfurar por padrão em 10 cm, se necessário - com uma extensão, em mais 30 cm;
  • a possibilidade de cravar furos cegos (o que é garantido pela saliência da ponta de centragem de apenas 2 mm).

É mais conveniente perfurar uma árvore a uma profundidade considerável com uma broca helicoidal. Essas soluções são merecidamente populares entre os artesãos. Basta montar o conjunto no equipamento de perfuração e pressionar um botão. Os modelos em espiral estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos. O mais longo deles atinge um comprimento de 60 cm.

Também existem modificações com comprimento de 22 e 45 cm. Mas eles não são muito adequados para trabalhar com materiais espessos.Especialistas apontam que uma broca helicoidal requer o uso de uma broca a uma velocidade de cerca de 800 rotações. Desde que também seja suficientemente potente, a perfuração será muito eficaz. Perfurar 2-3 toras em uma casa de toras com uma broca menor que 60 cm não é nada para se pensar.

Outro tipo comum é o acessório ajustável circular. Na vida cotidiana, ele costuma ser chamado de "bailarina em uma árvore". Essa broca é projetada como uma bússola. O elemento de centralização é colocado bem no meio. As peças de corte estão localizadas na barra transversal, o que muda a posição com flexibilidade.

Características importantes de tal produto:

  • adequação para processamento de chapas e estruturas sólidas de até 2 cm de espessura;
  • trabalho bem-sucedido com painéis de partículas, painéis de fibra, compensados;
  • a capacidade de fazer furos de 3 a 13 cm com uma seção transversal (mas sempre a uma profundidade rasa);
  • incluído no conjunto de entrega de uma chave hexagonal e um punção central para marcas de superfície;
  • preferência para trabalhar em baixas velocidades.

Nuances de escolha

É impossível determinar a qualidade do material usado por sua aparência. Mas você sempre pode pedir um certificado. Isso não dá uma garantia completa, no entanto, a falta de certificados indica claramente a baixa qualidade e / ou origem questionável do instrumento. A inspeção cuidadosa do produto também é necessária.

Um bom hardware, por definição, não tem falhas visuais, mas as aprimora com muito cuidado.

Não é necessário verificar tudo a olho nu - rolando a broca em uma superfície plana, você pode notar imediatamente quaisquer desvios. A embalagem das mercadorias também merece atenção. Os fabricantes responsáveis ​​não economizam nisso. Eles definitivamente deveriam alertar:

  • má qualidade de impressão;
  • linhas desiguais;
  • letras borradas;
  • erros de grafia, especialmente nomes de fabricantes e rótulos;
  • força insuficiente do pacote.

Existem também considerações de preço a serem consideradas. A maioria das brocas de orçamento raramente tem uma vida útil longa. E no segmento de fixadores grandes, esse problema é ainda mais pronunciado. Não é de se admirar - tais estruturas sofrem cargas mecânicas muito significativas durante o uso. Claro, só faz sentido comprar brocas:

  • nas lojas da marca do fabricante;
  • em grandes redes varejistas;
  • em locais verificados com antecedência.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário