O que são brocas para vidro e como escolhê-las?
As brocas para vidro são um tipo especial de broca projetada para trabalhar com materiais frágeis e duros. As brocas têm uma faixa de tamanho padrão - 2-20 mm, existem outros diâmetros, o design também tem algumas diferenças. A escolha das ferramentas para furar o vidro deve ser feita levando-se em consideração todas as características do material e os requisitos para os parâmetros do furo.
Peculiaridades
Brocas convencionais não são adequadas para trabalhar com materiais quebradiços. Aqui é recomendado o uso de suas opções especializadas, de forma a não danificar a superfície, para evitar o aparecimento de trincas e cavacos. A broca de vidro deve ser mais dura do que o próprio material. Este requisito é atendido por produtos com revestimento de diamante ou vicite. O material de fabricação pode ser diferente. Geralmente é aço ferramenta ou latão. O tipo de ponta é o mais importante, além da dureza da liga. Pode ter a forma de uma pena ou de uma lança. Essas opções são relevantes para fazer pequenos orifícios - não mais do que 12 mm de diâmetro.
A limpeza e a qualidade da formação do orifício dependerão muito da habilidade do especialista, mas pequenas lascas nas bordas não são consideradas um casamento sério. A pulverização de diamante facilita a perfuração em superfícies de vidro. A broca é muito mais lisa. Na formação de furos de grande diâmetro - por exemplo, para montagem de móveis, são utilizadas outras brocas, com ponta tubular ou coroa.
Com um grande volume de operações, é mais aconselhável realizar o trabalho com uma máquina especial.
Visão geral da espécie
Todas as brocas utilizadas no trabalho com vidro podem ser classificadas de acordo com vários critérios. Entre os principais parâmetros estão o tipo de construção e as características dimensionais da broca.... Além disso, o tipo de cauda é de grande importância. Pode ser cônico para um mandril de perfuração, hex para uma chave de fenda. Para compatibilidade com máquinas-ferramenta, vale a pena escolher hastes com o formato adequado.
Por design
As brocas padrão não são muito adequadas para trabalhar com vidro. Aqui, são utilizadas opções especiais que permitem atingir o resultado desejado com o mínimo de esforço. Eles têm uma haste - a parte que vai para o mandril da ferramenta, é a mesma que nas outras brocas. As diferenças estão na ponta - o elemento de trabalho da broca. Entre os tipos de construção mais populares estão os seguintes.
- O de sempre. Ideal para pequenos orifícios. O diâmetro dessas brocas varia de 3 a 12 mm. As brocas de ponta padrão requerem uma broca de baixa velocidade ou chave de fenda com refrigeração para evitar superaquecimento.
- Coroa. As brocas tubulares de pequenos e grandes diâmetros diferem apenas na forma de trabalhar com elas: as normais são utilizadas em conjunto com ferramentas manuais, especialmente as grandes - em conjunto com máquinas. O diâmetro do furo pode variar de 12 a 80 mm.
- Tubular de diamante. O produto possui uma borda com um revestimento especial de lascas de pedras superduras. A camada de diamante é galvanizada.
- Pluma. Essa dica é boa para fazer furos de grande diâmetro. Possui um eixo central afiado e elementos serrilhados ao redor da circunferência que cortam o material.
Dependendo do tipo de desenho de perfuração escolhido, o trabalho será executado em um ponto ou via. As coroas permitem uma criação precisa de grandes orifícios, após os quais geralmente é feito um polimento adicional das bordas.
Para dimensionar
Cada broca para trabalhar com vidro tem 2 parâmetros principais - o diâmetro e o comprimento da peça de trabalho com uma rosca de parafuso. A primeira característica afeta exatamente o tamanho do furo. As versões padrão estão disponíveis em diâmetros de 2 a 20 mm, coroas e tubulares permitem uma faixa de perfuração mais ampla. O comprimento é escolhido com base na espessura do material: quanto mais espesso, maior deve ser o tamanho da ponta de trabalho.
Como escolher?
Ao escolher brocas para trabalhar com vidro, deve-se prestar atenção a algumas sutilezas desse processo. As diretrizes a seguir o ajudarão a tomar a decisão certa.
- Exercícios de vitória os mais versáteis, eles podem ser usados para perfurar vidro de janela comum, concreto, ladrilhos. Para evitar lascamento, é importante usar uma broca afiada. Essa opção é mais freqüentemente encontrada no arsenal de um artesão doméstico.
- Para obter um furo liso sem cavacos e defeitos em uma oficina convencional, é melhor escolher broca de diamante com ponta de lança... Torna possível obter um orifício bastante grande de diâmetro.
- Brocas tubulares ideal para montagem de móveis. Com a ajuda deles, é possível fazer orifícios grandes o suficiente no diâmetro do vidro sem esforço físico significativo. Recomenda-se trabalhar com coroas de grande diâmetro utilizando máquinas-ferramenta, especialmente se for necessário realizar trabalhos em linha com operações repetitivas.
- A aparência também é importante. Uma broca de alta qualidade terá todas as marcações necessárias, incluindo instruções sobre a liga e o diâmetro, o comprimento da peça de trabalho. A falta de marcação não garante um bom resultado.
- O aço é melhor do que o latão. Ligas mais macias de metais não ferrosos aquecem mais fortemente e requerem um resfriamento mais intenso. No caso do trabalho em vidro, a sua estrutura em inox não oferece vantagens.
- A cor é importante. A pulverização não é a única coisa que afeta a qualidade do trabalho. A cor preta da broca indica endurecimento adicional por vapor. Um revestimento amarelo brilhante é obtido pelo processamento com nitreto de titânio - esses bórax duram mais do que outros, são mais duráveis.
Considerando essas recomendações, você pode facilitar muito a escolha de uma furadeira para vidro adequada para uma oficina doméstica ou uma pequena oficina de produção.
Termos de uso
Também é necessário furar o vidro corretamente. Na maioria dos casos, o trabalho é realizado na superfície de vitrines, vitrines, produtos de móveis. Em alguns casos, uma máquina especial é usada, mas geralmente uma ferramenta manual é suficiente. É importante ter cuidado ao perfurar, pois a superfície do vidro irá rachar e quebrar facilmente se manuseada incorretamente. O processo de formação de furos no vidro é dividido em 2 etapas principais.
Preparação da superfície
Antes de iniciar a perfuração, é necessário realizar alguns trabalhos preparatórios.
- Desengordure a superfície. Você pode tomar álcool ou terebintina e depois enxugar bem o vidro.
- Fixe com segurança. É importante que o vidro não se mova. Você pode usar braçadeiras especiais com ventosas macias.
- Fornece uma base segura. A área da superfície deve ser maior do que o tamanho da folha de vidro.
- Marque o ponto de perfuração. Para evitar que a ferramenta escorregue, vale a pena colar um pequeno quadrado de gesso ou fita adesiva neste local. Em seguida, marque com um marcador.
Execução de obras
Depois que todo o trabalho preparatório estiver concluído, você pode começar a perfurar. Uma broca adequada se encaixa no porta-ferramenta. Ele é instalado estritamente perpendicular à superfície do vidro. A perfuração não é realizada de uma só vez.A profundidade é aumentada gradualmente, permitindo que a broca esfrie - ela vai aquecer intensamente durante a rotação. Depois de mergulhar a broca quase toda a espessura do vidro, é necessário parar 1-2 mm de sua superfície. Depois disso, a folha é virada com cuidado. Continue perfurando do lado reverso. Isso minimiza a formação de rachaduras, reduz significativamente o risco de lascamento ao longo das bordas do furo.
Para obter a borda mais uniforme, o processamento adicional com lixa de grão fino é usado. Ao fazer furos no vidro, é muito importante posicionar corretamente a broca. Não pressione com força, pressione a ferramenta. Após cada 5-10 segundos de operação, é recomendável resfriar a furadeira aquecida em um recipiente especialmente preparado com água.
Para excluir uma quebra no material, de sua borda até o centro do furo, eles recuam 15 mm ou mais.
Para obter informações sobre como fazer um furo no vidro sem uma broca especial, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.