Tudo sobre exercícios SDS
Muitas vezes, no processo de execução de várias obras de construção, torna-se necessário o uso de todos os tipos de brocas. Essas ferramentas permitem fazer furos com rapidez e precisão em estruturas para pregos, parafusos auto-roscantes e também possibilitam o processamento dos furos realizados. Hoje vamos falar sobre os exercícios SDS.
Peculiaridades
A broca SDS é uma pequena broca equipada com elementos de corte finos que criam entalhes em uma variedade de materiais, incluindo substratos de concreto, tijolos e pedras.
Este modelo é mais frequentemente usado para perfurações de rocha. Como outras variedades, possui uma haste e uma espiral projetada para remover os restos de material destruído do local de perfuração.
A parte de corte dos produtos com hastes SDS é feita de metal duro. Pode ser produzido com diferentes configurações de afiação e diferente número total de lâminas. Neste caso, as arestas de corte são criadas de forma que suas pontas fiquem ligeiramente arredondadas, ao contrário das brocas padrão de maior nitidez.
A haste é uma peça com a qual a broca é conectada diretamente ao mandril do aparelho. Dependendo do tipo de mecanismo de fixação, este elemento pode variar significativamente em algumas características do projeto.
Na haste do produto, elementos especiais são adicionalmente fixados para anexar ao mandril de perfurantes. Dependendo do tipo deste componente, as brocas são divididas em variedades separadas (SDS, SDS-top, SDS-quick).
As hastes SDS foram produzidas pela primeira vez pela empresa alemã Bosch. Este desenvolvimento inovador tornou possível substituir rapidamente diferentes brocas na perfuratriz.
Uma vantagem significativa dos produtos SDS é sua capacidade de se mover em torno de seu próprio eixo com uma pequena amplitude. Isso torna possível proteger o mandril da unidade de possíveis cargas de choque, devido às quais a ferramenta freqüentemente quebra durante a operação.
Visão geral da espécie
Freqüentemente, brocas desse tipo são vendidas em grandes conjuntos, nos quais existem diversas variedades de tais produtos ao mesmo tempo, mas eles também podem ser adquiridos em lojas de ferragens e individualmente. Existem vários tipos de exercícios SDS.
- SDS. Esta opção padrão é considerada a mais comum. Seu diâmetro é de 10 milímetros. Possui haste com duas pequenas ranhuras. Eles são inseridos em um mandril de punção de 40 mm. As hastes deste tipo têm compatibilidade total com os mesmos elementos do tipo SDS-plus.
- SDS-plus. Este modelo é produzido com haste (diâmetro de 10 milímetros). Ele também se encaixa em um porta-ferramentas de 40 mm. Esta amostra tem um total de 4 ranhuras - 2 abertas e 2 fechadas. A primeira opção é necessária para guias, a segunda é para bolas de bloqueio. A área de contato entre as cunhas do mandril e a própria haste é de 75 metros quadrados. milímetros. O modelo é considerado ótimo para perfuratrizes leves, e o comprimento total da perfuratriz deve ser de aproximadamente 110-1000 mm, e seu diâmetro deve variar de 4 a 26 mm. O modelo pode mover-se livremente ao longo do seu eixo com a amplitude necessária (no porta-ferramentas, em regra, é de 1 centímetro).
- SDS-top. Este modelo não é considerado uma opção comum e raramente é usado. O produto destina-se a perfuratrizes de construção de médio porte com cartuchos substituíveis. O diâmetro da haste atinge 14 mm. Como no modelo anterior, o SDS-top fornece apenas 4 slots - 2 slots abertos e fechados.A área no ponto de contato com as cunhas é de 212 m². milímetros. O SDS-top é capaz de fazer reentrâncias de até 16 mm de comprimento.
- SDS-máx. Este tipo é frequentemente usado durante o trabalho de construção. O modelo é projetado para máquinas pesadas, para brocas de grande diâmetro. O diâmetro do produto é de 18 milímetros. A área total de contato com as cunhas atinge 389 m2. milímetros. A amostra às vezes é usada para trabalhos de metal e concreto. Esta peça é fixada no mandril da unidade por 90 mm. O SDS-max tem um total de 5 slots: 3 abertos e 2 fechados. O modelo pode girar livremente em torno de seu eixo, no cartucho do aparelho a amplitude será de 3 a 5 centímetros.
- SDS rápido. Este exemplo difere de todos os outros modelos porque, em vez de ranhuras, tem projeções especiais. Essa variedade raramente é usada. O suporte pode ser usado para prender brocas, brocas com uma haste diferente (na maioria das vezes com uma de 4 polegadas de 6 lados).
- SDS-hex. A variedade é utilizada exclusivamente para britadeiras com alto valor energético de impacto, não sendo recomendada para brocas. Possui grandes dimensões em comparação com outros modelos. A amostra pode ser adequada para o processamento cuidadoso de superfícies de pedra, concreto, asfalto, mas também às vezes funcionam em madeira.
Como escolher?
Ao escolher essa ferramenta, lembre-se de que cada modelo individual pode não ser adequado para todos os trabalhos. Muitas amostras SDS são adequadas para cortar elementos que não são adequados para o corte doméstico geral porque têm um diâmetro relativamente grande.
Na maioria das vezes são usados nos casos em que é necessário fazer grandes depressões em estruturas de concreto, superfícies de granito.
Os modelos SDS, SDS-max, SDS-plus podem se tornar opções ideais para o trabalho padrão. As 2 últimas opções são consideradas semelhantes. A diferença entre esses modelos está no número total de ranhuras. O SDS-max, via de regra, é produzido com 5 desses elementos, e o SDS-plus - com 4, eles também diferem nas dimensões. Além disso, podem ser usados para diferentes tipos de brocas: a primeira opção é para brocas de 20 mm, a segunda opção pode ser escolhida para arestas de até 26 mm.
O vídeo a seguir apresenta os exercícios SDS-plus.
O comentário foi enviado com sucesso.