Tipos e segredos de escolha de brocas de metal duro
Uma broca de carboneto pode ser usada para processar materiais de alta resistência como, por exemplo, ferro fundido, pedras - naturais e artificiais, bem como trabalhar em concreto, em uma placa de circuito impresso, tijolo, metais não ferrosos, todos os tipos de plásticos. Eles são chamados de carboneto por uma razão, mas porque as placas são soldadas em suas peças de corte, para a produção das quais ligas de carboneto são usadas. Quando materiais de alta resistência são perfurados com essas brocas, isso torna o processo de perfuração duas vezes mais eficiente do que usar ferramentas de aço convencionais.
Descrição e escopo
A dureza das pastilhas de corte, soldadas à broca, prolonga significativamente sua vida útil, no entanto, isso não significa que tais cardan podem ser usados para trabalhar em qualquer superfície. Por exemplo, Ao usinar chapas de aço, as pontas de carboneto podem se desgastar rapidamente e até mesmo quebrar. Para evitar que isso aconteça, as ferramentas de trabalho devem ser muito rígidas.
Caso contrário, devido à vibração durante a operação, as pastilhas de metal duro primeiro perderão a cor e, em seguida, simplesmente se desprenderão da superfície da broca.
Visão geral da espécie
Até o momento, os compradores recebem uma ampla variedade de cardan com placas de metal duro, que podem ser usados para processar metal e outros materiais. Esses bicos podem ser classificados de acordo com uma série de parâmetros, por exemplo:
- pelo material do qual as placas são feitas;
- pelo método de fixação dessas placas à parte de trabalho do bico;
- pelo formato das placas;
- na forma que as ranhuras têm entre as superfícies de corte do bico, essas ranhuras são projetadas para evacuar com eficiência cavacos e outros resíduos provenientes do processo de perfuração.
Bicos equipados com placas de carboneto têm algumas características de design que os distinguem de outros "irmãos".
Em primeiro lugar, parte de trabalho mais curta - em comparação com outros tipos de brocas, é menos em 20-30%. Isso se deve ao processo de reafiação da broca - só pode ser feito em pastilhas de metal duro. Se a broca e o gabarito formam um conjunto, o comprimento da broca é igual ao comprimento de um cardan convencional.
O diâmetro do núcleo do bico na direção da haste aumenta a cada 10 cm de 1,4 a 1,8 mm. O ângulo em que você segura a broca é em proporção direta à profundidade do furo a ser perfurado. A haste em forma de cone deve estar bem ajustada ao fuso da máquina, pois o quão rígida e forte a garra é, depende de quão preciso e de alta qualidade será o processo de furação.
Além disso, a boa fixação da broca garante uma operação sem problemas e sem quebras no processo.
Por material de fabricação
Se falarmos sobre os materiais dos quais as pastilhas de corte são feitas, na maioria das vezes são ligas de carboneto de tungstênio. Eles são obtidos principalmente por métodos de metalurgia do pó. A marca VK8 há muito se estabeleceu como especialmente popular para bicos de estampagem para trabalhar com materiais duráveis. Esses cardanis são usados com sucesso para fazer furos em aços-liga, aços resistentes ao calor, ferro fundido, madeiras nobres. Além disso, é essa composição que é mais acessível.
Pelo método de fixação das placas
A fixação das pastilhas de carboneto ocorre nas peças de corte por solda ou por conexão de parafuso (mecânica), então as pastilhas são substituíveis. Se a solda for usada, afiar novamente é possível apenas algumas vezes, após o que a broca se torna inutilizável.
No caso de utilizar o método mecânico de fixação das placas, a substituição das placas não recapeadas é bastante fácil.
Por formulário
A pastilha de metal duro pode ter vários formatos diferentes - este é um paralelogramo, um retângulo, um losango e um triângulo com seis arestas de corte. O tipo de formato de ranhura entre as arestas de corte não deve ser ignorado. Seja qual for o formato que possua, sua superfície interna deve ser totalmente polida para que os cavacos sejam efetivamente removidos da área de trabalho e não obstruam o furo, interferindo no funcionamento da ferramenta.
Marcando
Insertos de carboneto, que são soldados a uma broca sólida, são fabricados de acordo com GOST 25393-90. Placas substituíveis com um certo número de bordas são feitas de acordo com outro GOST - 19086-80.
Como escolher?
Ao escolher pontas de metal duro, há dois fatores principais a serem considerados: qual superfície você planeja trabalhar e que profundidade e diâmetro o furo deve ter. Isso restringirá imediatamente a seleção a um pequeno grupo de exercícios. Em seguida, você precisa prestar atenção ao material de que as arestas de corte são feitas, quão forte é o carboneto.
A reputação do fabricante do produto e sua qualidade não são menos importantes, pois, via de regra, o preço desses cardanis é bastante alto. Portanto, você deve estudar cuidadosamente as propriedades do produto antes de pagar por ele. Obviamente, quanto mais famoso for o fabricante da broca, mais alto será o preço, mas a qualidade de tais produtos também é bastante alta.
Tenho que pagar por ferramentas de fabricante desconhecido e a qualidade suscita muitas dúvidas? Cada comprador responde a si mesmo a esta pergunta.
Se você quer que o produto lhe sirva por muito tempo e funcione bem, é melhor escolher aqueles de fabricantes com boa reputação e que já atuam no mercado de ferramentas para construção há muito tempo.
Resfriamento e lubrificação
Para que o gimlet de carboneto funcione com mais eficiência, ele deve ser resfriado por dentro. É possível prescindir do uso de fluido de corte apenas quando você faz um furo, cuja profundidade não será superior a 1 diâmetro de bico (por exemplo, com um diâmetro de 3 mm, o orifício também pode ter 3 mm de profundidade).
A qualidade da perfuração depende não apenas de quanto fluido de corte (refrigerante) se moverá pela cavidade interna do bico, mas também de quanto refrigerante será fornecido. A cabeça deve ter pelo menos 12 atmosferas. Assim, a ferramenta não será apenas resfriada intensamente, mas também a remoção de cavacos será muito mais eficiente.
Nitidez
Para conferir a dureza necessária à broca em sua parte de trabalho (sua medição é feita de acordo com a escala HRC), ela é tratada termicamente, basicamente este processo coincide com a soldagem das próprias placas. Se as pastilhas forem perfiladas, o resultado da furação será muito melhor. Placas removíveis em brocas torcidas ou monolíticas são adequadas não apenas para fazer furos, mas também para furar ranhuras e furos prontos.
Se a broca for equipada com placas em forma de onda, ela pode funcionar com uma técnica mais sutil - a inserção passo a passo. Essa tecnologia estabiliza a posição da broca ou martelo perfurador no estágio inicial de rosqueamento e também minimiza o risco de a ferramenta "liderar" o processo.
O corte de mergulho incremental também reduz a força de corte gerada durante a perfuração.
Como afiar brocas de metal duro é mostrado no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.