Tudo sobre acessórios de afiação de brocas
Uma broca sem corte inevitavelmente degrada as capacidades de trabalho da máquina na qual está instalada e torna quase impossível executar adequadamente a tarefa em mãos. Nesse ínterim, no processo de trabalho intensivo, os exercícios tornar-se-ão inevitavelmente maçantes. Felizmente, a maioria deles sugere a possibilidade de afiação para uso posterior, mas para isso você precisa ter a ferramenta adequada à mão. Na verdade, nem é necessário gastar dinheiro com isso - em vez disso, esse dispositivo pode ser feito com as suas próprias mãos.
Peculiaridades
Apareceram dispositivos de afiação de broca feitos por você mesmo, provavelmente muito antes de as empresas industriais estabelecerem sua produção. Amostras feitas pelo próprio são, via de regra, primitivas, mas custam ao fabricante um mero centavo, e o problema não pode ser resolvido pior do que um análogo adquirido.
Para a fabricação manual de afiadores, são utilizados quaisquer materiais disponíveis que atendam aos parâmetros técnicos. A versão mais simples de um apontador é uma manga, que é rigidamente instalada na base em um ângulo conveniente. O ponto fundamental para tal produto é justamente a fixação mais confiável e durável.
Os artesãos experientes notam que o desvio da broca fixa da manga em pelo menos um grau é uma violação do procedimento de afiação, o que significa que afetará negativamente a eficiência da broca.
Se você tiver as "peças" e as habilidades necessárias, poderá sempre melhorar um pouco o design do produto. Para uma fixação mais confiável, você sempre pode introduzir barras com furos em uma máquina ferramenta artesanal, que têm o diâmetro certo para as pontas. Às vezes, vários pequenos tubos de alumínio ou cobre são usados no lugar.
Independentemente da opção de design que você escolher para a autoprodução, deve-se lembrar que afiar qualquer ferramenta, incluindo brocas, requer certas habilidades específicas. que são adquiridos apenas com a experiência. As seguintes habilidades estão mais frequentemente implícitas:
- bom olho - para determinar corretamente o ângulo de afiação e uma distância suficiente para a folga entre a ponta processada e a superfície abrasiva;
- compreender os princípios de funcionamento dos dispositivos elétricos - a fim de avaliar corretamente a capacidade do motor utilizado para afiar determinados exercícios;
- orientação nas especificidades da metalurgia - permite entender como afiar a broca corretamente, qual deve ser o seu ângulo de afiação, e também contribui para a identificação oportuna da necessidade de restaurar a nitidez da ponta.
É possível que a primeira cópia feita por você mesmo do dispositivo de afiação de ponta venha a ser imperfeita e exija ajustes ou ajustes adicionais, no entanto, é importante não ter medo de resultados decepcionantes, mas tentar, e com o tempo tudo vai funcionar.
Visão geral da espécie
Independentemente do tipo de fixação que você fará com suas próprias mãos, observe que o ideal é que seja mecânico, porque caso contrário, será longo e difícil de afiar cada broca individual. Quanto às variedades existentes de produtos similares, deve-se admitir que objetivamente, o número de suas opções não é limitado por nada, não existe uma classificação completa e não pode ser, porque o pensamento da engenharia humana é ilimitado.
Por isso, vamos destacar apenas alguns exemplos de máquinas e equipamentos mais simples, que muitas vezes são reproduzidos no dia a dia.
- Broca. Previsivelmente, uma das opções mais comuns, pois uma broca está no arsenal de quase qualquer mestre, e já possui um acionamento mecânico, sendo muito fácil fazer um bico nela. O produto é um bico feito de um tubo de metal, em cuja parte superior é aparafusado um condutor - nele são feitos orifícios com esse diâmetro para que a broca entre e se encaixe com segurança no seu lugar. Antes de afiar, a estrutura é fixada ao pescoço da broca usando uma bucha e um parafuso.
- Suportes de afiação. Algumas dessas estruturas são amplamente utilizadas na produção, mas ali são mais pesadas e possuem funcionalidades avançadas, enquanto em casa são montadas em versões mais compactas e menos avançadas. O suporte é, em qualquer caso, inseparável da máquina de afiar, por isso deve ser montado se você tiver a máquina. As tarefas do artesão incluem a produção independente de uma base, uma haste e uma ênfase de meios improvisados. As brocas são fixadas à haste com porcas de fixação especialmente selecionadas do tamanho necessário, mas você precisa ter certeza de que elas estão bem fixadas.
- Clipes de vários tipos. Na verdade, na maioria dos casos, os artesãos não complicam a tarefa e afiam as brocas por qualquer meio disponível - com a ajuda de um disco de amolar de diamante ou mesmo com esmeril. Neste caso, todo o dispositivo de afiar é um suporte em forma de mandril no qual a broca é inserida. Não é difícil fazer tal produto, mas é importante obter uma fixação perfeitamente precisa na posição correta da própria broca e do retentor, que pode muito bem ser montado com apenas duas pequenas porcas e um parafuso.
Como fazer isso sozinho?
A decisão de fazer qualquer mecanismo com as próprias mãos sempre começa com a criação de um desenho. Esta regra funciona sempre e em todos os casos, mesmo que pareça que o dispositivo planejado para produção é muito simples. Deve-se ter em mente que um desenho não é apenas um diagrama condicional, ele deve necessariamente conter as dimensões de todas as partes individuais, bem como de todo o mecanismo.
Não tenha preguiça de inserir informações até mesmo sobre os tamanhos dos fechos e, em seguida, verifique novamente várias vezes consecutivas se tudo converge.
Se esta é a sua primeira experiência em fazer tais dispositivos por conta própria, não é surpreendente que os problemas comecem a aparecer já na fase de elaboração de um desenho. Tudo bem - você apenas tem que fazer o mecanismo com suas próprias mãos, e não desenvolver seu próprio projeto de trabalho. Como tal, não é proibido usar a Internet para pedir emprestado um desenho a alguém. Ao mesmo tempo, vale lembrar que nem todos os autores da rede entendem sobre o que escrevem, o que significa que o desenho não deve ser levado para o trabalho, confiando cegamente na fonte - também deve ser verificado duas vezes a compatibilidade de todos parâmetros em relação uns aos outros.
Também é aconselhável certificar-se de que você já entendeu como o resultado final deve parecer e funcionar antes de iniciar a execução.
Feito de metal
Para resolver problemas de afiação de pequenas brocas, um dispositivo montado "no joelho" com porcas comuns é excelente. Na Internet, você pode encontrar recomendações insignificantemente diferentes sobre a fabricação passo a passo de tal dispositivo, mas na maioria das vezes tudo se parece com isso.
Primeiro você precisa encontrar duas porcas, cujo diâmetro não seria o mesmo. Em um maior, você precisa fazer uma marcação, medindo 9 mm em uma das bordas em três lados. Os resultados da medição são indicados por um marcador na face selecionada, bem como na face oposta à primeira.Após a marcação, a porca é presa em um torno e pequenos fragmentos são cortados ao longo do contorno desenhado.
Em seguida, uma broca é inserida na porca cortada para garantir que as bordas da porca proporcionem os mesmos 120 graus de inclinação para a broca, que geralmente são consideradas a posição de maior sucesso para afiar e subseqüente trabalho. Se tudo estiver igual, pode-se passar para a próxima etapa - uma porca de menor diâmetro é aplicada na superfície que foi cortada e, certificando-se de que a posição está correta, é soldada. Em seguida, um parafuso é aparafusado na porca menor, o que limita o movimento da broca inserida - como resultado, é obtido um suporte que fornece o ângulo necessário.
Os artesãos experientes enfatizam que é o parafuso que deve fornecer a fixação, e você não deve tentar substituí-lo pela mão ou por outros dispositivos menos confiáveis.
Devido às especificações do projeto descrito, você pode inserir a broca no ângulo correto e fixá-la nesta posição. Em seguida, a broca é esmerilhada na expectativa de que o dispositivo da porca não permita esmerilhar o excesso, ao mesmo tempo que se esmerilha. Ao mesmo tempo, muitos artesãos duvidam que a porca seja realmente capaz de suportar o efeito de processamento da roda abrasiva e não se deteriorar, ao mesmo tempo que estraga a broca, que é afiada no ângulo errado.
Só pode haver duas opções para resolver esse problema: escolher qualquer outra ferramenta para afiar as brocas ou escolher cuidadosamente as porcas com as quais você fará a braçadeira.
Feito de madeira
Não pense que você pode fazer um amolador com suas próprias mãos apenas de metal - na verdade, a madeira também é adequada para atingir tais objetivos. À primeira vista, não oferece a mesma confiabilidade de fixação na posição correta, porém, a prática mostra que mesmo em uma versão em madeira, a contenção é capaz de servir perfeitamente ao seu proprietário por algum tempo.
Ao mesmo tempo, mesmo uma pessoa que não tem absolutamente nenhuma habilidade de soldador ou não tem soldagem como unidade pode fazer isso, mas uma broca ainda não romba será necessária para a produção.
É utilizado um pedaço de madeira como material principal, cuja espessura é idealmente estimada em 2 centímetros. As marcações diagonais são realizadas na extremidade do futuro produto, tentando determinar o centro. Depois disso, é necessário fazer um furo passante com uma broca adequada no ponto médio - de diâmetro será exatamente tal que futuramente consertará a ferramenta com que foi feito.
Em seguida, você precisa cortar os cantos para que as linhas de corte avancem 30 graus ao longo do transferidor, se reconhecermos o centro como o ponto de referência. Em seguida, outro orifício é feito na lateral ou superior, projetado para o parafuso de fixação. Seu furo na espessura da barra deve ser conectado à fenda para inserção da broca afiada - então, usando o parafuso de fixação, a broca pode ser pressionada com segurança.
O princípio de uso de tal dispositivo é bastante simples - a broca é inserida no orifício feito para ela e então fixada, firmemente pressionada com um parafuso. Neste caso, a ponta da broca destinada a afiar deve projetar-se para além da estrutura de madeira. Os especialistas aconselham o uso de um projeto semelhante para trabalhar com uma esmerilhadeira ou esmerilhadeira. É claro que a caixa de madeira também sucumbirá ao efeito de afiação e se desgastará, portanto a tarefa do moedor é garantir que isso não aconteça de maneira muito pronunciada.
Os amoladores de broca de madeira não são feitos para brocas exatamente do mesmo diâmetro - são universais e podem ser usados para afiar produtos de diferentes diâmetros. Além disso, não deve diferir significativamente do máximo possível.Se o diâmetro do furo for de 9 mm, então aqui você também pode afiar bicos com espessura de 8 ou mesmo 7 mm, mas 6 mm já é indesejável. Com um sortimento mais amplo de brocas no arsenal do mestre, para afiar pontas mais finas, é necessário fazer outra dessas estruturas com diâmetro de 6 mm, onde também será possível afiar produtos com espessuras de 5 e até 4 mm.
Como usar um dispositivo caseiro?
Os princípios de uso de amoladores de broca caseiros são altamente dependentes de que tipo de dispositivo foi produzido. Se você não entrar nas especificações de cada dispositivo individual, mas tentar dar recomendações gerais, a instrução acabará sendo relativamente curta - nós a consideraremos.
Se a afiação for realizada em esmeril ou retificadora fixa, ou seja, esses dispositivos já possuem uma posição bem definida no espaço e não pode se mover independentemente em relação à mesa, a tarefa do mestre é consertar de forma semelhante os adaptadores feitos por ele mesmo. É mais conveniente fixar o mecanismo com a ajuda de grampos, mas você precisa monitorar cuidadosamente a distância em que os fixadores são instalados do abrasivo - sua tarefa é garantir que eles estejam localizados próximos o suficiente um do outro, permitindo que você afiado.
Quando a posição correta for encontrada e você estiver pronto para testar seu próprio projeto, afrouxe a braçadeira para permitir que a broca deslize no lugar. Agora coloque a broca no orifício destinado a ela e procure uma posição em que o ângulo de afiação seja ideal e a superfície da broca fique firmemente pressionada contra a superfície da pedra. Não se conforme com soluções "intermediárias" - se sua estrutura for fabricada e montada corretamente, você poderá encontrar a posição ideal ajustando o garfo de fixação, se você cometeu um erro em algum lugar nos cálculos, não faz sentido afiar algo em uma máquina inadequada.
Quando a posição ideal para a broca em relação à parte de afiação também for encontrada, fixe a broca de forma segura com a ajuda dos fixadores que são fornecidos no dispositivo caseiro especificamente para tais fins. Deixe um pequeno espaço, que normalmente é estimado em 1 milímetro - sua tarefa não é quebrar a ponta, basta moê-la um pouco. Em seguida, inicie um disco abrasivo ou outro dispositivo de moagem e teste sua própria máquina em ação.
Depois de passar tempo suficiente para um afiador adequado, pare o processo e avalie se o seu afiador está funcionando bem.
Se tudo estiver em ordem com a broca, e ela for afiada exatamente como é necessário para suas necessidades de trabalho, um procedimento semelhante deve ser repetido no verso, pois até este momento a broca era esmerilhada apenas em uma das bordas. A ponta é girada 180 graus afrouxando e depois reapertando os fixadores, no entanto, neste caso, você não precisa tocar no parafuso de restrição - deve fornecer o mesmo comprimento de afiação que na usinagem do lado reverso.
Depois disso, você pode afiar suas próprias brocas a qualquer momento, assim que surgir a necessidade. Se você trabalhar principalmente com materiais macios com uma densidade relativamente baixa, essa necessidade surgirá relativamente raramente, mas a metalurgia sempre cria uma grande carga nas brocas e requer o uso regular de dispositivos de afiação.
Existem várias maneiras que foram experimentadas e testadas ao longo dos séculos para saber quando uma broca já precisa de uma atualização de ponta afiada. Em primeiro lugar, após o uso prolongado, a borda de uma broca de metal começa a ficar cansada, e é por isso que a ponta pode literalmente começar a se desintegrar.Este fenômeno muitas vezes assusta os iniciantes e os obriga a substituir completamente a broca ou abandonar completamente o processamento de um determinado material, mas na realidade foi apenas necessário restaurar a forma correta de funcionamento do bico.
Além do mais, com uma broca romba, o motor começa a sentir sobrecarga e calor excessivo - isso é compreensível, porque para atingir a meta definida com uma peça de mão abaixo do padrão, o motor tem que trabalhar mais. Finalmente, uma broca cega sempre deixa rebarbas irregulares características na superfície de trabalho - isso ocorre porque o opacidade não é uniforme em todos os lados da broca e gradualmente estraga a ponta.
Para obter informações sobre como fazer um dispositivo para afiar brocas com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.