Escolhendo uma broca de arma
Para fazer furos cegos de grande profundidade, são utilizadas as chamadas brocas de arma e de canhão. Os furos feitos por este tipo de ferramenta de corte são utilizados em vários tipos de peças, cujo comprimento é bastante grande. Por exemplo, pode ser um virabrequim para uma finalidade específica ou um fuso. Uma broca convencional não é adequada para tais tarefas, portanto, as brocas de canhão e canhão são procuradas em um determinado segmento da produção industrial. Vamos considerar com mais detalhes as características de uma furadeira, canhão e outros tipos, GOST e critérios de seleção.
Peculiaridades
Se o comprimento do furo a ser perfurado for igual a cinco diâmetros da ferramenta de corte, esse furo pode ser considerado profundo. Fazer furos profundos e precisos é um procedimento complexo, que se caracteriza pela alta intensidade de trabalho e alto profissionalismo do operador. No processo de perfuração, a ferramenta de corte é resfriada com um líquido especial fornecido à área de trabalho da broca sob pressão.
Essa composição de resfriamento é um dos elementos constituintes da garantia de qualidade do trabalho executado.
Furadeira para furos profundos e precisos é importante posicioná-lo corretamente em relação à superfície de trabalho. Para facilitar este processo, uma chamada bucha de gabarito é usada, ela não permite que a ferramenta de corte se desvie durante a operação. Se não houver tal luva, você pode sair da situação primeiro perfurando um orifício com um diâmetro menor e, em seguida, expandindo-o com um número de broca diferente para as dimensões exigidas.
Ferramentas de mandrilamento fazem feito de liga de aço de alta resistência... Vale ressaltar que tal ferramenta de corte tem uma velocidade de rotação 10 vezes mais rápida do que a velocidade de uma broca convencional usada para fazer furos rasos. A ferramenta de corte é usada para fazer furos nas unidades de bombeamento, no corpo do bico ou na biela.
Ao trabalhar com uma ferramenta longa, muitas vezes surgem dificuldades associadas à remoção de cavacos gastos durante o processo de perfuração, portanto Sempre existe o risco de que a broca saia do caminho de perfuração especificado. Outra característica desta ferramenta é que não pode ser girado na velocidade máxima, se a ferramenta de corte não estiver imersa na cavidade da peça que está sendo processada. Tal descuido leva ao fato de que a parte de trabalho da ferramenta de corte é deslocada de um caminho predeterminado necessário para uma perfuração precisa.
Visualizações
Existem os seguintes tipos de ferramentas de corte que são usadas para fazer orifícios profundos e muito precisos:
- canhão - na parte de trabalho da ferramenta existe uma ranhura com a forma da letra V; é necessário para remover restos de aparas de metal do orifício;
- ejetor - esta ferramenta é usada para máquinas nas quais o elemento de corte está localizado na direção horizontal;
- rifle - uma variante equipada com pastilhas de aço carboneto, que estão localizadas nas pastilhas de corte intermediárias e principais;
- rifle - com peças de corte e superfícies de aço e ligas duras;
- rifle - em que as pastilhas de corte de carboneto são fixadas ao corpo por soldagem;
- espiral - tendo haste, que se apresenta em forma de estrutura cilíndrica.
Ferramentas de perfuração de rifle e canhão são opções de um único bit.Graças a eles, você pode fazer um furo cujos parâmetros de diâmetro estão na faixa de 0,5 mm a 10 cm.
Durante a operação, a broca aquece e pode ser resfriada fornecendo fluido de corte a um espaço especial localizado dentro da parte de trabalho da broca. As brocas canhão e canhão com pastilhas de corte de metal duro têm uma haste de trabalho em forma de cone. Esta forma orienta a ferramenta de corte com mais precisão para a área de perfuração.
Critérios de escolha
Parâmetros dimensionais e características técnicas de ferramentas de perfuração de rifle e canhão regulado pelos padrões GOST, segundo o qual essas brocas pertencem à série longa. O uso da broca só é possível em uma máquina especial projetada para perfuração profunda. Ao escolher um projeto de broca, você precisa levar em consideração os parâmetros de furo exigidos - seu diâmetro e comprimento. Para o desempenho de alta qualidade da tarefa, a taxa de avanço da broca, bem como o tipo de sua cauda, são de grande importância.
As principais recomendações a serem consideradas ao escolher uma ferramenta de perfuração são as seguintes:
- ao fazer um furo, o comprimento do qual será superior a 400 mm, recomenda-se o uso de 2 brocas com dimensões diferentes; primeiro você precisa usar uma ferramenta cujo tamanho é 9,95 por 800 mm e, em seguida, o furo é expandido com uma broca, cujo tamanho é ligeiramente maior e é de 10 por 400 mm;
- se o metal produz um tipo longo de cavaco durante a perfuração, é necessário escolher uma ferramenta de corte que tenha ranhuras longas e polidas para sua retração;
- se for necessário para processar ligas de metal macio, por exemplo, alumínio, então deve ser usada uma ferramenta de corte, cujo desenho prevê uma lâmina de corte afiada em um ângulo de 180 °;
- o conteúdo do lubrificante no refrigerante deve estar no nível pelo menos 10% do volume total desta composição;
- se o material macio é processado, então é necessário atingir a velocidade máxima de furação em etapas e isso deve ser feito em 3 etapas; além disso, o furo também é feito em etapas - primeiro é feita uma furação piloto com uma ferramenta de menor diâmetro e, em seguida, o furo é ampliado com uma broca do tamanho necessário;
- ao mudar um diâmetro de broca para outro tamanho, a rotação da ferramenta pode ser interrompida ligando por 1–2 segundos a alimentação de alta pressão do composto de resfriamento de lubrificante; após o furo ser feito de acordo com os parâmetros especificados, a broca é desligada, deixando de fornecer composto de refrigeração ao seu furo.
A fim de escolher a broca certa para fazer furos profundos, é importante levar em consideração não apenas suas dimensões iguais às dimensões do furo, mas também as características da liga metálica, bem como o tipo de equipamento de perfuração na qual o trabalho será executado.
Você precisa começar a trabalhar nas velocidades rotacionais mínimas da broca, embora seja importante garantir o fornecimento de fluido de corte para ela desde o início.
Como fazer furos profundos com as brocas HAMMOND, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.