Variedades e dicas para a seleção de brocas para metal

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tecnologia de produção
  3. Visão geral da espécie
  4. Materiais (editar)
  5. Dimensões (editar)
  6. Marcando
  7. Marcas populares
  8. Como escolher?
  9. Dicas de armazenamento

A construção é um processo complexo e complexo que inclui a implementação de muitas atividades diversas. Uma das etapas necessárias no processo de construção, na qual são obtidos os furos necessários de várias profundidades e diâmetros, é a perfuração. Mesmo as superfícies mais confiáveis ​​e duráveis ​​podem ser perfuradas. No entanto, para que este procedimento seja o mais eficaz possível, é necessário usar as ferramentas certas. Ao perfurar metal, é especialmente importante escolher as brocas certas. No artigo, falaremos com mais detalhes sobre os tipos existentes de produtos semelhantes e também descobriremos como escolher o correto.

Peculiaridades

Brocas para metal são ferramentas essenciais e amplamente utilizadas, ativamente utilizadas na construção e na engenharia mecânica. Se falamos sobre a aparência da broca, deve-se notar que é uma haste cilíndrica de metal.

Possui bordas afiadas e ranhuras em espiral para remover lascas de metal indesejadas.

Considere os componentes mais importantes de uma broca de metal.

Shank

Esta parte é necessária para fixar a broca no mandril do dispositivo utilizado para furar, seja uma broca ou uma broca de percussão. A haste garante a imobilidade do elemento de trabalho durante sua operação.

Zona de trabalho

Usando a área de trabalho, a broca cria um furo cilíndrico. As partes integrantes da área de trabalho incluem a parte de corte e as ranhuras de guia. Em termos de diâmetro, o elemento de corte ocupa metade do diâmetro total da broca. Neste caso, as ranhuras-guia são utilizadas para remover cavacos da superfície de trabalho, não atrapalhando ou interrompendo o procedimento de furação direta.

Cone Morse

Este cone é usado para aquelas brocas que são fixadas nos fusos e contra-pontos das máquinas-ferramenta.

Nem todas as brocas têm pés.

Tal elemento composto é relevante apenas para as peças de trabalho equipadas com uma haste cônica.

Nesse caso, as brocas com mandíbulas geralmente são projetadas para arrancar o dispositivo das montagens.

Pescoço

Devido à presença do gargalo, é garantido o máximo conforto na entrada e saída da lixadeira durante a usinagem das ranhuras em espiral. Deve-se ter em mente que o pescoço em si não é um elemento funcional. Devido a isso é tradicionalmente marcado com símbolos que descrevem as características distintivas da própria broca.

Parte guia

A peça-guia costuma ser chamada de peça-guia. Este elemento está em contato com a parede do furo que a broca faz no metal. A zona de orientação contribui para o fato de que o dispositivo vai exatamente ao longo do eixo do orifício - portanto, o recesso é o mais preciso possível.

O ângulo de inclinação da superfície espiral

Normalmente, esse valor é de 18 a 30 graus.

Ranhura de controle de cavacos

Esta parte é necessária para garantir que os cavacos produzidos durante a perfuração sejam rejeitados na velocidade ideal e no nível de inclinação necessário.

Diâmetro de inserção

O índice deste elemento deve ser igual à folga entre os lados externos das pastilhas de corte afiadas.

Placa de corte

A pastilha de corte é a aresta que fica entre as superfícies frontal e traseira.

De acordo com suas propriedades, é bastante afiado.

Canto superior principal

Este ângulo influencia muito o procedimento real de perfuração e também determina a resistência da broca em si. Para para que a perfuração em metal seja o mais eficaz possível, esse ângulo deve ser de 116-118 graus.

Superfície traseira

A superfície do flanco deve ser afiada em um ângulo de 8-12 graus em relação à peça de corte. Isso reduzirá significativamente a força de atrito indesejada.

Saltador

Esta parte é comum aos 2 flancos da broca e tem uma importante função de design.

Vanguarda transversal

Essencialmente, a aresta de corte transversal é uma aresta viva.

Este elemento está localizado no jumper.

No centro de tal aresta, o centro geométrico da peça de corte deve ser localizado.

Fita

Uma fita é composta por 2 listras que se projetam acima das superfícies em espiral. Essas peças são essenciais para uma calibração de furo eficiente e precisa e também reduzem o atrito.

Assim, Uma broca para metal é um elemento de trabalho que consiste em um grande número das peças estruturais mais importantes.

Tecnologia de produção

De particular interesse é o procedimento e a técnica para fazer os elementos de perfuração. Antes de usar esta ferramenta de trabalho, você precisa entender como ela é feita. Então, Uma broca para metal consiste em vários componentes, mas apenas dois deles são os mais importantes e insubstituíveis: a parte útil e a haste.

Tradicionalmente, a parte funcional da broca é feita de aço ou carboneto forte e durável, enquanto o metal de ferramenta de carbono é usado para fazer a haste.

Nesse caso, o próprio procedimento de fabricação de brocas para metal consiste em várias etapas principais.

Estágio preparatório

Nesta fase, todas as peças necessárias para a produção de um work item são preparadas. Então, as peças para brocas são cortadas por meio de unidades especialmente projetadas. Depois disso, ocorre um procedimento para limpar os espaços em branco de vários elementos indesejáveis.

Soldagem

Após a conclusão de todos os processos preparatórios, especialistas na fabricação de brocas de metal realizam a soldagem de topo por resistência.

Após a finalização da soldagem, é obrigatória a retirada do excesso de metal.

Neste caso, os próprios espaços em branco devem ter uma forma cilíndrica clara.

Girando

Para que as brocas para metal tenham o tamanho necessário, é imperativo realizar um procedimento de torneamento. Junto com o torneamento, também é realizada a centralização e o recorte das pontas. Assim, esta etapa na produção de uma broca é muito complexa e complexa.

Moagem

A fresagem é realizada em relação a hastes cônicas, reentrâncias espirais e alguns outros elementos. Entre outras coisas, em Nesta fase, a broca também é tratada termicamente e limpa por meio de uma instalação especial.

Esmerilhamento

As ranhuras das espirais, a haste, a peça de trabalho são submetidas ao processo de retificação e polimento.

Afiação de broca

Este procedimento é o último no processo de fabricação de brocas para metal.

Visão geral da espécie

Hoje, há um grande número de variedades de brocas para metal: existem alta velocidade, dupla face, universal, tubular, reversa, parafuso, escalonada, combinada e outros tipos. No entanto, eles não apenas parecem diferentes, mas também têm finalidades diferentes.

É possível distingui-los entre si, bem como determinar as suas características principais por meio de marcações e símbolos.

Para conveniência dos usuários, vários grupos de classificação categórica de brocas para metal foram adotados.

Por formulário

Considere os tipos de elementos de perfuração que existem hoje, que diferem em forma.

Espiral

O tipo mais popular de broca para metal pode ser chamado de espiral. O processo de criação de um furo cilíndrico no metal durante o uso de tal broca é principalmente devido ao movimento das pastilhas de corte afiadas.

Dependendo da categoria do projeto, as brocas helicoidais podem ser integrais ou pré-fabricadas (consistem em elementos distintos).

E também as peças podem ser equipadas com uma cabeça substituível.

Coroado

Outro tipo de broca são as peças da coroa. Produtos de coroa (ou anel) são elementos de trabalho ocos. O nome desta variedade deve-se ao fato de que as superfícies de corte, parte integrante da broca, estão dispostas de forma anular. Na maioria das vezes, esse tipo de broca é usado para criar orifícios passantes e orifícios de grande diâmetro.

Perovoy

Outro tipo de brocas de metal são brocas de penas. Freqüentemente, esse tipo de peça de trabalho é usado para fazer orifícios no metal, que foi previamente coberto com uma crosta e escama de fundição especial. Os elementos estruturais mais importantes dos produtos de penas incluem depressões retas para a remoção de aparas e a parte de corte, que em sua aparência se assemelha a um prato comum.

Este tipo é o mais orçamentário, portanto, possui um alto nível de demanda entre os usuários.

mas baixo custo leva à presença de um grande número de desvantagens: por exemplo, má qualidade e processo de remoção de cavacos ineficaz. Essas brocas são caracterizadas por um maior nível de rigidez.

Escalonado

Essas peças de trabalho são usadas para criar orifícios rasos. Em uma passagem, usando produtos cônicos, você pode criar simultaneamente várias superfícies cilíndricas, neste sentido, essas peças são usadas ativamente na implementação de vários processos automatizados. Se falamos sobre o design de tais elementos, então eles são blocos monolíticos (por exemplo, eles podem ser hexadecimais). Na maioria das vezes, as brocas escalonadas com peças torneadas são usadas em áreas altamente especializadas.

Tipo de haste

A forma não é o único fator decisivo no processo de seleção da broca.

Deve-se levar em consideração o tipo de haste.

Existem dois tipos principais de hastes: cilíndricas e cônicas (cone Morse).

Cilíndrico

As hastes cilíndricas são projetadas para brocas pré-fabricadas de metal. Hoje eles são usados ​​para ferramentas modulares.

Cônico

No caso em que a broca é fixada diretamente no fuso, são utilizados produtos com cone Morse.

Materiais (editar)

As brocas para metal são feitas de materiais duráveis ​​e confiáveis. Esses incluem:

  • vários tipos de aço e ligas duras;
  • compostos de diamante e titânio;
  • ligas mestras de tungstênio e tungstênio-molibdênio;
  • cobalto;
  • titânio;
  • tântalo;
  • sulfetos;
  • alumínio ligado e outros.

Dimensões (editar)

No que diz respeito aos tamanhos e diâmetros das brocas para metal, existem normas estaduais estritamente definidas na forma de tabelas. Dependendo do tipo específico de trabalho, você pode precisar de brocas grandes, finas ou até mesmo as menores brocas de metal disponíveis hoje. Cada tamanho tem sua própria designação exclusiva. Em geral, as brocas de metal modernas variam em tamanho de 0,5 a 8 centímetros (para hastes cônicas) e de 0,025 a 2 centímetros (para hastes cilíndricas).

Marcando

A marcação e a designação simbólica de produtos de metal para perfuração devem estar em conformidade com GOST. Então, de acordo com este documento, o símbolo deve ser aplicado em todas as peças com diâmetro superior a 2 mm. Ao mesmo tempo, dependendo dos indicadores individuais de cada broca individual, a marcação pode conter todas ou algumas dessas informações: diâmetro, grau de aço, tamanho total da peça, marca registrada, classe de precisão e alguns outros parâmetros.

Importante. De acordo com o princípio acima, as brocas de metal são marcadas não apenas por fabricantes nacionais, mas também por fabricantes estrangeiros.

Marcas populares

Fabricantes da Rússia, Alemanha, Taiwan, Suécia, Japão e outros países do mundo estão envolvidos na fabricação de brocas para metal. As empresas e marcas mais populares incluem:

  • Fábrica de ferramentas Volzhsky;
  • Fábrica de ferramentas de Tomsk;
  • PA "Tulamash";
  • Zaporizhzhya Tool Plant;
  • Bosch;
  • Hasser;
  • Ruko;
  • Sandvik;
  • Mitsubishi;
  • Winstar;
  • "Búfalo";
  • Interskol;
  • DeWalt;
  • Hilti;
  • Makita.

É nessas marcas que você deve se concentrar ao comprar brocas de metal.

Os produtos dessas empresas atendem a todos os requisitos de qualidade aceitos no mercado nacional e internacional.

Ao mesmo tempo, você precisa comprar mercadorias apenas em pontos de venda oficiais.

Como escolher?

A escolha de brocas para metal é uma tarefa bastante importante e responsável, que deve ser abordada com muito cuidado. Devido à ampla distribuição e grande variedade dessas peças de trabalho no mercado de construção, cada usuário poderá escolher uma broca para ferro fundido, para ferro temperado, para alumínio, para aço temperado e para perfuração profunda, para uma broca de martelo ou para uma chave de fenda. Ao mesmo tempo (independentemente do tipo de broca de que você precisa especificamente), é importante levar em consideração várias características-chave.

Compromisso

Primeiro você precisa decidir com que propósito usará produtos de perfuração. Então, alguns tipos só podem ser usados ​​para furar um determinado tipo de metal (por exemplo, para alumínio ou ferro fundido).

Dependendo do tipo de metal que está sendo perfurado, as propriedades funcionais e características das brocas irão variar significativamente.

A este respeito, é muito importante estudar a descrição do catálogo do produto adquirido.

Compatibilidade da unidade principal

Antes de comprar uma furadeira, você precisa ter 100% de certeza de que ela será compatível com o dispositivo principal que você possui (por exemplo, uma furadeira ou chave de fenda). É especialmente importante que ambos os elementos sejam comparáveis ​​no ponto de fixação.

Fabricante

Sua preferência no processo de escolha e compra de produtos deve ser dada a produtos de marcas internacionais conhecidas, populares e respeitadas entre os usuários. Esses produtos, via de regra, atendem a todas as normas nacionais e internacionais existentes.

Preço

Hoje, as brocas para metal estão à venda em diferentes categorias de preços: opções econômicas e peças de luxo. Em que os especialistas aconselham a escolha de bens que se enquadrem no segmento de preço médio, uma vez que correspondem à relação ideal de preço e qualidade... Por outro lado, é aconselhável evitar os itens mais baratos.

Opinião dos consumidores

Antes de comprar este ou aquele produto, você deve ler os comentários e análises de usuários sobre este produto. Você descobrirá se as características declaradas do fabricante da furadeira realmente correspondem ao estado real das coisas (por exemplo, se a furadeira é durável em termos de sua vida útil).

Local de compra

Recomenda-se comprar brocas para metal apenas em lojas de ferragens especializadas. Em tais condições você sempre pode obter a ajuda de consultores de vendas qualificados e experientes.

E também em lojas oficiais e concessionárias você encontrará apenas produtos de marca de alta qualidade, e não uma falsificação barata.

Tendo em conta as características anteriores, pode escolher produtos que cumpram eficazmente as suas tarefas funcionais e que o servirão por muito tempo.

Dicas de armazenamento

Para que as brocas de metal que você comprou mantenham seu desempenho por um longo período, você deve cuidar de seu armazenamento adequado. Vamos considerar as principais dicas e recomendações de especialistas.

As brocas de metal devem ser armazenadas em recipientes especialmente projetados: por exemplo, armários de ferramentas ou mesinhas de cabeceira. Além disso, é aconselhável embalá-los em função do tamanho, fabricante e alguns outros indicadores. Após o uso e antes de armazenar as brocas, limpe completamente as peças de trabalho de sujeira e poeira. Assim, você evitará processos de corrosão e prolongará o uso dos elementos. Se as brocas não forem usadas por um longo período de tempo, devem ser tratadas periodicamente com litol ou vaselina técnica.

A interação de brocas de metal com produtos químicos agressivos não é permitida.

No decorrer de um processo de perfuração intensivo e de longo prazo, recomenda-se tratar a superfície do dispositivo com óleo (tradicionalmente, opta-se pelo óleo da marca I-20).

Somente nessa situação, se você seguir todos os princípios e recomendações acima, os exercícios desempenharão seu propósito funcional de forma eficaz e por muito tempo.

Quais brocas para metal são melhores, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário