Tudo que você precisa saber sobre exercícios

Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição das espécies
  3. Materiais (editar)
  4. Opções de revestimento
  5. Tamanho e peso
  6. Aulas de precisão
  7. Fabricantes populares
  8. Como escolher?

Uma broca é uma ferramenta de construção fácil de usar, projetada para criar orifícios redondos. Existem muitos tipos de brocas que são usadas para trabalhar em uma ampla variedade de superfícies. Eles diferem uns dos outros no diâmetro do dispositivo, no tipo de haste e no material de trabalho.

O que é isso?

Como mencionado acima, uma broca é um dispositivo de corte de encanamento necessário para obter orifícios de configuração circular. As mais populares atualmente são brocas elétricas, chaves de fenda, brocas de martelo, nas quais brocas de metal são instaladas.

Cada um dos dispositivos listados desempenha sua própria função, mas nenhum deles funciona sem uma broca que precisa de substituição periódica. É muito importante compreender a variedade de consumíveis para ferramentas elétricas.

Descrição das espécies

Existem várias classificações de brocas. Dependendo da finalidade, a ferramenta pode ser usada para processar:

  • metal;
  • cerâmica;
  • copo;
  • azulejos;
  • Madeira;
  • Aglomerado;
  • plástico;
  • tijolos;
  • concreto;
  • papel (broca oca);
  • vários materiais (combinados).

Ao selecionar o consumível correto, considere o revestimento da ponta. À venda você encontra ferramentas com os seguintes tipos de revestimento:

  • titânio;
  • diamante;
  • cobalto.

Cada um desses tipos de pulverização é projetado para lidar com materiais específicos. Por exemplo, o diamante é usado para perfurar o vidro, o cobalto é perfeito se você precisa trabalhar muito com uma broca sem trocar as peças. Desgasta menos do que outros análogos.

A broca de titânio é muito dura e ideal para fazer furos redondos em metal.

As brocas para processamento, dependendo da forma, são divididas nas seguintes variedades:

  • espiral (rotação para a direita ou esquerda, às vezes são chamadas de brocas reversas, brocas laterais);
  • pisou (pisou);
  • cônico;
  • coroa;
  • caso;
  • circular;
  • anel.

A broca de haste com fenda é usada para fazer grandes orifícios em uma variedade de materiais. Pode ser ferro fundido, metal, plástico, aço. As ferramentas ranhuradas podem ter diâmetros diferentes. O ferramental mais comum tem 12-20 mm de largura.

Os consumíveis de insertos substituíveis pertencem à nova geração de ferramentas de corte. Como o nome indica, as pastilhas de corte são substituíveis e vêm em diferentes modificações. Eles são fixados ao corpo de aço com um parafuso.

O desempenho da broca é aumentado pela centralização e escareamento de qualidade, reduzindo assim o número de turnos de trabalho.

Ferramentas de corte de impacto são usadas como acessórios para martelos rotativos de serviço pesado ou brocas industriais. Eles são melhores para processar paredes de concreto. Eles transmitem menos vibração para um trabalho de alta qualidade. Qualquer tipo de broca com um grande diâmetro de ponta pode ser usado para alargar os furos. Se você precisar perfurar até certa profundidade para não cometer erros, use um medidor de profundidade. Externamente, parece um anel de diâmetros diferentes.

Para que os compradores entendam melhor a finalidade de uma ferramenta específica, os fabricantes criaram uma etiquetagem. Letras e números especiais são aplicados às brocas, indicando que tipo de metal o equipamento é adequado para processamento.

A marcação pode ser em inglês e russo, dependendo do país de produção. Com a ajuda de tabelas especiais e do número indicado na broca, você pode determinar de forma independente a especificação da ferramenta.

Algumas ferramentas de corte são usadas apenas em escala industrial.

  • Broca de copo. Usado como acessório de corte. É indispensável quando é necessário furar uma junta em estruturas de móveis.
  • Equipamento de perfuração ferroviária. Essas ferramentas são usadas não apenas para processar trilhos ferroviários, mas também para trabalhar com ferro fundido, níquel, cobre e outros metais mais raros que o aço.
  • Broca piloto. Útil ao trabalhar com madeira.
  • Brocas dupla face e dupla. Utilizado para trabalhar corpos, peças metálicas e rebites.
  • Flexível ajudará a puxar o cabo.
  • Brocas para máquinas de enchimento. São utilizados na indústria moveleira, caso seja necessário fazer um furo em aglomerado, contraplacado ou madeira natural.

Algumas ferramentas consumíveis são usadas apenas para trabalhar sob controle. Quando eles falam sobre equipamentos desse tipo, eles se referem a brocas para uma chave de fenda. Eles são vendidos em conjuntos. As brocas cegas são adequadas para fazer orifícios em caixas e as roscadas para cortar fios em casa.

Para metal

De vez em quando, ao realizar trabalhos de reparo, construção de prédios no país, reparo de equipamentos ou outros fins, deve-se utilizar uma furadeira que possa fazer um furo no metal. Para fazer isso, você precisa comprar uma furadeira especial. É vendido individualmente ou em conjunto. Se o conjunto de brocas não for útil para você, você precisa aprender a escolher o consumível certo.

Para ser capaz de distinguir uma ferramenta durável de uma descartável, você precisa saber em quais elementos a broca consiste.

  • Parte principal ou de corte acima de tudo, envolvido no corte de metal. Possui duas bordas conectadas uma à outra no núcleo. Espessa suavemente em direção ao início da haste.
  • A haste executa a função fixação de um elemento consumível ao equipamento de construção (brocas, chave de fenda, furadeira).
  • Superfície de trabalho. Sua principal e única função é remover cavacos do local de perfuração.

Ao processar uma superfície de metal, qualquer tipo de ferramenta consumível pode ser usado. As mais comuns são as brocas helicoidais. Eles são mais frequentemente usados ​​especificamente para metais. Em uma haste cilíndrica com uma ou duas ranhuras, os cavacos são removidos do local de perfuração do furo desejado.

As brocas helicoidais, por sua vez, podem ser classificadas em vários outros grupos.

  • Consumíveis de forma cilíndrica. Esses elementos são adequados para trabalhar com metais fortes, portanto, são feitos de ligas combinadas especiais, onde podem ser adicionados cobalto, tungstênio ou molibdênio. Eles podem ser longos, curtos ou médios. Este parâmetro é regulado pelos GOSTs correspondentes. Uma broca curta pode ser chamada de broca com comprimento de 20 a 133 mm, uma longa - de 56 a 254 mm, e uma de tamanho médio - de 19 a 205 mm.
  • Ferramentas de alta precisão - são sempre brocas helicoidais que estão em conformidade com GOST 2034-80. São fabricados em aço rápido com espessura de 0,25-80 mm e destinam-se ao processamento de estruturas de aço com dureza de até 229 HB, em alguns casos - até 321 HB. Brocas com precisão A1, ou, em outras palavras, maior precisão, são projetadas para fazer furos de 10 a 13 graus.
  • Brocas para a mão esquerda útil se você precisa perfurar parafusos quebrados ou parafusos auto-roscantes, e eles também são usados ​​em tornos semiautomáticos que giram para a esquerda, ao contrário de martelos ou brocas rotativas domésticas.

Ferramentas cônicas são adequadas para superfícies metálicas finas. Esses consumíveis também podem expandir os orifícios existentes. Eles são, portanto, em forma de cone. Com a ajuda deles, você pode obter orifícios de tamanhos diferentes.Outro tipo de broca adequada para trabalhar metal é a broca carotagem. Eles removem o aço ao redor da periferia do furo, deixando-o no centro. Acessório ideal para uma broca de martelo quando um orifício de grande diâmetro é necessário.

Os tipos de brocas listados acima são ideais para usinar superfícies de aço de diferentes resistências. O principal na hora de escolher é prender a atenção em um consumível que vai furar o diâmetro que você precisa no metal.

Por madeira

Ao trabalhar com madeira com uma broca universal ou ferramenta projetada para trabalhar com aço, você não pode obter um furo com bordas regulares. Ferramentas especiais são adequadas para este propósito. Primeiro, vamos falar sobre brocas helicoidais, que também são usadas no processamento de aço, mas diferem no design da ponta. Externamente, parece um tridente, devido ao qual permite fazer orifícios profundos de pequenos tamanhos na faixa de 2 a 30 mm.

Se você precisar fazer um furo profundo, esteja preparado para o fato de que a ranhura está entupida com cavacos. A desvantagem das ferramentas espirais é também a falha rápida das bordas laterais. Isso pode acontecer quando a broca atinge um prego ou parafuso. Além disso, quando for necessário processar madeira, você pode voltar sua atenção para as brocas helicoidais. Eles vêm em todos os tipos de tamanhos e diâmetros e se tornarão indispensáveis ​​quando você precisar fazer um furo passante, conectar vigas grossas ou placas finas.

A broca de cofragem é adequada para o processamento de madeira macia ou tábuas de dureza média. O barril de aço é projetado para operação contínua. Esses acessórios de broca sem fio ou sem fio são projetados com bordas cortantes chanfradas para minimizar a probabilidade de quebra dos pregos. Na montagem de móveis ou estruturas de construção, use sempre chaves de fenda ou outras ferramentas deste tipo.

No caso de aglomerado, é adequada uma broca de passagem especial com placa soldada ou monolítica, utilizada no processamento de materiais para ladrilhos, inclusive para compensados. O corpo de alta resistência é feito de aço especial - isso garante maior resistência ao desgaste.

Preste atenção ao revestimento protetor preto ou laranja na ponta da broca - protege a ferramenta do acúmulo de sujeira e aumenta sua vida útil.

Sobre pedra e tijolo

É necessária uma broca para pedra num conjunto de consumíveis destinados a uma vasta gama de trabalhos de reparação de vários níveis de complexidade. Você não pode prescindir de uma furadeira para tijolos se precisar fazer um furo na parede do apartamento. O ferramental para trabalhar com uma pedra vem em vários tamanhos:

  • ferramentas de grande diâmetro de 4 a 22 mm, não mais de 600 mm de comprimento;
  • brocas médias com diâmetro de 4-16 mm;
  • pequenos consumíveis com tamanhos de 3 a 9 mm.

Uma broca de martelo é ideal para furar paredes de concreto, tijolos grossos, em alguns casos pode ser substituída por uma broca. Uma broca para granito, tijolo ou pedra é usada para o trabalho de instalação. Ele tem alta resistência, por isso não vai quebrar mesmo durante a perfuração de longo prazo.

Vidro e azulejo

Uma broca para vidro, cerâmica ou ladrilhos é mais difícil de pegar do que uma ferramenta para trabalhar metais. Isso se deve ao fato de que o vidro é um material mais delicado de manusear e você precisa ser capaz, junto com os consumíveis, de selecionar corretamente a ferramenta principal para processá-lo. Brocas de baixa rotação, chaves de fenda de baixa rotação e sem fio são ideais para trabalhar ladrilhos de cerâmica e vidro.

As chaves de fenda de baixa velocidade (potência de até 1000 rpm) com profundidade de aparafusamento limitada são divididas em dispositivos com velocidade de rotação do fuso baixa, média e alta. Eles são projetados para uso com brocas com ponta de diamante. Esses dispositivos são adequados para perfurar materiais de vidro. O ferramental de vidro é tubular, a fim de perfurar o orifício necessário com a maior precisão possível.Não há canais de cavacos em espiral neste tipo de ferramenta. As perfuratrizes são mais adequadas não para vidro, mas para ladrilhos. Com esse equipamento, você pode facilmente fazer um grande orifício.

Materiais (editar)

Para além das brocas de metal a que estamos habituados, estão à venda ferramentas de corte em carboneto, nomeadamente carboneto de tungsténio. Com essas ferramentas de corte, não será difícil processar alumínio, plástico, textolite. A liga de carboneto de tungstênio é usada para produzir a peça de corte com uma dureza de HRC 50, e a haste da broca é feita de aço. Se houver uma broca de carboneto de tungstênio na broca, você poderá fazer um furo em pedra, porcelana, cerâmica, alumínio com segurança.

Outro tipo de broca é a ebonite. Como tal, eles não existem. À venda você pode encontrar uma broca com ponta vitoriosa, equipada com uma placa de metal duro. É com esse material que se confunde a ebonite.

Opções de revestimento

Independentemente do material de que as brocas foram feitas, elas tendem a se desgastar. Para aumentar a vida útil, os fabricantes tiveram a ideia de tratar os produtos com diferentes revestimentos, cada um conferindo à broca características adicionais. O material mais simples usado para brocas é um filme de óxido. É eficaz na proteção da peça de mão contra superaquecimento durante o trabalho intensivo.

O revestimento de titânio protege a base da corrosão e abrasão. Essas ferramentas são amarelas e são mais caras do que as pretas, mas mais baratas do que as ferramentas consumíveis com revestimento de cobalto. O titânio aumenta a vida útil do consumível em pelo menos 3 vezes. É usado ao trabalhar com classes de aço de liga. Além disso, essa ferramenta de corte é adequada para fazer furos em ligas de alta viscosidade. Se a liga com a qual a ferramenta é feita indicar que contém cerca de 5% de cobalto, isso fornecerá alta resistência ao calor ao metal.

Também vale a pena mencionar o ferramental revestido de diamante. Essas ferramentas são adequadas para trabalhar com vidro e cerâmica.

Tamanho e peso

As mais comuns são as brocas helicoidais. Eles têm um propósito universal. Os diâmetros padrão dessas brocas estão na faixa de 1-31,5 mm. Como você pode ver, a diferença entre os números inicial e final é muito grande. Isso fala de uma ampla gama de ferramentas consumíveis. As opções de snap-in podem variar significativamente dependendo do uso pretendido. Os diâmetros das ferramentas de corte para metal não ultrapassam 12 mm e o comprimento não ultrapassa 155 mm. Se o equipamento tiver uma cauda cônica, os parâmetros da ferramenta de trabalho serão de 6-60 mm de largura e 19-420 mm de comprimento. As brocas para madeira têm os seguintes parâmetros geométricos:

  • grande - de 5 a 11 mm com aresta de corte de 1,5 a 2 mm;
  • médio - largura 10-20 mm, borda - 2-4 mm;
  • pequeno - de 20 a 50 mm de diâmetro, com borda de 6 a 8 mm, esse equipamento também pode ser chamado de consumível fino.

Existem também micro-brocas que são usadas para gravação. Todos os tamanhos de ferramentas de corte são regulados por vários GOSTs.

Aulas de precisão

Existem apenas dois tipos de broca de precisão - classe A e classe B. A primeira opção são itens consumíveis de maior precisão para fazer orifícios de 11 a 14 graus. Esta unidade de medida determina a precisão com que o produto ou seus elementos são fabricados. O ferramental de precisão A é fabricado com um perfil retificado. Devido a isso, essas brocas têm uma saída de cavacos mais leve, a temperatura de aquecimento é mais baixa e a vida útil da peça de corte é muito maior.

Os próprios furos, obtidos com brocas de maior precisão, apresentam uma qualidade superior da superfície usinada. Classe B ou B1 é um parafuso longitudinal, o ângulo de afiação é de 118 graus. São brocas versáteis, adequadas para fins industriais e domésticos.A primeira opção é quase a metade do preço, porque esses consumíveis são usados ​​para trabalhar em máquinas-ferramentas.

Fabricantes populares

O mercado de ferramentas e consumíveis para construção oferece uma ampla seleção de produtos em diferentes segmentos de preços. Muitos compradores consideram a empresa alemã Metabo a melhor marca, que oferece soluções modernas e inovadoras adequadas tanto para profissionais de alto nível como para proprietários comuns que adquirem ferramentas para uso doméstico. Particularmente atraente é a ampla variedade de brocas. Eles fabricam ferramentas para trabalhar com metal, madeira, vidro, cerâmica, concreto, etc.

A próxima empresa a que você deve prestar atenção é a empresa nacional "Interskol". Há muito tempo é o mais influente no mercado russo e pode competir em pé de igualdade com marcas estrangeiras mais conhecidas.

Além desses dois gigantes, uma série de outras empresas podem ser distinguidas que produzem brocas e outros insumos em diferentes segmentos de preços, por exemplo:

  • Mastertool;
  • Ferramentas domésticas;
  • "Zênite";
  • "Ataque";
  • DIAGER e muitos outros.

Em todo caso, ao escolher, você precisa se concentrar nas características técnicas e nas análises sobre a ferramenta em si, para só então olhar para o fabricante. Esta é a única maneira de encontrar bons acessórios para brocas e chaves de fenda.

Como escolher?

A maneira mais fácil de escolher uma ferramenta consumível é baseada no material que você precisa processar. Pode ser madeira, concreto, aço, vidro. Cada tipo de broca é projetado para criar furos de diferentes diâmetros e profundidades. Certifique-se de levar em consideração a classe de força - então, durante o trabalho, você não precisará colocar muito esforço e o equipamento em si durará muito mais.

Sempre pergunte sobre as características técnicas do produto, considere os seguintes parâmetros:

  • ângulo de afiação da broca;
  • comprimento da ferramenta;
  • a espessura do consumível;
  • classe de precisão;
  • forma de encaixe.

Por exemplo, para drywall, apenas as perfuratrizes são adequadas. Eles podem ser afiados por conta própria, têm um design complexo e são um pouco mais caros do que os consumíveis cilíndricos simples. Para furação profunda, ferramentas com pastilhas de metal duro com uma faixa de usinagem de 8 a 65 mm são adequadas. Eles devem ser espirais ou penas. Essas ferramentas consumíveis irão ajudá-lo a criar um orifício profundo sem esforço.

Chanfrar ou rebarbar é bastante comum na usinagem de superfícies diferentes. Essas operações são realizadas por meio de um grande número de exercícios. Recomenda a escolha de ferramentas inteiras de metal duro para chanframento.

Se você achar difícil encontrar uma broca de qualidade para sua ferramenta, sugerimos comprar conjuntos especiais contendo diferentes tipos de equipamentos de perfuração e percussão.

Para obter informações sobre como fazer um suporte de perfuração simples com as próprias mãos em uma hora, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário