Brocas com escareador para madeira

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Dicas de Seleção

No processo de várias atividades de construção, os especialistas muitas vezes precisam trabalhar com estruturas de madeira. Para fazer com que os produtos de madeira tenham uma aparência mais agradável esteticamente e não sejam estragados por um grande número de pregos e parafusos autorroscantes, no processamento desse material, você pode usar brocas especiais com escareadores. Hoje vamos falar sobre quais características importantes essas ferramentas de construção têm e quais tipos podem ser.

Peculiaridades

As brocas escareadoras de madeira permitem que você crie e processe orifícios no material. Ao mesmo tempo, os acessórios deste tipo são pequenos produtos que criam recessos para montagens largas.

Os escareadores para essas ferramentas são brocas com vários componentes de corte e são mais comumente usados ​​para trabalhar com furos cônicos ou cilíndricos. Esses elementos metálicos permitem fazer depressões de diferentes tipos no material.

Além disso, uma broca escareadora é freqüentemente usada para aumentar ligeiramente o diâmetro do recesso, para fazer a usinagem de furos já feitos. A diferença entre a ferramenta de escarear e outros modelos é que mais de duas lâminas são usadas para a primeira opção.

Além disso, esta ferramenta é mais larga em diâmetro.

Freqüentemente, esses acessórios são necessários para máquinas de produção profissional. Com esta ferramenta, muitos usuários realizam o desbaste dos furos realizados, processando as pontas das estruturas, mascarando toda a rugosidade e outras irregularidades da superfície.

O resto do produto é chamado de haste. Este elemento é necessário para conectar a ferramenta ao mandril de uma furadeira ou máquina-ferramenta. Esta peça também pode ter diferentes formas e tamanhos.

Existem hastes com as seguintes formas: cilíndricas, hexagonais, triangulares, tetraédricas ou canônicas. Neste caso, a primeira opção é a mais comum, deve corresponder ao diâmetro da peça de corte. Assim, para um escareador com diâmetro maior, utiliza-se uma haste com diâmetro menor. Para algumas das brocas menores, hastes ligeiramente maiores do que elas mesmas podem ser selecionadas.

A haste canônica é usada comercialmente. Todas as outras variedades só podem ser usadas para determinados tipos de mandril (três mandíbulas, convencional).

Qualquer usuário poderá fazer um escareador por conta própria, sem comprar em uma loja de ferragens. Para fazer isso, primeiro você precisa preparar um parafuso auto-roscante desnecessário ou uma broca normal, tais elementos se tornarão a base para o futuro produto. Em seguida, essas partes devem ser ligeiramente aparadas com a adição de algumas lâminas finas.

Projetos caseiros podem ser personalizados, se necessário, para uma configuração individual.

Mas, como regra, os bicos feitos à mão se desgastam muito mais rápido em comparação com os modelos adquiridos e mesmo pequenos erros na fabricação podem levar a um valor de diâmetro muito grande.

Visão geral da espécie

Nas lojas de ferragens, os compradores poderão encontrar um grande número de modelos dessas ferramentas com esses acessórios. Isso inclui os seguintes exemplos:

  • peça única cônica;
  • montado em uma peça;
  • cilíndrico.

Cada um deles é usado dependendo do tipo de furo que se deseja fazer na estrutura de madeira. Para um trabalho particularmente trabalhoso, você pode usar um bico ligeiramente alongado.A última opção possui pernas pequenas projetadas para aparar as pontas dos produtos. A melhor opção para os usuários seria comprar um conjunto completo com diversas variedades dessas ferramentas.

As brocas do tipo cilíndrico, via de regra, são cobertas por uma camada especial durante o processo de fabricação, o que aumenta significativamente o nível de resistência ao desgaste do produto e sua durabilidade. O número de peças de corte pode variar de 4 a 10. Externamente, o design é semelhante a uma broca padrão convencional.

Além do mais, um pino especial é colocado no final dos modelos cilíndricos. Este elemento é projetado para fixar a posição da própria ferramenta durante a operação. Esses produtos são equipados com limitadores, eles podem ser removíveis ou atuar como parte de uma estrutura inteira.

Os modelos com batente de profundidade de perfuração removível são considerados os mais práticos. Eles sugerem a possibilidade de instalar um acessório de tipo de corte adicional.

Versões removíveis são fixadas à própria estrutura por meio de pequenos parafusos ocultos. Essas paradas às vezes são conectadas com uma chave sextavada.

Se for necessário fazer vários furos ao mesmo tempo em um produto de madeira, enquanto eles devem ter a mesma profundidade, então é melhor usar tais brocas que serão equipadas com suportes especiais com batentes de perfuração móveis ou fixos.

O modelo de broca cônica montada é uma estrutura que funciona em um determinado ângulo, cujo valor dependerá da finalidade deste modelo. O ângulo pode ser entre 60 e 120 graus. O número de elementos de corte pode ser de 6 a 12 peças.

A broca sólida também se parece com uma broca de parafuso convencional. É mais frequentemente usado especificamente para processar furos feitos em madeira.

Vários materiais podem ser usados ​​para a produção de escareadores. Muitas vezes, nas lojas, você pode ver esses elementos de construção feitos de vários tipos de aço. Portanto, eles podem ser feitos de base de aço ferramenta, liga, carbono, alta velocidade ou carboneto.

Se você precisa de uma broca para processar vários produtos de metal, os modelos de metal duro podem ser a melhor opção., porque é esta variedade que se diferencia das demais pela sua especial resistência a cargas constantes.

Para peças feitas de diferentes tipos de madeira, amostras padrão de alta velocidade também serão adequadas.

Além disso, escareadores para processamento de madeira podem diferir no diâmetro dos furos a serem usinados. As seguintes opções são consideradas as mais comuns:

  • modelos padrão - o diâmetro será de 0,5 a 1,5 mm;
  • modelos para furos com diâmetro de 0,5 a 6 mm - essas amostras podem ser produzidas com um dispositivo de segurança que permitirá o controle da profundidade de perfuração;
  • produtos para furos de 8 a 12 mm - este grupo, via de regra, inclui brocas rebaixadoras especiais com haste.

Dicas de Seleção

Ao comprar uma versão adequada de tal broca, você deve prestar atenção especial a alguns aspectos. Certifique-se de observar cuidadosamente a variedade do modelo selecionado.... Se você precisar fazer furos em estruturas de madeira com uma espessura relativamente pequena ou processar reentrâncias já criadas em tais produtos, então é permitido usar amostras com escareadores montados. Se você precisa processar objetos maciços ou peças de madeira com pastilhas de metal, então já é recomendado dar preferência à variedade cilíndrica.

Além disso, antes de comprar, é melhor prestar atenção ao material de que a amostra é feita. Alguns modelos de broca de aço podem ser a melhor opção para furação de longo prazo que requer cargas pesadas, como a opção de metal carboneto. Para trabalhar com produtos de madeira finos que não requerem muito esforço, essa ferramenta não deve ser usada. E algumas amostras são projetadas para uma perfuração mais fácil e rápida (modelos HSS).

Para informações sobre os tipos de brocas com rebaixador para madeira, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário